Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como conquistar a Liberdade financeira

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 13, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O sonho de muitos brasileiros, principalmente os jovens que ainda dependem dos pais é alcançar a liberdade financeira.

Mas não apenas os jovens, homens e mulheres que dependem financeiramente de seus companheiros também buscam essa liberdade.

A falta de liberdade em sentido econômico é um problema que afeta muitas pessoas, e ataca não apenas o poder aquisitivo dessas pessoas, mas também a autoestima e a auto confiança.

A liberdade financeira está muito relacionada com a autonomia, ou seja, direito e a sensação de ter o controle sobre a própria vida.

É por isso que a falta dessa liberdade traz tantos impactos negativos sobre a vida das pessoas.

Neste artigo vamos entender mais sobre o que é essa liberdade, vamos ver algumas dicas importantes de como conquistá-la e o que fazer para alcançar este estado.

A independência financeira, é uma meta buscada por muitas pessoas. Até mesmo pessoas que possuem uma fonte de renda estável podem não ter independência financeira.

A dependência financeira não é apenas um fator que afeta as pessoas com falta de renda.

É perfeitamente possível que pessoas com uma renda estável não tenham saúde e nem educação econômica e essas são duas chaves para a independência financeira. 

Uma grande ameaça para a liberdade financeira das pessoas é a falta de conhecimento sobre as melhores estratégias para administrar os próprios recursos.

É por esse motivo que muitos acabam se endividando e perdendo a autonomia.

Mas antes de descobrir como lutar contra essa ameaça, vamos entender o que é a independência financeira.

O Que é Liberdade Financeira

Apesar de andarem lado a lado e se referirem a coisas bem parecidas, a liberdade e a independência financeira possuem algumas diferenças sutis.

Ainda assim, as duas são importantes e por isso vamos destacar como conquistá-las.

A independência financeira está relacionada com a capacidade de ganhar dinheiro independente da vontade de outra pessoa, dependendo apenas do seu esforço. 

Geralmente as pessoas conseguem alcançar certa medida de independência, quando começam a trabalhar e a se manter com os próprios recursos, ou seja, a independência é um passo em direção à liberdade. 

Já a liberdade econômica ou financeira está mais relacionada com o poder de usar o dinheiro da maneira que achar mais adequada, sem deixar de cumprir com alguns compromissos básicos, como: pagar contas, comprar alimento e outras coisas necessárias.

A liberdade está muito associada ao bem-estar, satisfação e alegria. Pessoas que têm essa liberdade geralmente dispõem de tempo e recursos para aproveitar com sua família e amigos sem ficar se preocupando com privações.

Apesar da independência ser muito importante, nem sempre ter independência significa que você tem liberdade.

Muitas vezes, todo o dinheiro que nós recebemos através do nosso trabalho ou outra fonte de renda está comprometido com contas e outras atividades.

Se esse for o seu caso, vamos te ajudar a descobrir como conquistar a liberdade e a independência financeira, então fique ligado neste artigo até o final.

Como Conquistar sua Liberdade Financeira

Para conquistar a liberdade financeira é necessário se planejar e agir. A pessoa que tem este objetivo precisa estar determinada a assumir controle da própria vida, e controlar as finanças para conseguir usar o dinheiro em benefício próprio.

Existem algumas estratégias que podem te ajudar a alcançar a liberdade econômica, mas vamos entender o que é preciso para alcançar esta meta. Iniciar um projeto de evolução financeira demanda esforço.

Por isso, antes de colocar qualquer dica em prática é necessário parar de se sabotar e procrastinar. Um dos maiores desafios para quem quer conseguir liberdade é parar de sabotar.

Acontece que muitas vezes quando temos independência financeira, nossa renda está sempre comprometida por conta do descontrole das finanças, e algumas vezes nós até sabemos o que precisamos fazer para ter controle, mas decidimos procrastinar.

Procrastinar é o hábito de adiar ou deixar para depois medidas que precisamos tomar de forma imediata.

Para exemplificar, vamos imaginar uma pessoa que não tem liberdade financeira por conta do mau uso de cartão de crédito.

Se este indivíduo decidir cortar os gastos desnecessários de maneira imediata o resultado pode ser muito satisfatório, afinal de contas o dinheiro que era gasto com crédito pode ser usado para atender aos interesses dele sem complicações.

Mas acontece que muitas vezes ficamos presos em um ciclo vicioso, onde trabalhamos para pagar o cartão de crédito e usamos o crédito para aliviar o estresse.

Se esse for o seu caso, é importante ter determinação para agir.

