Como aumentar a produtividade e ter sucesso rapidamente


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Aprender como aumentar a produtividade é essencial para quem deseja trabalhar em casa através da internet.

Isso porque quando estamos acostumados a rotina de emprego fixo, precisamos cumprir horários, e já temos as tarefas delegadas, mas quando estamos por nossa conta o horário e planejamento podem sair do controle.

Trabalhar em casa pode ser muito bom, e é até mesmo o desejo de milhares de pessoas, mas é preciso ter uma mente diferenciada para fazer tudo dar certo.

Nossa casa oferece conforto e uma infinidade de distrações que podem custar em médio e longo prazo.

Por isso, é muito importante conhecer maneiras de como aumentar a produtividade, pois sem colocar a mão na massa devidamente os resultados não aparecerão.

Os desafios de trabalhar em casa pela internet

Como falei acima, trabalhar em casa é muito bom, mas existem pessoas que não conseguem manter uma disciplina e por isso fracassam em seus negócios digitais.

Inclusive a falta de resultados da maioria das pessoas é justamente porque não conseguem colocar em prática o que aprendem nos cursos, e acabam se frustrando e desistindo.

A primeira coisa que é preciso entender quando pensar em trabalhar em casa é que agora o negócio estará por nossa conta, não teremos mais patrão, em compensação teremos que tomar TODAS as decisões.

Isso é uma coisa que ninguém pensa quando se imagina fora de um emprego convencional.

A impressão que temos é que ficaremos em casa e que as coisas acontecerão sozinhas, mas isso é uma ilusão e precisa ser apagada da mente o quanto antes.

Outro ponto importantíssimo de quem vai começar a trabalhar em casa é conversar com a família e explicar que você não está brincando, ou de folga, e que as interrupções devem ser evitadas o máximo possível.

Conheço vários empreendedores que não conseguiram educar os familiares e por isso se viram obrigados a alugar salas fora de casa para trabalhar, como uma tentativa de serem mais produtivos.

Sem dúvida, o principal obstáculo de quem precisa trabalhar em casa é fazer com que as outras pessoas entendam que você tem um negócio e precisa focar para ter resultado.

Isso acontece porque as pessoas estão focadas no pensamento de trabalho com carteira assinada e uma aparente “estabilidade” (que todos sabemos que não existe), e por isso ficam desconfiadas do trabalho por conta própria.

Outro problema que os empreendedores digitais encontram é a diferença entre o ambiente corporativo e o de casa.

Na empresa você já sabe como se vestir, se comportar, e em casa como tudo é muito mais livre, fica a dúvida de como se vestir, que comportamentos adotar, etc.

Muitos especialistas indicam se vestir como se fosse trabalhar na empresa, mas eu sou de opinião que para ser mais produtivo, devemos nos vestir como nos sentirmos mais confortáveis.

O grande empreendedor Márcio Marçal da empresa 7Play afirma que a coisa que ele mais desejava era poder trabalhar de bermudas e chinelos.

Você precisa identificar como se sente mais confortável e eliminar as crenças limitantes sobre maneiras de se vestir em casa para trabalhar.

11 itens primordiais de como aumentar a produtividade para ter mais sucesso

Aqui nesse artigo tentarei elencar 10 coisas que são primordiais para aumentar sua produtividade.

E antes de mostrar quais são essas coisas, preciso dizer que se não houver entusiasmo da sua parte em tocar seu negócio, talvez seja melhor começar enviar currículos e continuar trabalhando no mercado convencional.

Digo isso, porque ter um negócio online próprio não é uma coisa para ser levada como hobby, ou algo que fará nas horas vagas.

É um trabalho e como tal, precisa ser encarado do jeito certo para gerar frutos positivos.

Vamos conhecer os itens que considero essenciais e foram a maneira mais prática que achei de como aumentar a produtividade no meu negócio online?

 

1 – Definição da meta

 

É o começo de tudo. Sem uma meta definida do quê você deseja alcançar com seu negócio online, não haverá porque levantar da cama e se mexer.

O que deseja alcançar? Quanto deseja ganhar mensalmente e que considerará suficiente dentro do seu negócio digital?

Qual o motivo que o levou começar a querer trabalhar em casa pela internet?

Necessidade financeira? Desejo de ter mais qualidade de vida?

Responda todas essas perguntas e encontre o seu PORQUÊ, pois sem ele ficará muito difícil passar pelos outros itens e chegar a um consenso sobre o que realmente deseja alcançar.

