Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como fazer um plano de marketing e melhorar a visibilidade do seu negócio

Tempo de leitura: 21 min

Escrito por Carlos Lourenço
em maio 6, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Todo empreendimento precisa de visibilidade, é por isso que existem estratégias de marketing, elas servem para ajudar a aumentar a visibilidade dos empreendimentos.

Vamos entender como fazer um plano de marketing para sua empresa.

Um plano de marketing bem desenvolvido pode ser a chave para ampliar o alcance dos seus produtos ou serviços e conseguir novos leads.

Muitas pessoas escolhem a internet como o principal ambiente para divulgar o empreendimento.

É verdade que esta é uma das melhores decisões que uma empresa pode tomar na atualidade.

Mas apenas trazer o negócio para internet não é o suficiente, afinal de contas essa rede de comunicação é gigantesca e infindável.

É importante mostrar para as pessoas que sua marca está aqui e pode ser encontrada.

É para isso que servem as campanhas de marketing, para mostrar para o maior número possível de pessoas que elas podem contar com seus serviços.

Mas o problema é que os fatores que influenciam e chamam a atenção das pessoas mudam com frequência, então as campanhas de divulgação precisam ser refeitas com regularidade.

A cada nova campanha é importante saber o que mudou na perspectiva dos consumidores, e fazer ajustes para acompanhar essas mudanças.

Para facilitar na elaboração das campanhas de marketing é importante ter um plano de marketing.

Este plano é como um passo a passo de tudo que deve ser feito para desenvolver uma boa campanha.

Vamos ver como fazer um plano de marketing estruturado por etapas e simplificar o trabalho de desenvolvimento dos seus projetos.

Conheça o Seu Negócio

Apesar de ser algo importante para qualquer empreendedor, conhecer realmente o negócio é parte fundamental do desenvolvimento de um plano de marketing. 

O seu empreendimento é a sua ferramenta de sobrevivência, e todo profissional precisa conhecer as suas ferramentas, incluindo os limites e a resistência.

Conhecer o seu negócio vai te ajudar a destacar as vantagens do seu empreendimento para as pessoas e evitar que as fraquezas atrapalhem a sua administração.

Para conhecer o seu negócio, tente comparar ele com outros empreendimentos do mesmo ramo e ver como você se destaca em relação à concorrência.

Uma boa maneira de conhecer o seu empreendimento é tentar ver as coisas pelos olhos do consumidor.

Às vezes a nossa perspectiva pode estar equivocada sobre os aspectos que compõem o empreendimento, é por isso que alguns empreendedores planejam formas de reunir informações com base no ponto de vista dos clientes.

Outra questão importante é ver qual direção o empreendimento está tomando.

Algumas decisões que foram tomadas na gestão podem ter criado uma identidade empresarial que você talvez desconheça.

Pergunte-se, o que meus clientes procuram quando contratam os meus serviços? Qualidade ou preço baixo? Variedade ou exclusividade?

A forma como a sua empresa é vista por outros pode ser importante na hora de definir a sua estratégia de marketing.

Por exemplo, imagine que ao longo dos anos as pessoas começaram a associar os seus produtos a itens de qualidade elevada.

Neste caso, a sua campanha pode envolver o uso de gatilhos que destaquem a exclusividade dos produtos.

Entretanto, se as pessoas veem seus produtos como acessíveis e de baixo custo.

Você pode usar estratégias e gatilhos que destaquem as vantagens econômicas de comprar os itens que você está oferecendo.

Uma visão clara da realidade do seu negócio é muito importante, e como parte disso é necessário conhecer o público alvo da sua campanha de marketing e o público alvo do seu produto.

E vamos destacar que o público alvo do produto nem sempre é o público alvo da campanha de marketing.

Então para entender como fazer um plano de marketing é necessário saber diferenciar os dois.

Conheça o público alvo

Para aprender como fazer um plano de marketing, o empreendedor ou sua equipe de divulgação precisa ter maturidade para identificar o público alvo dos produtos e o público alvo da campanha.

Quando nós pensamos no público alvo é normal que nossa mente pense apenas no consumidor final do produto.

