Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

LinkedIn Ads: vale a pena para afiliados?

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 6, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Quem trabalha como afiliado sabe que a principal maneira de atrair tráfego para sua plataforma de vendas é através de estratégias de marketing, e existem muitas ferramentas que oferecem soluções para campanhas de marketing, entre elas está o LinkedIn Ads.

Antes de descobrir se vale ou não a pena usar essa ferramenta para viabilizar a sua campanha de marketing, vamos entender um pouco sobre estratégias de divulgação eficientes.

Divulgar um produto ou serviço na internet é extremamente proveitoso. Essa ferramenta de comunicação supera a todas as outras quando o assunto é marketing, já que ela dá a seus usuários um alcance maior e para públicos mais específicos.

Vale destacar que a internet possui vários ambientes de divulgação que costumam ser eficientes, cada um à sua maneira. Um dos ambientes virtuais que mais oferece tráfego para plataformas de afiliados são as redes sociais.

Muitos afiliados têm garantido resultados expressivos através do uso de redes sociais como ambientes de aplicação das suas campanhas de marketing. 

É evidente que nem todas as redes sociais oferecem o ambiente de divulgação adequado, já que não possuem ferramentas de divulgação bem desenvolvidas, mas aquelas que foram desenvolvidas com essas ferramentas podem ser bem úteis.

Cada rede social possui uma característica particular que as torna diferente das outras, ao escolher uma rede social para realizar a sua campanha de divulgação é importante ter em mente essas características.

No caso do LinkedIn, a principal característica da ferramenta é que ela foi desenvolvida para oferecer às pessoas uma interação com oportunidades dentro do mercado de trabalho, ou seja, é uma rede social profissional.

Ela tem como objetivo ajudar as pessoas a se relacionarem em busca de oportunidades dentro da carreira. De maneira que essa plataforma tem como alvo pessoas que estão ativas no mercado de trabalho.

Uma das características dessa rede social, é que as pessoas que fazem uso da plataforma estão sempre em busca de novas oportunidades e de qualificação para acrescentar em seus currículos.

Quanto mais qualificação as pessoas têm, maiores são as chances de encontrar uma oportunidade de trabalho dentro de uma das empresas que usam o linkedin como ferramenta de recrutamento.

Isso faz dessa rede social um dos melhores ambientes para divulgar e vender infoprodutos, tanto na área da educação como produtos de qualificação pessoal. Se deixar de mencionar que essa plataforma possui a própria ferramenta de divulgação integrada.

O LinkedIn Ads, mas antes de falar sobre essa ferramenta e entender se ela realmente vale a pena, vamos entender que tipo de plataforma de divulgação essa rede social tem.

Ferramenta de tráfego pago

É importante destacar antes de prosseguir com as informações sobre o funcionamento da plataforma, que o LinkedIn Ads é uma ferramenta de tráfego pago, ou seja, você precisa pagar para usar esse sistema.

Alguns afiliados preferem utilizar apenas recursos relacionados ao tráfego orgânico, que é o tráfego obtido através de técnicas de otimização dos mecanismos de busca. Entretanto, muitos estão descobrindo que utilizar o tráfego pago e o orgânico pode potencializar as vendas.

Por isso, é importante verificar no seu caso, se você tem condições para estruturar e iniciar campanhas que envolvam o uso de ferramentas pagas. Lembre-se que apesar de ser um investimento, ele pode servir como força motriz para suas vendas.

O tráfego pago muitas vezes traz soluções de tráfego rápidas e eficientes, desde que você saiba como organizar a sua campanha de marketing e como atingir o público interessado. Além disso, é importante usar ferramentas que te auxiliem na conversão dos visitantes.

Ou seja, todo resultado favorável vai depender das técnicas de captação de leads que você aplica na sua landing page e nos anúncios que você irá patrocinar através da ferramenta de divulgação do LinkedIn.

