Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Descubra como a prova social interfere diretamente nos seus resultados como afiliado

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 1, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Os afiliados estão cada vez mais preparados para oferecer os infoprodutos e conseguir bons resultados de vendas, e isso é resultado da aplicação de técnicas de persuasão eficientes. Neste artigo vamos ver como a prova social pode ser uma boa estratégia de vendas.

Como afiliado você com certeza sabe da importância de se preparar e aprender novas técnicas de vendas para conseguir vender o produto que você representa. Estratégias mecânicas como divulgação em anúncios nem sempre rendem os resultados esperados.

É por isso que você precisa utilizar métodos de convencimento que ativam gatilhos mentais nas pessoas, como é o caso da prova social.

Esta estratégia em si já é considerada um gatilho mental, então se você adotar uma dessas técnicas os resultados serão perceptíveis.

Esse recurso se assemelha a uma das estratégias de marketing mais antigas que existem, conhecida como divulgação de boca a boca. Esse tipo de divulgação acontece quando seus clientes ficam satisfeitos com o resultado do seu serviço e então indicam outras pessoas.

O valor dessas indicações é muito maior que outras estratégias de marketing, uma vez que as pessoas ficam mais receptivas a sugestões de outros consumidores que já vivenciaram e experimentaram o produto que você está oferecendo.

O problema é que conseguir boas indicações demanda um trabalho mais detalhado para garantir a satisfação do consumidor. Felizmente, você não precisa se preocupar muito com esse fator se tiver escolhido um produto que seja bem avaliado.

Como afiliado, é importante que você entenda como o infoproduto que você representa é visto pelas pessoas. Caso ele seja bem avaliado, vai ser fácil para você utilizar esse gatilho em sua página de vendas.

O que você precisa descobrir é qual a melhor forma de usar a prova social para promover o produto que você está vendendo. Além disso, você precisa identificar qual formato de prova mais se adequa à sua plataforma de vendas e ao nicho onde você atua.

Antes de conhecer os principais formatos de prova, vamos entender o que é uma prova social e como ela afeta os resultados de suas vendas como afiliado.

O Que é Uma Prova Social?

Trata-se de uma estratégia de marketing que atua na mente das pessoas ativando gatilhos mentais. Os gatilhos mentais são processos decisivos que nosso cérebro consulta antes de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.

Esses gatilhos são muito poderosos, principalmente quando precisamos tomar uma decisão referente algo que não conhecemos ou nunca tivemos contato. O gatilho mental da prova social atua em outro gatilho, que é a confiança.

A prova de satisfação de outras pessoas faz o consumidor confiar que seu produto é capaz de solucionar o problema que ele tem, e atender as expectativas deles. A confiança com base no depoimento de outras pessoas é que faz o consumidor comprar com você.

Esse gatilho é muito poderoso para construir uma imagem de autoridade para seu negócio de afiliado e para o produto que você está representando.

Você provavelmente já foi influenciado por esse gatilho mental. Por exemplo, quando vamos comprar um aparelho eletrônico como um celular, é natural que a gente pesquise informações sobre o aparelho, principalmente se vamos comprar pela internet(amazon, americanas).

Nós tentamos identificar o quão satisfeitos outros consumidores estão com o aparelho. Isso funciona como uma espécie de garantia para nossa satisfação e evita que tenhamos surpresas desagradáveis.

Até mesmo alguns comentários ou opiniões negativas podem servir para encorajar nossa compra. 

Por exemplo, se um consumidor elogiar todas as funções do aparelho mas criticar a cor, isso dificilmente vai prejudicar nossa decisão de compra, pelo contrário até dá credibilidade ao comentário.

Quando acessamos uma das plataformas de marketplace, antes de escolher uma loja para comprar, nós verificamos a reputação dos vendedores com base nas avaliações de outros consumidores e então decidimos onde vamos comprar.

Isso é ainda mais evidente quando estamos realizando compras em plataforma estrangeiras, mas é extremamente comum em compras realizadas dentro do Brasil. 