Entretanto, nem sempre é este público quem vai adquirir os nossos artigos.

Para te ajudar a entender, tome como exemplo uma empresa que comercializa, ou que fabrica artigos escolares para crianças.

Neste caso, quem é o público alvo do produto? A resposta é simples, o público alvo do produto são as crianças. Mas e quanto ao público alvo da campanha de marketing?

O público alvo da campanha são os pais ou responsáveis pela criança, afinal de contas são eles que geralmente têm o poder aquisitivo para comprar os seus produtos.

Saber disso é muito importante, porque te ajuda a usar as estratégias e meios de divulgação adequados. Geralmente, a maioria das crianças não se preocupa com a funcionalidade do material escolar.

Elas gostam da aparência, diferente dos pais que se concentram na praticidade e custo dos produtos. Então é preciso saber como destacar as duas características e atrair os dois.

Outro ponto é conhecer o público alvo a partir de fatores como idade, educação, cultura e critérios mais específicos.

Isso vai te ajudar a pensar em como fazer um plano de marketing mais específico para as pessoas que você quer atrair.

Quanto mais completo for seu plano de marketing, mais leads você vai conseguir com os anúncios e as outras estratégias de divulgação que você escolher.

Aliás, é importante saber quais as plataformas de comunicação usadas pelo público alvo da sua campanha, afinal de contas o investimento em marketing precisa ser bem planejado.

Essa pode ser considerada a essência de saber como fazer um plano de marketing. Saber onde encontrar as pessoas para oferecer o produto.

Determine a Plataforma Central da Sua Empresa

Uma das partes principais das estratégias de como fazer um plano de marketing, é definir a plataforma central do seu empreendimento.

A empresa pode ser representada de diversas maneiras na internet.

Mas definir qual vai ser a principal plataforma é parte vital da saúde publicitária da empresa.

Todas as campanhas de marketing precisam se relacionar com essa plataforma de alguma maneira.

Algumas empresas usam sites exclusivos como plataforma central da empresa.

Então, mesmo antes de procurar saber como fazer um plano de marketing, é bom definir como a sua empresa vai ser localizada na internet.

É possível criar uma página exclusiva para seu empreendimento através de um site, mas também é possível usar uma rede social ou outra plataforma como plano central, apesar de não ser a melhor estratégia a longo prazo.

A plataforma central da sua empresa deve ser projetada pensando nas necessidades do público alvo das suas campanhas de marketing e não necessariamente no público alvo do seu produto.

Essa plataforma precisa ser bem planejada para receber visitantes, e se possível fornecer base para as vendas, caso seu empreendimento seja comercial, e para contratações, caso você preste serviços.

Geralmente quando alguém procura saber como fazer um plano de marketing, está procurando uma maneira de atrair as pessoas para a plataforma central do empreendimento, e transformar esses visitantes em leads.

Estabeleça Objetivos Específicos

Para saber como fazer um plano de marketing para sua empresa é importante estabelecer alguns objetivos específicos para os projetos.

Nem todo projeto de marketing tem como objetivo vender e esgotar os estoques.

Algumas campanhas podem ter como objetivo tornar a marca conhecida para novos consumidores.

Às vezes, mesmo empresas que estão tendo bons resultados com as vendas de seus produtos, criam campanhas publicitárias para dar visibilidade aos seus empreendimentos.

Isso pode ser útil principalmente se a empresa está tentando mudar a identidade comercial que têm para alcançar novos grupos de consumidores, ou estabelecer um novo público alvo.

Estabelecer objetivos específicos é uma maneira de direcionar os esforços de forma eficiente e evitar que sua campanha de marketing fique perdida ou sem foco.

Para estabelecer os objetivos da campanha tenha em mente qual a necessidade atual do empreendimento.

Defina Quais Estratégias Você Vai Usa 

Para saber como fazer um plano de marketing eficiente é importante saber quais são as melhores estratégias a adotar para promover o seu empreendimento.

As estratégias podem variar desde formas de divulgação até o uso de gatilhos mentais.

