Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Aprenda como montar um site no wordpress!

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 19, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Os sites e blogs se tornaram ferramentas essenciais para as pessoas que querem trazer seu negócio para a internet. Estas plataformas ajudam a divulgar o conteúdo de sua empresa e atrair clientes, por isso, vamos descobrir como montar um site no wordpress.

Hoje em dia, bilhões de pessoas acessam a internet todos os dias, é por isso que essa ferramenta de comunicação está se tornando a cada dia a ferramenta com maior alcance, podendo superar até mesmo a televisão.

À medida que as gerações mais jovens vão ganhando mais autonomia, e começam a interagir com maior impacto na economia, é necessário buscar soluções para atrair a atenção dessas pessoas, e os sites são uma das principais ferramentas para isso.

Se você ainda não criou a plataforma eletrônica da sua empresa está perdendo a oportunidade de alcançar muitos clientes em potencial, é por isso que é fundamental para o progresso da sua empresa que você crie um site.

Uma das melhores plataformas para desenvolvimento de sites e blogs é o wordpress. Esta plataforma oferece um conjunto de soluções práticas para quem pensa em trazer a empresa para o ambiente virtual.

As ferramentas do wordpress possibilitam a criação de um site organizado e atraente de forma prática, mas é importante dar atenção a alguns pontos durante o processo de desenvolvimento do site.

Acontece que existem certos princípios no processo de criação de sites, ou seja, alguns aspectos que todos os desenvolvedores precisam dar atenção para construir uma plataforma que seja eficiente e atinja seu objetivo.

Quando as pessoas usam a internet, elas geralmente estão em busca de sites que sejam práticos, intuitivos, e rápidos, sem deixar de lado a segurança. 

É por isso que para montar um site você precisa dar atenção a essas questões para que seu site ou blog seja um sucesso. 

No momento que você decide trazer sua marca para a internet, ou decide criar um site, o seu objetivo é alcançar pessoas, afinal de contas ninguém cria um site para ficar desconhecido.

Mas para conseguir atrair a atenção das pessoas e tornar a sua plataforma virtual útil é necessário dar atenção a algumas questões, desde o processo de desenvolvimento, até a manutenção regular da plataforma.

Se você está criando um site, ou planeja começar a desenvolver um, tenha em mente as coisas que você mais aprecia quando interage com um site, e tente descobrir como aplicar essas características na sua plataforma.

O wordpress contém algumas ferramentas bem práticas que podem te ajudar a montar a sua plataforma eletrônica.

Vamos ver como montar um site no wordpress através de uma sequência de passos. Para que o desenvolvimento seja um sucesso é necessário dar atenção a cada um desses passos sem pular nenhuma etapa.

Planejamento

A criação e desenvolvimento de um site é um projeto importante. Seja qual for o objetivo da sua plataforma eletrônica, não tem como montar um site no wordpress sem se planejar.

O planejamento é uma etapa importante de qualquer projeto que envolve certo grau de complexidade, por isso você pode dividir a sua etapa de planejamento em algumas etapas menores.

Planejando o nome e escolhendo o domínio

Você pode começar a planejar o nome do seu site ou blog, levando em conta qual é o seu objetivo para aquela plataforma. Planejar o nome é muito importante já que o domínio do seu site é uma forma de identificar ele em relação a outros sites.

Você já notou que não existem dois sites com o mesmo nome? É até possível que os sites tenham o nome parecido, mas pode ter certeza que alguma diferença existe para distinguir as duas plataformas.

Esta diferença precisa estar clara no domínio do site. O domínio de uma plataforma eletrônica é dividido em três partes: Dominio, categoria do domínio (TDL), e código do país.

Para te ajudar a entender, vamos tomar como exemplo o site “www.supersite.com.br”. Neste exemplo fictício o domínio é “superstite”, já o TLD ou categoria do domínio é “.com”, e o código do país é “br”.

Cada uma dessas partes que compõem o domínio tem grande importância e juntas garantem que o seu site não seja confundido com outras plataformas. 

Existem várias categorias de domínio, e elas podem conferir ainda mais exclusividade à sua plataforma, cada categoria tem um significado. 

As principais categorias são: “.com, serve para identificar plataformas comerciais; .gov, serve para identificar plataformas governamentais; .org, identifica organizações sem fins lucrativos”.

Depois de escolher um domínio e verificar se ele não está em uso por outra pessoa, você precisa registrar esse domínio para que mais ninguém possa usar.

