Quer aprender como fazer sua primeira venda no Instagram?

 

Então, leia esse artigo até o final, pois darei dicas muito importantes para quem deseja vender como afiliado usando o aplicativo de imagens.

 

Se você segue os artigos aqui do blog e também meu canal no Youtube e perfil do Instagram, sabe que minha maior preocupação é realmente ajudar as pessoas a terem sucesso no mercado de afiliados.

 

Antes ensinar dicas de como fazer sua primeira venda no Instagram preciso mostrar alguns conceitos do marketing de afiliados, pois assim quem está chegando agora no assunto, não ficará boiando no texto, certo?

 

Principais conceitos do marketing de afiliados para fazer vendas nas redes sociais

 

Para quem já trabalha como afiliado, os termos abaixo podem parecer banais, mas para quem está começando agora é uma forma de entender definitivamente os jargões que usamos no dia a dia. Vamos lá?

 

Público alvo

 

Público alvo

 

É a pessoa a quem se destina o produto ou serviço que você está pensando em promover/vender. Também chamada de avatar ou persona. É para essa pessoa que você precisará criar conteúdo e fazer anúncios/postagens nas redes sociais.

 

Nicho de mercado

 

Entenda como mercado os diversos assuntos onde estão distribuídos os gostos e necessidades de cada público alvo. Assim, beleza é um mercado e produtos para cabelo é um nicho (pedaço) dentro desse mercado maior. Ainda existem os chamados micro nichos, que no exemplo dado pode ser produtos para cabelos cacheados por exemplo.

Então temos:

 

beleza > produtos para cabelo > produtos para cabelo cacheados.

 

Engajamento

 

É uma palavra comum e constante dentro do marketing digital e significa fazer com que o público alvo se interesse e se comunique com o conteúdo que você está publicando. Não adianta criar imagens maravilhosas, ou artigos arrasadores, do seu ponto de vista, se o público alvo não achar a mesma coisa e não “falar” com você mostrando que o que está postando é mesmo bom.

 

Criar engajamento é o primeiro passo para fazer vendas em qualquer lugar, inclusive no Instagram.

Leads

 

Também chamada de prospectos, são as pessoas potencialmente interessadas no conteúdo/produto que você tem para oferecer. Existe uma divisão: Leads frias, são aquelas pessoas que acabam indo parar na sua oferta por curiosidade e não têm interesse nessa oferta. Leads quentes são as pessoas que estão interessadas na sua oferta e acabam se tornando compradores em pouco tempo.

 

Conteúdo

 

É composto de imagens e textos que você usará para se comunicar com o público dentro do nicho de mercado escolhido. É preciso que seu contato com as pessoas seja relevante, que você diga coisas que elas desejam e, principalmente, que traga soluções para os problemas que elas têm. No caso do Instagram o forte são as imagens.

 

Como Fazer sua Primeira venda no Instagram

 

Como Fazer sua Primeira venda no Instagram

 

Pronto! Agora mesmo que você não saiba nada sobre mercado de afiliados, já tem uma noção de alguns elementos que usarei no artigo daqui para frente.

 

A primeira coisa a entender é que o Instagram é uma rede social, mas diferente do facebook, não é um local onde as postagens perduram muito.

 

Por isso, a estratégia de conteúdo para o Instagram precisa ser mais dinâmica que nas outras redes sociais.

 

Vamos a um pequeno passo a passo para vender dentro do Instagram:

 

1 – Crie seu perfil

 

Crie seu perfil

 

É o primeiro passo. Instale o aplicativo e faça seu cadastro. Para cada perfil será preciso um e-mail diferente (sim, dá para ter mais de um perfil dentro do aplicativo, o que é bom para vender em nichos de mercado diferentes).

 

Crie a descrição do seu perfil, deixando bem claro ao que ele se destina. Para prestadores de serviços é importante usar sabiamente esse espaço, pois é o único lugar onde é possível colocar um link externo.

 

A área da bio aparece logo no topo, bem perto da foto de perfil, é um local de boa visibilidade para os visitantes enxergarem do que se trata seu negócio.

 

Complemente seu perfil colocando uma foto que precisa ter relevância dentro do seu nicho de mercado e também é importante deixar seu perfil público para ser encontrado facilmente pelas pessoas.

 

Depois de criar seu perfil torne-o comercial, assim terá acesso a métricas das suas estratégias dentro da rede social. Aqui é preciso ter uma fanpage no facebook para vincular sua conta comercial.