Você só vai conseguir definir as melhores estratégias para seu plano de marketing se você conhecer o seu negócio, entender qual é o seu público alvo, ter uma plataforma central bem desenvolvida e souber qual a necessidade da sua empresa para esta campanha.

Todos os passos anteriores de como montar um plano de marketing precisam ter sido observados quando você for escolher a estratégia mais adequada para seu empreendimento.

Algumas pessoas começam a buscar soluções de como fazer um plano de marketing, quando a empresa está tendo pouca visibilidade em suas plataformas de divulgação.

Se este for o seu caso, é possível que você tenha um problema de tráfego. O tráfego é o número de pessoas que visitam a sua plataforma central.

Quando um empreendimento que depende de bons resultados de venda tem um número baixo de visitantes, ele tem consequentemente um número baixo de vendas e isso afeta diretamente a saúde financeira do empreendimento.

Existem diversas estratégias que podem ser úteis para alavancar o tráfego da empresa e fazer com que o negócio comece a se desenvolver de maneira mais rápida.

Mas é necessário saber qual a técnica ideal para o seu empreendimento.

Todo plano de marketing deve ser realizado de maneira a minimizar os gastos e trazer bons resultados, ou seja, não basta saber como fazer um plano de marketing, é necessário saber como utilizar bem os recursos disponíveis.

Com isso em mente, vamos entender quais são algumas estratégias que podem te ajudar a aumentar o tráfego da sua plataforma na internet e conseguir vender mais.

Estratégias para aumentar o tráfego

Se o seu objetivo ao montar um plano de marketing é aumentar o tráfego em seu site, então pode pensar em usar uma estratégia voltada para o tráfego. 

Existem várias ferramentas e estratégias que podem ser usadas para promover uma plataforma virtual e aumentar a visibilidade dessa plataforma para os consumidores.

Apesar de existirem várias ferramentas e ambientes capazes de auxiliar no aumento do tráfego de uma plataforma. As estratégias de aumento do tráfego são basicamente duas: O tráfego pago e o tráfego orgânico.

Cada uma dessas estratégias tem um efeito e podem ser usadas de maneira consecutiva, para auxiliar a implantar o plano de divulgação desenvolvido.

Tráfego Pago 

O tráfego pago, como o nome já sugere, é uma estratégia de divulgação através de anúncio em outras plataformas ou através de ferramentas de publicidade já conceituadas.

Se você precisa que o seu plano de marketing solucione o problema do tráfego de forma rápida esta pode ser uma das melhores estratégias a se adotar, tendo em vista que ela oferece resultados rápidos.

Outra vantagem desta estratégia de divulgação, é a natureza dos anúncios, eles são diretos e abordam o objetivo principal da sua campanha, normalmente são excelentes para divulgar produtos e vender em grande quantidade.

Esta estratégia é uma das mais simples, e existem várias plataformas desenvolvidas para oferecer resultados através do tráfego pago, incluindo ferramentas de grandes corporações que podem trazer resultados bem satisfatórios.

No geral, por conta da facilidade na utilização dessas ferramentas de divulgação, muitas pessoas acabam optando por usar as ferramentas sem nenhuma instrução ou acompanhamento profissional.

Mas o que as pessoas não sabem é que essas ferramentas podem alcançar resultados surpreendentes quando usadas por profissionais do marketing que aplicam boas estratégias de divulgação.

Infelizmente, por não saber como usar essas ferramentas as pessoas acabam perdendo dinheiro, e como mencionamos antes, um dos aspectos mais importantes de um plano de marketing é o bom aproveitamento de recursos.

Neste texto, vamos abordar algumas estratégias e falar de algumas ferramentas de divulgação que podem ser úteis na implementação do plano de divulgação da sua marca. 

Entretanto, essas informações não substituem o acompanhamento profissional, elas servem para te ajudar a ter uma visão ampla sobre o assunto e minimizar os prejuízos de tentar iniciar um projeto sem saber como fazer um plano de marketing.

Antes de escolher uma das ferramentas de tráfego pago que iremos alistar. O empreendedor, ou de preferência os consultores de marketing, precisam considerar o produto e o público alvo deste produto.

