Estratégia de marketing – Como usar isso para atrair público para seu negócio


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Estratégia de marketing é o conjunto de ações praticadas para promover um serviço, produto, ou marca.

Seja qual for o tipo de negócio, digital, físico, ou apenas uma prestação de serviços ele não sobrevive se não houver um incremento no número de público que possa virar cliente pagante.

Por mais bonito que seja o conceito de ajudar as pessoas com nosso trabalho, no final sempre precisaremos vender nosso produto/serviço, e fica mais fácil fazer isso com estratégias definidas e práticas.

 

Você precisa divulgar seu negócio sempre

 

Você precisa divulgar seu negócio sempre

 

Atualmente, a melhor maneira de divulgação é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de conteúdo relevante para o público final.

(Atenção) DESCUBRA O MÉTODO DEFINITIVO E ÚNICO PARA VENDER MILHÕES PELA INTERNET

O Conteúdo que você está prestes a ter acesso é o mesmo usado pelos principais afiliados do mercado, e que faz eles ganharem CENTENAS de reais diariamente, por isso, se você deseja criar um Negócio online de Sucesso, você precisa começar a usar este mesmo método!

Esse conteúdo é voltado para resolver problemas e questões importantes do nicho de mercado e para produzi-lo é preciso fazer um estudo de público bem aprofundado.

Um exemplo muito bom de estratégia de marketing através de conteúdo é o que fazemos aqui no blog.

Através de artigos que elucidam as questões do marketing digital ajudamos as pessoas a entenderem melhor esse conceito antes de começarem um negócio próprio.

Se você tem um produto, ou marca, ou presta serviços precisa começar a criar sua estratégia de divulgação para que seja efetiva e realmente traga resultados.

 

Porque a estratégia de marketing é importante em seu negócio

 

Todos os dias nos deparamos com alguma peça de marketing em nossa vida.

Desde os cartões de encanador/eletricista que são deixados nas portas das casas até os anúncios que ocupam minutos preciosos do nosso programa de TV favorito.

Cada um desses elementos faz parte da estratégia de marketing desses anunciantes.

O encanador/eletricista sabe que deixando cartões nas portas, tem a chance de ser lembrado quando surgir uma necessidade do público.

As grandes marcas, que podem pagar por um espaço na TV paga, sabem que a chance de aumentar os clientes com esses anúncios é muito grande.

Veja, se você tem um produto ótimo, mas não fala para as pessoas que tem, continuará tendo algo de valor, mas que não ajuda ninguém.

Portanto, para mostrar seu produto/serviço, e conseguir mais clientes é necessário criar e aplicar uma estratégia de marketing efetiva.

 

Estratégia de marketing e público alvo – Como fazer algo efetivo

 

Estratégia de marketing e público alvo – Como fazer algo efetivo

 

Quando falamos de marketing/propaganda não podemos fazer algo que não atinja o público certo logo de cara.

Portanto, para criar peças de marketing que tragam resultados é importante fazer o estudo completo do público primeiro.

Usando o caso do encanador/eletricista que coloca cartões nas portas, perceba que ele está atingindo um público potencial, que poderá precisar desses serviços em algum momento.

No caso da empresa/marca que faz anúncios na TV, ela se dirige a um público mais abrangente e onde podem haver pessoas que não são seu avatar primordial.

Essa diferença em estratégias está diretamente ligada ao tamanho do negócio e também a autoridade que cada um dos profissionais tem.

Por exemplo, quando a Coca Cola, que é líder de mercado, veicula uma propaganda, ela sabe que muitas pessoas não são seu público, mas também sabe que a maioria, com certeza é.

Porém, o tamanho da empresa e a consolidação da marca permitem um desvio de público atingido em sua estratégia de marketing.

Se você está apenas começando a trabalhar como afiliado e escolheu ter um blog como base de negócio, PRECISA ter um plano estratégico que permita atingir o maior número de pessoas que realmente se interessem pelo assunto.

Pessoas que estão começando, ou que não têm recursos para investir em marketing pago, precisam conhecer o público profundamente e descobrir onde ele está para fazer campanhas mais efetivas.

Quanto mais você souber sobre o avatar do seu produto, terá mais chance de fazer propagandas que realmente tragam resultados financeiros.

 

12 Elementos efetivos de estratégia de marketing para qualquer negócio  

 

12 Elementos efetivos de estratégia de marketing para qualquer negócio  

 

Mas, como fazer uma propaganda bem efetiva?