Se você ainda não pensa em partir para estratégias envolvendo o tráfego pago, vamos analisar alguns motivos e vantagens de usar esse tipo de tráfego associado ao tráfego orgânico.

Como funciona o LinkedIn Ads

A ferramenta de divulgação do Linkedin foi desenvolvida para tornar o trabalho dos anunciantes muito fácil. A ferramenta parece ter sido desenvolvida exatamente para pessoas que trabalham com vendas de infoprodutos.

Mas a verdade é que a praticidade dessa ferramenta se deve ao público que usa essa rede social como ambiente de interação social. 

Diferente de outras redes sociais onde as pessoas estão em busca de entretenimento, o público do Linkedin está em busca de oportunidades. É o desejo por oportunidades que serve como qualificador das pessoas.

Então, suas estratégias dentro desse ambiente virtual precisam apresentar às pessoas oportunidades para melhorar os seus currículos e o histórico de sua carreira profissional. Mas como usar essa ferramenta a seu favor?

A plataforma de divulgação é muito eficiente, principalmente se você souber como interpretar as pessoas que fazem parte do público alvo da sua campanha de divulgação. 

É importante destacar que essa rede social é útil para oferecer todo tipo de produto, entretanto, os infoprodutos são mais apreciados pelo público que usa essa rede social.

Uma das grandes vantagens do LinkedIn Ads é que ele organiza as pessoas que vão receber os seus anúncios em categorias relacionadas ao interesse das pessoas, dentre essas categorias estão:

  • Área de formação ou estudo;
  • Diploma;
  • Instituição de Ensino;
  • Cargo ou função;
  • Departamento de trabalho;
  • Tamanho da Empresa;
  • Grau de Experiência;
  • Região;
  • Idiomas.

Dessa maneira você pode usar a ferramenta para direcionar o seu anúncio para as pessoas que fazem parte do público alvo do seu produto. Com tantas opções para identificar o público alvo, é importante conhecer bem o produto que você representa.

Se você souber como o produto, ou infoproduto que você representa funciona. Vai ser fácil direcionar os anúncios para as pessoas corretas.

Há pelo menos dois critérios de definição do público alvo que precisam estar bem definidos, sendo eles, a área de formação e o grau de experiência que a pessoa tem na área. Essas informações vão te ajudar a encontrar pessoas interessadas no seu produto.

Como o uso de anúncios envolve investimento financeiro, é importante que você defina quem são as pessoas que você quer alcançar com a campanha, assim você evitar gastar dinheiro de forma exagerada.

Quando você sabe para quem oferecer o seu produto os resultados são infinitamente mais vantajosos do que em estratégias desorganizadas. 

Já que estamos falando de saber para quem oferecer o produto que você representa, precisamos destacar a importância de saber como oferecer, vamos falar mais a fundo sobre as estratégias de divulgação no LinkedIn mais adiante, mas é preciso falar sobre a linguagem.

O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, é necessário que você saiba utilizar na sua campanha uma linguagem profissional. Esse tipo de linguagem agrega valor ao produto que você está oferecendo e confere respeito a sua campanha de marketing.

Existem vários gatilhos mentais que são eficientes para campanhas de marketing, mas dentro dessa rede social, os dois gatilhos mentais mais eficientes são: Autoridade e confiança.

A linguagem empregada nos seus anúncios vai ser importante para explorar esses dois gatilhos mentais no público que vai consumir os seus anúncios. 

Se você souber como passar as informações de forma clara e respeitosa, pode se surpreender com o poder dessa plataforma de divulgação. Agora que você já sabe como funciona, vamos descobrir como usar essa ferramenta.

Como usar o LinkedIn Ads

Para usar essa ferramenta de divulgação é necessário ter um cadastro na rede social. Com esse cadastro você pode acessar a ferramenta que é oficialmente chamada de LinkedIn Campaign Manager, ou seja, “Gerenciador de campanhas do LinkedIn”.

