Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

É possível ganhar dinheiro como afiliado? Entenda como!

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Carlos Lourenço
em julho 28, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O marketing de afiliados surgiu como uma profissão alternativa para pessoas que desejam trabalhar através da internet. Muitos pensam que o marketing de afiliados funciona apenas como renda extra, mas será verdade? Vamos descobrir se é possível ganhar dinheiro como afiliado.

Os afiliados digitais são profissionais cada vez mais necessários no mercado digital. A importância desses agentes está sendo destacada diante do grande potencial de vendas que eles têm, e do impacto que o trabalho deles está causando no mercado.

Os afiliados são vistos como recursos extremamente importantes para garantir o bom desempenho comercial de uma empresa, marca ou produto, e de acordo com especialistas, a tendência é que esses profissionais sejam cada vez mais valorizados.

Mas o que leva uma pessoa a começar a trabalhar como afiliada digital? Será que existem vantagens neste trabalho? Vamos entender se é realmente possível ganhar dinheiro no marketing digital de afiliados.

É possível ganhar dinheiro como afiliado

Sim, é possível ganhar dinheiro como afiliado. É graças à possibilidade de ganho que muitas pessoas decidem começar a trabalhar como afiliadas digitais.

O marketing digital de afiliados dá a muitas pessoas a oportunidade de trabalhar a partir de qualquer lugar e ganhar dinheiro de forma independente. Alguns acreditam que o marketing de afiliados é uma atividade de trabalho mais vantajosa que opções de ganho tradicionais.

As vantagens de trabalhar como afiliado digital ficam evidentes na qualidade de vida que os profissionais da área experimentam, em comparação com profissionais de outras áreas.

No mercado de afiliados, para que uma pessoa possa ganhar dinheiro ela precisa oferecer o produto, ou produtos de outras pessoas em diversos ambientes virtuais e promover as vendas deste produto.

Dessa forma, o resultado trabalho dos afiliados depende unicamente do esforço deles e das estratégias de vendas que eles adotam para trabalhar.

O ganho dos afiliados funciona de forma comissionada, ou seja, eles recebem uma comissão pré-estabelecida sobre o valor do produto que eles estão oferecendo. 

Existem diversas formas de comissionamento, e vamos entender como algumas dessas formas funcionam e quais são as vantagens de cada tipo de comissionamento.

Além dos diferentes tipos de comissionamento, você também encontra diferentes valores de comissão. Em algumas plataformas que usam um programa de afiliados, você pode encontrar comissões de até 90% sobre o valor do produto.

Esse tipo de comissão alta torna alguns produtos muito atraentes para afiliados que estão começando a trabalhar, mas é importante tomar cuidado para escolher bem o produto e não ficar preso apenas ao valor de comissão que ele oferece.

Agora que você sabe que realmente dá para ganhar dinheiro trabalhando como afiliado. Vamos ver algumas dicas de como você pode ter uma boa renda ganhando dinheiro como afiliado, e quais são as melhores estratégias de trabalho nessa área.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Para ganhar dinheiro como afiliado, é importante saber usar estratégias de marketing digital de forma inteligente, criativa e se possível inovadora.

O trabalho dos afiliados é basicamente oferecer e vender produtos dentro do ambiente virtual. 

Realizar esse trabalho é teoricamente simples, entretanto, existem alguns fatores que influenciam o trabalho de venda na internet, e que precisam ser levados em consideração.

Algumas pessoas pensam que trabalhar como afiliado e ganhar dinheiro, é simplesmente se cadastrar em um programa de afiliado, escolher um produto com o valor de comissão alta, e compartilhar o link de afiliado com outras pessoas.

Geralmente as pessoas que tentam trabalhar dessa forma acabam se decepcionando com os resultados, e muitas vezes até acabam transmitindo para outras pessoas interessadas, a experiência ruim que tiveram no trabalho

Isso acontece porque existem alguns passos necessários para trabalhar como afiliado, que devem ser observados antes de começar a atuar. Alguns desses passos são:

  1. Planejamento;
  2. Estudo de mercado;
  3. Estudo de produto;
  4. Análise do público de consumo;
  5. Estudo e pesquisa de estratégias de marketing digital;
  6. Desenvolvimento de uma plataforma de vendas.

Esses são os seis passos fundamentais para que uma pessoa possa trabalhar como afiliada digital, e nós vamos te ajudar a entender porque eles são tão importantes.