Sem ter uma meta definida será como sair para viajar, mas sem ter um destino exato. Ficará rodando sem saber o que fazer e para onde ir.

 

2 – Planejamento

 

Depois que encontrou sua meta é precisa planejar as ações que levarão a alcançar seu objetivo principal.

Seu último patrão não acordou em uma segunda de manhã e decidiu abrir uma empresa porque não tinha mais nada para fazer.

Com certeza, todas as empresas pelas quais passou, tiveram planejamento, cronogramas de atividades com tempo certo para tudo estar pronto, e muita gente coordenando para as coisas saírem a contento.

Agora o dono, presidente, gerente, auxiliar, moça do cafezinho, pessoal da limpeza, É VOCÊ!

Então, quanto melhor você planejar seu negócio, mais fácil será realizar as tarefas que terá pela frente.

 

3 – Organização

 

Para realizar as ações que foram colocadas no planejamento é preciso ter organização.

Pelo menos uma mesa para colocar um notebook você precisará, pois não dá para focar no trabalho se estiver desconfortável, e não tiver um mínimo de infraestrutura possível.

Se você é daquelas pessoas que gostam de ter uma mesa grande com tudo á mão, providencie isso, ou faça do espaço que tem disponível o melhor lugar para trabalhar que você já viu na vida.

Ser organizado e ter tudo que necessita bem à mão, é uma forma de como aumentar a produtividade, pois assim não precisará ficar levantando para procurar coisas.

 

4 – Horário

 

Esse é um ponto controverso quando falamos de trabalhar em casa.

Precisa mesmo levantar às 6 da manhã?

Seja qual for o horário que terá para trabalhar é preciso que ele seja respeitado no dia a dia.

Trabalhar em casa permite ter flexibilidade, mas também é preciso manter-se focado no período que estiver trabalhando.

Se você ainda está empregado e vai trabalhar apenas nas horas vagas, precisa separar esse tempo e durante ele realmente fazer o que precisa ser feito.

Especialistas em comportamento e desenvolvimento mental dizem que somos mais produtivos pela manhã, porque é o período que estamos descansados.

Recomendo que não se atenha a esses padrões e repare quando VOCÊ está mais disposto.

Conheço pessoas que rendem muito bem apenas à noite, e outras que não consegue trabalhar pela manhã, mas são extremamente produtivas à tarde.

Encontre seu horário produtivo e a partir dele crie sua rotina diária de horários, mas lembre-se que será primordial respeitar esses períodos de trabalho para ter resultados.

 

5 – Distrações

 

Como eu falei acima, nossa casa é um complexo cheio de armadilhas convidando ao descanso e à procrastinação.

É a sala com aquele sofá confortável e a TV abrindo os braços para você. Ou o cachorro e o gato pedindo atenção a cada 5 minutos, ou o desejo de levar as crianças ao parque porque o tempo está maravilhoso.

Uma regra básica de como aumentar a produtividade é saber fugir dessas armadilhas, e coloca-las como prêmios.

Isso mesmo! Cada vez que acabar as tarefas do dia mais cedo, permita-se assistir um programa que gosta.

Ou, sempre que conseguir antecipar alguma tarefa vá passear com as crianças no parque em plena terça-feira.

A mesma coisa deve ser feita com as armadilhas tecnológicas. Pelo menos até estar bem adaptado, deixe o celular desligado no seu horário de trabalho.

Avise amigos, parentes e agregados que você não pode ficar no whatsapp durante o dia.

Use um aplicativo para bloquear tudo que for distração no celular, definindo um horário para o desbloqueio, assim não terá tentação de dar aquela “olhada” no face, ou no Instagram e perder horas navegando e procrastinando.

Use as distrações a seu favor, fazendo-as serem prêmios porque você teve um dia altamente produtivo e merece esse presente.

Pensar que poderá assistir um programa que gosta, ou navegar nas redes sociais, depois que terminar o trabalho, será um motivo a mais e uma maneira segura de como aumentar a produtividade naturalmente.

 

6 – Descanso

 

Claro que você não irá trabalhar o dia inteiro sem parar. É preciso determinar horários de descanso no meio da sua jornada, exatamente como existe quando se trabalha em uma empresa.

Defina e cumpra um horário de almoço confortável (no máximo 1,30 hs), faça intervalos de 20 minutos a cada 90 minutos trabalhados, ou pare 5 minutos a cada hora.

