Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Descubra como aparecer no Google e colocar seu negócio de afiliado no automático

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 7, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se o seu negócio de afiliado está crescendo e você quer deixar as coisas mais práticas e eficientes, pode ser uma boa ideia encontrar um parceiro. Vamos ver neste texto algumas dicas para aparecer no Google e usar este mecanismo de busca como seu parceiro.

Um parceiro é alguém que te dá suporte e ajuda o seu trabalho a ficar mais prático e eficiente. Mas uma parceria é uma via de mão dupla, onde as duas partes se beneficiam do trabalho e recebem algo em troca.

Então você talvez se pergunte: Como uma empresa multinacional vai se tornar minha parceira? Quanto isso vai me custar? O que o Google ganha em troca? Será que é realmente possível?

Se você ficou em dúvidas sobre como vai conseguir usar o Google como um parceiro, não se preocupe, vamos responder a cada uma dessas perguntas, e para isso vamos começar entendendo como uma empresa multinacional pode te apoiar.

Se você usa o Google com regularidade já deve ter notado que ao fazer uma pesquisa, alguns sites são posicionados no topo dos resultados do Google. Isso acontece porque os administradores desses sites sabem como usar o Google como um parceiro.

Muitas vezes a implementação de técnicas que te ajudam a aparecer no Google e usar essa plataforma de buscas como um parceiro são “gratuitas”, desde que você tenha o conhecimento das técnicas que precisam ser adotadas no seu site.

Então, respondendo a sua pergunta sobre o custo, dependendo do seu nível de conhecimento das técnicas de otimização é possível fazer isso sem gastar dinheiro. Por outro lado, não gastar dinheiro não significa ser gratuito.

Afinal de contas, você vai precisar de tempo para conseguir aplicar o seu conhecimento e destacar o seu site de afiliado nos resultados do Google. Agora vamos entender como isso é possível e o que o Google vai ganhar em troca.

SEO

Você vai ver e ouvir falar muito dessas três letras, principalmente se você trabalhar como afiliado e quiser fazer o seu site se destacar no Google. O SEO nada mais é que uma sigla para: Search Engines Optimization.

Esse termo da língua inglesa é usado para referenciar um conjunto de técnicas de otimização dos mecanismos de busca. Essa otimização é o uso dos motores de busca disponíveis na internet, como ferramentas para destacar o seu site.

Ou seja, são técnicas que te permitem ajustar o seu site para ganhar mais destaque com o Google e outros motores de busca. Estamos destacando o Google porque ele é o maior de todos os mecanismos de busca em toda a internet.

A maior parte das pessoas têm acesso à internet usando este site para localizar outros. Mas é provável que você ainda esteja pensando: O que o Google ganha em troca? Pois bem vamos te ajudar a entender.

Quando este mecanismo de busca foi criado, ele foi projetado para se destacar dos outros mecanismos por conta da sua velocidade e da quantidade de resultados que oferece. Mas para isso os desenvolvedores precisavam simplificar o processo de pesquisa.

Pensando nisso, o Google foi criado com alguns gatilhos de busca que facilitam a localização dos sites procurados pelas pessoas e a exibição de resultados, mas parte dessa praticidade depende dos sites que são exibidos.

Quando alguém faz uma pesquisa através do Google, essa plataforma divide o termo pesquisado em palavras-chave. Então, depois de fazer isso, o software varre a internet em busca de sites que apresentem a palavra-chave contida na pesquisa.

Os sites que apresentam o mesmo termo de pesquisa em seu conteúdo, são identificados primeiro, de maneira que facilitam o trabalho do mecanismo de busca. E como consequência garantem uma melhor posição dentro dos resultados.

O que o Google ganha em troca é a praticidade na exibição de resultados, e isso ajuda essa plataforma a continuar sendo vista por muitos como o melhor mecanismo de buscas da atualidade, e de todos os tempos.

Mas para conseguir usar o Google como parceiro e aplicar as técnicas de SEO para aparecer no Google é importante conhecer essas técnicas e como elas facilitam a identificação do seu site e ajudam a otimizar o mecanismo de busca.

Existem várias técnicas que podem ser aplicadas ao seu site de afiliado. Essas técnicas vão aumentar significativamente o tráfego na sua plataforma e como consequência, as suas vendas também vão aumentar.

