Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Chatbot: como funciona e quais as melhores estratégias

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 3, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se você tem uma landing  page para receber os clientes no seu negócio de afiliado, deve saber que muitas vezes é difícil responder a todos os clientes de uma só vez, então a melhor solução pode ser contar com a ajuda de um chatbot.

Essa é uma das melhores ferramentas para quem deseja automatizar o negócio e oferecer ao cliente uma experiência de atendimento prática e personalizada, sem precisar aumentar o esforço e o trabalho para realizar essa ação.

Automatizar sua plataforma é uma maneira de dar a atenção que o seu cliente precisa, sem ter de interromper outras atividades importantes. Sem mencionar que essa ferramenta é excelente para auxiliar na conversão de visitantes.

Quando as pessoas visitam um landing page, mas não encontram nenhuma forma de interagir com a plataforma de maneira instantânea, as pessoas podem acabar desanimando e perdendo o interesse de conhecer o produto.

Por outro lado, quando as pessoas são abordadas por uma ferramenta de interação, elas sentem que a sua plataforma é prática e vai oferecer soluções rápidas para as necessidades delas.

Mas você sabe o que é um chatbot, e como ele funciona? Neste artigo vamos entender o que é essa ferramenta e como ela pode ser de utilidade para seu negócio de afiliado. Preste atenção nas estratégias e veja como usar no seu site.

O Que é Um Chatbot?

Um chatbot é um programa de computador que é baseado em inteligência artificial, e tem a capacidade de simular conversas espontâneas. É claro que este tipo de programa não é capaz de conversar de forma livre com os seus clientes.

Ele é desenvolvido para oferecer respostas rápidas e lógicas para os argumentos mais comuns durante a visita do seu site.

A ferramenta te dá a capacidade de agilizar processos e manter um contato com os visitantes do seu site mesmo sem interagir diretamente com eles.

O nome que é atribuído a essa ferramenta é originário da língua inglesa, e se refere a um robô com capacidade de conversar.

Então ao implantar uma dessas ferramentas em sua plataforma as pessoas vão estar conversando com uma máquina.

As respostas e até a abordagem precisam ser configuradas com antecedência, só assim é possível fazer essa ferramenta funcionar. Elas são muito eficientes para apresentar aos visitantes uma maneira de tirar dúvidas.

Os bots são muito versáteis, mas é importante saber como usar essa ferramenta para evitar que ela possa se tornar inoportuna.

Ninguém gosta de acessar um site e ter o conteúdo bloqueado por uma mensagem persistente e inútil.

É por isso que é necessário saber configurar a ferramenta e entender onde ela pode ser aplicada. Os bots podem ser utilizados em todo tipo de empreendimento virtual, sempre como um facilitador para os consumidores.

Mas em alguns casos o seu uso precisa ser mais sutil e menos persistente que em outros. Alguns afiliados usam essas ferramentas em suas landing pages para colher informações sobre os visitantes.

Nestes casos, eles optam por permitir que o visitante procure ajuda com o chatbot, e não fazem o programa abordar os visitantes de forma contínua. 

Às vezes podemos nos enganar pensando que uma configuração persistente gera resultados, mas pode na verdade afetar os resultados. É por isso vamos entender como você pode descobrir qual a melhor estratégia de uso dessa ferramenta na sua plataforma.

Como Usar um Chatbot?

Antes de implantar essa ferramenta na sua plataforma é importante colher informações sobre as pessoas que fazem parte do seu público alvo. Essas informações vão ser úteis para configurar a ferramenta.

Você vai precisar entender quais são as principais dúvidas que as pessoas têm ao procurar o produto que você está oferecendo e programar a ferramenta para tirar essas dúvidas, essa é apenas uma das formas de usar os bots.

É importante verificar se a aplicação dessa ferramenta vai cumprir o objetivo de facilitar a vida dos visitantes do seu site.

Além disso, você tem de estabelecer um objetivo claro para o uso da ferramenta, sempre levando em consideração a taxa de conversão da plataforma.

