Como parar de procrastinar em 5 passos simples


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Saber como parar de procrastinar é o desejo de milhões de pessoas ao redor do mundo que não conseguem ser produtivas por conta desse “vício”.

Para entender com mais facilidade, podemos dizer que procrastinação é a “arte” de deixar para depois tarefas que são extremamente importantes e com prazos definidos.

É incrível a quantidade de pessoas dentro do marketing digital que sofrem desse mal e, com isso, não conseguem criar e manter um negócio online do zero lucrativo.

Mas, o que é ainda mais alarmante é que normalmente os procrastinadores sabem que fazem isso e simplesmente não conseguem abandonar a prática.

Muitas vezes o ato da procrastinação é mascarado com atividades corriqueiras que “enchem” o dia, mas que em nenhum momento precisariam ser feitas naquele instante.

Para ter uma noção do típico dia de um(a) procrastinador(a) veja essa descrição:

Levanta cedo e normalmente tem uma lista das tarefas que precisam ser realizadas no dia.

Quando vai começar a realizar as tarefas levanta-se para pegar água, ou para ir ao banheiro.

(Atenção) DESCUBRA O MÉTODO DEFINITIVO E ÚNICO PARA VENDER MILHÕES PELA INTERNET

O Conteúdo que você está prestes a ter acesso é o mesmo usado pelos principais afiliados do mercado, e que faz eles ganharem CENTENAS de reais diariamente, por isso, se você deseja criar um Negócio online de Sucesso, você precisa começar a usar este mesmo método!

Quando sai do banheiro, ou da cozinha, encontra alguma coisa diferente para fazer no meio do caminho.

De repente lembra-se das tarefas que PRECISAM ser realizadas, mas mentalmente se acalma dizendo: “tenho prazo”.

O dia passa no vaivém de tarefas que não têm importância, navegando nas redes sociais, jogando no celular, ou assistindo vídeos “rápidos” no Youtube.

Quando o dia termina e com a constatação que não realizou as tarefas que precisava, sente culpa por ter procrastinado e jura que o dia seguinte será completamente diferente, criando um processo de ansiedade.

Se você riu lendo a descrição acima, ou se encontrou nas palavras é com certeza um(a) procrastinador(a).

O dia de quem deixa as tarefas para depois é extremamente cheio de coisas para fazer, tantas que a pessoa pode até se sentir exausta à noite, mas são coisas que não têm relevância para alcançar as metas de vida.

Com essa sucessão de dias assim, sem produtividade a mente começa a liberar gatilhos perigosos que podem afetar a saúde gravemente em médio e longo prazo.

É por isso que cada vez mais pessoas querem aprender como parar de procrastinar e quebrar esse ciclo nocivo a tudo na vida.

Muitos de vocês podem estar se perguntando porque em um blog que fala sobre trabalho de afiliados e marketing digital existiria um artigo sobre desenvolvimento pessoal como esse.

A explicação para isso é bem simples: Cada empreendedor digital trava a batalha com a procrastinação diariamente, e é importante contar com algumas dicas de como eliminar esse processo para sempre.

 

Como reconhecer se você é um(a) procrastinador(a) em 5 sinais

 

Como reconhecer se você é um(a) procrastinador(a) em 5 sinais

 

Talvez você esteja lendo e pensando: Eu deixo de fazer algumas tarefas algumas vezes, mas isso não é procrastinação.

E, muitas vezes o processo de procrastinar se instala como se fosse algo comum e até esperado, mas é apenas uma forma de não ser detectado.

Veja abaixo 5 sinais de quem é um(a) procrastinador(a) nato e precisa de ajuda para parar o processo.

 

1 – Falta de tempo constante

 

Você levanta cedo, dorme cansado(a) de todas as tarefas que realizou no dia, mas não consegue encontrar tempo para estar com a família, ou para fazer algo que gosta, ou para descansar um pouco mais no final de semana.

Normalmente trabalha até tarde da noite (porque durante o dia não produziu), e por isso acredita que esteja com muito trabalho e não com dificuldade de executá-lo.

Sempre tem planos de realizar todas as tarefas mais rapidamente, mas nunca coloca isso em prática.

 

2 – Ausência de resultados

 

Conforme os dias passam você percebe que a lista de coisas que PRECISAM ser feitas está do mesmo jeito do que quando foi feita.

Você rearruma essas tarefas espremendo-as em prazos cada vez menores, e começa a sentir culpa por não ter feito tudo isso antes, mas continua sem fazer.

 

3 – Pressão de prazos

 

Como as tarefas não foram realizadas com antecedência os prazos de entrega chegam, e você entra em um vórtice de desespero e ansiedade para terminar tudo em tempo recorde.

