O que é empreendedorismo digital e como ter um negócio na internet


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

O empreendedorismo digital já é uma realidade no mundo há vários anos, mas somente de uns 4 anos para cá é que realmente se tornou viral aqui no Brasil.

O que mais se vê na mídia hoje em dia são notícias sobre mentalidade empreendedora e sobre pessoas que despediram seus patrões para terem seu negócio próprio na internet, ou fora dela.

Podemos atribuir essa mudança de comportamento à grande popularidade que vários pensadores modernos começaram a atingir devido a seus discursos sobre qualidade de vida e liberdade financeira.

Pessoas que nunca haviam pensado em ter um negócio próprio por medo do fracasso, começaram a acreditar mais em si mesmas e perceberam que uma boa dose de autoconfiança é o segredo do sucesso de qualquer negócio.

Quanto mais você acredita no seu potencial, mais sente necessidade de realizar as ações necessárias para chegar até a meta que estipulou para si.

 

O que é empreendedorismo Digital

 

O que é empreendedorismo Digital

Dentro desse conceito de uma nova forma de pensar sobre negócios, e pela liberdade que eles proporcionam, é sempre bom ter em mento o conceito desse novo tipo de empreendedorismo.

Empreendedorismo digital é toda ação que leve a formação de um negócio lucrativo partindo de produtos e serviços que são vendidos e prestados exclusivamente no meio digital.

Assim, uma pessoa que tem uma loja virtual, por exemplo, é empreendedora, mas como precisa enviar produtos físicos, não se encaixa no termo de empreendedorismo digital, apesar de usar a internet em seu trabalho.

Assim, empreendedor digital é todo aquele que trabalha com EAD, que cria e-books, que faz vídeos, que tem um blog, mini sites e toda sorte de páginas na web para ganhar dinheiro.

Empreender digitalmente é uma forma muito abrangente de ter um negócio, pois os custos podem ser mínimos e o potencial de ganhos é ilimitado dependendo da forma de trabalho escolhida.

Claro que aqui no blog sempre daremos preferência e falaremos mais sobre o mercado de afiliados, mas essa não é a única maneira de empreender na internet.

Quais as vantagens de ser um empreendedor digital

 

Quais as vantagens de ser um empreendedor digital

 

Claro que não é apenas porque todo mundo está falando de alguma coisa que devemos acatar sem pensar, ou simplesmente ir ao sabor das ondas.

É preciso conhecer as principais vantagens de empreender na internet antes de começar um negócio online do zero.

Veja quais são as principais vantagens dessa forma de empreendimento.

 

1 – Baixo investimento

 

Abrir um negócio digital é infinitamente mais barato que abrir um negócio físico.

Fora toda burocracia que existe até conseguir colocar seu negócio aberto ao público e faturando.

Um dos motivos que o empreendedorismo digital cresce tanto é justamente esse, pois muitas pessoas entram para esse negócio geralmente depois de perderem seus empregos, ou quando estão precisando mesmo de resultados financeiros urgentes.

 

2 – Sem limite geográfico

 

Quando você tem um negócio digital, seja blog, mini site, ou canal no youtube, você pode alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo.

Não existe um limite do que pode ser feito através da internet.

Ainda mais agora que algumas plataformas de afiliados trabalham com outras moedas fora o real, tornou-se muito prático vender produtos online para qualquer lugar do mundo.

Mesmo que não trabalhe como afiliado(a) é possível receber e enviar pagamentos para o mundo através de plataformas financeiras como o Paypal e o Wirecard (antigo moip).

 

3 – Potencial enorme de ganhos

 

Normalmente pessoas que trabalham com negócios físicos têm um limite de até onde podem chegar os ganhos.

Isso porque existem limitações de faturamento seja por falta de estoque, ou por falta de clientes comprando, mas a razão é que em um negócio físico os lucros podem ser bem tímidos dependendo do nicho de mercado.

Com um empreendimento digital não existe realmente um limite para os ganhos, pois é muito fácil replicar negócios que estão dando certo e diversificar bastante as fontes de ganhos.

No mercado de afiliados existem pessoas que faturam entre 5 e 6 dígitos todos os meses, ultrapassando fácil faturamentos de empresas pequenas e mesmo algumas médias.