Como afiliado, o seu objetivo sempre é vender o produto para as pessoas, afinal é assim que você vai receber suas comissões, então, analise como essa ferramenta afeta as suas vendas.

Se você perceber que houve um aumento na taxa de conversão pode manter a ferramenta no mesmo padrão de funcionamento, ou fazer ajustes para melhorar ainda mais os resultados da sua plataforma.

Outra maneira eficiente de usar um chatbot é alinhar o funcionamento dessa ferramenta com um funil de vendas. O bot pode servir para te mostrar em que etapa do funil os visitantes estão. 

O funil de vendas serve para te ajudar a melhorar os índices de conversão dos visitantes em leads.

Quando os visitantes se tornam leads as chances de vender para eles são ainda maiores, principalmente se você souber como preparar essas pessoas para a compra.

Usando um uma ferramenta de chat automático é possível ajudar as pessoas tanto por responder as dúvidas como também por facilitar o processo de compra. Isso mesmo, é possível realizar as vendas através do chat.

Você pode configurar essa ferramenta para que ela apresente o seu link de afiliado e assim direcionar as pessoas para a compra do produto.

Existem várias maneiras de usar essa ferramenta para facilitar as vendas dentro da sua plataforma.

Mas você precisa tomar cuidado para não tentar substituir o contato humano pelo uso desse tipo de ferramenta.

As pessoas sempre vão saber que estão interagindo com um robô, principalmente as pessoas que já possuem experiência em compras pela internet.

Então, não é prudente tentar anular completamente o contato humano com essa ferramenta tendo em vista que a inteligência artificial que é usada nessa ferramenta possui limitações.

Para te ajudar a ter uma visão mais clara dos usos que você tem desse tipo de recurso, vamos analisar como essa tecnologia funciona e quais são as suas limitações. A partir daí você vai saber onde aplicar a ferramenta na sua plataforma.

Um ótimo exemplo para o uso do Chatbot é a ferramenta Manychat.

Como o Chatbot Funciona?

Conforme mencionamos anteriormente, a ferramenta funciona com base em uma inteligência artificial ou IA como é popularmente conhecida. Mas calma, é importante entender o que as inteligências artificiais podem oferecer.

A inteligência artificial é uma tecnologia que se baseia em uma ciência chamada de biomimetismo. Essa ciência tenta reproduzir características da natureza de forma artificial para gerar novas tecnologias.

No caso da IA, a tecnologia de desenvolvimento é baseada no funcionamento do raciocínio humano e de outros animais. Sempre tentando melhorar as rotinas de processamento de dados de uma máquina.

É evidente que esta tecnologia ainda não alcançou o pleno potencial da capacidade humana de raciocínio, entretanto ela já é capaz de nos oferecer soluções bem úteis como é o caso dos bots.

Por conta do estágio em que essas tecnologias são aplicadas em nível comercial, elas ainda não contam com uma capacidade de aprendizado muito ampla, de maneira que as conversas que um chatbot pode ter encontra muitas limitações.

Então não é apropriado utilizar uma ferramenta limitada para substituir o trabalho humano de maneira plena. O objetivo dessas ferramentas é poupar o seu tempo com perguntas recorrentes.

Então se as pessoas que visitam a sua plataforma costumam fazer as mesmas perguntas com regularidade, você pode usar esse recurso para fornecer as respostas de maneira rápida e prática.

Para isso você vai precisar ensinar ao programa quais são as respostas para cada uma das perguntas. Quanto mais precisas forem as respostas mais úteis vai ser a sua ferramenta, e isso vai deixar o seu trabalho mais prático.

 Já que o objetivo da ferramenta é simular uma conversa entre duas pessoas, você pode tentar configurar a ferramenta de uma maneira que, dentro das limitações dela, as respostas pareçam mais humanas.

Uma maneira de fazer isso é tentar usar uma linguagem mais informal. É claro que para usar esse tipo de linguagem você precisa ver a compatibilidade dela com o produto que você está oferecendo.