Lembre-se que quanto mais criativo e simples for o seu domínio, mais fácil as pessoas vão lembrar do nome do seu site, e consequentemente vão acessar sua plataforma com mais frequência.

Planejando o layout e a paleta de cores

Depois de escolher um nome, você precisa pensar no layout do seu site. Isso é muito importante para garantir um bom desempenho da plataforma.

Um layout bem planejado faz com que as pessoas gastem pouco tempo usando as ferramentas que seu site oferece, e você sabe que economia de tempo é uma das coisas mais importantes na nossa rotina.

Então as pessoas naturalmente preferem interagir com plataformas que oferecem um layout simples e compreensível. Além disso, os mecanismos de busca como o Google, costumam priorizar a exibição de sites que têm um layout simples.

Essa é uma das práticas de uma técnica conhecida como SEO, que usa as ferramentas de busca para aumentar a visibilidade do seu site, mas vamos entender melhor sobre esta técnica em outra oportunidade.

Felizmente, se você está pensando em como montar um site no wordpress, vai encontrar soluções bem práticas para montar seu layout simples com o uso dessa plataforma.

Agora que você já sabe quais são duas das etapas importantes do planejamento da sua plataforma, vamos descobrir quais são os outros passos de como montar um site no wordpress.

Escolha um Serviço de Hospedagem Para Seu Site

Você sabe o que é o serviço de hospedagem? É uma das partes mais importantes do processo de desenvolvimento de um site. A hospedagem é um serviço que serve para manter a estabilidade da sua plataforma e a constante disponibilidade dela.

O serviço de Hosting ou hospedagem nada mais é do que um serviço de armazenamento para sua plataforma. Todas as informações sobre o seu site, precisam ficar armazenadas em um servidor que possa disponibilizar o site para as pessoas acessarem.

Além disso, o serviço de hospedagem oferece proteção para que seu site não sofra ataques de pessoas mal intencionadas, como hackers.

Existem basicamente dois tipos de hospedagem, sendo elas: hospedagem paga e hospedagem gratuita. Talvez você se sinta tentado a usar um serviço de hospedagem gratuita, entretanto essa estratégia não é recomendada.

Acontece que os serviços de hospedagem gratuita geralmente são superlotados, ou seja, muitos usuários usando o sistema deixam ele instável, e isso não é nada apropriado quando você quer construir uma plataforma de qualidade.

Além disso, o sistema de hospedagem escolhido tem grande influência na estabilidade e segurança da sua plataforma. Se a sua plataforma está sendo desenvolvida para fins comerciais é recomendado usar uma hospedagem paga.

Os serviços de hospedagem paga costumam oferecer além da estabilidade, velocidade e segurança, um conjunto de ferramentas de suporte para que seu site seja um sucesso entre os usuários.

É importante definir e contratar qual seu sistema de hospedagem antes mesmo de criar o site. Não têm como montar um site no wordpress, sem ter um lugar para armazenar os dados e as informações relativas ao site.

É só depois de escolher o sistema de hospedagem que você vai poder iniciar o projeto de criação do seu site. Lembre-se que seguir estas informações em ordem vão te ajudar a ter êxito no seu projeto.

Faça o Download do WordPress

Para usar as ferramentas de criação de sites do wordpress é necessário fazer o download através do site. O processo de instalação do wordpress no seu computador é simples e bem intuitivo.

Isso significa que depois de fazer o download e executar o arquivo assistente de instalação, você só precisa seguir as orientações do programa para concluir o processo.

Depois de instalar o programa você pode iniciar a construção do seu site, seguindo todo o procedimento já estabelecido na fase de planejamento.

Se você quer saber como montar um site no wordpress, não pode deixar de fazer o download da ferramenta de construção de sites através do site wordpress.org, este software vai te ajudar a criar uma plataforma impecável.

Primeiros passos na ferramenta

Antes de começar a trabalhar a aparência da sua plataforma virtual, você vai precisar dar atenção a alguns detalhes importantes para usar o painel de edição de sites do WordPress.

O primeiro passo é inserir as informações sobre o domínio do seu site, é por isso que recomendamos o registro do domínio como uma das primeiras etapas do projeto de desenvolvimento de sites.

O domínio vai servir para a criação da URL de sua plataforma. É evidente que você pode usar URLs específicas para cada página interna do seu site, isso vai ajudar a direcionar as pessoas de forma mais fácil.

