Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

5 Melhores Livros Para Empreendedores para você ler e colocar em prática

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 17, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ser um empreendedor é o sonho de muita gente mundo afora, mas muitas pessoas desistem de seus projetos antes mesmo de começar, muitas vezes por falta de inspiração.

Mas vamos ver alguns dos melhores livros para empreendedores se inspirarem.

Os livros são excelentes fontes de conhecimento em várias áreas e o mesmo se dá com o empreendedorismo, boas leituras podem ajudar as pessoas a terem boas ideias de negócios e até a encontrar soluções para melhorar o exercício de alguma atividade.

Ao longo dos anos muitos profissionais se destacaram em diversas formas de empreendimento.

Algumas dessas pessoas começaram a reunir informações sobre as estratégias que adotaram, e que as ajudaram a vencer, em livros.

Hoje existem vários livros sobre o tema de desenvolvimento empresarial e de negócios, onde as pessoas podem começar a entender o que é que faz uma empresa se destacar em relação à concorrência.

Conhecimento útil nunca é demais, é por isso que se você está começando a empreender em alguma área, ou mesmo pensando em fazer isso é importante reunir informações e conhecimento que possam te ajudar na gestão de seu negócio.

Saber o que outras pessoas fizeram para conseguir ter um bom desempenho pode te inspirar a ter ideias inovadoras sobre o seu negócio, e com isso se tornar uma referência em gestão empresarial.

A internet é um excelente lugar para buscar livros tanto no formato físico como em formato eletrônico para complementar o conhecimento e expandir suas fronteiras.

Às vezes quando estamos buscando uma solução para algum problema, a melhor ajuda pode ser um livro.

Os livros fornecem uma nova perspectiva sobre as questões que precisamos resolver e nos ajudam a enxergar as coisas através de outro ponto de vista que talvez não tivéssemos antes, por isso em vez de ficar quebrando a cabeça buscar um livro pode ser a solução.

Existem livros voltados para todo tipo de negócio e para todo tipo de leitor, por isso é possível buscar livros bem específicos para a sua necessidade.

Os melhores livros para empreendedores podem ser encontrados e comprados pela internet.

Dessa maneira, não tem porquê perder tempo e deixar a leitura de lado, quando as informações são fáceis de encontrar e podem ser usadas em seu benefício.

Um desafio que muitas pessoas enfrentam, é a falta de interesse na leitura.

Mesmo com uma variedade de conteúdo bibliográfico, algumas pessoas deixam de obter conhecimento por falta de interesse na aquisição de livros.

Mas se você quer ter sucesso como empreendedor, precisa se dedicar a conhecer os vários métodos e estratégias que outros administradores e gestores adotaram para alavancar os resultados de suas empresas.

Apesar de não ser uma leitura criada para o lazer ou entretenimento, existem várias obras com linguagem fácil e atraente para ajudar os leitores a absorver o máximo de conhecimento possível.

Antes de dar início a qualquer projeto as pessoas costumam sentar e se planejar.

Mas se você tem um projeto e não sabe por onde começar, tente buscar o exemplo de outras pessoas através de livros e ver como essas pessoas venceram os desafios.

Como Escolher um Livro

Com a variedade de conteúdo escrito que existe, é importante estabelecer algumas métricas para escolher o livro que mais se adequa ao seu perfil profissional.

Primeiro é importante entender qual a sua real necessidade ao buscar um livro.

Esse passo serve para otimizar o seu tempo.

É claro que leitura nunca é demais, mas se não tomarmos cuidado podemos acabar procrastinando o início do projeto e ficar apenas lendo e reunindo conhecimento.

Para escolher um bom livro tente identificar suas maiores dificuldades atuais, ou quais serão os maiores desafios quando você colocar seu projeto em prática.

Entender isso vai te ajudar a escolher os melhores livros para empreendedores na sua área.

Além disso, pensar nas suas principais dúvidas e necessidades vai ser muito útil para te ajudar a buscar conteúdos específicos, já que existem livros de empreendedorismo criados para o negócio e livros criados para o empreendedor.