O trabalho que entrega está muito inferior ao que poderia ter sido feito, você percebe que poderia ter feito algo genial e não consegue entender porque sempre cai nessa rotina sinistra.

 

4 – Sensação de culpa

 

Nessa altura do campeonato você está sentindo muita culpa por ter deixado o prazo chegar para realizar as tarefas que poderia ter feito semanas antes.

Também sente culpa por ter entregue algo mal feito, principalmente quando percebe que as pessoas que receberam esperavam mais empenho, ou mais qualidade.

 

5 – Necessidade de desculpas

 

Mentalmente começa a encontrar desculpas para não cumprir prazos, e normalmente cai nas chamadas “mentiras brancas”, que parecem inofensivas, mas são o fundo do poço na verdade.

Precisa sempre inventar desculpas novas, e sabe que na cabeça das outras pessoas, você é apenas alguém que não consegue cumprir prazos, o que acaba comprometendo sua imagem pessoal/profissional.

Se você tem facilidade de visualizar as 5 ações acima, então com certeza precisa aprender como parar de procrastinar, pois a procrastinação já se tornou um problema muito palpável em sua vida.

 

Problemas principais causados pela procrastinação

 

É preciso entender que a procrastinação tem haver com nossa mente, com gatilhos inapropriados que são disparados e que podem ter uma série de interpretações e motivos para isso.

Atualmente existem muitos programas de produtividade que ensinam métodos para lidar e vencer com a procrastinação, mas em termos científicos ainda não existe uma causa primordial para procrastinar.

Alguns estudos apontam que tem haver com pré-disposição genética, mas não existe na confirmado nesse âmbito.

O que realmente existe é a certeza de que em médio e longo prazo o viciado em procrastinação, terá problemas de saúde relacionados a essa prática.

Veja abaixo 3 problemas principais que são causados pelo processo contínuo de procrastinar.

 

1 – Ansiedade

 

Se você reparou nos sinais de procrastinação que descrevi acima já entendeu que quando se sabe que é preciso fazer algo importante e não se faz, a ansiedade começa a crescer.

O motivo principal é justamente reconhecer que está faltando fazer algo, mas que não está conseguindo fazer.

Parece um paradoxo, mas o processo ansioso nasce justamente da necessidade de realizar uma tarefa importante em um determinado tempo.

 

2 – Complexo de culpa

 

A não realização da(s) tarefa(s) dentro do prazo gera culpa e também sentimento de incapacidade.

Com o tempo isso traz baixa auto estima que pode se transformar em outros “n” problemas psicológicos/mentais.

 

3 – Estresse

 

Perder prazos, ficar inventando desculpas para isso ter acontecido, tentar criar o mundo em apenas 5 dias, tudo isso leva ao aumento do estresse e eleva o nível de cortisol no sangue.

Com o estresse muito elevado, a imunidade cai e podem aparecer doenças como gripe, pequenas inflamações e até algumas infecções mais sérias.

Definitivamente saber como parar de procrastinar é a melhor forma de manter a saúde mental e física sempre em dia.

 

6 maneiras de como parar de procrastinar

 

6 maneiras de como parar de procrastinar

 

Como falei acima procrastinação é um processo da nossa mente, que ainda não tem uma explicação científica, mas que tem haver com vários outros mecanismos cerebrais.

Algumas pessoas não conseguem detectar que estão procrastinando até que seja tarde demais.

Abaixo, temos uma lista de 6 passos que ajudarão a entender como parar de procrastinar utilizando os próprios gatilhos cerebrais para fazer isso.

 

1 – Identificação do processo

 

Acredite, reconhecer que está procrastinando é estar milhões de anos luz na frente de milhões de pessoas que ainda não reconhecem que fazem isso.

O que é preciso fazer agora é identificar a hora que começa a fazer isso.

Deixe uma folha de papel à mão, junto com um lápis ou caneta, e anote na folha qual era seu pensamento no exato momento que se levantou para deixar de fazer uma tarefa importante.

Sabe aquela hora que você sente fome, mas acabou de almoçar, ou que sente vontade de ir ao banheiro, mas acabou de ir?

Essas ações são apenas gatilhos da mente para o corpo para ajudar no processo de procrastinação, mas esses gatilhos foram criados inconscientemente por você mesmo.

Se você sente fome quando começa uma tarefa importante é porque seu cérebro já detectou que quando tem algo que precisa ser feito ele precisa enviar sinais de que está faminto(a).

Identificar qual é o pensamento nesse exato momento é a maneira mais eficaz de como parar de procrastinar, enganando o próprio processo mental.

Observe-se, quais são os pensamentos que levam você adiar as tarefas que são importantes?