Dependendo da forma como você divulga o produto que se afiliou e das estratégias que você aplica na sua plataforma, é possível deixar o site trabalhando no automático para você. Assim você terá mais tempo para outras atividades, ou até outros produtos.

O tráfego gerado pelas estratégias de SEO é essencialmente diferente do tráfego pago, ou seja, das estratégias de divulgação através de anúncios. Isso acontece porque as pessoas que localizam o seu site através do SEO estão interessadas no seu produto.

Por outro lado, as pessoas que acessam o seu site através de anúncios muitas vezes estão apenas curiosas. Elas são como os clientes que entram nas lojas físicas só para dar uma “olhadinha”, ou seja, não têm interesse em comprar o produto.

Mas é importante te alertar que para aplicar as técnicas de SEO e aparecer no Google é necessário ter paciência, tendo em vista que este é um trabalho contínuo e gradativo. Os resultados demoram um pouco, mas são muito vantajosos para os afiliados.

Vamos conhecer algumas das principais estratégias de SEO para destacar o seu site e deixar as vendas no automático.

Otimize o Seu Site

A primeira técnica de otimização está relacionada à forma como você administra a sua plataforma de vendas, seja um site ou um blog. A maneira que você organiza a sua plataforma é muito importante para o processo de otimização.

Se você assim como a maioria dos afiliados digitais criou o seu site sozinho, sem a ajuda de um consultor, é provável que seja necessário fazer alguns ajustes para que a plataforma fique dentro dos padrões que facilitam o trabalho do Google.

Para entender quais são os ajustes necessários, você pode buscar ajuda profissional, o que vai facilitar muito a sua vida, ou pode usar algumas ferramentas do Google para avaliar como está o desempenho do seu site.

Uma das melhores ferramentas é o Google Webmaster Tools. Trata-se de uma plataforma desenvolvida pelo Google, onde você vai conseguir avaliar o seu site de acordo com a interpretação que esse mecanismo de busca faz da sua plataforma.

É uma das melhores maneiras de facilitar o seu trabalho ao otimizar o seu site. Essa ferramenta vai servir para te ajudar a aplicar todas as técnicas que vamos te apresentar neste artigo de forma eficiente e direcionada.

Isso vai economizar o seu tempo e te ajudar a concentrar os seus esforços onde realmente é necessário. 

A plataforma do Webmaster Tools fará uma leitura do seu site ou do seu blog, e vai te apresentar algumas informações e dados que vão te ajudar a ver o que é necessário ajustar, e onde sua plataforma precisa ser otimizada.

Essa ferramenta é muito útil para afiliados tendo em vista que as técnicas de SEO precisam ser aplicadas desde o momento da criação do seu site, mas se você não fez isso a plataforma te ajuda a reparar os erros na criação.

Uma das coisas que a programação de busca do Google valoriza em sites é a velocidade de carregamento das páginas e a praticidade de deslocamento dentro do site. Então, se você criou um site ou blog confuso, isso interfere no posicionamento do seu site.

Mas não é apenas a configuração lógica do seu site que interfere na velocidade. Se você estiver usando um sistema de hospedagem gratuito, é provável que esse sistema deixe o seu site lento e desprotegido, e isso também afeta seu posicionamento.

Para aparecer no Google em uma posição de destaque, ou até no primeiro lugar é importante vencer os sites concorrentes em diversos critérios, e a Webmaster Tools, vai te mostrar onde você está perdendo.

Mais uma vez é importante destacar que um trabalho bem feito leva tempo, e os resultados podem demorar entre dois e três meses para serem observados. Por isso, será necessária disciplina para garantir o sucesso do seu trabalho.

Vamos conhecer agora outra estratégia que pode te ajudar a automatizar as vendas do seu site e te ajudar a aparecer no Google.

Uso de Palavras-Chave

Conforme te explicamos anteriormente, é necessário oferecer algo para que o Google destaque o seu site entre os seus concorrentes. O uso de palavras-chave é uma das principais técnicas de SEO, já que elas facilitam o trabalho dos motores de busca.

Mas para conseguir usar uma palavra-chave de maneira correta é importante conhecer o produto que você representa como afiliado, e conhecer o público alvo deste produto. Isso vai te ajudar a entender quais os termos usados pelas pessoas para encontrar este produto.

Uma forma prática de descobrir como as pessoas estão procurando pelo produto que você oferece é usando o Google Trends. Essa ferramenta mostra o que as pessoas estão procurando e quais são os termos de pesquisa mais frequentes.