Planejamento

O trabalho do afiliado digital é totalmente independente. Isso significa que este trabalho é muito parecido com um empreendimento pessoal.

É impossível dar início a um empreendimento sem planejamento. Por essa razão, os afiliados precisam planejar como vai ser a rotina de trabalho deles, que tipo de abordagem vão usar, se vão investir em tráfego ou vão trabalhar de forma orgânica e diversos outros fatores.

Sem planejamento, é pouco provável que uma pessoa tenha êxito no trabalho de afiliado. Por isso é tão importante tirar tempo para se planejar antes de começar a trabalhar.

Estudo de mercado

O estudo de mercado é um passo que está intimamente relacionado com a etapa de planejamento.

Estudar o mercado envolve entender como funcionam as técnicas de vendas dentro do marketing de afiliados, e mais especificamente, como essas técnicas são aplicadas dentro de cada nicho.

O estudo de mercado serve para ajudar o afiliado a se situar em relação ao trabalho dentro desse mercado. 

Um bom estudo de mercado envolve uma pesquisa eficiente sobre as estratégias que são adotadas por afiliados concorrentes, e como essas estratégias estão afetando as vendas desses concorrentes.

Estudo de produto

O estudo de produto é um dos passos mais importantes para quem decide trabalhar como afiliado digital. Estudar os produtos é fundamental para que você consiga fazer uma boa escolha e identificar os melhores produtos para trabalhar.

Sem um estudo de produto, o afiliado pode acabar escolhendo de forma precipitada, e isso influencia negativamente os resultados das vendas e consequentemente dos ganhos desse afiliado.

Geralmente, durante o estudo de produto é recomendado que os afiliados avaliem as suas qualificações e preferências antes de fazer uma escolha. 

Avaliar as qualificações não significa que para trabalhar como afiliado você precisa ter algum diploma em uma área, mas se você já tiver experiência com algum nicho de mercado ou produto específico, essa experiência pode ser útil para seu trabalho.

O mesmo acontece com as preferências. Ainda que o afiliado não tenha nenhuma experiência ou qualificação prévia, é importante escolher produtos com os quais você se identifica, ou seja, aqueles produtos que você compraria se fosse o consumidor.

Pesquisar e analisar os produtos com base nesses critérios pode te ajudar a escolher um produto campeão para seu negócio de afiliado.

Análise do público de consumo

O quarto passo envolve ter conhecimento sobre o público de consumo dos produtos que você está avaliando. Antes de decidir se vai ou não se afiliar a um produto, tente descobrir quem são as pessoas que vão utilizar o produto que você está avaliando.

Isso pode te ajudar a entender que tipo de abordagem você deve ter, onde encontrar essas pessoas, e quais são as melhores formas de convencer a este público do valor do produto que você está oferecendo.

Além disso, essa análise pode te ajudar a descobrir se o produto possui um público de consumo amplo, ou muito restrito.

Estudo e pesquisa de estratégias de marketing digital

Para realizar esse trabalho é importante conhecer algumas das principais estratégias de marketing digital. Isso não significa que o afiliado precisa ser um expert no marketing digital, mas ele precisa entender como algumas estratégias funcionam.

Esse conhecimento pode ser adquirido através de estudo e pesquisa sobre o marketing digital, e pode ser ampliado à medida que o afiliado coloca as estratégias em prática.

Desenvolvimento de uma plataforma de vendas

Outra coisa muito importante nesse trabalho, é o desenvolvimento de uma plataforma de vendas. A plataforma de vendas serve para disponibilizar o seu link de afiliado de forma profissional, além de ajudar a promover as vendas do produto que você representa.

Conforme destacamos anteriormente, algumas pessoas que começam a trabalhar como afiliadas não desenvolvem uma plataforma de vendas. Com isso, elas tentam compartilhar o link de afiliado em grupos de conversa, mensagens privadas e outros ambientes.

Fazer isso pode até render algum resultado, mas nada se compara com uma boa plataforma de vendas organizada e estruturada. Por isso, pense em que tipo de plataforma é mais adequada para te ajudar a ganhar dinheiro como afiliado.

Esses passos podem ser determinantes para o sucesso de uma pessoa, e até podem influenciar o ganho delas dentro desse trabalho.

Como funciona a comissão no programa de afiliados?

Agora que você já sabe quais são os passos necessários para ganhar dinheiro como afiliado, vamos entender como as comissões funcionam dentro desse trabalho.