Essa capacidade de avaliação é o que faz muitas pessoas comprarem pela internet e não presencialmente. Acontece que os consumidores se sentem mais seguros sabendo que outras pessoas também experimentaram o produto.

O valor da prova social se tornou tão grande dentro de ambientes virtuais, que até existe uma plataforma criada para avaliar as empresas e marcas de acordo com a opinião dos consumidores.

É importante deixar claro que esta técnica não é desenvolvida com o objetivo principal de aumentar o tráfego na sua plataforma. Apesar de oferecer um aumento na quantidade de visitas, o objetivo dessa estratégia é converter visitantes em leads para fechar vendas.

De maneira, que usar a prova para melhorar os seus resultados depende também de uma estratégia de marketing orgânico eficiente. Então se esforce para unir a maior quantidade de técnicas que puder.

Se você deseja utilizar essa estratégia a seu favor, vamos conhecer alguns modelos de prova que podem ser aplicados à sua plataforma de afiliado e que vão impactar positivamente os resultados das suas vendas.

É importante que você decida qual o melhor modelo para sua plataforma, levando em consideração o seu produto e o nicho onde atua. Além disso, tome cuidado para não utilizar esse recurso de forma mecânica.

Se os consumidores suspeitarem que você está falsificando provas eles vão perder a confiança em você e no produto que você está representando. Então seja sensato e honesto ao utilizar esse recurso.

Caso o produto que você representa seja mal avaliado pelos consumidores em geral, você pode tentar conversar com o produtor sobre os ajustes necessários para melhorar a qualidade do produto.

Se isso não for possível e as avaliações forem extremamente negativas, talvez seja prudente considerar buscar um novo produto para oferecer, mas de maneira alguma tente falsificar avaliações. Isso pode ser pior que oferecer um produto de baixa qualidade.

Depoimentos

Os depoimentos estão entre os formatos de prova social mais eficientes principalmente para quem trabalha no mercado de afiliados oferecendo infoprodutos. Acontece que as pessoas que buscam o seu produto não querem apenas o bem em si.

Muitas vezes o que as pessoas buscam é algo intangível, ou seja, algo que tem muito mais a ver com as sensações e sentimentos do que com o produto em si.

Vamos tomar como exemplo alguém que procura um curso online de idiomas. O que será que essa pessoa procura? Provavelmente o que ela deseja é autonomia para conversar com qualquer pessoa e defender suas ideias.

Mas é possível que outra pessoa que procura o mesmo curso esteja em busca de liberdade para viajar, ou talvez a pessoa deseje se sentir mais valorizada dentro do mercado de trabalho.

O depoimento de pessoas que passaram pelos mesmos problemas que elas enfrentam e que venceram utilizando o seu produto, vai dar a elas a sensação de possibilidade. É essa esperança e confiança que faz o produto ser vendido.

Muitas vezes você precisa entender que seu consumidor está em busca da experiência que o produto pode oferecer e não apenas no produto que você está vendendo. Mas como conseguir depoimentos para sua plataforma, e onde usar?

Primeiro vamos entender como conseguir bons depoimentos. É importante que você desenvolva sua plataforma de vendas de forma a manter um contato regular com os consumidores mesmo depois das vendas.

O processo de acompanhamento pós-venda é que vai te dar acesso a esse tipo de conteúdo. Você pode conversar com os consumidores que adquirem o produto e informar que está interessado na experiência deles.

Se você notar que eles estão satisfeitos com o resultado, você pode perguntar se eles estão dispostos a gravar um breve vídeo sobre a experiência que tiveram com o produto. Para facilitar, você pode enviar algumas perguntas para serem respondidas.

Perguntas como: o que você estava procurando quando comprou nosso produto? Como ele te ajudou? O que mudou na sua vida? Você recomenda esse produto para outros?

É claro que nem todos os consumidores vão se sentir à vontade para gravar um vídeo, por isso você pode perguntar se eles estariam dispostos a escrever um breve depoimento sobre a experiência.

Além disso, você deve perguntar se eles permitem o uso desse depoimento e das informações deles. Em alguns casos pode ser proveitoso solicitar uma foto do consumidor, isso pode dar ainda mais credibilidade ao depoimento.