Isso é importante para escolher qual plataforma de divulgação e qual ferramenta vai ser usada, tendo em vista que na internet, as pessoas que compõem um público alvo muitas vezes se reúnem na mesma plataforma.

As redes sociais são excelentes plataformas de divulgação e muitas vezes têm ferramentas eficientes para alcançar o público alvo da campanha.

Vamos analisar algumas das plataformas de rede social que têm as melhores ferramentas de divulgação e que podem ser aliadas na hora de executar seu plano de divulgação e ajudar a aumentar o tráfego da sua página.

Facebook 

A plataforma, que foi desenvolvida em 2004, é considerada por muitos como a maior plataforma de rede social de todos os tempos. 

De acordo com algumas fontes, o Facebook chegou a registrar em seu auge a impressionante marca de três bilhões de usuários ativos. 

Considerando que a população do planeta é de aproximadamente 8 bilhões de pessoas, o número é de mais de 25% da população do planeta.

Mas a marca é ainda mais impressionante se considerarmos os habitantes com acesso à internet.

De acordo com alguns estudos, cerca de quatro bilhões de pessoas têm acesso à internet e usam essa plataforma com frequência.

Então considerando o número de usuários ativos, a rede social reúne 75% dos usuários da internet.

É evidente que nos últimos anos com o crescimento da popularidade de outras redes sociais, o facebook vem perdendo usuários, mas de acordo com a maioria das fontes de informação a rede ainda contém mais de dois bilhões de usuários ativos.

Por conta da popularidade, a plataforma desenvolveu um serviço de divulgação de produtos e serviços conhecido como facebook ads

Trata-se de uma ferramenta bem intuitiva e acessível, de maneira que muitos usuários, mesmo sem desenvolver um plano de marketing, divulgam seus produtos através deste sistema.

O facebook ads funciona da seguinte maneira. A rede social coleta informações sobre seus usuários, como: idade, profissão, formação, interesses, nacionalidade, endereço e diversas outras informações.

Com base nesses dados ela organiza os usuários por grupos de consumo. Quando alguém usa a ferramenta de divulgação pode usar essas informações para definir quais são as características do público alvo.

O dono da campanha de divulgação precisa pagar para usar essa ferramenta e turbinar seus anúncios.

É possível usar o facebook ads para divulgar, sites, marcas, produtos, serviços e diversas outras coisas.

E é uma excelente ferramenta de tráfego pago, desde que os usuários saibam como utilizar a ferramenta para alcançar os objetivos definidos no plano de divulgação.

Youtube

O youtube é uma rede social desenvolvida para agrupar vídeos feitos por usuários independentes.

Esta plataforma surgiu em 2005, e desde então vem ganhando mais usuários a cada ano.

A capacidade de alcance dessa plataforma é tão extraordinária que hoje existe um termo específico para quem produz vídeos para o site: Youtuber.

De acordo com algumas fontes, o youtube é o segundo site com o maior número de usuários na atualidade, ficando atrás do facebook.

As fontes estipulam que o youtube possui atualmente cerca de dois bilhões de usuários ativos e diferente do facebook esta rede vem apresentando crescimento regular.

Acontece que ela foi desenvolvida como uma plataforma de exibição de conteúdo, ou seja, ela tem pouca funcionalidade como rede social, mas atua de maneira extraordinária como meio de comunicação.

Hoje milhares de pessoas acessam essa plataforma regularmente em busca de entretenimento, notícias ou informações sobre algum tema.

O youtube é um dos maiores sistemas de organização de mídias no formato de vídeo da atualidade, podendo ser considerada a maior. Além disso, é uma das maiores plataformas de streaming da atualidade.

Tendo em vista o alto número de usuários é também uma das melhores plataformas para executar campanhas de marketing e contém uma ferramenta específica para isso.

