Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como Evitar a Procrastinação e finalmente tirar seus sonhos do papel

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Carlos Lourenço
em abril 28, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Todo mundo precisa de disciplina na vida.

Muitas vezes a falta de disciplina pode acabar afetando muito o nosso desempenho e várias atividades, principalmente se nós tivermos a tendência de procrastinar.

Vamos ver como evitar a procrastinação.

Você sabe o que é procrastinar? Esta é uma das práticas que mais atrapalham o bom desenvolvimento profissional das pessoas.

Procrastinar é o hábito de ficar adiando as coisas para outra hora, ou seja, o hábito de deixar tudo para cima da hora.

A pessoa que faz isso acaba sofrendo com diversos problemas, incluindo ansiedade e estresse, já que por adiar as tarefas indiscriminadamente a pessoa acaba se auto sabotando e com isso fica sobrecarregada de tarefas não realizadas.

Além da sobrecarga, pessoas que procrastinam costumam desistir de projetos e planos, de maneira que raramente conseguem melhorar a própria condição de vida, pois estão sempre sabotando a si mesmas.

Mas pode ser muito difícil evitar o hábito de deixar as coisas para depois, principalmente para as pessoas que têm a tendência de se distrair facilmente com outras atividades, ou que tentam realizar várias atividades ao mesmo tempo.

De acordo com o consenso popular, o costume de procrastinar é de certa forma culturalmente congênito, ou seja, costuma passar de pais para seus filhos, de maneira que se os pais encaram as coisas com pouca disciplina, isso pode acabar afetando os filhos.

Algumas pessoas costumam adiar suas tarefas por conta de um distúrbio, conhecido como TDAH, que é o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Esse transtorno é muito comum e faz com que as pessoas tenham dificuldade em se concentrar.

Normalmente esse transtorno surge durante a infância e precisa ser tratado para evitar prejuízos na vida acadêmica da criança e posteriormente em sua vida adulta.

O déficit de atenção pode até atrapalhar a forma como uma pessoa se relaciona com outras.

Há pessoas que acreditam que a prática de protelar, ou ficar adiando as coisas é um estilo de vida, já que pessoas que têm esse costume costumam fazer isso sempre que tem a oportunidade.

Mas é possível manter esse transtorno sob controle e adotar algumas técnicas para melhorar a concentração, além disso para pessoas que procrastinam mesmo sem ter esse distúrbio, pode ser ainda mais fácil estabelecer uma rotina e se livrar desse mau hábito.

Como Evitar a Procrastinação

Mesmo não sendo fácil, não significa que é impossível parar com esse hábito. Mas se alguém pretende corrigir essa característica e tomar o controle da própria vida nas mãos é preciso agir.

Não adianta ter o desejo de melhorar uma característica e ficar parado sem fazer nada.

Por isso, é importante aproveitar a primeira oportunidade que tiver para fazer os ajustes necessários. Se você está lendo este artigo, esta já é uma oportunidade.

Quando a gente tem um carro, não basta entrar nele e esperar que ele nos leve para todo lugar.

Nós precisamos ligar o carro, colocá-lo em movimento, e só quando ele estiver em movimento é que podemos manobrar e escolher as direções que vamos tomar.

Da mesma maneira funciona a nossa vida. Grandes ajustes dependem de pequenas ações anteriores, como “ligar o carro”.

Por isso é importante definir quais são as ações que você precisa adotar.

Identifique a Razão Deste Costume

Se você quer saber como evitar a procrastinação, tente primeiro saber qual a razão deste hábito no seu caso.

Você pode tentar raciocinar: Eu sempre fui assim? Quando isso começou? Será que tem um gatilho?

Essas perguntas vão te ajudar a encontrar a fonte do problema.

A melhor maneira de resolver problemas de maus hábitos é atacando a fonte do problema, por isso tente identificar como você desenvolveu esse hábito.

Mesmo que você não lembre de ter agido de forma diferente algum dia na sua vida, não significa que você não vá conseguir se livrar do hábito de procrastinar.

Você não pode consertar algo sem saber qual o defeito.

