Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Venda pelo Instagram: como usar essa rede social para vender produtos afiliados

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 9, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Usar as redes sociais para vender está se tornando aos poucos uma estratégia muito popular e vantajosa. Esse tipo de técnica se mostra excelente para alguns afiliados, mas vamos descobrir quais as melhores técnicas para que você venda pelo Instagram.

Uma das redes sociais mais populares da atualidade é o Instagram, essa rede é considerada por muitos como sendo a principal rede social da atualidade. Toda essa fama vem do número de usuários ativos na rede social.

Para algumas fontes, o Instagram é atualmente a quarta rede social mais acessada no Brasil, ficando atrás apenas do Facebook que é sua plataforma irmã, do WhatsApp, que também faz parte da família Facebook, e do Youtube.

Apenas no Brasil, são aproximadamente 100 milhões de usuários ativos. Esses usuários representam quase 50% da população do país. Essas pessoas representam um público de grande viabilidade para quem deseja vender produtos de afiliado.

Muitas das pessoas que estão nessa rede social, estão em busca de entretenimento ou de oportunidades de passar o tempo. Essas características tornam esse ambiente ideal para vendas.

Existem vários relatos de afiliados que fizeram verdadeiras fortunas trabalhando com vendas dentro dessa plataforma, e você pode fazer o mesmo se souber aproveitar todo potencial do Instagram e usar as estratégias corretas.

Neste artigo vamos considerar o que você precisa fazer para vender no Instagram, e vamos ver também algumas dicas para tornar os seus resultados mais expressivos dentro do seu negócio de afiliado.

Antes de entender como funcionam as ferramentas de venda do Instagram, vamos entender como essa plataforma funciona e como você pode se preparar para interagir com as ferramentas de vendas.

Abordagem de venda pelo Instagram

Como afiliado, você provavelmente utiliza uma plataforma de venda e captação de clientes. Pode ser um site, um blog ou um mini site, mas independentemente do tipo de plataforma de captação é importante que você tenha.

Esse site geralmente é utilizado para oferecer o produto do seu negócio de afiliado e também para atrair as pessoas e dar visibilidade ao produto. O tipo de abordagem que você usa nessas plataformas geralmente é mais objetivo e claramente direcionado para a venda.

Quando se trata de usar o Instagram ou qualquer outra rede social para vender é importante entender que a estratégia de abordagem do cliente é diferente da abordagem de um site.

Para explicar a diferença, vamos comparar o seu site a uma loja e o Instagram a um parque. Quando uma pessoa vai a uma loja, a principal intenção dela é comprar. Então os vendedores abordam essas pessoas com o intuito imediato de vender.

Por outro lado, quando uma pessoa vai a um parque a intenção principal dela é se divertir ou passar tempo com a família. Entretanto, nada impede que um vendedor aborde essa pessoa e consiga vender.

O resultado da venda fora do estabelecimento comercial vai depender da abordagem e do produto que é oferecido. No Instagram funciona da mesma maneira, você precisa abordar as pessoas de acordo com a natureza da rede social.

O que você pode fazer é pensar em práticas criativas que chamem a atenção das pessoas para o conteúdo que você está oferecendo. Existem basicamente duas formas de abordar os clientes dentro do Instagram, vamos conhecer as duas abordagens.

Abordagem sutil

Sabendo que os usuários desta plataforma estão em busca de entretenimento, alguns afiliados usam a técnica de abordagem sutil. Essa abordagem geralmente envolve um trabalho mais detalhado e minucioso para trazer resultados.

O que os afiliados fazem é criar uma página para compartilhar conteúdo de interesse popular. Esse conteúdo geralmente envolve o uso dos chamados “memes”, e vídeos que prendem a atenção dos visitantes.

Esse conteúdo produzido é sempre relacionado de alguma maneira com o produto que a pessoa deseja oferecer. Então, o afiliado escolhe temas interessantes para atrair as pessoas e dar visibilidade a sua página no Instagram.

