SEO básico – O que realmente importa para ranquear seu artigo


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Conhecer algumas regras de SEO básico é fundamental para conseguir ranquear os artigos do seu blog.

Como você viu no nosso artigo sobre a importância da palavra chave, aparecer nos primeiros resultados das pesquisas é necessário para receber visitas orgânicas e não ficar refém dos anúncios pagos.

Quem trabalha com a internet PRECISA saber sobre SEO básico, pois não serve apenas para blogs, mas sim para todo tipo de página que será publicada na web.

Até mesmo donos de e-commerce precisam se preocupar em criar os anúncios de seus produtos utilizando os termos que as pessoas usam para procurar os produtos.

Então, entender um pouco da mecânica do SEO é uma mão na roda para quem deseja aparecer na web com blog, mini site, ou até mesmo canal de vídeos no Youtube.

SEO é a sigla para a expressão em inglês: Search Engine Optimization. Em português seria algo como Otimização para mecanismo de busca.

Como o próprio termo diz “otimização”, que significa deixar ótimo, deixar fácil, deixar preparado para ser encontrado pelo Google.

Vamos falar aqui somente do ranqueamento no Google que é o mecanismo de busca mais usado no Brasil.

Existem outros buscadores como o Bing e o Yahoo (padrão nos EUA), mas como são pouco usados e possuem regras diferentes, nos ateremos apenas ao Google em todos nossos artigos.

As técnicas de SEO precisam obedecer às regras, ou pelo menos atender alguns requisitos que o Google considera importantes quando vai analisar um site para mostrar como resultado a seus usuários.

Lembra? Você cria o conteúdo obedecendo as regras que o Google considera importantes (uso da palavra chave).

Fazendo isso está colocando sua página “otimizada” para os mecanismos de busca.

Um bom exemplo mais “real” disso seria se você marcasse um encontro com um amigo no shopping, mas não informasse um local exato, nem um horário.

A chance de você e seu amigo se encontrarem é bem menor do que se marcassem horário e local exatos.

É exatamente essa a diferença entre uma página “otimizada” e uma que não se importou nem um pouco com o SEO.

 

Porque é muito bom conhecer o SEO básico para seu negócio digital

 

Porque é muito bom conhecer o SEO básico para seu negócio digital

 

Querendo ou não, todo mundo que trabalha na web faz SEO.

Até mesmo a galera que não sabe nem que existe marketing digital, quando posta no Instagram com hashtag está fazendo SEO, mesmo que desconheça isso.

Mas, a melhor coisa de trabalhar com SEO é o fato de você ficar livre da dependência dos anúncios pagos.

Para quem tem pouca grana para investir, ou não gosta de ficar apostando no “humor” dos algoritmos do Facebook, contar com o conhecimento do SEO básico economizará um bom dinheiro.

Todo mundo sabe que os anúncios pagos trazem um retorno mais rápido, porém a hora que você para de anunciar, seus resultados também param.

Por outro lado, quando você ranqueia um artigo, ou um mini site na primeira página do Google, dificilmente ele sairá dali se você amarrar todo o SEO certinho.

Na verdade, o termo “piloto automático” vem justamente disso. Alguns afiliados ficam com mini sites ranqueados durante meses e até anos, sempre rendendo, utilizando regras do SEO básico e também do avançado, dependendo do caso.

Então, além do fator economia, temos também o fato de que depois que uma página está ranqueada, dificilmente sairá desse lugar, dando a oportunidade do afiliado ter uma renda passiva em médio e longo prazo.

É por isso que muitos especialistas afirmam que trabalhar com blog é a melhor forma de ganhar dinheiro na internet, pois depois que ele está com vários artigos ranqueados, a renda é recorrente (se existirem produtos sendo promovidos, é claro).

 

SEO x Produtos nas Plataformas de afiliados

 

Se você é afiliado e está começando agora, com certeza irá deparar com regras de promoção de produtos que são impostas pelos criadores.

O SEO é visto, por muitos infoprodutores, como uma coisa ruim, porque é bem mais demorado fazer vendas com ele, e eles desejam que seus produtos vendam rapidamente (muitos produtores querem apenas afiliados que trabalhem com anúncios pagos).