É por isso que você precisa tentar descobrir como esse problema começou no seu caso, e aqui vai uma sugestão.

Acompanhe este artigo até o final hoje, não deixe para depois.

Além disso, tente usar essas sugestões por um tempo e ver como se sai.

Crie um Cronograma Para se Livrar do Hábito

Se você não sabe como evitar a procrastinação, e não sabe por onde começar a agir, tente criar um cronograma detalhado.

Quando você conseguir identificar, quando o problema surgiu na sua vida, ou, o que te faz adiar as coisas, você precisa criar um cronograma para se livrar do hábito.

Determinação é fundamental, então estabeleça metas e tente cumpri-las.

Por exemplo, se você está se programando a anos para começar a fazer caminhadas regulares para melhorar a saúde.

Tente criar um cronograma de como alcançar esse objetivo.

Talvez, seu maior desafio neste caso seja acordar cedo. Então trace a meta de dormir mais cedo e coloque um prazo, como: Até o dia “X”, eu quero começar a dormir mais cedo. Dividir os ajustes em passos menores pode te ajudar a tornar a mudança gradativa.

É importante estabelecer uma data para essas metas de curto prazo.

As pessoas geralmente se comprometem mais quando precisam cumprir um prazo, e fixar uma data vai te fazer lembrar da seriedade do alvo que você estabeleceu

Quando você conseguir alcançar a primeira meta, precisa ter todas as outras já programadas.

Então se você começou a dormir mais cedo, estabeleça o alvo de acordar mais cedo e assim por diante, até finalmente ir caminhar.

Evite Distrações nas Suas Metas

Quem está buscando uma forma de como evitar a procrastinação, precisa ter força de vontade e disciplina para evitar as distrações.

É preciso saber identificar com antecedência, coisas que podem ser uma distração da sua meta.

Uma coisa que costuma fazer as pessoas se distraírem de seus objetivos é o excesso de diversão.

Se esse for o seu caso, tome bastante cuidado com isso para que você não comece a se auto-sabotar. 

Lembrando do exemplo da caminhada, o primeiro passo é dormir mais cedo.

Você aprendeu a identificar a fonte do problema, então se pergunte: O que me faz dormir tarde? Se o problema é ver televisão, então você já sabe que vai precisar evitar esse costume.

Mas se o problema é algo fundamental da sua rotina? Talvez você trabalhe até muito tarde, ou talvez você tenha outro compromisso muito importante que te faça dormir tarde.

Se esse for o caso, você vai ter que pensar em outra estratégia.

Se lhe faltar criatividade, tente conversar com uma pessoa próxima e que tem uma rotina parecida com a sua, tente descobrir como a pessoa arruma tempo para fazer as atividades que ela tem.

Mas lembre-se, cada pessoa tem seu ritmo, então não fique triste se você não conseguir fazer os mesmos ajustes que a outra pessoa.

Use o exemplo dela apenas como sugestões para tentar.

Faça uma Lista

Se você quer saber como evitar a procrastinação no seu caso, faça uma lista das suas atividades e compromissos, mas faça agora, não precisa ser detalhada, você pode melhorar a lista quando terminar.

Uma lista pode te ajudar a ter uma visão mais ampla da sua realidade, e te ajudar a definir quais são suas prioridades.

A nossa rotina é uma constante prática de solução de problemas e atividades.

Então veja qual a mais importante e priorize.

Talvez seja bom colocar uma ordem de importância nas atividades que você tem para fazer, fazer isso vai te ajudar a começar pela atividade mais necessária.

Sempre que você pensar, “isso eu vou deixar para depois”, ou, “isso é muito difícil pra fazer agora”, pense nas consequências de adiar.

Se você está aqui, lendo sobre como evitar a procrastinação, provavelmente já passou por situações ruins por conta desse hábito.

Então, lembre quais foram essas situações e como você se sentiu.

Isso pode te motivar a não adiar a tarefa. Como já mencionamos antes, a força de vontade é fundamental, ninguém faz nada se não estiver realmente decidido a fazer.

