Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como usar o empreendedorismo digital para viver seu propósito de vida!

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em março 16, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

É um fato inegável que hoje em dia, os meios digitais e a própria internet simplesmente criaram uma revolução na forma de fazer negócios.

E aqui não estou falando apenas em blogs e marketing de afiliados. Estou falando de que atualmente não tem como vender, ou captar novos clientes em usar a internet.

É justamente por isso que resolvi criar esse outro artigo enfocando um lado mais amplo do que é empreendedorismo e como ele realmente pode colocar as pessoas em caminhos grandiosos que nunca haviam pensado antes.

A primeira coisa que precisamos pensar quando falamos em usar a internet para negócios é na mudança de mentalidade dos consumidores, os compradores online de produtos.

Até bem pouco tempo atrás a pessoas tinham medo de comprar pela internet, devido à falta de segurança nas plataformas de pagamento e também com medo dos produtos serem ruins, ou ainda de não receberem suas compras.

Conforme a busca por fazer compras online foi aumentando, o mercado se encarregou de criar maneiras de deixar os dados dos compradores seguros, e também formas de garantir que essas pessoas recebam o que compraram.

Com isso, em 2017, o Jornal Folha de São Paulo publicou uma notícia muito interessante: “Pela primeira vez, internet supera shoppings como opção de compras para o Natal”.

Me lembro quando vi essa notícia que fiquei muito satisfeito, pois sem dúvida essa era a comprovação que todos que trabalham pela internet, precisavam para ter certeza que estão no caminho certo.

Hoje, dificilmente vamos a uma loja física para comprar alguma coisa, a não ser é claro que estejamos passeando e aproveitemos a ocasião, mas sair de casa deliberadamente para fazer compras já não é perfil do consumidor.

Mesmo com o pagamento de frete e com a espera que dependendo da época do ano pode ser mais longa, as pessoas estão usando a internet cada vez mais para fazer compras, e isso é um fato.

Essa mudança nos hábitos dos consumidores abriu as portas para todo tipo de comércio, e hoje não existe uma loja de bairro que não possua uma página no Facebook, ou que utilize o Youtube para conseguir mais clientes.

E isso vem desde as maiores empresas até o empreendedor solo que fabrica bolo no pote e usa a internet para fazer vendas.

Porque ser um empreendedor digital é a melhor saída para a crise

Nesse outro artigo aqui (link para o artigo ser ou não ser um empreendedor digital) eu tirei algumas dúvidas sobre o que é ser um empreendedor digital e se isso vale mesmo a pena.

E, relembrando os dias distantes de quando eu era frentista, posso dizer que trabalhar pela internet foi a melhor escolha da minha vida, pois através disso eu realizei vários sonhos, e obtive não apenas liberdade financeira.

É por isso que lá no título eu disse que o empreendedorismo digital nos dá a possibilidade de realizar nosso propósito de vida, pois somente através da internet eu posso atingir milhares de pessoas e ensinar o que fiz para ser mais livre hoje.

As principais headlines do empreendedorismo digital falam de ganhos astronômicos em pouco tempo.

Mas, a essência do empreendedorismo não está apenas no quanto você pode fazer de dinheiro todos os meses, mas sim na possibilidade de mudar a cara do seu negócio a hora que quiser.

É bem diferente de abrir uma loja de calçados na avenida principal do bairro.

Se as coisas forem mal, não dá para fechar como loja de calçados à noite e abrir no dia seguinte como padaria, e no meio digital é possível fazer isso.

Então o empreendedor digital tem mais possibilidade de experimentar os diferentes nichos de mercado e encontrar aquele que mais se adapta, aquele que tem mais haver com o que realmente ama fazer.

Gosto muito de estudar sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal e aprendi que quando fazemos o que amamos estamos alinhados com nosso propósito de vida, e isso é o melhor caminho para a realização pessoal.

Quando olhamos para a situação do nosso país mergulhado em uma crise econômica e política que parece não ter fim, como não ter medo de perder o emprego?

Como não ficar receoso com quem assumirá a presidência, ou não pensar absolutamente nas melhores condições para os trabalhadores.

O empreendedorismo digital tira essas preocupações da nossa mente, pois sabemos que nosso sucesso não está na mão do governo, mas depende apenas da nossa dedicação e criatividade na gerência do nosso negócio.