Como trabalhamos sentados o dia todo, é importante parar de tempos em tempos para esticar as pernas e dar uma alongada na coluna.

Mesma coisa com o horário de dormir. Trabalhar até de madrugada e levantar cedo causará estresse ao longo do tempo.

Então tenha uma hora razoável para dormir, assim conseguirá descansar e acordar com pique para enfrentar o novo dia e ser infinitamente mais produtivo.

 

7 – Alimentação

 

Nosso organismo é um conjunto inteligente de reações químicas e físicas.

Para que essas reações ocorram corretamente e você fique livre de doenças, é preciso tomar cuidado com a alimentação.

Nunca deixe de fazer as refeições principais do dia. Coma frutas, verduras, legumes, tudo balanceadamente, para garantir que seu organismo tenha os nutrientes e vitaminas essenciais para funcionar corretamente.

Um dos grandes desencadeadores de falta de foco e desânimo é a falta de vitaminas essenciais, então certifique-se de fornecer tudo isso para seu corpo, afim de ter condições saudáveis para realizar seu trabalho e realizar o que precisa ser feito.

 

8 – Lazer

 

Lembra que falei lá em cima sobre “prêmios” pelo trabalho realizado?

Pois é! Da mesma forma que se alimentar corretamente é uma forma inteligente de como aumentar a produtividade de forma natural, o lazer também é.

Quando estamos realizando atividades que gostamos, enchemos nosso organismo com os hormônios do bem como serotonina, oxitocina, e sentimos bem estar, que nos deixa mais relaxados e animados para o dia a dia.

Então, não deixe de ter momentos de lazer no seu dia a dia, nem que for alguns minutos espalhados, o que importa é garantir que seu corpo receba doses maciças de hormônios benéficos para funcionar melhor.

 

9 – Prazer

 

Esse, sem dúvida é o segredo principal de como aumentar a produtividade e mantê-la sempre em alta.

Aqui estou falando do prazer mental que é representado por fazer apenas as coisas que realmente gosta de fazer.

Quando falamos de negócios digitais, podemos trabalhar com diferentes nichos de mercado para diversificar os ganhos, e aqui eu recomendo que não escolha nenhum assunto que você realmente não goste, ou despreze.

Isso porque, independente do nicho de atuação, precisará criar conteúdo para seu projeto, e imagine a tortura de ter que escrever todos os dias sobre um assunto que não gosta.

Existe uma famosa citação oriental que diz: “Quando você faz o que ama, não trabalha nunca”.

Então, procure criar seu negócio online dentro de assuntos que goste e tenha interesse em aprender.

 

10 – Motivação 

 

Os coaches da atualidade sempre perguntam: O que te motiva levantar da cama todos os dias para encarar o novo dia?

Nossa motivação é na verdade um conjunto de coisas que nos fazem bem e que queremos ver acontecer sempre.

Além de ter a sua meta (que falamos no item 1), é preciso encontrar no seu dia a dia o que realmente faz você levantar da cama animado para trabalhar.

Normalmente são as pequenas conquistas, como poder levar a família para uma viagem dos sonhos, ou ver o sorriso dos filhos quando ganham um presente fora das datas especiais.

Ter motivação para continuar trabalhando é uma das mais eficazes maneiras de como aumentar a produtividade.

 

11 – Exercícios

 

Lembra que falei dos hormônios do bem estar?

Então, praticar exercícios libera grandes quantidades de serotonina em nosso cérebro, deixando-nos felizes, satisfeitos e cheios de ânimo para o trabalho e todas as tarefas.

É importante praticar exercícios diariamente e, se não gosta de ficar malhando na academia, caminhar uns 30 minutos por dia já fará uma super diferença em seu humor e também no seu físico.

Quer saber como aumentar a produtividade em um dia que está praticamente caindo de desânimo?

Dê uma caminhada em um parque, ou até mesmo aí nas ruas do seu bairro e veja todo desânimo desaparecer em um passe de mágica.

Tenho certeza que esse artigo sobre como aumentar a produtividade fugiu bastante do que está acostumado a ver por aí.

A ideia foi exatamente essa, pois não adianta conhecer estratégias de produção se ali dentro você nem tem uma meta definida para seguir.

Agora que já conhece as coisas que farão você ficar completamente motivado o dia todo para trabalhar, pode até aplicar alguma técnica específica de produtividade para alavancar seus resultados.