Agora imagine você criando vários negócios digitais e tendo uma renda recorrente e consistente para o resto da vida, não é genial?

 

4 – Muito fácil de expandir

 

Como eu falei acima, um negócio digital pode ser replicado várias vezes, para vários produtos, em vários nichos de mercado.

Assim você pode ter vários blogs de nicho, vários mini sites, vários perfis nas redes sociais, vários canais no youtube.

Para dar conta de tudo isso é claro que vai precisar de um bom planejamento e chegará um momento que também deverá ter uma equipe para ajudar a produzir tudo que for necessário.

Muitos empreendedores de sucesso de hoje começaram com um simples blog, e hoje possuem verdadeiros impérios digitais lucrativos.

Assim uma das grandes vantagens do empreendedorismo digital está justamente em poder ter vários negócios, e permitir liberdade financeira e mais qualidade de vida.

 

Quais são as habilidades necessárias para empreender na internet

 

Quais são as habilidades necessárias para empreender na internet

 

Costumo dizer que ser um empreendedor digital está ao alcance de todos, mas não é para qualquer um.

É muito diferente trabalhar por conta própria, pois quando se é responsável sozinho pelo próprio negócio as coisas mudam bastante de perspectiva.

Veja as principais habilidades que um empreendedor digital precisa desenvolver para ter sucesso:

 

1 – Mentalidade

 

Já fiz um post aqui no blog falando somente sobre mentalidade empreendedora.

Eu acredito que ter a mentalidade certa para empreender na internet é ainda mais necessário do que saber lidar com problemas novos, ou aprender como planejar um negócio.

Algumas coisas acabamos fazendo por intuição como criar uma planilha para controlar entradas e saídas do negócio, ou ainda fazer cadastros em plataformas de afiliados.

Mas, ter a mentalidade certa para enxergar o momento de escalar o negócio, ou ainda entender que aquele tipo de estratégia não está dando certo, é fundamental para não perder tempo com coisas inúteis.

Quando você é dono de seu próprio negócio, não existe a possibilidade de culpar outro pelo que deu errado, é tudo ali em sua mão, na sua responsabilidade.

E somente quem tem uma mentalidade desenvolvida na modernidade e entende os conceitos do mundo digital é que consegue tirar isso de letra.

Leia muito sobre empreendedorismo, sobre desenvolvimento da mente, sobre lei da atração, sobre produtividade para desenvolver a mentalidade necessária dentro do empreendedorismo digital.

 

2 – Capacidade de aprender com os erros

 

Não adianta, quem nunca empreendeu, nunca teve um negócio próprio, ou nunca trabalhou na internet cometerá erros.

Alguns serão fáceis de consertar e outros poderão colocar muitas coisas a perder, mas o mais importante é assimilar para aprender e crescer com essas experiências.

Esse é o primeiro motivo para antes de começar um negócio digital desenvolver a mentalidade empreendedora, pois muitas pessoas desistem nos primeiros erros porque acham que não são capazes de fazer dar certo.

Como diz o velho ditado: “Errar é humano e perdoar é divino”, inclusive quando falamos de perdoar a nós mesmos quando necessário.

 

3 – Resiliência

 

Essa é a capacidade de conviver com negativismo e ideias diferentes e apenas tirar lições boas disso tudo e ainda saber aceitar a opinião de cada um.

Quando falamos de empreendedorismo digital as pessoas céticas (principalmente nossos familiares), simplesmente acham que isso não dá certo e começam a nos encher com crenças limitantes erradas.

Saber lidar com todas as opiniões é o primeiro passo para não brigar com amigos, parentes e relativos e manter a harmonia necessária para desenvolver seu trabalho.

Além de saber lidar é preciso conciliar, pois o momento de mudança de mentalidade é diferente para cada pessoa.

Acredite, depois que seus resultados começarem a acontecer com consistência e recorrência a maioria dos comentários e pensamentos negativos desaparecerão e muitos quererão saber o que você está fazendo.

 

4 – Persistência

 

Trabalhar na internet é um jogo de erros e acertos, e até que tudo esteja funcionando e dando lucros é preciso passar por várias etapas.

Se hoje aquele artigo do blog não recebeu nenhum comentário, pode ser que você precise promove-lo um pouco mais para que tenha mais alcance.

