Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Trabalhar como afiliado produtos físicos: Como funciona? Será que vale à pena?

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em agosto 11, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

As pessoas utilizam a internet todos os dias para comprar diversos tipos de produtos, tanto físicos como digitais. Por essa razão, o marketing de afiliados atende às necessidades dos dois grupos de pessoas, mas como ser um afiliado produtos físicos?

Produtos físicos são naturalmente mais difíceis de trabalhar. Esses produtos geralmente precisam de uma estrutura de suporte um pouco mais complexa, principalmente no que diz respeito a soluções de logística.

Afiliados que trabalham com produtos digitais geralmente não precisam ficar tão preocupados com o suporte no processo de pós compra, já que os produtos digitais são disponibilizados de forma imediata, assim que o pagamento é comprovado.

Além disso, os produtos digitais muitas vezes são autoexplicativos, ou seja, os afiliados geralmente não precisam dar suporte especializado sobre esses produtos, já que eles são intuitivos e fáceis de utilizar.

Vale destacar também, que os produtos digitais têm uma estrutura de suporte que muitas vezes é administrada pelo produtor do produto. 

Por outro lado, os produtos físicos geralmente apresentam um pouco mais de dificuldade neste sentido, conforme veremos mais à frente. 

Como ser um afiliado produtos físicos?

O processo para se tornar um afiliado de produtos físicos não é diferente do processo para trabalhar como afiliado de produtos digitais.

Assim como os profissionais que trabalham com os infoprodutos, o afiliado produtos físicos também precisa realizar o cadastro em um programa de afiliados.

Não são todos os programas de afiliados que oferecem oportunidade para trabalho com produtos físicos. Algumas plataformas se especializam no comércio exclusivo de infoprodutos, ou seja, de produtos digitais.

Para se tornar um afiliado produtos físicos, o profissional interessado neste tipo de serviço precisa seguir alguns passos, como:

  1. Estudar o mercado;
  2. Estudar os produtos;
  3. Escolher um programa de afiliados;
  4. Conhecer o público;
  5. Montar uma estrutura de vendas.

Cada um desses passos é importante para que o afiliado tenha acesso a um fluxo de vendas constante. Por serem mais fáceis de comercializar, os produtos digitais geralmente têm um fluxo de vendas regular.

Entretanto, pode ser necessário mais esforço por parte do afiliado para conseguir manter um fluxo regular de vendas quando trabalha com um produto físico. 

Geralmente esses produtos oferecem uma boa comissão, mas ainda assim é importante ter um fluxo de vendas.

Se você está pensando em trabalhar como um afiliado produtos físicos apenas por conta da comissão, é importante destacar que no trabalho de afiliados, o valor da comissão nem sempre representa um produto fácil de vender.

Por essa razão, quando alguém pensa em entrar no mercado de produtos físicos apenas por conta da comissão, é pouco provável que a pessoa tenha bons resultados neste trabalho.

Para ser um afiliado de produtos físicos é importante conhecer bem o produto com o qual você está pretendendo trabalhar. Vamos entender como os passos mencionados anteriormente te ajudam a vender como afiliado de produtos físicos.

Como vender como afiliado de produtos físicos

Os produtos físicos não são uma má escolha para quem deseja trabalhar como afiliado digital, entretanto, é importante tomar bastante cuidado no processo de preparação para este trabalho.

Cada um dos passos mencionados anteriormente representa um cuidado que o afiliado está tomando para garantir o seu sucesso. Então vamos ver como dar cada um desses passos para conseguir vender produtos físicos.

Estudar o mercado

Um afiliado produtos físicos precisa saber onde está pisando, por isso é tão importante estudar o mercado. É importante entender quais são as estratégias de marketing digital que são utilizadas para promover esse tipo de produto.

Quando o afiliado estuda o mercado, ele entende como funciona a demanda. Entender a demanda é muito importante para auxiliar nas decisões que o profissional precisa tomar.

Alguns produtos físicos possuem uma demanda relativamente alta, enquanto outros têm uma demanda baixa. Você pode notar que os produtos que têm uma demanda baixa geralmente vão ter valores de comissão maiores.