2 – Encontre seu público alvo

 

Encontre seu público alvo

 

CLARO que quando criou seu perfil dentro do Instagram você já fez isso voltado para o nicho de mercado que escolheu trabalhar, certo?

 

Se não, então pode ser o momento de editar suas configurações e deixar o perfil com as evidências do nicho que está pretendendo atingir.

 

Agora é o momento de encontrar sua audiência. Para fazer isso é bom dar uma pesquisada nas palavras chave principais do seu nicho de mercado.

 

Isso ajudará a encontrar perfis relevantes que precisará seguir, e também é uma forma de ver o que esses concorrentes estão postando e que causa engajamento no público.

 

Procure fazer postagens semelhantes (nada de copiar o trabalho de outras pessoas), para tentar atrair público para o seu perfil também.

 

Aqui, fazer um estudo PROFUNDO do público alvo é o que fará diferença entre outros concorrentes.

 

3 – Publique conteúdo que engaje as pessoas

 

Lembra que falei lá em cima sobre engajamento? Então, depois que você achou seu público é hora de falar com ele do jeito certo, para provocar simpatia por suas postagens.

 

Alguns especialistas do marketing digital dizem o afiliado, na verdade, não vendo produtos, ele promove soluções.

 

É uma identificação muito bonita, pois assim temos certeza que estamos mesmo ajudando as pessoas com nosso trabalho.

 

Pensando nisso, procure sempre tocar na dor do seu público alvo de forma a tornar esse problema/dúvida/complicação evidente, mas sempre deixando claro que você tem a solução.

 

Assim, suas postagens precisam ser específicas para mostrar a esse público, a única solução que existe: a SUA!

 

Procure criar imagens que tenham haver com essas pessoas, mostre seu produto/serviço de maneira atrair o público para conhece-lo melhor.

 

4 – Publique no horário certo

 

Da mesma forma que ninguém faz show para uma plateia vazia, as publicações no Instagram terão mais efetividade se você descobrir o horário que o SEU público mais acessa a plataforma.

 

A melhor maneira de ver isso é fazendo postagens de hora em hora e vendo quais delas tiveram mais alcance, mais favoritadas e comentários.

 

Pode fazer um pouco de trabalho, mas é importante para depois conseguir publicar somente nos horários de “pico” onde esse seu público está mesmo ativo dentro da rede social.

 

É importante lembrar que as postagens no Instagram são muito voláteis, saem rapidamente do feed, então postar na hora certa que seu público está dentro da plataforma é primordial para ter mais resultados.

 

Aqui também vale fazer postagens consistentes, todos os dias e, se possível mais de uma vez por dia.

 

5 – Consiga mais seguidores

 

Consiga mais seguidores

 

O segredo de qualquer rede social é o número de pessoas que você atinge.

 

Não adianta ter um perfil otimizado para vender um produto/serviço se suas postagens não atingirem ninguém para ver seu conteúdo e suas promoções.

 

Dentro do facebook as postagens são mostradas para uma porcentagem bem pequena considerando o número de amigos/seguidores dentro do perfil de cada pessoa.

 

É por isso que muitos afiliados acabam optando por fazer anúncios pagos, ou criar impulsionamento das postagens, para que sejam vistas por mais pessoas.

 

O trabalho para conseguir mais seguidores no Instagram consiste em seguir perfis relevantes dentro do seu nicho de mercado e, depois, seguir as pessoas que seguem esses perfis.

 

Como se trata de ficar curtindo/favoritando postagens de outras pessoas e também comentando em alguns assuntos, pode ser bem trabalhoso pois exigirá tempo para ficar lá dentro interagindo.

 

Leia esse outro artigo (colocar link para o artigo do gerenciagram) que escrevi falando somente sobre conseguir mais seguidores no Instagram.

 

6 – Encontre seu produto ideal

 

O que dá mais certo para vender no Instagram?

 

Essa pergunta não tem uma resposta específica, pois dá para vender tanto produtos físicos quanto digitais dentro do Instagram.

 

Grandes marcas de cosméticos anunciam na rede social e conseguem engajamento monstro de seus seguidores.

 

Então, aqui entramos em um velho jargão do marketing digital: “teste”. É isso mesmo!

 

Às vezes você pode achar que um determinado produto vai bombar e não consegue fazer ele emplacar.

 

Dessa forma a melhor maneira de encontrar o produto ideal para vender no Instagram é descobrindo algo que o público realmente goste e tenha desejo de possuir.

 

Para os produtos digitais, como cursos e e-books é primordial encontrar os que ajudam mesmo a audiência e entregam o que prometem.