Geralmente as comissões são estabelecidas de acordo com o programa de afiliados onde você está cadastrado, e de acordo com as definições estabelecidas pelo criador do produto que você está pensando em oferecer.

Algumas plataformas permitem que os produtores estabeleçam formas de comissão diferenciadas para os produtos deles. Algumas das principais formas de comissão são:

  • CPS: Custo por venda. Esse formato de comissão é um dos mais tradicionais, onde o afiliado recebe uma comissão sobre cada venda realizada através do link de afiliado dele;

 

  • CPC: Custo por clique. Neste formato de comissão o afiliado recebe um pagamento sempre que alguém clica no link dele. Esta é uma excelente forma de ganhar dinheiro como afiliado, mas esse formato de comissão costuma ser mais raro;

 

  • CPA: Custo por ação. Neste formato o afiliado recebe uma comissão toda vez que alguém clica no link dele e realiza uma ação, como: cadastro ou compartilhamento;
  • CPL: Custo por Lead. Os leads são pessoas que expressam interesse por se cadastrar de alguma forma na sua plataforma de vendas. Esse tipo de comissão remunera os afiliados de acordo com a quantidade de leads que eles possuem.

Esses são os formatos de comissionamento mais populares dentro do marketing de afiliados. Geralmente é mais comum encontrar comissões no formato CPS, já que essa é uma forma mais eficiente de recompensar o trabalho realizado.

Quanto dá para ganhar como afiliado

Não existe um valor limite para os ganhos de um afiliado. Conforme destacado anteriormente, tudo vai depender das estratégias que o afiliado adota para vender e como ele organiza o próprio trabalho.

Alguns afiliados são capazes de fazer fortunas através desse trabalho, ao passo que outros usam o mercado de afiliados como uma atividade para conseguir uma renda extra. Ganhar dinheiro como afiliado depende apenas da sua motivação e esforço.

Qual o melhor programa de afiliados para ganhar dinheiro

Atualmente existem no Brasil diversos programas de afiliados que são conhecidos pelas vantagens e quantidade produtos que oferecem.

Você pode encontrar programas de afiliados de diversos tipos, tanto os criados por grandes empresas como: Amazon, Submarino e Magazine Luiza. Como aqueles programas criados para oferecer produtos independentes e inovadores.

Ao contrário do que muitos pensam, os melhores programas de afiliados nem sempre são os administrados pelas grandes empresas. Atualmente, três programas concorrem pela liderança do mercado como sendo os melhores, sendo eles: Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Essas três plataformas com programas são vistas por muitos como as melhores plataformas para ganhar dinheiro como afiliado. Elas são conhecidas por dar aos afiliados conhecimento e treinamento para usar as ferramentas que elas disponibilizam.

5 técnicas de marketing para aumentar as vendas

Você já deve ter percebido que é perfeitamente possível ganhar dinheiro como afiliado, mas é importante lembrar que seu desempenho depende do seu esforço e das técnicas que você aplica no seu negócio de afiliado.

Vamos ver cinco técnicas de marketing digital que podem te ajudar a aumentar as suas vendas como afiliado:

  • Produzir conteúdo: A produção de conteúdo faz com que as pessoas se sintam motivadas a acessar a sua plataforma de vendas em busca de informações úteis. Essa é uma das melhores maneiras de atrair pessoas interessadas;

 

  • Use SEO: O SEO é uma técnica de otimização dos mecanismos de busca. Ele faz com que o Google e outros motores de busca direcionem pessoas interessadas para sua plataforma de vendas;

 

  • Use a prova social: A prova social é um gatilho mental muito poderoso para convencer as pessoas sobre o valor de um produto ou serviço. Geralmente ela é usada através de depoimentos de pessoas satisfeitas na sua página de vendas;

 

  • Otimize sua plataforma para mobile: Milhões de pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis. Se você otimizar seu site para dispositivos móveis você pode aumentar consideravelmente as suas vendas;

 

  • Divulgue em redes sociais: Muitas pessoas acessam as redes sociais diariamente em busca de entretenimento. Se você souber como divulgar nas redes sociais pode acabar tendo resultados surpreendentes.

Essas são as principais técnicas de divulgação para quem deseja trabalhar como afiliado e ganhar muito dinheiro dentro desse mercado.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender que é possível ganhar dinheiro como afiliado, e que você só precisa dar os passos certos e usar as melhores estratégias. Se gostou do artigo, compartilhe com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.