Com o passar do tempo, e com o aumento do número de seguidores ativos na página, esses afiliados começam aos poucos a introduzir conteúdo diretamente relacionado ao produto que eles oferecem.

Assim as pessoas já estão mais receptivas a interagir com o produto e até a comprar através do seu negócio de afiliado. Essa é uma das melhores técnicas de venda pelo Instagram.

Esse tipo de abordagem é decorrente de uma estratégia de marketing conhecida como processo de educação dos consumidores. Depois de atrair o consumidor, você prepara o seu público para a aquisição do produto, e só depois começa a oferecer.

Essa técnica de venda pode ser desenvolvida e aplicada de forma gratuita, o que é uma vantagem para os afiliados. Entretanto, usar as ferramentas de divulgação do Instagram para potencializar os resultados de suas campanhas pode ser muito proveitoso.

A abordagem sutil é capaz de gerar um aproveitamento muito alto dos seguidores de sua página no Instagram e isso gera uma renda considerável. Vale destacar que essa estratégia costuma exigir tempo e esforço para dar resultados.

É importante tomar cuidado para não perder a oportunidade de vender. Muitas vezes você prepara muito bem o público para comprar o produto, porém esquece de disponibilizar o seu link de afiliado para essas pessoas comprarem.

O que acontece é que elas podem acabar perdendo o interesse, ou podem acabar sendo abordadas por um afiliado concorrente. Então fique atento ao comportamento dos seus seguidores através dos comentários, compartilhamentos e outras ações.

Abordagem direta

A abordagem direta é um pouco mais agressiva. Esse tipo de abordagem já alcança os consumidores com propostas de venda, então não é necessário realizar um trabalho lento e minucioso para promover a educação do público.

Geralmente este tipo de abordagem oferece resultados mais rápidos, entretanto esses resultados são finitos. Quando falamos que esses resultados são finitos, é uma indicação que depois de certo tempo as vendas vão parar ou cair consideravelmente.

Acontece que no Instagram existem pessoas que já estão prontas para comprar o seu produto. Essas pessoas estão aguardando apenas um estímulo para comprar. Entretanto, depois que você vender para cada uma delas, não vai ter para quem vender.

É por isso que a abordagem sutil leva vantagem. Apesar de ser mais lenta, ela praticamente fabrica consumidores para que você venda pelo Instagram. A abordagem direta pode ser usada com êxito para produtos que já são famosos, ou que têm muita procura.

Mas geralmente, para que você venda pelo Instagram e tenha bons resultados, a abordagem sutil é a mais indicada.

Agora que já entendemos o tipo de abordagem que pode ser usada dentro dessa rede social, vamos ver quais os passos necessários para que você venda pelo Instagram.

Crie uma conta comercial

O primeiro passo para que você inicie seu trabalho de venda pelo Instagram é se cadastrar na plataforma. Seu cadastro vai permitir que você crie um perfil comercial e esse perfil vai ser a fonte de todas suas estratégias de divulgação.

O perfil comercial te dá acesso ao Instagram Ads, que é a ferramenta de publicidade dessa plataforma. Ao longo do artigo vamos entender mais como essa ferramenta funciona.

Quando você cria uma conta comercial você tem acesso a várias ferramentas úteis para a venda dentro dessa plataforma. Dentre as soluções oferecidas para quem trabalha com um perfil comercial estão:

  • Informações sobre o desempenho do seu perfil comercial;
  • Dados dos seus seguidores;
  • Ferramentas de anúncios para seu perfil;
  • Relatórios de alcance de suas campanhas.

Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar uma conta comercial. O processo de venda pelo Instagram pode funcionar de duas maneiras.

Se você já possui uma loja virtual para seu negócio de afiliado e deseja direcionar as pessoas para sua página, você pode usar o perfil comercial do Instagram como fonte de tráfego para seu negócio.