Durante a fase de estudo do mercado, tente se concentrar nas estratégias utilizadas por afiliados que já estão trabalhando com os produtos físicos, isso pode te ajudar a entender como vender.

Estudar os produtos

Depois de estudar o mercado, tente se concentrar em alguns produtos que chamaram sua atenção. No geral, se recomenda aos afiliados digitais que escolham os produtos que mais correspondem com o conhecimento do afiliado.

Dessa forma, se você já possui experiência com um determinado tipo de produto, ou se você se familiariza com um produto você pode avaliar a possibilidade de trabalhar com esses produtos. Essa é uma das melhores formas de trabalhar como afiliado.

Quando você escolhe este tipo de produto para trabalhar, suas chances de ter êxito na divulgação aumentam consideravelmente.

Mesmo esses produtos com os quais você já se corresponde podem exigir estudo. Então, tente ficar a par sobre todas as características técnicas do produto antes de oferecer.

Escolher um programa de afiliados

Outro passo importante é escolher um programa de afiliados que também ofereça a venda de produtos físicos. Você precisa avaliar os programas existentes no mercado, e escolher o programa que mais oferece vantagens e suporte para seu trabalho.

Quando for escolher um programa de afiliados que contenham produtos físicos, é importante avaliar se o programa que você está analisando conta com soluções de suporte para os clientes.

Quanto mais suporte o programa oferecer para o consumidor final, e para os afiliados melhores serão as condições de trabalho e menor vai ser o trabalho que você vai precisar realizar.

Conhecer o público

Este é um dos passos fundamentais para quem deseja trabalhar como afiliado produtos físicos. Conhecer o público é o que vai te ajudar a traçar suas estratégias de vendas, já que cada público de consumo tem características bem específicas.

O mercado de afiliados se divide em nichos. Os nichos são parcelas menores de mercado que agrupam pessoas com interesses bem específicos e parecidos. Você precisa entender como o consumidor do seu nicho de mercado pensa, e o que eles estão buscando.

Montar uma estrutura de vendas

Depois de estudar o seu público, e entender como essas pessoas pensam e o que elas buscam, você deve montar uma estrutura de vendas.

Os afiliados digitais são profissionais do marketing digital, de forma que eles precisam utilizar plataformas digitais para conseguir vender os seus produtos. 

Por essa razão, esses profissionais precisam montar uma estrutura de vendas eficiente. Vamos conhecer alguns dos formatos de plataformas ideais para a venda de produtos físicos e como os afiliados podem escolher.

Qual plataforma para vender produtos físicos?

Um dos aspectos do marketing de afiliados que chama a atenção de muitas pessoas é o fato de que esse trabalho geralmente pode ser realizado através de diversos tipos de plataforma eletrônica. Alguns dos formatos de plataforma mais utilizados por afiliados são:

  • Sites;
  • Mini sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais.

Cada uma dessas plataformas pode ser utilizada para trabalhar com a venda de produtos físicos. O que vai determinar a plataforma ideal para o trabalho de um afiliado, é o público alvo do produto que ele está oferecendo.

O afiliado produtos físicos precisa entender quais são as tendências das pessoas que ele pretende alcançar, e identificar a plataforma mais adequada.

Sites

Os sites são de longe as plataformas mais utilizadas por afiliados digitais, e também são consideradas as plataformas mais eficientes que existem. Geralmente os sites podem ter várias páginas bem desenvolvidas para atrair a atenção do público.

Esse tipo de plataforma também se destaca por ser profissional, ou seja, as pessoas se sentem seguras ao comprar produtos físicos em sites bem desenvolvidos. Principalmente se você usar um formato de e-commerce.

Mini sites

Os mini sites, como o nome já sugere, são plataformas no formato de sites, mas que são menores. Essas plataformas também podem ser úteis para vender produtos físicos, dependendo é claro do público alvo do produto.

Mini sites são sites menores, com no máximo três páginas. Um mini sites geralmente realiza as vendas de forma automática, e precisa de menos suporte. Por isso é comum que um afiliado tenha vários mini sites.