 

2 – Quebra da rotina

 

De posse da informação de quando o processo se forma, é hora de criar novos gatilhos para substituir esse de procrastinação.

Para fazer isso, sempre que reparar que quer levantar para ir comer, ou ir ao banheiro, diga mentalmente: Eu só vou fazer isso a hora que terminar essa tarefa.

Com essa afirmação seu cérebro vai entender que houve uma mudança no padrão, e como que por encanto a fome e a vontade de ir ao banheiro vão passar, ou ficarem muito mais suportáveis.

Então, o primeiro passo de como parar de procrastinar é criando um novo comando para o cérebro no exato instante que a vontade de fazer algo diferente da tarefa necessária, apareça.

 

3 – Implementação de nova rotina

 

No passo anterior você quebrou o padrão mental da procrastinação, agora é preciso implementar uma nova rotina para que o cérebro não volte a disparar os gatilhos anteriores.

Para fazer isso você precisa primeiro encontrar uma razão para acabar as tarefas antes do prazo, ou dentro dele.

Pode ser para ter mais satisfação, para ter tempo para fazer coisas mais agradáveis, ou o que você achar importante e que fique claro em sua mente.

Com o desejo de alcançar essa satisfação, cada vez que sentir vontade de procrastinar você precisará criar frases para informar seu cérebro de que agora a coisa está diferente.

Você precisa dizer para sua mente que agora a satisfação está em fazer as tarefas ANTES e não DEPOIS.

Eu sei que tudo isso parece coisa de gente maluca, mas como a procrastinação é um processo mental baseado em gatilhos mentais, o único jeito de como parar de procrastinar é “enganando” o cérebro.

 

4 – Prazos Definidos

 

Claro que apenas algumas frases podem fazer você escorregar no meio do caminho e voltar a deixar as tarefas importantes para depois, então é preciso ter uma ajuda com elementos externos.

Determine um tempo para executar as tarefas diárias, ou seja, veja quanto tempo você leva normalmente para realizar as tarefas que estiverem em sua lista.

De posse desses números, sempre que começar uma tarefa fique de olho no relógio para ver se o desempenho está dentro do tempo estimado.

Essa “corrida” com o relógio deixará a mente alerta e em posição de “não perder”, o que ajudará a fazer as tarefas muito mais rápido e com excelência de qualidade.

Se quiser, também pode colocar um despertador para tocar quando o prazo terminar, mas é muito mais estimulante ir olhando o relógio do computador se aproximando do final do prazo.

Essa é uma forma eficiente e que ajudará você no processo de como parar de procrastinar.

 

5 – Prêmios e Castigos

 

Produtividade tem haver com recompensas e não tem um jeito mais eficiente de lidar com isso do que instituindo prêmios para quando acabar as tarefas antecipadamente.

Também é importante determinar “castigos” para quando passar do prazo, ou simplesmente não conseguir terminar as tarefas.

Nossa mente identifica o que dá prazer e o que não dá, então é preciso respeitar esses prêmios e castigos, para que o cérebro identifique os padrões.

Esses prêmios e castigos devem ser baseados em coisas que você gosta de fazer e em coisas que não gosta, ou privação das coisas que gosta.

Da mesma forma que costuma falar para as crianças que elas não verão o programa favorito de TV se não terminarem a lição de casa, é assim que deve fazer com seu cérebro para aprender como parar de procrastinar.

 

6 – Observação

 

Especialistas dizem que para implantarmos uma nova rotina em nossa vida precisamos repeti-la, por pelo menos 21 dias consecutivos que é o tempo que nosso cérebro precisa para assimilar e criar a rotina.

Mesmo que se passem mais de 21 dias desse seu novo “eu produtivo” é importante observar se sua mente está mesmo “curada” do processo de procrastinação.

Ao menor sinal de retorno às antigas atitudes, comece o processo de “cura” fazendo o passo 1 novamente e o restante sucessivamente.

 

Conclusões sobre o hábito de procrastinar

 

Como você percebeu a procrastinação é uma série de gatilhos mentais que disparamos em nós mesmos.

Aprender como parar de procrastinar é importante para todo tipo de profissional e quando falamos de quem trabalho sozinho(a) em casa a coisa pode ser bem mais perigosa, pois não existem prazos e policiamento externo.

Realizar as tarefas que precisa dentro de seu negócio é o único caminho para ter sucesso, resultados financeiros e até se tornar uma celebridade digital.

É por isso que saber como parar de procrastinar é primordial para desenvolver seu negócio digital com todas as possibilidades que a internet pode oferecer.

No nosso curso gratuito sobre criar um negócio online do zero, temos aulas somente sobre mentalidade empreendedora, clique aqui para conhecer.