Além disso, muito infoprodutores não entendem absolutamente nada de SEO, e quando pegam afiliados que são feras nesse quesito, ficam para trás no ranqueamento do Google.

Ou seja, alguns afiliados que trabalham muito bem com SEO passam suas páginas na frente das páginas dos infoprodutores, atraindo todo o tráfego para eles.

Você pode pensar: “Ué, mas não está vendendo do mesmo jeito?”.

A questão é que alguns infoprodutores mais gananciosos desejam fazer grande número de vendas eles mesmos, para não precisarem pagar um valor alto em comissões.

Então, sempre que se afiliar a um produto procure as regras de promoção.

Principalmente se você for fazer um mini site, pois muitos produtores não permitem usar o nome do produto em domínios, canais do youtube, nem usar as palavras chave para anunciar no Facebook e no Adwords.

Já vi casos de afiliados que pediram a afiliação e não prestaram a atenção nas regras, e tiveram sua afiliação cancelada depois de um enorme trabalho e tempo investido em estrutura para promover o produto.

Então, fique sempre atento(a), antes de montar qualquer tipo de estrutura promocional para um produto, verifique quais são as restrições de promoção, impostas pelo produtor.

 

Algumas regras de SEO básico para usar em seu blog

 

Algumas regras de SEO básico para usar em seu blog

 

Acredito que depois dessa introdução você já tenha entendido o poder que um SEO bem feito tem em páginas da Web.

Agora está na hora de ver algumas regras de SEO básico que você precisa usar em blog wordpress, e também em seus mini sites e canal do youtube.

Antes de falar dessas regras preciso falar sobre o plugin de SEO da Yoast.

É um plugin gratuito (também tem uma versão paga) que faz uma análise do seu artigo depois que você informa qual é a palavra chave principal.

Recomendo que, se você possui um blog WordPress e ainda não instalou esse plugin, instale, pois será muito efetivo e prático na hora de colocar um artigo otimizado na web.

 

SEO onpage

 

Antes de mais nada é preciso saber que existe uma divisão do SEO em um blog.

O SEO onpage é a otimização “dentro” da página, ou seja, tudo que se faz com o texto para deixa-lo mais “achável” pelo Google.

Os requisitos do SEO onpage você consegue visualizar corretamente dentro do Plugin que citei acima, os elementos do SEO offpage devem ser medidos com outras ferramentas que falarei a seguir.

Veja quais são as regras básicas dentro do SEO básico onpage:

 

Quantidade de palavras

 

O plugin considera o mínimo de 300 palavras como parâmetro. Assim sempre que você colocar um texto com mais de 300 palavras, a “bolinha” do plugin ficará verde em sinal de ok. Não existe um limite de palavras para um artigo, o assunto é que vai definir isso.

 

Pontos de colocação da palavra chave:

 

A palavra chave principal precisará aparecer em alguns locais específicos para otimização do texto:

 

H1

 

Primeira regra do SEO básico é colocar sua palavra chave no título que coloca logo no primeiro quadro dentro do WordPress, quando está inserindo um novo post.

 

Primeiro parágrafo

 

Coloque sua palavra chave exata no primeiro parágrafo do texto, tentando não sair da primeira linha. Quanto mais próximo do início do texto melhor.

 

Em pelo menos um dos subtítulos (H2, H3, H4, etc)

 

Outra regra do SEO básico é que é necessário repetir sua palavra chave principal em um dos subtítulos que separam seu texto. Pode ser qualquer um deles, e não necessariamente somente no H2.

 

No título SEO

 

O título SEO é aquele que aparece no resultado do Google. Ele pode ser diferente do título que você determinou dentro do artigo (H1) e PRECISA conter a palavra chave principal exata e ainda ficar dentro do tamanho que o plugin indica, para não haver cortes na hora da publicação.

 

Na meta descrição

 

A meta descrição é aquele pedaço de informação que lemos quando fazemos uma busca no Google. Também precisa colocar a palavra chave exata lá dentro e respeitar o tamanho que o plugin indicar, para seu texto não ficar cortado quando aparecer.