Se o seu problema é a falta de independência financeira, por não ter emprego uma fonte de renda estável, uma sugestão que pode te ajudar é procurar uma atividade de renda através da internet.

É verdade que conseguir emprego nos últimos dias tem se tornado uma tarefa difícil, mas você pode conquistar a sua independência financeira trabalhando pela internet, sem precisar sair de casa.

Existem várias formas de trabalhar e ganhar dinheiro pela internet, basta pesquisar sobre o assunto, você pode acabar se surpreendendo com o tanto de oportunidades que você tem para conquistar sua independência.

Apenas para exemplificar, muitas pessoas têm utilizado as redes sociais para conseguir uma fonte de renda para se manter. Isso mesmo, você pode trabalhar usando as redes sociais.

Uma maneira de fazer isso é através da produção de conteúdo. É provável que você acesse as redes sociais de forma regular, se este for seu caso já deve ter percebido que algumas pessoas acumulam centenas de seguidores.

Essas pessoas são conhecidas como influenciadores digitais. Os influenciadores digitais podem ganhar dinheiro de várias maneiras, mas a principal forma é através de estratégias de marketing.

Se você quiser começar a trabalhar com este tipo de serviço, saiba que não é impossível e nem está fora do seu alcance.

Tente estudar algumas técnicas de produção de conteúdo para conseguir aumentar o número de seus seguidores.

Além disso, pesquise formas de remuneração e de ganhos através do marketing. Você vai conhecer diversas modalidades, incluindo o sistema de afiliados que é uma das melhores opções para quem busca a independência financeira.

Mas como destacamos anteriormente, a independência é apenas um dos passos para conquistar a liberdade, vamos ver agora algumas dicas para usar a sua independência para ter liberdade financeira.

Dicas Para Alcançar a Liberdade Financeira 

Já apresentamos algumas dicas importantes para conseguir a sua liberdade, mas agora vamos ver algumas estratégias que podem fazer toda a diferença para você ter sucesso nesse projeto.

Apesar de ser um benefício que poucas pessoas têm, conseguir a liberdade financeira envolve basicamente três coisas: consciência, disciplina e motivação.

Consciência da sua Condição Financeira

Ter consciência de sua condição financeira envolve entender como está sua saúde em sentido econômico e ter noção de como estão os seus gastos em relação à sua renda. Este pode ser o primeiro passo do seu projeto.

Para desenvolver consciência de sua condição, tente reunir todas as suas contas e fazer um balanço para entender onde você está gastando a maior parte do seu dinheiro.

Ter pleno controle da sua saúde financeira só é possível se você souber todos os dados sobre onde e como você gasta.

Uma boa dica para ter este controle é registrar todas as entradas e saídas de dinheiro em uma planilha.

Se você fizer isso, vai ficar mais fácil colocar o segundo passo do seu projeto em ação.

Tenha Disciplina na Hora de Gastar

Tendo consciência da sua condição financeira, você vai precisar ter disciplina na hora de gastar o seu dinheiro. 

É verdade que é muito fácil fazer dívidas em cartões e outras modalidades de crédito, mas você precisa lembrar que essas dívidas têm um custo alto, que é a sua liberdade.

Algumas instituições de crédito usam uma tática conhecida como servidão por dívida. Elas te oferecem crédito fácil para que você passe boa parte de sua vida trabalhando para pagar juros altíssimos. 

É por isso que você precisa ter disciplina para manter o controle da sua vida econômica e evitar que a sua independência financeira seja apenas uma fonte de renda para pagar dívidas.

Se você não tiver disciplina pode acabar sofrendo uma estafa emocional e psicológica. Então fique atento para evitar que os gastos descontrolados possam te transformar em um escravo.

Esteja Motivado a Alcançar seu Objetivo

Se você não estiver motivado, nenhum desses conselhos vai te ajudar a conquistar a sua liberdade. Então, tente pensar no que você está perdendo por não ter liberdade em sentido financeiro, tente pensar nas vantagens de se organizar.

A motivação pode te ajudar a encontrar outras soluções além das que mencionamos neste artigo.

É possível que para conseguir sua liberdade em sentido financeiro você tenha que buscar uma fonte de renda extra por um tempo.

Se esse for o caso, tente aplicar uma das sugestões que o artigo apresentou para quem quer ter independência financeira.

Além disso, é a motivação que vai te ajudar a parar de procrastinar e colocar em prática todas essas sugestões. Por isso, busque estratégias para se motivar.

Espero que nosso artigo sobre como conquistar sua liberdade financeira tenha te ajudado. Não deixe de compartilhar este artigo com outros, e em caso de dúvidas registre nos comentários!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.