Aquele vídeo não ficou bom, no próximo você diminui os erros e faz algo com melhor qualidade.

O que importa é não desistir na primeira dificuldade. Aliás dentro do empreendedorismo digital não existe essa palavra, desistir não é opção nem nos momentos mais difíceis.

Dependendo da estratégia de negócio as coisas podem demorar um pouco a virarem do jeito que você gostaria, mas qualquer esforço será recompensado, uns antes e outros mais tarde, mas todos serão.

 

5 – Saber planejar

 

Todo empreendedor precisa saber planejar.

Um negócio sem planejamento é apenas um amontoado de ideias sem conexão, que não trarão resultado positivo em nenhum momento.

Quando se trata de um negócio digital, planejar tudo minuciosamente é fundamental para ter o mínimo de problemas durante o desenvolvimento das estratégias.

Com a possibilidade de ter vários negócios paralelos é preciso criar um plano de desenvolvimento para cada um, prestando atenção nas etapas que precisam ser realizadas para obtenção dos resultados desejados.

O empreendedorismo digital dá a possibilidade de criar inúmeros negócios, mas para isso é preciso ter um plano bem apurado, para não ficar perdido e deixar de fazer o que é necessário.

 

6 – Manter foco nas metas

 

Todo negócio digital ou físico precisa começar com um propósito e com metas definidas.

Quando não se tem metas para alcançar, o desânimo chega e desistir na primeira dificuldade é muito fácil.

Defina claramente quais são as metas que deseja alcançar com seu negócio, e mantenha o foco nesse objetivo.

Sempre analise o que está fazendo, e elimine tudo que não leve você em direção do que deseja alcançar.

Alguns empreendedores costumam deixar suas metas escritas em um quadro branco e ficam de frente para elas durante todo o dia, para que não haja chance de perder o foco em nenhum momento.

Uma outra forma de não perder o foco é imaginar durante alguns minutos o que você fará quando tiver atingido aquele faturamento que deseja, assim sua mente se renova com essa imagem e você cria novo ânimo para o trabalho.

 

7 – Estar em constante aprendizado

 

A internet é dinâmica e a tecnologia também, então quem tem um negócio digital não pode se dar ao luxo de ficar parado no tempo e nas informações.

Normalmente precisamos das redes sociais para promover nosso negócio, e elas mudam toda hora.

É preciso prestar atenção em todas essas mudanças, e sempre ficar de olho no que é novo, para poder implementar no negócio e tê-lo sempre atualizado conforme a necessidade do momento.

Fazer cursos para reciclar os conhecimentos também é muito importante, além de ficar de olho nas novas estratégias que podem fazer seu faturamento decolar ainda mais.

 

8 – Enxergar oportunidades 

 

Todo empreendedor digital tem como habilidade nata o fato de enxergar tudo, como se diz: “fora da caixa”, que é um contexto inovador que caracteriza o empreendedorismo digital e todo tipo de empreendimento.

Empreender é mais que criar negócios, é enxergar oportunidades de negócios em locais onde outras pessoas não imaginam que haja possibilidade de rentabilidade.

A famosa frase: “Enquanto o povo chora eu vendo lenços” é um típico pensamento de empreendedor que encontra na adversidade uma oportunidade de negócio.

Claro que esse é um exemplo alegórico, mas em síntese a mentalidade empreendedora é assim, ela não acredita na crise, ela aposta na prosperidade e na possibilidade de ajudar o público e lucrar com isso.

Aliás, a base de qualquer negócio deve ser essa, procurar maneiras de ajudar o público dentro do nicho de mercado escolhido, pois quando isso acontece as vendas ocorrem naturalmente.

Agora que passamos uma noção básica sobre empreendedorismo digital, espero que já esteja pensando em criar seu negócio na internet.

Apesar de parecer uma coisa difícil e trabalhosa é apenas uma questão de planejamento e dedicação.

Se ainda não começou seu negócio online do zero, recomendo se inscrever no nosso curso gratuito onde ensinamos passo a passo como criar um empreendimento na internet.

Sem dúvida, o marketing digital veio para trazer oportunidade a todas as pessoas que desejam ter sucesso, lucratividade e mais qualidade de vida.