O que torna o youtube uma excelente busca de informações e consequentemente de divulgação, é o fato que a rede possui um mecanismo de busca administrado pelo “Google” 

Para pessoas com conhecimento técnico avançado, o youtube pode ser útil não apenas para aumentar o tráfego de outros sites e plataformas, mas é útil para conseguir leads para as empresas 

Entretanto, como qualquer outra ferramenta, se não for bem usada pode acabar trazendo mais prejuízo do que benefícios e é por isso que pessoas que não sabem como fazer um plano de marketing, ou não tem um plano não devem usar essa ferramenta.

Acontece que por muitos anos essa plataforma reuniu vídeos para as pessoas acessarem sem interrupção.

Mas pensando em ajudar os produtores de conteúdo e trazer lucro para a empresa foi desenvolvida a ferramenta de publicidade.

Por conta do histórico da plataforma, as pessoas passaram a ver esse site como parte fundamental do entretenimento, mas infelizmente, quando não há um plano de marketing, os anúncios são exibidos com frequência excessiva.

Sempre que uma campanha publicitária mal elaborada interrompe um vídeo, isso faz com que a pessoa que está assistindo crie aversão à marca.

É parecido com o que acontece quando escolhemos uma música para nos despertar pela manhã. Não importa o quanto a gente goste da música, a gente vai acabar começando a odiar o que ela representa.

Esse é o perigo de usar ferramentas de tráfego pago sem o auxílio de um profissional, ou sem ter conhecimento técnico necessário para promover a marca de forma segura e eficiente.

O google dispensa apresentações. Estamos falando da plataforma que é incontestavelmente o maior mecanismo de busca que existe.

Com diversas plataformas especializadas para exibir informações diferentes, o google é a plataforma mais acessada do mundo.

Alguns calculam que dos mais de quatro bilhões de usuários, todos já acessaram o google.

Ele serve como uma ferramenta de gestão de praticamente todo o conteúdo da internet, ressalvando o conteúdo considerado como ilegítimo por alguns países e que fazem parte da chamada Deep Web.

O google é acessado diariamente por bilhões de pessoas e serve como uma das maiores ferramentas de divulgação do mundo.

O google ads é a plataforma de divulgação do google, e como se trata de uma ferramenta de divulgação associada a um mecanismo de buscas, ele é considerado por muitos a melhor ferramenta de divulgação para tráfego pago na atualidade.

O funcionamento é simples e similar ao de outras plataformas, mas a vantagem é que o google direciona e atrai visitantes que geralmente já estão interessados em adquirir os produtos que estão sendo oferecidos.

É claro que existem outras ferramentas de tráfego pago como: instagram ads, linkedin ads e diversas outras que podem ser usadas de acordo com o seu plano de divulgação e público alvo.

Mas o tráfego pago não é a única forma de atrair visitantes e divulgar seu empreendimento, vamos analisar como funciona o tráfego orgânico.

Tráfego Orgânico

Se para usar o tráfego pago como estratégia de divulgação é importante saber como fazer um plano de marketing. Para usar as ferramentas de divulgação através do tráfego orgânico é ainda mais importante.

Como o nome já sugere, o tráfego orgânico ou tráfego gratuito geralmente não exige que sejam realizados investimentos nas plataformas de divulgação. Entretanto este serviço exige bastante conhecimento por parte do usuário.

Uma das principais técnicas de divulgação através do tráfego orgânico é o uso de uma estratégia conhecida como SEO.

O SEO, ou Search Engines Optimization. É uma técnica que visa usar os mecanismos de busca a seu favor. Ou seja, você pode usar o google como sua ferramenta de divulgação, sem gastar dinheiro com a plataforma.

Para fazer isso, é necessário combinar o uso de diversas técnicas diferentes para fazer com que este mecanismo de busca destaque sua plataforma entre as principais informações.

Este é considerado por muitos especialistas e clientes como sendo o melhor método de divulgação, tendo em vista que atrai um público mais específico, composto por pessoas que estão interessadas no seu produto.

Mas por outro lado, não oferece resultados rápidos. É necessário bastante tempo, trabalho e disciplina para conseguir resultados expressivos através desta metodologia.

E por conta da constante alteração das rotinas de pesquisa usadas pelos mecanismos de busca, como o google. É praticamente impossível conseguir usar o tráfego orgânico sem o auxílio de um profissional.