Os produtos que você pode oferecer como afiliado são muito diversificados, então tente entender qual a melhor forma de apresentar as respostas através do chat. O seu objetivo é atender ao consumidor e fazer com que ele se sinta à vontade para voltar à sua plataforma.

Uma das melhores estratégias para esse tipo de ferramenta é associar o bot ao conteúdo que sua plataforma oferece, vamos entender um pouco mais a respeito dessa e de outras estratégias.

Estratégias com Chatbot

Já pensou em usar a capacidade de comunicação dessa ferramenta para tornar a sua plataforma de vendas mais prática e aprimorar o processo de educação do seu público alvo? Se você ainda não sabe quais as melhores estratégias nós vamos te apresentar.

Já te mostramos que essa ferramenta é muito poderosa mas contém limitações. Acontece que você pode melhorar o funcionamento dela mesmo dentro dessas limitações e nós vamos te mostrar como.

Associe a ferramenta com o conteúdo da sua plataforma

Como afiliado você já deve estar consciente da importância da produção de conteúdo para promover o produto e os serviços que você está oferecendo. Produzir conteúdo é apenas uma das várias estratégias de SEO.

E o conteúdo produzido é conhecimento que você está compartilhando com as pessoas que acessam a sua plataforma. Uma maneira de aproveitar o potencial dessa ferramenta é por usar o conteúdo da sua plataforma como resposta.

Imagine que alguém acesse sua landing page em busca de respostas, você provavelmente já sabe quais são as perguntas mais frequentes que as pessoas fazem, então ao configurar o seu chatbot você deixa as respostas pré programadas.

Mas é impossível responder a todas as perguntas de uma pessoa apenas com essa ferramenta, então, para prevenir dúvidas você pode deixar em cada resposta um link para um conteúdo que apresenta informações mais profundas.

Isso é extremamente útil principalmente para plataformas que usam conteúdo em formato de vídeo e de texto. Se você puder oferecer conteúdo em texto para as pessoas, as chances de sanar todas as dúvidas são muito grandes.

Então, use essa ferramenta para direcionar as pessoas para o conteúdo que você já disponibiliza na sua plataforma, isso pode melhorar o desempenho da ferramenta e potencializar a o processo de educação dos seus clientes.

Use a Ferramenta Para Captar Leads

Se você quer vender bem como afiliado precisa usar todas as ferramentas possíveis para converter as pessoas que visitam a plataforma em leads para as vendas. Uma maneira de fazer as pessoas se envolverem com sua plataforma é colhendo informações sobre elas.

É evidente que as pessoas não vão se sentir à vontade para compartilhar informações pessoais com você de maneira espontânea, mas você pode condicionar o fornecimento de informações a troca de dados.

Por exemplo, é possível configurar o Chatbot para que ele pergunte às pessoas sobre informações como, e-mail, telefone, nome, idade e outros dados importantes. Quando alguém concede essas informações você tem um lead.

Essas informações vão ser usadas para tentar entender de forma mais clara o seu cliente e posteriormente oferecer anúncios personalizados para eles. É claro que para que ele te conceda essas informações você precisa dar algo em troca.

Então você pode programar o robô para que ele ofereça um tutorial gratuito, ou um desconto. Qualquer tipo de vantagem que você puder oferecer será útil para captar os leads, e o robô de conversa pode ser uma excelente ferramenta para isso.

Os bots chegaram para trazer inovação para as plataformas de vendas em geral, mas são muito úteis para pessoas que trabalham no mercado de afiliados, principalmente quando você trabalha sozinho.

Essa ferramenta pode trazer benefícios para seu negócio de afiliado a curto e a longo prazo, por isso, estude a possibilidade de usar essa ferramenta como auxiliar para automatizar o seu negócio.

Apesar de não ser recomendado, alguns afiliados usam ferramentas tão eficientes que acabam deixando o negócio no automático, de maneira que eles só precisam monitorar os resultados e fazer ajustes eventuais.

Espero que nosso artigo sobre chatbot tenha te ajudado a ver as melhores estratégias para usar essa ferramenta. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais!

 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.