A lista pode acabar te ajudando a ver que você não está tão sobrecarregado como imagina, e isso pode te animar para tomar a ação e se livrar da procrastinação.

Então, se possível faça a lista assim que terminar de ler este texto.

Tente Começar Com o Que é Mais Fácil

Depois de fazer a lista, você vai conseguir ver quais são as coisas mais importantes e que necessitam de mais urgência.

Mas se no seu caso não houver nada que exija muita urgência, tente começar pelo que é mais fácil.

Começar a fazer as atividades mais fáceis pode ser uma excelente maneira de como evitar a procrastinação, já que cada tarefa encerrada vai ter dar uma sensação de vitória, e ânimo para iniciar a tarefa seguinte.

Algumas atividades levam menos de três minutos para serem concluídas, como: por o lixo fora, por as roupas na máquina, ou a louça na pia.

Essas atividades podem te ajudar a começar outras tarefas.

Mas tome cuidado, se você tem um prazo apertado para realizar alguma tarefa, comece pela tarefa mais importante, e evite fazer as coisas fora de ordem, pelo menos no começo.

Comece pelo mais fácil se a sua lista de atividades permitir.

Crie um Prazo Fictício

Essa é uma maneira de como evitar a procrastinação, mas tenha bastante cuidado quando for criar um prazo fictício. É importante saber como fazer isso sem se prejudicar.

O prazo fictício é uma forma de ajudar a adiantar as coisas, em geral é recomendado para quem já está conseguindo ir bem nas outras sugestões.

Como funciona o prazo fictício? Bem, existem duas maneiras de usar um prazo fictício.

A primeira é na sua mente. Esta maneira exige mais autocontrole, porque você precisa se convencer de que o prazo é um, quando na realidade é outro.

Então imagine a seguinte situação: você tem que entregar uma atividade da escola na sexta-feira da próxima semana.

Tente se convencer, que você precisa entregar a atividade nesta sexta-feira, desta semana.

Essa técnica vai te fazer adiantar o trabalho, mesmo que você faça na quinta-feira à noite.

Você ainda terá feito com uma semana de antecedência.

Outra forma de como evitar a procrastinação com prazos fictícios é através de cronogramas de atividades.

Fazer um cronograma com todas as atividades que você precisa realizar durante a semana pode ser uma boa ideia.

Cada atividade pode ficar programada com um prazo para conclusão.

você colocar um prazo falso, com data anterior ao prazo verdadeiro, você vai acabar concluindo as atividades antes do prazo real.

Essas são boas técnicas para evitar ou minimizar o hábito de adiar as atividades.

Quando nós adiamos atividades, as consequências são sempre negativas, tanto para nós mesmos, quanto para outras pessoas que dependem das nossas ações.

Então se esforce para colocar cada uma dessas dicas em prática. Mas é importante se esforçar bem e não desistir facilmente.

Maus hábitos são como vícios, se nós não tentarmos eliminá-los, eles é que vão nos eliminar.

Buscando Apoio Profissional

Se você já tentou de tudo, e ainda assim não conseguiu melhorar, pode ser viável procurar um auxílio profissional.

Os psicólogos são profissionais essenciais para te ajudar nesse sentido. Eles sabem muito bem como evitar a procrastinação e como te ajudar.

É importante ser colaborativo, converse com o profissional de maneira franca para que ele consiga entender a sua situação e o que tem causado este hábito.

Durante o texto, nós destacamos a importância de identificar a razão, ou origem do problema.

Se você tiver dificuldades em fazer isso, um terapeuta pode ter mais sucesso em encontrar a raiz do problema.

Siga os exercícios que ele te der a risca. Outra questão que falamos no texto é a importância de estar comprometido com a mudança, não tem como evitar a procrastinação, se você não estiver comprometido com isso.

Não deixe de falar sobre as dificuldades que vão surgindo durante o processo, ele pode te dar sugestões para superar os desafios, afinal de contas os profissionais conhecem esse tipo de problema.

Pessoas com TDAH, precisam de apoio psicológico para conseguir controlar o déficit, por isso é importante consultar um profissional e descobrir se é o seu caso.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.