Antes mesmo de acessar essa plataforma para dar início a sua campanha de divulgação será necessário criar uma página para seu negócio de afiliado dentro da rede social, e é evidente que você só poderá criar a página se estiver cadastrado.

Depois de se cadastrar você pode acessar ao menu “soluções”, dentro desse menu você vai encontrar diversas soluções, incluindo a opção de veicular um anúncio. 

Ao selecionar a opção para lançar um anúncio na plataforma você será automaticamente redirecionado para a plataforma do gerenciador de campanhas do linkedin, nessa plataforma você deverá escolher a moeda com a qual irá financiar os anúncios.

É evidente que se estiver no Brasil a moeda de circulação obrigatória é o Real (BRL), entretanto, vale destacar que por ser uma ferramenta baseada na economia norte-americana, o LinkedIn Ads realiza as cobranças em dólar.

O valor será convertido para o Real, de maneira que você vai observar uma variação do valor de acordo com a oscilação da moeda norte-americana. Nesta plataforma você tem a opção de vincular uma página do LinkedIn.

Se você criou uma página para seu negócio de afiliado dentro desta plataforma pode usar essa página, assim as pessoas que interagirem com seu anúncio serão direcionadas para a página que você criou.

Depois de passar por essa etapa você terá acesso a plataforma de divulgação do LinkedIn. O primeiro passo dentro dessa plataforma é definir quais são seus objetivos para a campanha de marketing.

No seu caso como afiliado o objetivo é sempre vender os produtos que você está representando, entretanto, é importante dividir sua trajetória para a venda em etapas. Antes de vender você precisa de leads e pessoas visitando sua landing page.

Sabendo que esse é seu primeiro passo, você pode estabelecer como objetivo a geração de tráfego para sua plataforma.

Os objetivos são divididos em três categorias: Conhecimento, consideração e conversões. 

Conhecimento

A categoria de conhecimento é desenvolvida para ajudar as pessoas a conhecerem o produto que você está oferecendo.

Você pode usar essa estratégia caso deseje popularizar o infoproduto ao qual você se afiliou. Isso pode ser útil no caso de existir uma baixa demanda de pessoas interessadas no produto.

Consideração

O segundo objetivo é de consideração, e ele se subdivide em três objetivos específicos que são: Visitas ao site, engajamento e visualizações de vídeo. 

Visitas ao site

Conforme o nome já sugere, o primeiro objetivo nesta categoria é levar pessoas para seu site.

Essas pessoas serão visitantes comuns e apenas vão aumentar o tráfego da sua plataforma, a taxa de conversão em vendas dentro desse grupo é muito baixa, mas você pode criar estratégias na sua plataforma para converter essas pessoas em leads.

Engajamento

A segunda opção é engajamento, geralmente essa estratégia motiva as pessoas a compartilhar o seu anúncio e assim alcançar outras, além disso, através do engajamento você pode conseguir alguns leads bem valiosos.

Visualizações de vídeo

Já o terceiro objetivo dentro da categoria de consideração, é voltado para gerar visualização para seus vídeos, desta maneira você vai conseguir alcançar muitas pessoas com seu anúncio em formato de vídeo, essa opção confere um alto grau de visibilidade para seu anúncio em vídeo.

Conversões

Se você é afiliado provavelmente vai se interessar pela função de conversões. Assim como a categoria anterior, a categoria de conversões também se subdivide em três objetivos secundários.

A função dessa categoria é converter as pessoas, tanto em leads como em vendas, então você precisa definir qual seu objetivo de conversão imediato.

Os três objetivos dentro da função de conversão são: Geração de leads, Conversões no site, e candidatos a vagas.

Geração de Leads

Essa opção serve para levar visitantes que vão se engajar com sua plataforma, ou seja, visitantes que vão te apresentar informações pessoais e poderão passar por um processo de educação e conscientização antes da venda.