Blogs

Os blogs são plataformas de compartilhamento de informações dentro do ambiente eletrônico. Essas plataformas também são úteis para vender produtos físicos.

Para vender através de um blog, é importante produzir bastante conteúdo relevante para conseguir atrair as pessoas. Essa é a forma mais eficiente de ter bons resultados usando esse tipo de plataforma.

Os blogs geralmente são mais fáceis de desenvolver que os sites, e também contam com ferramentas de monitoramento de dados que podem ajudar aos afiliados.

Redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para vender produtos físicos e digitais. Essas plataformas geralmente agrupam grandes quantidades de pessoas de um determinado público alvo.

Além disso, essas plataformas contêm excelentes ferramentas de divulgação. Para trabalhar com vendas através das redes sociais os afiliados precisam criar um perfil comercial dentro da plataforma.

Esse tipo de perfil muda de acordo com a rede social que você está utilizando, mas todos eles contam com ferramentas mais avançadas do que os perfis pessoais.

Se você está pensando em trabalhar como afiliado produtos físicos precisa escolher uma plataforma que te dê o melhor alcance para as pessoas do seu público alvo, e esses são os formatos de plataforma mais eficientes que existem.

Como funciona o programa de afiliados de produtos físicos

 

Agora que você já entende quais são as plataformas para vender como afiliado. Talvez esteja se perguntando como os programas de afiliados com produtos físicos funcionam.

A maior dúvida dentro desse tema é sobre quem fica responsável por enviar os produtos físicos para os consumidores depois da compra. Se essa é sua dúvida, vamos te ajudar a entender.

Assim como no caso dos produtos digitais, os produtos físicos são cadastrados no programa de afiliados pelos seus produtores. Esses produtores ficam responsáveis por manter um estoque de produtos e pelo envio.

Os afiliados precisam realizar as vendas, e de forma automática compartilhar com o produtor as informações sobre o endereço e outros dados para a entrega do produto que foi vendido.

Geralmente os programas de afiliado que oferecem suporte para produtos físicos, também contém ferramentas para o armazenamento de informações para o processo de entrega dos produtos.

Dessa forma os afiliados não precisam ter um estoque de produtos, e nem providenciar soluções de envio para os consumidores. Mas atenção! Antes de começar a trabalhar, verifique quais são as regras do programa onde você está pensando em se afiliar.

Os programas de afiliados são confiáveis e realmente funcionam?

Uma das dúvidas de muitas pessoas que ainda não trabalham com o mercado de afiliados, é se esses programas são realmente confiáveis.

Felizmente a resposta para essa pergunta é sim! Os programas de afiliados são confiáveis e funcionam. Esses programas são tão eficientes que até mesmo grandes empresas começaram a utilizar programas de afiliados para vender os seus produtos.

É evidente que para ter certeza se um programa de afiliados é confiável ou não, é importante analisar a solidez da plataforma e a presença do programa dentro do mercado.

Você pode fazer isso por verificar se o programa tem uma boa quantidade de afiliados, e se esses profissionais estão satisfeitos. Afiliados digitais não costumam ser profissionais competitivos, o que significa que é comum os afiliados experientes ajudarem os novos.

Onde vender produtos físicos como afiliado?

Nós já vimos que existem quatro tipos de plataformas que são indicadas para a venda de produtos físicos. Mas você talvez ainda esteja se perguntando: Onde posso vender produtos físicos como afiliado?

Bem, para tomar essa decisão, você deve voltar ao passo número 4 de como se tornar um afiliado de produtos físicos. Decidir qual a melhor plataforma para vender produtos físicos vai depender do seu público alvo.

O seu objetivo neste trabalho é criar um fluxo de vendas estável, e para isso você precisa atrair as pessoas. Dependendo de fatores como: idade, formação, cultura e profissão. Algumas plataformas podem ser mais eficientes que outras.

Sabendo disso, verifique essas informações a respeito do público alvo do seu produto de afiliado. Isso vai te ajudar a escolher o melhor lugar para vender seus produtos.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como funciona o trabalho do afiliado produtos físicos. Caso tenha dúvidas, basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.