Por outro lado, se você deseja implementar as suas vendas dentro do Instagram sem usar uma plataforma externa, você pode associar seu perfil comercial a um perfil de vendas no Facebook

Essas duas redes sociais fazem parte da mesma companhia e por isso oferecem ferramentas que se complementam. É possível criar uma landing page no Facebook, usando seu link de afiliado para vender o produto.

Você pode descrever bem o seu produto de afiliado e permitir que as pessoas sigam o link para a compra. O link de compra será o seu link de afiliado, assim você vai receber a comissão pelas vendas realizadas dentro dessa plataforma.

Usar essas duas ferramentas associadas pode te dar o controle necessário para que suas campanhas de divulgação e venda pelo Instagram deem bons resultados para seu negócio de afiliados.

Instagram Ads

Chegamos a ferramenta de publicidade do Instagram. Essa ferramenta de publicidade é a mesma do Facebook, ou seja, através desta plataforma você pode gerenciar seus nas duas redes sociais.

Essa ferramenta te oferece várias definições para que você possa selecionar as pessoas para quem deseja exibir os seus anúncios. 

Os anúncios através dessa ferramenta são muito efetivos tendo em vistas que eles são direcionados para pessoas específicas de acordo com as suas definições.

Usando o Instagram ads pelo computador

Para facilitar a compreensão das ferramentas e das definições que você tem acesso ao usar o Instagram Ads, vamos falar como funciona a ferramenta para o computador. 

Para acessar essa ferramenta através do computador é necessário ter uma conta profissional do Instagram relacionada a um perfil comercial no Facebook. Depois de fazer esse procedimento, você deve acessar o Facebook e a página do seu negócio de afiliado.

Acessando essa página você vai encontrar a ferramenta de anúncio que é usada pelas duas redes sociais. Basta clicar em promover, ao selecionar essa opção você vai encontrar várias opções conhecidas como metas.

As metas são metodologias de anúncio com objetivos específicos. As metas oferecidas pela ferramenta são:

  • Anúncios personalizados;
  • Receber mais mensagens;
  • Receba mais mensagens do WhatsApp;
  • Obter mais reservas;
  • Turbinar publicação;
  • Promover sua página;
  • Receber mais ligações;
  • Promover sua empresa localmente;
  • Obter mais visitas para o site;
  • Obter mais cadastros.

Quem trabalha no mercado de afiliados e deseja implementar soluções de venda pelo Instagram, não precisa conhecer todas essas metas, mas algumas são mais efetivas para afiliados e nós vamos conhecer as melhores.

Quem trabalha como afiliado pode usar as seguintes metas: turbinar publicação, promover sua página, obter mais visitas para o site e obter mais cadastros.

Turbinar publicação

Essa opção permite que você dê mais visibilidade para uma publicação que você fez em sua página profissional do Instagram.

Então imagine que você está usando uma abordagem sutil, através da produção de conteúdo e processo de educação dos seus consumidores. Entretanto, poucas pessoas viram o conteúdo que você produziu.

Essa ferramenta vai ajudar seu conteúdo a alcançar mais pessoas, ainda que essas pessoas. A meta de turbinar só melhora o alcance do seu conteúdo, fazendo com que mais pessoas visualizem sua publicação.

Essa ferramenta não exige nenhuma ação dos consumidores, e os resultados vão depender do tipo de publicação que você usou.

Geralmente essa opção é mais prática, ela permite que você defina o público alvo da campanha com base na localização, idade, gênero, e outros fatores. Assim você consegue exibir o seu anúncio para pessoas que fazem parte do público alvo do produto.

Dependendo da sua publicação essa meta pode ser usada com uma abordagem mais direta. Se você anunciar uma promoção ou disponibilizar o link de venda do produto essa ferramenta pode ser útil nesse sentido, lembrando que essa estratégia é limitada.