Os livros criados para o negócio costumam ser mais técnicos e reunir informações práticas sobre métodos e estratégias que funcionam no seu ramo empresarial, ao passo que os livros para empreendedores se concentram nas características do gestor.

Se você está prestes a começar a empreender em algum ramo, mas não conhece as estratégias e as técnicas mais eficientes voltadas para o negócio, então você precisa buscar livros com informações técnicas.

Entretanto, se você sabe das técnicas, mas não conhece quais são os princípios que vão te ajudar a motivar sua equipe e ampliar seus resultados, então você deve buscar livros com informações para o gestor, livros com exemplos de bons administradores vão te ajudar.

Com isso em mente, vamos ver agora alguns dos melhores livros para empreendedores na atualidade e como eles podem ajudar você e sua empresa a dominarem o mercado.

A Startup de $100

Este livro do autor norte americano Chris Guillebeau traz informações práticas sobre como iniciar um empreendimento com um investimento relativamente baixo.

O autor é conhecido por uma jornada de empreendimento desde muito cedo em sua vida.

Esta obra literária está entre os melhores livros para empreendedores, pois ajuda as pessoas a entenderem que é possível criar um negócio e ter êxito mesmo sem fazer investimentos muito altos.

A obra trata de boas estratégias e traz dicas extremamente úteis para as chamadas startups, que são pequenas empresas que começam suas atividades em algum ramo inovador e geralmente com investimentos baixos.

O autor é conhecido por ser um empresário jovem com uma carreira acadêmica invejável.

Além disso, em suas obras ele costuma esclarecer que os empreendimentos podem ser meios para alcançar outros objetivos.

Por isso esta obra é um dos melhores livros para empreendedores que estão começando a se aventurar pelo mundo dos negócios, já que reúne alguns princípios para ser um bom gestor e algumas dicas práticas para o próprio empreendimento.

Um fato curioso que chama a atenção dos leitores para as obras deste autor, é o fato de que ele conseguiu financiar os próprios estudos através de suas atividades como autônomo.

Empresas Feitas Para Vencer

Esta obra é sem sombra de dúvidas um dos melhores livros para empreendedores na atualidade.

O escritor é ninguém menos que Jim Collins, uma das maiores autoridades em empreendedorismo do século XX e XXI.

O livro é o resultado de anos de estudo sobre as maiores e melhores empresas de capital aberto, trazendo assim um apanhado das características que essas empresas têm em comum e que as torna referência nos mercados onde atuam.

Além de se tratar de uma obra baseada em estratégias que já estão em uso por grandes corporações, o escritor se destaca por sua brilhante carreira profissional e invejável histórico acadêmico, desde sua formação em Harvard até sua docência na universidade de Stanford.

O livro contém uma dinâmica voltada para ajudar as pessoas a entenderem tudo que precisam fazer para garantir um bom desempenho de suas empresas, se concentrando em temas como a importância da disciplina do gestor, das ideias e das ações do grupo.

É por conta da linguagem simples e do conhecimento prático que o livro contém que ele se destaca entre os melhores livros para empreendedores.

Sem dinheiro – Como Construir uma Startup com Pouca Grana

Se você está procurando um livro nacional e com linguagem simples esta é a obra ideal.

O livro “sem dinheiro”, é um dos melhores livros para empreendedores que têm pouco dinheiro para investir e que querem garantir bons resultados.

O livro tem como característica uma linguagem franca e bem detalhada sobre as melhores estratégias para um bom empreendimento.

O autor Bruno Perin, é reconhecido como um dos maiores empreendedores da América Latina.

Apesar de jovem, ele participa ativamente como sócio em três startups e quatro empresas, sem mencionar que possui ampla experiência como investidor e graduação pela Universidade Federal de Santa Maria.

É por isso que seu conhecimento técnico é um dos diferenciais do seu livro, bem como o conhecimento da realidade empresarial do mercado brasileiro.

O livro “ sem dinheiro” é uma boa opção de leitura leve e prática para quem está começando a empreender.

Reinvente a Sua Empresa

Se você já tem uma empresa, mas está sentindo dificuldades com o empreendimento.