Geralmente essas pessoas já possuem algum tipo de interesse no produto que você está oferecendo, então serão mais fáceis de convencer, elas apenas precisam entender que o produto que você oferece como afiliado é a solução para os problemas delas.

No caso do LinkedIn, você pode conseguir muitos leads se o seu infoproduto for da categoria de qualificação profissional, produtos dentro deste nicho costumam ser muito bem recebidos pelo público do LinkedIn.

É claro que você pode apresentar outros infoprodutos, mas essa categoria geralmente recebe destaque no interesse dos usuários da plataforma.

Conversões no site

Assim como o objetivo anterior, o interesse dessa categoria é converter as pessoas, a diferença está no momento da conversão. Na função de geração de leads, você pode conseguir leads antes das pessoas visitarem sua plataforma.

Já em “Conversões no site”, as pessoas serão direcionadas para sua landing page, com o objetivo de serem convertidas em leads, essas pessoas já vão estar prontas para a conversão.

Candidatos a vagas

Essa função também recolhe informações sobre as pessoas que vão interagir com o anúncio, entretanto, essa função é dedicada a empresas que desejam realizar um processo de recrutamento, de maneira que pode não ser a opção mais viável para você.

Público

Depois de passar por essa etapa de objetivos você vai poder interagir com a seleção de público. Nesta etapa você vai poder definir qual é o tamanho do alcance que você quer dar a sua campanha.

Além disso, será possível definir por quanto tempo você deseja que sua campanha fique em exposição e será informado do valor necessário para realizar o investimento.

Para estabelecer o público, selecione a localidade onde as pessoas que compõem o seu público vivem e identifique qual o idioma dos anúncios e do público alvo.

Posteriormente você pode dar entrada nas características específicas das pessoas que compõem o público alvo da sua campanha, como: profissão, formação, cargo e outros fatores.

Uma das vantagens dessa ferramenta em relação a outras é que ela oferece ao usuário a opção de fazer um upload de dados do público alvo. 

Ou seja, se você usou alguma estratégia de captação de leads na sua landing page, você pode abordar os seus leads com anúncios no LinkedIn Ads.

Por que usar o LinkedIn Ads? 

Usar o LinkedIn Ads oferece muitas vantagens para o afiliado que deseja apresentar um produto. A versatilidade da ferramenta permite que você defina objetivos específicos ao criar uma campanha de marketing.

Então respondendo à pergunta temática do artigo, vale muito a pena usar essa ferramenta de divulgação. 

É evidente que ao decidir fazer isso você precisa ter pleno controle da sua plataforma de afiliado, e deve ter conhecimento sobre o processo de conversão do seu negócio de afiliado.

Uma das melhores maneiras de ter um controle detalhado do seu processo de conversão é utilizar um funil de vendas. Essa ferramenta pode melhorar o resultado de suas campanhas de divulgação e consequentemente melhorar as suas vendas.

Outra vantagem dessa plataforma é o poder que ela têm ao explorar alguns gatilhos mentais. Os gatilhos mentais que essa plataforma ativa, estão relacionados à confiança e a autoridade do seu negócio de afiliado.

São essas características que tornam o LinkedIn Ads, uma excelente ferramenta de trabalho para quem atua como afiliado digital, é evidente que você precisa conhecer bem o seu negócio antes de começar a usar essa ferramenta.

Então você está interessado em conhecer as soluções oferecidas pelo LinkedIn Ads, comece a pesquisar sobre o seu produto e as características do público alvo, é só depois de reunir essas informações que você vai poder iniciar uma campanha com essa ferramenta.

O tráfego pago pode oferecer aos afiliados resultados rápidos e satisfatórios, principalmente quando estão associados a estratégias de divulgação com SEO.

Espero que nosso artigo tenha te ajudado a entender como usar o LinkedIn Ads, e a saber quando essa ferramenta é vantajosa. Em caso de dúvidas basta registrar nos comentários, e não esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.