Além disso, esta é uma das estratégias de SEO, usadas para atrair visitantes para a sua plataforma, mas vamos falar mais sobre isso mais adiante.

Dentro dos primeiros passos você pode definir o idioma principal da plataforma, criar um id e senha para administrar o seu site e fazer ajustes necessários, estabelecer um e-mail de suporte para sua plataforma, e até criar a meta descrição do seu site.

Mas depois de dar os passos essenciais para o uso da ferramenta de edição de sites do WordPress, você pode começar a trabalhar a aparência do seu site, vamos ver como.

Criando o Layout do Site

Uma das etapas de como montar um site no wordpress é a criação de um layout atraente para a plataforma. Nós passamos por uma etapa importante que foi o planejamento deste layout e a escolha da paleta de cores.

É importante notar que o layout do seu site precisa ser pensado para destacar a função principal da sua plataforma. Hoje em dia, a maior parte das plataformas digitais, tanto no formato de sites como em outros formatos, são desenvolvidas para atividades comerciais.

Se este for o seu caso, você precisa pensar em como vai desenvolver a plataforma para atrair a atenção das pessoas para os produtos que você está oferecendo.

Felizmente, a ferramenta de edição de sites do wordpress contém uma variedade de temas pré definidos e templates que você pode usar para destacar a funcionalidade da sua plataforma.

Usar essa ferramenta vai te ajudar a ver como montar um site no wordpress é uma tarefa relativamente fácil. A variedade de temas pode ser útil para destacar o seu site ou blog de outras plataformas com funcionalidade parecida.

Na ferramenta você vai encontrar templates gratuitas e pagas. É evidente que as templates pagas vão ser um tanto mais exclusivas do que as gratuitas, então se você quer algo excepcional, pode ser viável investir em um layout mais exclusivo.

No processo de desenvolvimento do layout do seu site, você vai contar uma uma ferramenta muito intuitiva. As informações sobre os modelos de site são organizadas em uma espécie de painel.

Lá você vai conseguir encontrar alguns modelos e layouts criados para plataformas de vendas como e-commerces. Para ter acesso às templates oferecidas pela ferramenta, basta acessar a aba “aparência” e selecionar o menu de “temas”.

A partir daí, basta navegar pelos temas e escolher o que mais combina com a proposta do seu site. Depois de escolher, você precisa clicar no botão “adicionar novo” e selecionar o tema que você escolheu, depois é só instalar o tema.

É claro que o layout escolhido vai ter algumas cores pré definidas, mas você pode alterar a paleta de cores de acordo com as características que você planejou anteriormente. Para fazer isso basta selecionar o menu “aparência” e clicar no botão “customizar”.

Você também pode alterar a aparência dos menus e a ordem dos menus de navegação do seu site através da aba “aparência”, lá você vai encontrar a função “menus”, é nessa função que você vai conseguir ajustar a organização de sua plataforma.

Desenvolvendo as Funcionalidades da sua Plataforma

O que torna os sites ferramentas tão poderosas para trabalho é o conjunto de funcionalidades que essas ferramentas costumam apresentar, mas o processo de desenvolvimento dessas funcionalidades não é nada simples.

Felizmente o WordPress simplifica esse processo através do uso de plugins. Você vai perceber como montar um site no WordPress e usar os plugins facilita o trabalho de desenvolvimento da plataforma.

A esta altura você já está ciente de qual é o objetivo de sua plataforma e como você quer que ela se comporte. Essas características precisam ser estabelecidas na fase de planejamento do site.

Se você está seguindo este tutorial na íntegra e já chegou nesta etapa, mas não sabe o que pretende alcançar com a construção do seu site, é sinal que você falhou na fase de planejamento, se for este o caso é melhor voltar uns passos e planejar melhor.

Por outro lado, se você já desenvolveu o layout da plataforma e já sabe como quer que o site trabalhe, pode usar um dos vários plugins que a plataforma de desenvolvimento oferece para otimizar o seu site.

Vamos destacar aqui alguns dos principais plugins e como eles funcionam. Vale ressaltar que, diante da quantidade de soluções oferecidas pela plataforma, não vamos mencionar todos os plugins que existem, será necessário navegar pelo dashboard para conhecer.

Woocommerce

Este plugin é ideal para pessoas que querem construir uma plataforma de e-commerce, ou seja, uma plataforma voltada para o comércio de produtos e serviços. 