Esses termos de pesquisa podem te ajudar a escolher a palavra-chave que você vai destacar na sua plataforma, e a palavra-chave será responsável por direcionar pessoas para seu site.

Se você souber utilizar as palavras-chave em locais específicos dentro do seu site, isso vai te ajudar a aparecer no Google com mais facilidade, e vai aumentar o tráfego na sua plataforma de maneira eficiente.

Outra estratégia importante para ajudar a melhorar o posicionamento do seu site e te ajudar a aparecer no Google é organizar as palavras-chave que se relacionam com o produto que você está oferecendo em palavras-chave principal e secundárias.

As palavras-chave secundárias são variações da forma como as pessoas pesquisam pelo conteúdo que você está oferecendo. Por exemplo, digamos que você seja afiliado a um curso de inglês através da internet.

Neste caso, qual seria sua palavra-chave principal? Provavelmente seria: “Melhor curso de inglês online”, ou algo do tipo. Por outro lado, a palavra-chave secundária poderia ser: “aprender inglês na internet”, ou seja, uma variação do termo principal.

Quando você utiliza essa combinação de termos, você ajuda o Google a localizar o seu site de maneira mais rápida e eficiente. Mas você talvez se pergunte: Onde vou aplicar minha palavra-chave?

Muito bem, existem várias maneiras de aplicar essa palavra-chave para fazer o seu site aparecer no Google, vamos conhecer algumas das principais.

Produção de Conteúdo

A produção de conteúdo é uma das estratégias de SEO mais poderosas e que podem te dar grande ajuda, tanto na atração de pessoas interessadas para seu site de afiliado, como para converter essas visitas em leads e posteriormente em vendas.

A produção de conteúdo pode ser orientada pelas palavras-chave que se relacionam com o produto que você está oferecendo. 

Se você descobrir como as pessoas buscam pelo infoproduto que você está oferecendo, você pode produzir conteúdo de interesse para as pessoas, usando as palavras-chave dentro do conteúdo.

Essa estratégia vai chamar a atenção do Google e das pessoas que consultam a sua plataforma. Além disso, o conteúdo produzido pode servir para destacar as principais qualidades e funções do Infoproduto que você está vendendo.

Esse tipo de técnica é uma das mais eficientes dentro do sistema de otimização dos mecanismos de busca, e pode afetar positivamente o posicionamento do seu site e o número de vendas que você consegue através da sua plataforma.

A produção de conteúdo pode servir para educar os consumidores sobre a necessidade que eles têm do produto que você está oferecendo. Isso ajuda a converter em vendas, mesmo aqueles visitantes menos interessados.

É claro que esta técnica demanda esforço e disciplina para garantir resultados, então se o seu objetivo é reduzir o seu trabalho e deixar as vendas no automático, você pode usar essa mesma estratégia de uma forma diferente.

Vamos te apresentar uma técnica que é usada por muitos afiliados de sucesso e que ajudam a deixar as vendas no automático e também a aparecer no Google.

Uso de mini sites

Você pode facilitar o seu trabalho utilizando os chamados “mini sites”. Esses sites são reconhecidos por serem menores que outros sites comuns. Geralmente eles possuem entre uma e três páginas, de maneira que é muito mais fácil programar esses sites.

Geralmente você configura esses sites de maneira simples, lembrando sempre de observar as técnicas de otimização para facilitar a navegação das pessoas por eles, e você pode usar esses sites basicamente de duas maneiras.

A primeira e mais prática é para vender o produto que você se afiliou. Então, neste site você já pode incluir o seu link de afiliado para conseguir vender. Geralmente estes sites não precisam de produção constante de conteúdo.

Você só precisa publicar um conteúdo que ajude as pessoas a entender como o produto funciona e como ele é útil para a vida delas, ou você pode criar um conteúdo destacando o reconhecimento atribuído ao produtor do infoproduto.

Esse conteúdo vai servir para convencer as pessoas sobre a utilidade do infoproduto e conduzir até a venda, sem ser necessário um acompanhamento regular e produção constante de conteúdo.

Essa é uma das maneiras mais práticas para colocar seu negócio afiliado no automático. Por outro lado, se você quer turbinar as suas vendas e aparecer no Google em uma posição de destaque, ou até em primeiro lugar você também pode usar os mini sites, mas de outra forma.