Onde preciso estar para conseguir expor meu produto/serviço de forma a atrair mesmo público que esteja interessado na oferta?

Alguns elementos de marketing são fundamentais para seu negócio, veja quais são eles:

1 – Redes Sociais

Todo dono de negócio, seja afiliado, produtor, e-commerce, profissional liberal PRECISA ter um perfil nas principais redes sociais.

Para quem trabalha como afiliado e é empreendedor solo, pode ser muito trabalhoso postar conteúdos em todas elas, mas no início será completamente necessário fazer isso.

Isso porque precisará descobrir onde seu público é mais assíduo.

Analisando os resultados de suas campanhas conseguirá saber qual rede social traz mais resultados e aí poderá focar apenas no que dá certo para seu negócio.

Para ter efetividade em sua estratégia de marketing nas redes sociais é importante fazer postagens que engajem o público e gerem compartilhamentos.

2 – SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e significa Otimização para mecanismos de busca, ou seja, deixar suas páginas amigáveis para aparecer na primeira página de resultados do Google.

Para fazer isso é importante ter uma pesquisa de palavras chave abrangente, e sempre contemplar essas palavras/expressões na sua produção de conteúdo.

Aprendendo a ranquear suas páginas contará com público completamente relevante para seu negócio, pois chegarão até ele através de pesquisa.

Além da pesquisa de palavras chave é importante analisar a concorrência direta e ver o que ela está fazendo para se posicionar.

Siga os mesmos passos e procure fazer ainda melhor para se sobressair.

3 – Youtube

Coloco o Youtube separado das redes sociais porque ele é, na verdade, um mecanismo de busca.

De uns anos para cá as pessoas estão preferindo consumir conteúdo em vídeo, portanto ter um canal no Youtube é essencial para a maioria dos empreendedores.

É possível fazer vídeos sem aparecer para quem deseja apenas vender como afiliado, mas também é um local ótimo para quem deseja criar autoridade dentro de seu nicho de mercado.

4 – Anúncios pagos

Em algum lugar da sua estratégia de marketing precisa haver o investimento, mesmo que pequeno, em anúncios pagos.

Fazer um anúncio que atinja as principais necessidades do público pode ser a melhor maneira de conseguir pessoas que está mesmo interessadas em seu produto/serviço.

Lembre-se de fazer um orçamento determinando quando pode investir e analise as métricas para ver se os resultados estão compensando o investimento em mídia paga.

5 – Mídia Indoor

Você já deve ter visto esses circuitos de TV que atualmente são instalados em elevadores, salas de espera de consultórios, e outros locais públicos.

Alguns recebem uma programação específica, enquanto outros são montados exclusivamente para passar anúncios de patrocinadores.

Normalmente os anúncios são veiculados por donos de comércio/negócio local próximo ao estabelecimento onde estão sendo mostradas as propagandas.

Alguns prédios comerciais possuem o sistema onde as empresas que se encontram sediadas no endereço anunciam seus serviços/produtos.

É uma forma efetiva de propaganda para quem tem negócio físico próximo a localidade de onde os anúncios são veiculados.

6 – Mídia outdoor

Antigamente existiam grande painéis de madeira contendo propaganda fixas de anunciantes de todo tipo de produto/serviço, sendo ofertado para um público em geral.

Nas grandes cidades esses anúncios foram substituídos por grandes painéis luminosos que podem ficar em pontos de ônibus, shoppings, e locais de grande movimento.

Mais indicados para quem já é líder em seu mercado, esse tipo de mídia costuma ficar na mente das pessoas por bastante tempo, fixando a marca na cabeça do público.

Muito usado por grandes empresas, é uma peça de estratégia de marketing que requer um bom valor de investimento.

7 – E-mail marketing

Todos os empreendedores digitais são unânimes em dizer que uma lista de e-mails é o maior ativo de quem trabalha online.

Para montar a sua lista é necessário ter uma isca digital que seja interessante para o público, a qual entregará de graça mediante um cadastro do e-mail da pessoa.

De posse desses e-mails é preciso coloca-los em um autoresponder para enviar conteúdo para a lista, e no meio disso fazer uma oferta inteligente dentro de um funil de vendas.

O tamanho da lista não importa, o que realmente faz diferença é o tamanho do engajamento das pessoas com os assuntos, e a taxa de abertura de e-mails.

