Trabalhar com vendas online envolve estar preparado para aproveitar todas as oportunidades de vendas que surgem, e quem trabalha como afiliado digital precisa estar pronto para fazer isso. Vamos entender como a recuperação de venda pode te ajudar!
Os melhores afiliados digitais geralmente são conhecidos por usar estratégias inovadoras para conseguir vender o produto em grande quantidade. Mas para ser um afiliado campeão você não precisa inovar sempre, só precisa usar as estratégias corretas.
Se formos analisar com base em números, os melhores afiliados de verdade são aqueles que conseguem explorar o melhor da sua plataforma de vendas dentro do .
Geralmente esses afiliados possuem um alto nível de conversão, e conseguem realizar vendas até para alguns clientes mais complexos. Para fazer isso, esses afiliados exploram ao máximo a relação com seus leads, e até investem em estratégias de recuperação de venda.
Vamos ver o que é e como você pode implantar uma estratégia de recuperação das vendas dentro do negócio de afiliados.
A recuperação de venda é uma estratégia que se baseia no acompanhamento da jornada do seu cliente. Ela envolve um monitoramento do relacionamento entre o consumidor e sua plataforma de vendas.
Essa estratégia é importante porque algumas vezes, consumidores interessados iniciam o processo de compra e no meio do caminho essas pessoas desistem de adquirir o produto que você está oferecendo na sua plataforma de afiliado.
Existem diversos fatores que podem influenciar a decisão do consumidor, e é importante tentar convencer este consumidor das vantagens de comprar o seu produto de afiliado.
Felizmente, quando alguém inicia um processo de compra e desiste, essa pessoa normalmente já forneceu informações suficientes para ser considerada como um Lead. Isso significa que você tem condições de trabalhar com esse cliente para levá-lo à compra.
É esse trabalho de contatar o cliente, que é conhecido como recuperação de venda. Mas como você pode fazer esse trabalho? Quais são as estratégias necessárias? Como a recuperação afeta o seu negócio de afiliado?
Para te ajudar a entender esse processo, vamos explicar como fazer, e quais são os passos necessários para realizar uma recuperação.
O trabalho de recuperação demanda um relacionamento saudável com o seu cliente. Em outras palavras, você vai precisar encontrar uma forma de se relacionar com o lead sem ser invasivo.
O trabalho de recuperação está mais relacionado com a capacidade de convencimento estratégica, do que com a persistência nas ações de abordagem do cliente. Existem quatro estratégias de recuperação que podem ser eficientes, sendo elas:
Cada uma dessas estratégias pode ser usada para auxiliar o processo de recuperação das vendas do seu negócio de afiliado. O formato ideal vai depender da forma de captação de dados que sua plataforma de afiliado utiliza.
Uma das formas de fazer a recuperação de suas vendas, é identificar quem foram os leads que iniciaram o processo de compra e desistiram antes de finalizar a compra.
Alguns afiliados usam ferramentas de suporte que facilitam a identificação dos consumidores que apresentaram esse comportamento.
Geralmente, as melhores plataformas de afiliado contém ferramentas que exibem as métricas do seu negócio e te ajudam a entender como essas desistências afetam os seus resultados.
Além disso, algumas plataformas de afiliados mantêm um registro de cada carrinho de compra que é abandonado na sua plataforma de vendas. Isso te ajuda a identificar os clientes que abandonaram a plataforma, e entender qual é o interesse deste cliente.
As quatro estratégias mencionadas anteriormente são úteis para te ajudar a abordar esses consumidores que abandonaram as compras. Vamos entender como cada uma dessas estratégias funciona.
O remarketing é a estratégia de identificar os consumidores que abandonaram o processo de compra, e voltar a oferecer o produto para eles através de estratégias pontuais.
Geralmente o remarketing está associado ao e-mail marketing e costuma ser muito eficiente. Principalmente quando você está trabalhando com um público muito interessado.
Esta estratégia precisa ser administrada com cuidado para não se tornar muito invasiva. Se você não souber como usar o e-mail marketing para fazer o remarketing do seu negócio de afiliado você pode acabar causando desconforto nos consumidores.
É importante destacar que essa estratégia de marketing não é a mesma coisa de spam. O trabalho com remarketing precisa ser cuidadoso para não ser confundido pelos seus clientes como spam, isso vai te fazer perder a venda.
O retargeting é considerado por muitos como uma estratégia de recuperação de venda mais agressiva, apesar de parecer sutil.
Algumas pessoas acabam confundindo o retargeting com o remarketing, entretanto, existem diferenças gritantes entre essas estratégias.
É verdade que as duas tornam possível a abordagem dos consumidores que já apresentaram interesse no seu produto, mas a diferença entre elas é muito grande.