Os mini sites podem ser usados como plataformas de redirecionamento para outro site, de maneira que se você entender que é mais viável, você pode usar o mini site para direcionar as pessoas para o seu site de vendas.

Isso pode ser útil caso você esteja trabalhando com um produto que possui uma baixa demanda. Neste caso você usa o seu mini site como uma isca para posteriormente direcionar as pessoas para seu site de venda.

Esta técnica pode aumentar tanto o seu tráfego, que o seu negócio de afiliado vai ficar no automático, e você vai poder dar atenção a outras atividades. Além disso, o aumento do tráfego vai te ajudar a aparecer no Google.

Além das palavras-chave e da velocidade de funcionamento de uma plataforma, outra coisa que o Google avalia para determinar a posição de um site é a quantidade de visitas que ele recebe.

Ou seja, o tráfego atrai ainda mais tráfego, e se você usar essa estratégia o que não vai faltar na sua plataforma de afiliado é tráfego de qualidade.

Use uma URL amigável

Uma técnica que pode ser associada ao uso de mini sites e de palavras-chave é a otimização da URL da sua plataforma digital. Essa otimização é popularmente conhecida como URL amigável.

Se você analisar agora a URL do seu site e ela ainda não estiver otimizada, você vai notar que ela é composta por vários números e letras aleatórios, de maneira que fica difícil identificar o conteúdo da sua página apenas pela URL.

Quando você substitui esses números e letras por uma palavra-chave, isso torna a URL do seu site mais prática e atraente para as pessoas e para o Google também.

Você já aprendeu que o mecanismo de buscas utiliza as palavras-chaves para localizar os sites que têm maior relevância para as pessoas, mas o que você ainda não sabia é que o mecanismo de busca procura por palavras-chave em lugares específicos.

Dentre esses lugares estão a URL e o título da página. Quando você inclui a palavra-chave dentro da URL do site, fica mais fácil para o Google encontrar o seu site e destacar o seu conteúdo para as pessoas.

Usar essa técnica vai fazer você aparecer no Google em uma boa posição. Além de ajudar as pessoas a acessarem o seu site com mais facilidade. 

Geralmente a nossa mente usa alguns gatilhos mentais para pensar, e quando estamos navegando pelo Google pensando em qual site acessar, uma URL amigável com a palavra chave que nós utilizamos pode ser o gatilho para nos motivar a acessar um site.

Você também pode usar as palavras-chave secundárias, basta criar páginas dentro do seu site e incluir na URL dessas páginas a palavra-chave secundária. Lembre-se que ao usar uma palavra-chave você deve produzir conteúdo para a página com a palavra escolhida.

Trabalhe a meta descrição 

Outra técnica de SEO para aparecer no Google é o uso meta descrição. A meta descrição é basicamente um resumo do seu site para que as pessoas saibam o que existe nele antes de acessar.

Quando você cria uma meta descrição atraente as pessoas se sentem motivadas a acessar o seu site e interagir com o conteúdo que você publicou na plataforma. Uma maneira de trabalhar bem a meta descrição é utilizar as palavras chave na meta.

Atenção para a criação da meta descrição do seu site. O Google oferece apenas 160 caracteres para informar as pessoas sobre o conteúdo do site ou blog antes que as pessoas acessem a sua página.

Então, tome cuidado para não desperdiçar a meta descrição com informações pouco atraentes. 

É importante resumir o valor da sua plataforma em apenas 160 caracteres, não 160 palavras e nem 160 letras, os caracteres envolvem sinais e espaços entre palavras também.

Você já deve ter ouvido a expressão “julgar o livro pela capa”. Pois bem, a meta descrição pode ser vista como a capa do seu site, e infelizmente muitas pessoas julgam todo o conteúdo apenas com base nos 160 caracteres da meta descrição.

Fazer o seu negócio de afiliado funcionar no automático exige esforço da sua parte. Por isso tente aplicar as sugestões e as dicas que foram apresentadas neste artigo. 

Lembre-se que cada uma dessas técnicas é comprovada por especialistas e é por isso que elas podem ser tão eficientes na otimização do seu site para melhorar o seu posicionamento no Google.

Tente usar as ferramentas sugeridas e entender como o seu site é avaliado pelo mecanismo de busca, isso vai direcionar o seu trabalho e poupar o seu tempo.

Espero que nosso artigo sobre como aparecer no Google e deixar seu negócio de afiliado no automático tenha sido útil para você. Não deixe compartilhar este artigo com outros!

 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.