Promover sua página

Como o nome já sugere, essa meta serve para promover a página ou perfil profissional que você criou no Instagram. Ele vai ajudar a direcionar pessoas para sua página e aumentar o número de engajamentos.

Também é muito útil para quem deseja uma abordagem sutil, afinal as pessoas que vão seguir a sua página com a ajuda desta ferramenta podem ser educadas e preparadas para comprar o produto em outra oportunidade.

Se você pretende usar essa meta é importante que sua página já tenha algum tipo de conteúdo. Não adianta promover uma página vazia, as pessoas simplesmente não vão se interessar pelo perfil comercial.

Então uma forma de melhorar seus resultados de venda pelo Instagram usando essa meta, é por disponibilizar conteúdo atrativo no seu perfil profissional.

Obter mais visitas para o site

Conforme comentamos anteriormente, o Instagram contém muitos usuários ativos, o que torna o tráfego natural dessa plataforma muito alto. Alguns afiliados que estão começando a vender enfrentam o desafio de conseguir tráfego para suas plataformas.

A meta de obter mais visitas ajuda a captar pessoas dentro do Instagram e direcionar essas pessoas para a landing page do seu negócio de afiliado. Então, se o seu site tem um tráfego baixo, essa ferramenta pode ajudar a melhorar o tráfego da sua plataforma.

É evidente que o tráfego não vai significar conversões, então se você quer usar essa estratégia de captar tráfego do Instagram e Facebook para seu site, é importante desenvolver bem sua plataforma para receber visitantes.

Essa ferramenta não vai fazer as pessoas se tornarem leads, ela apenas vai levar as pessoas para sua página, então o trabalho e conversão vai ficar por conta da estrutura de sua página de vendas.

A ferramenta que ajuda a obter mais visitas para seu site ajuda a promover sua página dentro da rede social, mas não é desenvolvida para turbinar as vendas.

Essa ferramenta pode ser usada tanto de forma sutil, como em uma abordagem mais direta. Se você quer obter resultados de vendas através das visitas, pode tentar programar o anúncio para descrever o produto de seu negócio de afiliado.

Obter mais cadastros

Ao contrário da meta anterior, essa ferramenta tem soluções específicas para captar leads dentro do Instagram e do Facebook. 

Ou seja, através dos anúncios veiculados por essa meta, os consumidores vão encontrar gatilhos mentais que os motivam a passar informações essenciais.

Dentre essas informações estão: e-mail, telefone, WhatsApp e outros dados que permitam que você entre em contato com esses consumidores. 

É uma excelente meta para quem deseja converter mais leads em vendas, afinal as pessoas direcionadas estarão interessadas.

Essa ferramenta pode ser muito útil se você desejar trabalhar o convencimento do consumidor por etapas.

Vantagens da venda pelo Instagram

Usar a plataforma do Instagram para vender o seu produto de afiliado pode ser muito vantajoso. Conforme apresentamos no texto, a ferramenta de divulgação desta plataforma é muito poderosa e você turbinar os resultados de suas vendas.

É verdade que para usar a ferramenta de anúncios é necessário investir dinheiro. Entretanto, você pode usar outras soluções que a conta profissional oferece sem ser necessário pagar absolutamente nada.

Outra vantagem dessa plataforma é que você pode programar a campanha de publicidade de acordo com os recursos que você tem disponíveis. 

Você pode iniciar uma campanha diária com investimento mais e acompanhar os resultados da campanha através das ferramentas que o perfil profissional oferece. Além disso, é possível delimitar o público e a região onde você deseja alcançar as pessoas.

Vender através do Instagram pode ser uma boa estratégia para profissionais do mercado de afiliados, desde que usem a abordagem correta e boas ferramentas para convencer o público.

Espero que nosso artigo sobre venda pelo Instagram tenha te ajudado a entender como você pode vender seus produtos de afiliado nessa plataforma. Se gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.