 

De 0,5 a 1,5% vezes dentro do texto

 

Falamos disso no artigo sobre palavra chave. Sua palavra chave principal deve aparecer no texto entre 0,5 e 1,5% de vezes. Um texto de 1000 palavras precisa ter entre 6 e 15 vezes o termo exato. Não deixe muito menos, nem muito mais.

 

Ser inédita em seu blog

 

Não é indicado ter dois artigos dentro do blog que estão ranqueando para a mesma palavra chave. Então sempre coloque em sua pauta de conteúdo palavras chave diferentes para criar os textos.

 

Links

 

Dentro do SEO básico todo artigo precisará ter links de saída, e é importante que você faça esses links apontando para páginas que tenham autoridade alta perante o Google (DA e PA). Então sempre procure marcar um texto âncora indo para a wikipedia, ou para o G1, e locais assim.

Além dos links de saída, é importante marcar dentro do seu artigo, algum outro artigo dentro do seu blog mesmo. Isso chama-se juice e ajuda o leitor ter mais informação sem precisar sair do seu site. O Google considera essa “amarração” muito importante para o ranqueamento

 

Imagens

 

Outro ponto importante dentro do SEO básico é a presença de imagens no artigo. Coloque sua palavra chave quando salvar suas imagens (no nome da imagem, ANTES de subir para o blog), e também mencionar o termo na tag alt da imagem.

 

Tamanho da slug

 

Slug é um “pedaço” da url de um site que pode ser visto por humanos e também pelos mecanismos de busca. Isso faz parte do sistema de url amigável que deixa a internet mais segura. O plugin Yoast mostra quando a slug está muito grande e pede para encurtar, para facilitar a navegação dos leitores.

 

SEO offpage

 

Como o próprio nome diz, SEO offpage é aquele que é realizado fora da página, fora do seu blog WordPress.

É sabido no mundo do SEO que apenas o SEO básico onpage não é suficiente para ranquear um artigo na primeira página do Google inclusive muitos especialistas julgam que o SEO offpage é muito mais importante.

Quando falamos em SEO offpage entramos em um território um pouco escuro do SEO, pois a maioria das práticas é considerada black hat pelo Google.

Ou seja, a maioria das coisas que fazemos para “produzir” o SEO offpage são penalizadas caso o Google encontre esses parâmetros em sua página.

Vamos ver o que constitui o SEO offpage?

Links vindos de páginas de autoridade

O Google considera o compartilhamento por outros blogs uma coisa muito importante para o ranqueamento.

Seria como quando compramos alguma coisa por indicação. Você compra porque alguém que conhece disse que o produto é bom.

O Google deseja que outras páginas com bastante autoridade compartilhem o seu artigo, porque assim ele acreditará que o conteúdo que você publicou é mesmo bom e relevante.

COMO conseguir esses links em um blog que está apenas começando?

A única forma de fazer isso é usando técnicas avançadas de SEO que envolvem a criação de blogs com autoridade alta e produzindo artigos nesses blogs que apontem para o SEU blog.

Percebeu por que isso é considerado errado pelo Google?

Porque um blog que você mesmo criou estará apontando para o artigo que deseja ranquear em outro blog que também foi criado por você.

Ou seja, não existe mesmo alguém de autoridade indicando seu site, é apenas um artifício para o Google pensar que existe e ranquear você mais para o alto.

Existem muitas formas de criar links externos para um blog, mas isso é assunto para um outro artigo, pois não faz parte do SEO básico para blogs.

 

Redes Sociais

 

Redes Sociais

 

É muito importante ter seu blog compartilhado nas redes sociais. Por isso sempre indicamos criar páginas para seu blog nas principais redes, como facebook, Instagram, Twitter e também no Pinterest.

Quanto mais seu artigo for compartilhado, maior relevância ele terá para o Google, então nunca deixe de postar seus textos nas redes sociais.

Essas são algumas informações sobre SEO básico para você começar a entender melhor como o Google escolhe os sites para mostrar na página de resultados.

Quem possui os requisitos acima tem mais chance de aparecer do que quem não possui.

O assunto SEO básico é muito amplo, por isso sempre postaremos artigos esclarecedores sobre o assunto aqui no blog. Fique de olho!