A internet representa um dos melhores ambientes para o trabalho no ramo comercial, e as plataformas de e-commerce são a chave para executar esse tipo de trabalho de maneira prática e eficiente.

O plugin “wooCommerce”, vai ajudar a transformar a sua plataforma virtual em um e-commerce de altíssima qualidade. 

Dentre as soluções oferecidas por este plugin está a possibilidade de criar algumas vitrines digitais para destacar os produtos da sua loja, a possibilidade de mediação do pagamento online através de integração com plataformas de pagamento como o PayPal.

A ferramenta também ajuda a desenvolver uma estrutura de planejamento de despacho e entrega dos produtos que são oferecidos por sua empresa, sendo possível associar algumas transportadoras à ferramenta para facilitar o envio.

Este plugin contém soluções bem práticas para o comércio de produtos físicos e digitais, além de fornecer um conjunto de técnicas que otimizam as técnicas de SEO.

Além disso, o plugin fornece soluções para o trabalho através do sistema de afiliados, ou seja, você pode promover os seus produtos com o auxílio de um parceiro sem precisar se preocupar com toda a estrutura de desenvolvimento de um sistema para afiliados.

Essa ferramenta é muito eficiente e oferece soluções bem completas para quem quer trabalhar com vendas.

Conseguiu perceber como montar um site no WordPress, pode ser uma ótima opção para você? Mas ainda vamos conhecer outros plugins que podem ser de ajuda.

W3TC

O plugin W3 Total Cache é desenvolvido para dar velocidade à sua plataforma. Você talvez não faça ideia de como uma plataforma rápida e fluida é atraente para os usuários da internet e é exatamente isso que essa ferramenta oferece.

As pessoas que usam a internet para fazer pesquisas, compras e para outras atividades incluindo lazer, se preocupam muito com a velocidade das plataformas que acessam, é por isso que já te recomendamos a escolher um serviço de hosting pago.

Mas para melhorar ainda mais o desempenho do seu site o W3TC usa tecnologias para reduzir as rotinas de processamento da sua plataforma e deixá-la mais rápida e eficiente para os usuários.

Isso ajuda a trazer resultados mais satisfatórios e também serve como uma estratégia de SEO, para atrair mais pessoas para o seu site.

Você deve ter notado que por todo o artigo nós destacamos a eficiência do WordPress em oferecer soluções relacionadas ao SEO, e é provável que você já saiba o que é o Search Engines Optimization.

Entretanto, se você não sabe do que se trata, vamos te explicar brevemente o que é esta técnica.

Todas as plataformas eletrônicas precisam de visitantes para alcançar seu objetivo, mas atrair visitantes não é uma tarefa simples. O SEO corresponde a um conjunto de técnicas que otimizam os mecanismos de busca.

Em outras palavras, são técnicas que fazem com que os motores de busca usados pelas pessoas direcionem os usuários para a sua plataforma digital. 

Isso aumenta significativamente o tráfego do seu site, e é ainda mais útil para plataformas de vendas e prestação de serviços, já que aumenta muito o número de leads que o site consegue conquistar.

Aplicar as estratégias de SEO não é uma tarefa simples, em geral recomenda-se a contratação de um profissional especializado na área, para escolher as melhores estratégias.

Pensando em ajudar sua plataforma a conseguir bons resultados com SEO, os plugins do WordPress têm integração com estratégias de SEO.

Já dá pra notar como montar um site no WordPress pode ser vantajoso para sua empresa, é possível deixar a sua plataforma muito produtiva através do painel de criação de sites do WordPress.

Para instalar esses plugins, basta acessar o painel de montagem de sites, selecionar a aba “plugins” e selecionar o botão “adicionar novo”.

Depois disso, basta pesquisar sobre o plugin que você quer adicionar na sua plataforma e clicar em “instalar agora” ao selecionar a ferramenta. Depois da instalação é necessário ativar o plugin para começar a usar.

Depois de deixar o seu site do jeito que você queria, basta publicar o site e ele vai estar no ar para que todas as pessoas interessadas acessem.

Desenvolver sua plataforma virtual com essa ferramenta é muito fácil e prática e pode te ajudar a criar um site de qualidade, desde que você siga todos os passos que apresentamos.

Espero que este artigo te ajude a ver como montar um site no WordPress é fácil e prático. Se gostou do nosso tutorial, compartilhe com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.