Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como funciona o processo de decisão de compra e como ele afeta suas vendas como afiliado

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Carlos Lourenço
em setembro 13, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ter um excelente processo de compra em mãos traz benefícios a qualquer negócio, e para afiliados digitais não poderia ser diferente. 

Profissionais que trabalham em contato direto com o marketing, necessitam se manter atentos a todas as estratégias disponíveis neste mercado tão inovador e em constante mudança. Por isso, dicas práticas para otimizar seu processo de compra são sempre bem vindas! 

Para qualquer iniciante no mercado de afiliados digitais, dúvidas frequentes podem surgir durante todo o trajeto, contudo, ter artigos autoexplicativos são eficientes para garantir a base de seu conhecimento nesta incrível jornada que está por seguir. 

Neste artigo, você vai encontrar dicas práticas de como otimizar o processo de compra no seu negócio de afiliado, e sair feliz com todas as vantagens que elas vão proporcionar ao seu trabalho. Papel e caneta na mão e vamos a todas as informações  para que comece com o pé direito neste incrível mercado! 

O que é o processo de compra? 

O processo de compra engloba todo o trajeto que o visitante de sua página percorre até finalizar a compra de seu produto e/ou serviço, e posteriormente se tornar um cliente em potencial. 

Por isso, criar um processo de compra eficaz é mais que fundamental para que novos leads não abandonem sua página no meio do caminho. Fazer uso de estratégias que facilitam todo este percurso será fundamental para que ele consiga realizar a compra sem nenhuma dificuldade, proporcionando rapidez e agilidade  a cada clique. 

Possuindo o entendimento de todo este trajeto, fica mais fácil disponibilizar de suas estratégias na hora correta e assim, melhorar a comunicação entre afiliado e cliente. 

Para entender melhor a respeito de todo o processo de compra, vamos as principais etapas que ele predispõe:

  • Necessidade de solucionar um problema 
  • Reconhecer o problema 
  • Solução mais eficaz 
  • Tomar a decisão de efetuar a copra   

Necessidade de solucionar um problema 

Na maioria dos casos, antes de chegarmos a conclusão de efetuarmos a compra de algum produto, não temos o consentimento de que realmente precisávamos dele para solucionar algum problema. 

Muitas pessoas ficam receosas se deveriam ou não finalizar um pedido, por isso, usar estratégias para assegurar que o produto é realmente importante para ela, é muito importante. 

Uma dica muito boa é realizar pequenas esquetes, a partir do momento em que ela analisa o produto. Você pode criar um formulário com as seguintes perguntas:

  • O que deseja que este produto proporcione?
  • Quais qualidades você deseja encontrar?

Com apenas estas duas perguntas, você vai conseguir transformar seu visitante em um leads, e quem sabe, garantir que aquele produto é realmente necessário para a vida dele. 

Se for viável para você, crie um pequeno formulário a partir do momento em que o visitante acessa sua página. Respondendo todas as perguntas, com respostas rápidas, pode levá-lo diretamente ao produto que ele futuramente terá o consentimento de que ele é essencial. 

Faça bom uso de iscas digitais nesta parte, pois mesmo que ele não efetue a compra, pequenos anúncios e ofertas podem fazê-lo mudar de ideia, e ir “peneirando-o” até finalmente recorrer ao seu site novamente e finalizar a compra! 

Reconhecer o problema 

Durante a etapa do processo de compra informada anteriormente, o seu cliente poderá reconhecer que possui um problema que apenas o seu produto e/ou serviço pode ajudá-lo a solucionar o problema.  

Por isso ter “jogo de cintura” para predispor de perguntas que vão levá-lo a ir a procura de seu produto é de suma importância.

Será nesta etapa que você vai disponibilizar as qualidades que o seu produto possui e por consequência,  ajudar o seu futuro cliente em potencial a ir de encontro com seu mais novo desafio.

Ou seja, algum problema que ele não tinha conhecimento de que merecia a sua atenção, ou muitas vezes, que recorrer a produtos para solucioná-lo não era algo de se pensar. 

Solução mais eficaz 

Será nesta etapa que o cliente vai reconhecer de vez que precisa solucionar seu mais novo problema e avaliar quais as qualidades que ele precisa para conseguir ter em mãos o produto ideal para ele. 

Esta é uma fase muito importante, pois precisamos fazer com que ele entenda que apenas o nosso produto é fundamental para ele, e que nenhum outro possui todos os benefícios que o item disponibiliza. 

Uma excelente dica é utilizar gatilhos mentais durante a explicação do produto que temos a oferecer ao nosso mais novo cliente. Eles serão os responsáveis por demonstrar que, como afiliados, estamos dispostos a estar com eles e proporcionar a solução correta em suas mãos. 