Atenção, tenha bom senso ao conversar com os consumidores sobre o depoimento, se você notar que eles não estão confortáveis com a sugestão pode ser viável usar outras estratégias de prova social.

Avaliação

A avaliação é uma das formas de conseguir bons resultados através da prova de satisfação de outros consumidores. Você pode projetar sua plataforma de vendas com ferramentas que permitam aos consumidores avaliar a qualidade do produto e do serviço.

É possível estabelecer um processo de avaliação por etapas. Você pode permitir que os usuários avaliem a plataforma de vendas, a experiência de compra, o produto e o suporte oferecido.

Esse tipo de avaliação vai ficar visível para outros consumidores e dependendo do resultado pode influenciar positivamente as suas vendas.

É evidente que essa estratégia não é tão atrativa quanto os depoimentos, entretanto ela pode ser bem prática e confortável para os usuários. Além disso, essas estratégias geralmente são mais fáceis de aplicar.

A avaliação também te ajuda a ter uma perspectiva completa do seu negócio de afiliado. Dependendo das respostas dos consumidores você pode identificar quais são os ajustes que precisam ser feitos na sua plataforma e qual a urgência.

Para alguns consumidores mais céticos, a avaliação pode até ser mais eficiente que os depoimentos. Acontece que algumas pessoas não acreditam nos depoimentos por mais sinceros que eles sejam, mas as avaliações dificilmente podem ser adulteradas.

Se você decidir utilizar as avaliações para dar segurança e confiabilidade a sua plataforma e para o produto que você representa, certifique- se de oferecer a melhor experiência para seus consumidores, em todos os sentidos.

Comentários

Não é avaliação e nem depoimento. O comentário é uma versão intermediária dos dois, afinal ele contém caráter de depoimento mas possui um tom de avaliação. Os depoimentos geralmente não avaliam o produto.

Por exemplo, dificilmente alguém que se dispõe a dar um depoimento vai criticar alguma coisa. Acontece que a pessoa está tão satisfeita pela experiência que ela não enxerga pontos para criticar, ou talvez ache que não vale a pena, considerando os benefícios.

Já as pessoas que avaliam o produto, muitas vezes vão se sentir à vontade para avaliar de forma negativa os pontos onde não ficaram satisfeitas.

Juntando esses dois você tem os comentários, neles as pessoas podem se expressar voluntariamente sobre a experiência que tiveram com o produto que você está oferecendo.

Esse método é muito proveitoso, porque algumas pessoas satisfeitas podem acabar transformando os comentários em verdadeiros depoimentos. Tudo vai depender do grau de satisfação do consumidor com o produto que você está vendendo.

Os comentários também levam vantagem por serem dinâmicos. Através deles alguns consumidores podem conversar sobre suas experiências.

É claro que nem tudo são rosas. É possível que em algum momento um consumidor insatisfeito inicie uma discussão com outros. Nesses casos, pode ser prudente deletar comentários ofensivos para evitar danos.

As provas sociais são recursos muito úteis para construir uma boa imagem para sua plataforma e para o produto que você está oferecendo. Este tipo de estratégia costuma render ótimos resultados para pessoas que trabalham como afiliados.

Onde Usar a Prova Social?

Cada uma dessas estratégias pode ser aplicada na sua landing page, ou seja, na página inicial da sua plataforma de vendas. Isso vai fazer com que os visitantes que acessam a sua página tenham uma visão dos resultados que são oferecidos.

Muitas vezes o visitante que tem contato com sua página pela primeira vez já está decidido a comprar um produto dentro do nicho que você explora, entretanto ainda não decidiu qual produto vai comprar.

Quando essas pessoas encontram provas sociais na sua página inicial, elas sentem que a busca delas terminou ali, na sua página. Essa técnica gera resultados impressionantes para seu negócio de afiliado.

Espero que nosso artigo sobre a prova social tenha te ajudado a entender a importância dessa estratégia. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e se gostou do artigo compartilhe com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.