 

Para os produtos físicos a dica é que eles tenham uma imagem positiva, colorida e bonita, pois quem entra no Instagram gosta de ver imagens assim.

 

Produtos de emagrecimento e beleza são muito bem recebidos, pois possuem imagens estimulantes que deixam as pessoas querendo obter os mesmos resultados.

 

Para quem trabalha com artesanato, o público também é tem receptivo, devido às possibilidades de negócios rentáveis dentro dos vários nichos desse mercado.

 

Pesquisar o que a concorrência está fazendo e quais produtos estão em alta, também é uma forma inteligente de escolher o que deseja promover para ter mais resultados.

 

Como conseguir seguidores RAPIDAMENTE no Instagram

 

Como você viu acima ter sucesso no Instagram depende de criar engajamento e ter muitos seguidores.

 

E você também viu que o trabalho pode ser bem árduo e demorado até ter seguidores suficientes para começar a fazer vendas.

 

Mas, e se eu falar que existe uma forma de conseguir seguidores mais rapidamente e com menos trabalho?

 

Estou falando do Gerenciagram, uma plataforma de gerenciamento do Instagram que automatiza a parte mais complicada do trabalho: o seguir outros perfis.

 

Para conseguir mais seguidores para SEU perfil, precisará seguir outros perfis dentro do mesmo mercado que o seu.

 

O Gerenciagram faz esse trabalho de forma automática, partindo da configuração de perfil que você determinar.

 

Assim, quando você adquire uma conta do Gerenciagram pode determinar qual perfil você deseja seguir, e o software vai lá e faz isso por você.

 

Como é automático você pode pensar que estará cheio de seguidores fakes, mas não, o Gerenciagram sabe quais perfis são mesmo relevantes e só seguirá esses.

 

É possível determinar quem você quer seguir por perfil, por hashtags (#) e também pela localização.

 

O que isso significa?

 

Que seu conteúdo sempre será mostrado para as pessoas que você definiu, isso faz com que apenas leads mornas/quentes cheguem até sua oferta.

 

Deixando o Gerenciagram programado ele funcionará 24 horas por dia, mesmo que seu celular não esteja dentro do Instagram.

 

Imagine, é como se você estivesse logado na rede social o dia inteiro, mas na verdade poderá, por exemplo, produzir conteúdo enquanto sua lista de seguidores aumenta de 45 a 200 seguidores por dia.

 

Pense no tempo que economizará em seu trabalho contando com essa ferramenta maravilhosa.

 

Outro ponto fortíssimo do Gerenciagram é a possibilidade de programar suas postagens, assim poderá tirar um dia só para criar o conteúdo e deixa-lo pronto para ser postado no dia e hora que você quiser.

 

Também é bom dizer que somente com o Gerenciagram você consegue deixar mensagens automáticas (direct) para todo mundo que entrar em contato no seu perfil.

 

Essa é uma forma incrível de não deixar o seguidor esperando uma resposta, e também de apresentar seu negócio de maneira clara e rápida.

 

É possível experimentar o Gerenciagram por 5 dias, assim tem como você saber se ele atenderá as necessidades que deseja.

 

Mas, para adiantar seu conhecimento, gravei um vídeo mostrando o Gerenciagram funcionando na prática, dá uma olhada:

 

EMBEDAR O VIDEO DO GERENCIAGRAM AQUI

 

Viu? Dá para fazer de tudo com seu perfil do Instagram a partir do Gerenciagram, e não preciso dizer que automatizar alguns processos do trabalho é primordial, principalmente para quem é empreendedor solo.

 

A boa notícia sobre o valor do Gerenciagram é que é extremamente acessível, já que dá para fazer assinatura mensal.

Fazendo a assinatura por um tempo maior e pagando o valor à vista, o preço mensal diminui bastante tornando a ferramenta ainda mais atraente.

 

Para quem está começando agora e escolheu o Instagram como base de vendas, é um investimento sábio pois pode trazer retorno rapidamente, abreviando o prazo de retorno com o processo manual.

 

Clicando aqui você vai até a página oficial do Gerenciagram e pode conhecer todas suas funcionalidades e também os planos disponíveis.

 

Espero que esse artigo tenha colocado uma luz sobre como fazer sua primeira venda no Instagram e possa de alguma forma ajudar no seu negócio digital.

 

Para ver outros conteúdos como esse basta seguir meu canal no Youtube e também meu perfil no Instagram, onde sempre publico conteúdo relevante para quem deseja trabalhar na internet e ter muitos resultados positivos.

 

 

 

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.
spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!