O e-mail marketing ainda é uma forma efetiva de fazer negócios e vende tanto como afiliado como produtor e dono de e-commerce.

8 – Mídia convencional

Para quem precisa fortalecer a marca, usar a mídia convencional (rádio, TV, jornais e revistas) pode ser uma boa opção para exposição.

Da mesma forma que as mídias indoor e outdoor, o público atingido pode conter várias pessoas que não estão interessadas em sua oferta.

Esse tipo de estratégia de marketing cai bem para grandes empresas que precisam manter presença ativa para o público e também quando vão fazer lançamentos de novos produtos.

Se você é dono de comércio local, pode ser interessante fazer um anúncio nos classificados do seu bairro para apresentar seu negócio.

9 – Podcasts

Os empreendedores brasileiros ainda estão descobrindo a força que pode ter um bom podcast direcionado para divulgação de conteúdo, dentro da estratégia de marketing.

A melhor vantagem do podcast é que o público pode consumir esse conteúdo enquanto está fazendo outras atividades, permitindo liberdade de ações.

Imagine gravar um podcast de motivação que milhares de pessoas poderão ouvir enquanto se exercitam, ou enquanto estão no trânsito.

É uma forma efetiva de atrair e engajar pessoas, e muitos canais no Youtube usam essa maneira de apenas áudio para entregarem conteúdo de valor para seu público.

10 – Promoções

Fazer promoções é uma maneira de atrair atenção para seu negócio/produto e aumentar o público consideravelmente.

Nas redes sociais é comum vermos algumas marcas realizando sorteios e para participar as pessoas precisam apenas marcar outras pessoas na postagem.

Essa prática aumenta o número de conhecedores da marca/produto e pode aumentar bastante as vendas do produto em questão.

Sempre tome cuidado com as promoções para não diminuir o valor percebido do produto.

Como afiliado você pode oferecer bônus exclusivos para quem comprar através dos seus links.

11 – Parcerias

Já diz o ditado que sozinho vamos mais rápido, mas acompanhados vamos mais longe.

Esse é, sem dúvida, o sentido de fazer parcerias dentro do seu ramo de negócio.

Falando de negócios digitais, mercado de afiliados, blogs e criação de autoridade as parcerias podem ser a melhor maneira de atingir mais pessoas dentro do seu nicho de mercado.

Por exemplo, você tem um blog de saúde e convida um nutricionista para fazer um artigo sobre um assunto importante desse nicho.

Sua audiência terá acesso a conteúdo de qualidade que você não precisou produzir, e o profissional em questão ganhou mais um canal para mostrar seu trabalho.

O sistema de guest post como esse exemplificado acima é muito utilizado também como estratégia de SEO para criação de backlinks.

Fazer parcerias para criação de produtos também é uma forma de fazer mais conteúdo, em menos tempo, com um trabalho bem dividido pela equipe.

12 – Blog

Deixei o blog por último propositadamente, pois ele é sem dúvida, a maior peça dentro de uma estratégia de marketing.

Com um blog você consegue criar conteúdo do jeito que achar melhor para seu público, sem precisar se preocupar com bloqueios e shadow banning.

Muitos empreendedores que começaram seus negócios na internet utilizando apenas redes sociais, ou o Youtube, estão hoje começando seus blogs porque descobriram que somente assim seriam mesmo donos de seus negócios.

Portanto, não deixe de incluir a criação de um blog para entregar conteúdo para o público e também para firmar sua autoridade dentro do nicho de mercado escolhido.

 

Estratégia de marketing – Análise de Resultados

 

Estratégia de marketing – Análise de Resultados

 

Todas as ações utilizadas para promover seu negócio precisam ser analisadas.

A análise é que mostrará se o que está sendo feito é mesmo efetivo em termos de resultados práticos.

Também, será com a análise que você saberá se pode continuar com a mesma estratégia, ou se precisará mudar alguma coisa para melhorar resultados.

Lembre-se sempre: Toda ação dentro do seu negócio precisa ter uma finalidade clara, para você saber se está perto de alcançar o que determinou.

Sem ter uma meta definida não saberá se a divulgação está sendo eficiente, ou não.

Agora que você sabe qual é a importância de desenvolver uma estratégia de marketing para seu empreendimento, pode querer fazer um curso gratuito para começar um negócio online do zero.

Você tem alguma estratégia de propaganda que utiliza em seu negócio? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!