É importante gastar um pouco mais de tempo durante esta etapa, visto que ela será a mais decisiva dentre as outras, pois se não utilizarmos de estratégias corretas para demonstrarmos que nosso produto é o melhor, ele irá em busca de outra marca. 

Tomar a decisão de efetuar a compra  

 

Nesta etapa, o consumidor já reconheceu seu problema, teve acesso a todas as qualidades que seu produto pode proporcionar para resolvê-lo, e finalmente, poderá fechar seu carrinho e efetuar a compra. 

Mas não vamos deixar de nos atentar a esta etapa, pois se não fizermos bom uso de práticas eficazes para ele sair satisfeito com a compra, poderá abandoná-la e todas as outras estratégias utilizadas não irão valer de nada para nosso negócio. 

É fundamental demonstrar ao consumidor, que como vendedor, você reconhece todo o problema que ele possui, por isso é primordial ter reciprocidade (gatilho mental), com seu potencial cliente. 

Com todas essas quatro etapas em mente, vamos às dicas práticas que podem ser implementadas durantes as mesmas! 

Dicas para melhorar a experiência de compra do cliente

Sabemos que nosso cliente é o responsável por proporcionar a nós todos os benefícios que desejamos almejar com nosso negócio de afiliados digitais. 

Por isso, não podemos deixar de dispor de produtos e/ou serviços que ele realmente necessita, e claro, fazendo uso de boas estratégias para garantir a melhor experiência entre vendedor e cliente. 

Pensando nesta parte, vamos às dicas para permitir que seu cliente tire de seu negócio apenas pontos positivos  e sai comemorando a toda compra finalizada! 

  • Separe seus produtos em categorias 
  • Descreva todas as qualidades de seu produto
  • Checkout 

Separe seus produtos em categorias 

A partir do momento em que o consumidor acessar seu site, ele vai querer ir direto ao produto que será responsável por solucionar seu problema. Por isso, não vamos dar muitos passos até ele encontrar o item que precisa. 

Durante a criação de sua página, criar um funil de vendas que garante otimizar todo este trabalho, será fundamental. Ele estará presente desde o primeiro contato com o cliente, até finalmente realizar a compra, por isso é tão necessário para afiliados digitais, afinal, queremos vender nossos produtos e/ou serviços. 

Separar seus produtos em seções  e categorias, é uma das estratégias que podem ser utilizadas durante a criação de seu funil. 

Além disso, caso seu cliente não realize nenhum passo ao acessar sua página, faça bom uso de Call to Action (CTA), podendo com apenas um clique, ter acesso a iscas digitais informativas sobre todos os produtos que dispõem e suas finalidades.

Se possui dificuldades para a criação destes materiais, ter em mãos programas como a Máquina de Artigos, pode garantir eficiência durante esta etapa.

Descreva todas as qualidades de seu produto

Como mencionado anteriormente, informar todas as qualidades de seus produtos em iscas digitais, será a garantia para que se tenha acesso a dados informativos de seu futuro cliente em potencial, e claro, ter novos leads. 

Para conseguir analisar todas as métricas de quantos consumidores acessam sua página e o impacto que suas estratégias tiveram para convertê-lo em um lead, não perca tempo de ir em busca de um Alerta de Conversões, ele pode estar pertinho de você! 

É uma ferramenta que garante um ‘upgrade’ durante a análise de todos os seus números, para que, caso seja necessário, consiga traçar novas estratégias baseadas no número que sua página obteve de visitas. 

Checkout 

Sabemos que otimizar nosso tempo e de nossos clientes é essencial, por isso, sem mais delongas durante e última fase de nosso funil de vendas

Se fazermos uso de muitas etapas até nosso consumidor realizar a compra, provavelmente ele irá desistir, com toda a enrolação. 

Por isso, esta não é a hora correta de proporcionar anúncios e ofertas em sua página, vamos direcionar a nossa atenção a dados pessoais básicos e garantir métodos de compras atrativos. 

Tendo acesso a essas básicas dicas para otimizar o processo de compra de seu mais novo cliente em potencial, implantadas em todas as etapas de um funil de vendas, certamente seu cliente irá sair contente de seu site, e quem sabe, voltar a visitá-lo.

Afinal, ter um bom processo de compra é mais que garantido que benefícios surjam rapidamente ao seu negócio como afiliado digital, visto que, ele pode afetar diretamente suas vendas, afinal, processos de compras ruins, não atraem pessoas aos produtos. 

Por isso, não deixe de implantar todas as estratégias necessárias em seu negócio, e sair contente com cada compra efetuada por seus clientes.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.