Dizer que empreender é a melhor saída para a crise é um tremendo clichê, mas a verdade é que quando começamos a pensar na contramão do que existe, nos tornamos empreendedores da nossa vida.

Claro que não quero fazer uma revolução e fazer com que todo mundo largue seu emprego sumariamente e comece um negócio online.

Não! Mas quero poder mostrar para as pessoas que existe SIM uma saída para o desemprego, para o desespero e principalmente para a miséria.

10 passos fundamentais para ser um empreendedor digital de sucesso

Depois de falar sobre as possibilidades que se abrem quando usamos o empreendedorismo digital, resolvi separar o processo de empreendedor em 10 passos fundamentais.

Com certeza, alguns itens você nunca viu em nenhuma lista, mas garanto que eles farão a diferença se usá-los na base do seu negócio. Veja só:

1 – Crie a mentalidade certa

É comum dizermos que qualquer pessoa pode criar um blog e trabalhar como afiliada.

Ou que criar um negócio online do zero é fácil e mesmo quem nunca mexeu na internet pode fazer isso.

Sim, tecnicamente falando qualquer pessoa pode fazer tudo isso, mas o que leva o empreendedor ao sucesso, ou ao fracasso, não é a parte técnica da coisa, mas sim a mentalidade com que ele vê o negócio.

Ser empreendedor digital é abrir a mente para inúmeras possibilidades, é acreditar que o sucesso financeiro é possível e principalmente que não existe limites para onde um negócio digital pode crescer.

No começo pode ser bem difícil, principalmente se, como eu, você também estiver acostumado a viver com um salário pequeno e durante anos acreditar que aquilo era o máximo que poderia ter.

Para ter um negócio digital, seja um único blog, ou um império digital com inúmeras páginas e produtos, basta acreditar que aquilo dá certo.

2 – Faça um planejamento minucioso

Nossa mente pode ser um prodígio, mas nenhum negócio digital, nem físico, sobrevive muito sem um bom planejamento.

Quando falo em planejar falo de prever todas as adversidades que podem ocorrer e ter um plano de ação para resolver cada uma delas.

Se está pensando em largar o emprego para abraçar essa carreira, lembre-se de provisionar o dinheiro para passar por um tempo onde ainda não terá ganhos significativos.

Converse com sua família sobre essa mudança, pois o apoio de quem está perto é crucial nos momentos de descrença.

Monte uma planilha com tudo que deseja e precisa fazer para criar seu negócio, e só então comece a colocar a mão na massa.

3 – Pratique o autoconhecimento para crescer

Falei lá em cima que gosto muito de estudar sobre desenvolvimento pessoal, e o autoconhecimento é o caminho mais curto para se melhorar a cada dia.

Muito da nossa personalidade fica impressa no negócio, principalmente quando criamos blog e somos produtores de conteúdo.

Não tem como não transparecer o que pensamos quando escrevemos um artigo, ou quando gravamos um vídeo.

Sempre procure se conhecer melhor, quais são seus anseios, seus sonhos, seus medos, suas aspirações.

Faça essas perguntas todos os dias, se questione sobre atitudes, só assim criará um poder pessoal que será capaz de vencer qualquer obstáculo que surgir.

4 – Estude sempre

Não tem jeito. Você pode assistir milhares de vídeos gratuitos no youtube, pode ler dezenas de postagem de blog como essa, mas o conhecimento para ter seu negócio só virá depois de fazer um curso sério sobre o assunto.

Os cursos são desenvolvidos para que os alunos tenham um passo a passo exato do que deve ser feito, e principalmente QUANDO as coisas precisam ser executadas.

Assim você não corre risco de fazer coisas erradas que farão perder tempo para arrumar, ou criar algo novo.

Faça cursos, leia livros, assista vídeos, deixe sua mente sempre recheada de novidades dentro do assunto do seu negócio, assim conseguirá inovar e trazer novas possibilidades para seu crescimento.

5 – Analise as possibilidades

Depois que você já tem em mente que tipo de negócio irá desenvolver, é hora de analisar as possibilidades do mercado.

Qual a melhor forma de trabalhar com o produto que você está oferecendo?

Como a concorrência está divulgando essa nova ferramenta de marketing digital?

Qual o jeito mais rápido para criar conteúdo para seu negócio digital?