Como funciona o tráfego orgânico

Quem pensa em usar o tráfego orgânico, precisa se atualizar com frequência, e entender quais são as estratégias que o software do Google está usando.

Além disso, uma das melhores maneiras de fazer com que os mecanismos de busca reconheçam o seu produto como sendo importante é através da criação de conteúdo.

Não tem como fazer um plano de marketing baseado em tráfego orgânico, sem investir na criação de conteúdo, e esse conteúdo precisa ser produzido com certa frequência para ser considerado relevante.

O tráfego orgânico é ainda mais eficiente quando a pessoas responsável pelo desenvolvimento da campanha de marketing tem conhecimento de gatilhos mentais eficientes.

Use Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais são necessários e úteis independente da estratégia de tráfego que seja adotada, tendo em vista que eles são eficazes e contribuem no processo de tomada de decisões.

A pessoa que se pergunta como fazer um plano de marketing deve ter em mente que os gatilhos mentais devem ser escolhidos, levando em consideração alguns fatores.

Esses gatilhos precisam se relacionar bem com: O tipo de negócio, o público alvo, a plataforma onde a campanha vai ser executada e os objetivos do plano de marketing.

Se forem associados a estratégias de divulgação com tráfego pago e orgânico, os gatilhos mentais podem render resultados extraordinários.

É claro que a forma como vão ser usados e a estratégia mais útil precisa ser definida no plano de marketing.

Vamos conhecer alguns tipos de gatilho mental que podem facilitar o sucesso das campanhas de divulgação.

Autoridade

Este gatilho mental está associado à popularidade do responsável pela campanha de marketing que está sendo aplicada.

É uma das melhores estratégias para ser usada, junto com o tráfego orgânico.

O nosso cérebro funciona no automático durante grande parte do tempo, então para tomar algumas decisões ele se baseia em gatilhos externos.

Quando estamos em busca de um produto ou de um serviço para contratar, nosso cérebro costuma avaliar quais são as opções mais conhecidas.

Em geral, nós optamos por marcas conhecidas ou produtos de fontes confiáveis para comprar. É assim que funciona o gatilho da autoridade.

Para que alguém seja considerado autoridade em determinado assunto é necessário que a pessoa seja conhecida por oferecer soluções práticas para o tema.

Essa é uma das melhores estratégias para pessoas ou empresas que estão desenvolvendo um plano de marketing para um produto didático, como um curso por exemplo.

Para que a pessoa seja reconhecida como referência no assunto é importante que ela produza conteúdo sobre o tema com frequência. Isso vai ajudar as pessoas a associarem o seu nome ao produto.

Além disso, à medida que a empresa produzir conteúdo para usar o gatilho mental da autoridade, o Google vai promover a página da empresa sempre que alguém pesquisar por um assunto relacionado com os serviços que ela oferece.

Escassez

O gatilho mental da escassez é extremamente útil, principalmente se for usado com estratégias de tráfego pago. 

Acontece que nosso cérebro costuma considerar como valiosos produtos que são tidos como raros, ou seja, se o anúncio passar a impressão que o item está se esgotando, é normal que as pessoas se sintam motivadas a comprar.

Este gatilho mental, funciona atuando sobre o raciocínio impulsivo, ou seja, ele explora os instintos da pessoa. 

Uma maneira de tornar este gatilho ainda mais eficaz é quando associado a técnicas de pressão, como por exemplo: anunciar um desconto, mas estipular um prazo de validade para o desconto.

Estas estratégias costumam ser muito eficientes desde que bem planejadas antes de serem aplicadas à sua campanha de marketing ou seu plano de divulgação. 

A esta altura você pode estar se perguntando: Qual a melhor estratégia para meu plano de marketing, trafego pago ou orgânico? Alguns especialistas entendem que o melhor é o uso das duas técnicas associadas.

Entretanto, a melhor estratégia é buscar ajuda profissional que possa te ajudar a desenvolver o seu projeto.

Gostou do nosso artigo sobre como fazer um plano de marketing? Se gostou, compartilhe!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.