Enquanto o remarketing é usado para alcançar pessoas específicas que iniciaram um processo de compra em seu negócio de afiliado, o retargeting é uma estratégia de abordagem que alcança qualquer pessoa que já tenha mostrado interesse no seu produto.
Já notou que algumas vezes quando você pesquisa sobre um produto em um determinado site, você começa a receber anúncios relacionados com o seu produto em diversas plataformas?
Se isso aconteceu com você é porque você está sendo alvo de uma campanha de retargeting.
O retargeting é capaz de alcançar os consumidores em diversas plataformas através do rastreio dos seus endereços de IP. É por isso que essa estratégia é considerada como sendo mais invasiva, entretanto, ela pode ser muito eficiente se for bem administrada.
A estratégia de retargeting geralmente envolve o uso de uma ferramenta de tráfego pago para conseguir realizar esse serviço.
O telesuporte é um serviço mais pessoal. Algumas plataformas de afiliados oferecem esse serviço para seus afiliados e infoprodutores.
Esse serviço consiste em uma abordagem através de contato telefônico com os consumidores interessados que abandonaram o processo de compra, tentando convencer esses consumidores das vantagens do produto e descobrir a razão da desistência.
Assim como o e-mail marketing e o telesuporte, o WhatsApp marketing envolve o envio de anúncios diretamente para o telefone dos leads que abandonaram o processo de compra.
Essa é uma estratégia que ainda é pouco utilizada, principalmente considerando a resistência dos consumidores de reconsiderar o processo de compra quando são abordados através desta plataforma.
Alguns especialistas acreditam que em alguns anos essa ferramenta ganhará mais eficiência com alguns ajustes. Por isso, essa não é uma das estratégias de abordagem mais indicadas para afiliados.
Agora que você já sabe o que é o processo de recuperação de venda e como fazer. Vamos dividir o processo em alguns passos fundamentais para recuperar os consumidores interessados.
Esses são os cinco passos fundamentais para que você possa recuperar vendas dentro do seu negócio de afiliado.
O primeiro passo é analisar a métrica do seu negócio para entender como o índice de clientes que abandona os produtos antes de finalizar a compra está afetando o seu negócio.
Se houver um índice de abandono baixo, pode ser que os clientes tenham desistido do processo por alguma razão pessoal. Neste caso, a sua estratégia de educação dos consumidores pode estar funcionando bem.
Por outro lado, se a quantidade de compras abandonadas for alta, o problema pode estar na sua plataforma de vendas e no seu negócio de afiliado. Talvez seja necessário fazer alguns ajustes na base do seu funil de vendas, caso você esteja usando um.
O segundo passo é identificar quem são os clientes que desistiram da compra. Isso é muito importante para que você possa concentrar os seus esforços nesses consumidores.
O terceiro passo é tentar entender o que foi que atrapalhou a decisão de compra do cliente. Isso vai te ajudar a encontrar uma forma de oferecer novamente o produto para ele.
O quarto passo é apresentar boas razões para que o consumidor volte a considerar o processo de compra. Você pode usar algumas estratégias envolvendo o gatilho da urgência, como descontos por tempo limitado e outras vantagens.
Para finalizar, o quinto passo é a decisão de compra. Você precisa conduzir o consumidor novamente para o momento de decisão de compra, mas agora com argumentos mais sólidos.
Atualmente, as três plataformas de afiliados mais eficientes do mercado contam com ferramentas para te ajudar na recuperação de clientes. Tanto a Hotmart, como a Monetizze e Eduzz contêm ferramentas de gerenciamento de vendas.
Essas ferramentas podem te ajudar a entender qual é o índice de desistência das vendas dentro do seu negócio de afiliado.
A recuperação das vendas pode afetar o seu negócio de afiliado de forma surpreendente. Dependendo da estratégia que você utilizar para recuperar vendas, você pode conseguir diminuir consideravelmente a diferença entre sua taxa de tráfego e a taxa de vendas.
Essa é uma das melhores maneiras de explorar todo o potencial da sua plataforma de vendas dentro do marketing de afiliados.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como funciona a recuperação de venda e como você pode aplicar essa estratégia na sua plataforma de afiliado. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo!
No mundo do marketing digital, um dos grandes desafios para os afiliados e anunciantes é…
Hoje, vamos mergulhar em estratégias avançadas de como turbinar suas vendas e selar qualquer brecha…
Você já parou para pensar no verdadeiro poder que reside na gestão eficaz dos seus…
Para quem deseja aprender como captar leads para seu negócio como afiliado, você chegou ao…
Possuir uma gestão de conteúdo eficiente, é o primeiro passo para poder se destacar no…
Quando o assunto são vendas, fica difícil separar o termo a respeito de afiliados digitais,…