Ou talvez esteja percebendo que ela não tem muito mercado para crescer, pode ser a hora de reinventar o empreendimento.

O livro “ reinvente a sua empresa”, traz exemplos de grandes corporações que precisam fazer ajustes para continuar crescendo e não cair, além de estratégias úteis para quem está se sentindo sem perspectiva.

Algumas empresas têm um crescimento constante e ininterrupto, mesmo enfrentando desafios essas empresas conseguem seguir com seu plano de negócios sem precisar fazer grandes alterações.

Mas infelizmente nem todas as empresas têm essa sorte.

Algumas por falha na gestão ou erros na etapa de planejamento acabam tendo que se reestruturar mais de uma vez para não acabar despencando.

Se este é o seu caso, você vai tirar proveito da narrativa do livro “reinvente a sua empresa”.

Os autores David Heinemeier Hansson e Jason Fried, alistam princípios que podem te ajudar a readequar seu empreendimento às realidades modernas.

Uma verdade básica é que o mundo está em constante mutação.

À medida que uma geração substitui a outra, as preferências e costumes vão mudando gradativamente, e essas mudanças afetam muito o desempenho das empresas.

Por exemplo, no passado as pessoas estavam muito familiarizadas com as grandes lojas físicas, mas à medida que a geração de consumidores foi se adaptando à internet, foi necessário que algumas empresas começassem a oferecer seus produtos por esse meio.

Assim como no mundo animal, quem não se adapta à mudança do cenário econômico e tecnológico pode acabar ficando ultrapassado e como consequência, pode acabar fechando as portas.

É por conta das orientações que ajudam o leitor a se manter atualizado que esta obra é considerada um dos melhores livros para empreendedores.

A Quinta Disciplina

Este é um dos melhores livros para empreendedores que já foram escritos.

“ A quinta disciplina” lança luz sobre questões que muitos autores deixam passar despercebidas, como a necessidade de qualificação dos colaboradores.

Já sentiu em seu ambiente de trabalho que algumas atividades exigem um nível de conhecimento que muitas das pessoas que trabalham ali não têm? Pois bem, foi a mesma coisa que o autor Peter Senge percebeu.

Algumas vezes as pessoas aprendem a realizar uma atividade, mas não entendem a razão do que está por trás da atividade que realizam e qual as melhores práticas para que a sua função seja ainda mais útil para a empresa.

Quando as pessoas se tornam especialistas nas suas funções é como se as engrenagens da empresa estivessem todas bem lubrificadas e alinhadas.

Quando a empresa fornece treinamento e qualificação para os colaboradores ela dá a ele um senso de perspectiva.

Isso faz com que as pessoas entendam qual o seu papel dentro das empresas e como consequência, consigam tomar as melhores decisões para o crescimento coletivo.

Muitos empreendedores sonham com funcionários que vistam a camisa da empresa.

Mas infelizmente, muitos funcionários e colaboradores não conseguem entender a amplitude do seu papel dentro da corporação, ele só está ali para realizar tarefas mecânicas sem enxergar o conjunto das coisas.

Os livros criados para auxiliar os empreendedores contêm bastante experiência de outros empreendedores e as suas estratégias é por isso que sempre se recomenda aos gestores ter uma boa rotina de leitura.

É verdade que manter uma boa rotina de leitura pode ser um desafio, principalmente para quem vive uma rotina agitada e cheia de atividades e preocupações, mas é importante tirar tempo para se informar e ler sobre temas de empreendimento.

Além de ler sobre esses temas, é muito bom conversar com outras pessoas sobre as melhores estratégias para garantir o crescimento do seu negócio.

Você dificilmente vai conseguir ler todas as obras existentes sobre empreendedorismo.

Todavia, à medida que você conversar com outras pessoas que têm o hábito da leitura, você vai conseguir absorver um pouco do conhecimento que essas pessoas podem compartilhar.

Espero que nosso artigo sobre os melhores livros para empreendedores tenha te ajudado. Não esqueça de escolher um bom livro e nem deixe de compartilhar este artigo com outras pessoas!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.