Existe mesmo dinheiro circulando dentro desse assunto? As pessoas pagam mesmo para ter essas informações?

É importante analisar todas as possibilidades para saber quais ações serão necessárias dentro do seu negócio especificamente.

6 – Escolha seu nicho de mercado

Esse é o passo principal para seu negócio online. Sabe porquê? Porque decidindo o nicho de mercado você montará toda sua estrutura baseada nos produtos e serviços desse segmento.

Aqui é onde muitos alunos de cursos de marketing digital ficam parados, pois as possibilidades são inúmeras, e sempre é preciso analisar os prós e os contras.

Escolher um nicho apenas porque ele dá dinheiro pode ser um erro em curto e médio prazo, pois se não houver o menor interesse no assunto será bem complicado e doloroso ficar produzindo conteúdo para o público.

Então, faça uma lista das coisas que gosta, das coisas que sabe fazer bem, das coisas que não gosta, das coisas que gostaria de aprender.

Observando os itens dessas listas conseguirá ter uma visão melhor de qual seria um nicho de mercado interessante e rentável para trabalhar.

7 – Defina qual a estratégia de trabalho

Como vai ser seu negócio? Quer ser blogueiro de autoridade? Quer criar vários blogs em nichos diferentes e ter um império digital?

Definir a estratégia é a melhor forma de focar no que precisa ser feito sem ficar perdendo tempo experimentando a última técnica de vendas do momento.

Quando escolher a forma de trabalho foque nela e só pare quando tudo estiver pronto, rodando e rendendo.

Se vai querer trabalhar com anúncios pagos apenas, separe um valor para investimento e procure aprender o máximo para não perder dinheiro.

Se sua praia é trabalhar com blog, crie pautas de conteúdo e coloque a mão na massa para produzir.

Não comece um negócio na base do “o que vier é lucro”, pois não terá raízes e poderá fracassar rapidamente.

8 – Fique sempre atualizado

Uma das coisas importantes quando se é empreendedor digital é a necessidade de manter-se sempre atualizado para os termos e práticas do mercado.

Todos os dias surgem ferramentas que facilitam o trabalho, e quem não usa essas coisas acaba perdendo tempo fazendo tarefas que podem ser quase automatizadas.

Um exemplo é o atendimento nas redes sociais que é primordial fazer, mas que toma muito tempo se você for ficar online respondendo os contatos.

Automatizar o atendimento no facebook, por exemplo, foi uma das formas que  achei de poder usar meu tempo para atender outros pontos do negócio, e ainda atender quem me procura lá dentro de forma rápida.

Veja como eu faço isso (link para o face autoresponder) de forma simples e funcional.

9 – Pare, analise e ajuste se for necessário

Depois de algumas semanas é hora de parar, analisar o que está dando certo e o que não está para fazer ajustes.

Lembra que falei lá em cima que somente com um negócio digital é possível fechar como loja de sapatos e abrir como padaria?

Então, se perceber que do jeito que está fazendo não está dando, ou que o nicho de mercado que entrou não é tão bom assim mude sem medo de ser feliz.

A melhor coisa do negócio online é que podemos fazer o que quisermos com nossos domínios, podemos mudar o nome das fanpages, podemos parar de alimentar um blog e criar outro do zero.

Essa é a liberdade que eu sempre falo, muito mais que ter liberdade financeira, poder mudar seu negócio conforme suas convicções e conhecimento é a melhor coisa do mundo.

10 – Colha os frutos e faça tudo de novo

Está tudo rodando quase no piloto automático? Então agora é a hora de investir em um novo negócio usando o mesmo modelo desse que já está dando resultados.

Isso mesmo! Outra liberdade incrível do empreendedorismo digital, a possibilidade de criar quantos negócios quiser, sem precisar investir muito e escalar completamente os resultados.

Há alguns meses gravei um vídeo falando sobre como superar as dificuldades de criar um negócio online.

Aperte o play e assista ao vídeo para tirar qualquer dúvida que possa ainda ter ficado sobre empreendedorismo digital.

 

 

Espero que você tenha gostado desse artigo, e que ele tenha ajudado em seus pensamentos e resoluções.

Saiba que sempre pode contar comigo e para não perder nenhum conteúdo meu, inscreva-se no canal do youtube e me siga no Instagram.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.