Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Conheça as melhores técnicas de SEO para se posicionar bem no Google!

Tempo de leitura: 21 min

Escrito por Carlos Lourenço
em maio 12, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Todos os dias milhões de pessoas usam sites e blogs para realizar diversas tarefas, mas para dar uma boa visibilidade ao seu site é necessário ter estratégia.

Vamos conhecer algumas técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site.

Se você está em busca de estratégias de SEO é porque já se deu conta de como o tráfego orgânico pode ser útil para promover a sua plataforma eletrônica.

O SEO é realmente uma das melhores maneiras de promover seu site, mas é necessário conhecer as técnicas.

A grande eficácia da otimização dos sistemas de busca está na quantidade de técnicas que tornam o conteúdo visível para as pessoas.

Quanto mais trabalho você tiver em otimizar sua plataforma, melhores serão os resultados.

Antes de conhecer algumas das principais técnicas deste sistema de otimização de resultados, vamos entender o que é o SEO e como funciona.

O Que é SEO?

Se você ouviu falar que o SEO é o melhor método para resolver problemas de tráfego do seu site ou do seu blog, essa informação é verdadeira, mas esta não é a única utilidade deste sistema.

Calcula-se que existem aproximadamente 2 bilhões de sites ativos atualmente, diante da enorme quantidade de plataformas eletrônicas, fica praticamente impossível encontrar cada uma dessas plataformas.

Para possibilitar o acesso a diversos sites, foram desenvolvidos os mecanismos de busca, tendo como seu principal representante o Google.

Estes mecanismos de busca são capazes de reunir e disponibilizar grandes quantidades de informações em pouco tempo.

Mas isso só é possível graças às estratégias de programação usadas para criar os motores de busca.

Esses sistemas usam estratégias que envolvem a busca de palavras-chave e localização de plataformas com informações práticas.

Como são projetados para apresentar grandes quantidades de informação em pouco tempo, os mecanismos de busca conseguem localizar as informações mais práticas antes daquelas mais complexas.

Além disso, os motores de busca dão preferência a plataformas que mostram as palavras-chave usadas durante a pesquisa.

Assim, quando as plataformas agrupam essas duas características elas são exibidas em destaque como resultado das pesquisas.

O SEO, é um conjunto de técnicas focadas em otimizar sua plataforma, tanto para os usuários, como para os mecanismos de busca que vão direcionar as pessoas para o seu site.

Durante o processo de desenvolvimento de sua plataforma, é provável que você tenha usado os conhecimentos de um profissional especializado no desenvolvimento de plataformas eletrônicas, se esse for o seu caso é provável que o processo seja mais fácil para você.

Acontece que os consultores de SEO, muitas vezes prestam auxílio no processo de desenvolvimento da plataforma e isso é muito importante, tendo em vista que para que as técnicas de otimização sejam eficientes, é importante ter uma boa estrutura no site.

Essa estrutura pode ser planejada com a ajuda de um profissional, para adotar técnicas que tornem seu site atraente para os consumidores e para os motores de busca.

SEO é uma sigla em inglês que significa: “Search Engines Optimization”.

Ou seja, otimização dos mecanismos de busca, e como você já deve ter percebido pelo que explicamos do funcionamento destes mecanismos, é necessário esforço para ter êxito.

Relacionar o uso de várias técnicas de otimização facilita o trabalho dos motores de busca, e como consequência torna sua plataforma mais bem posicionada.

Vamos conhecer algumas das principais técnicas de SEO.

Uso de Palavras-Chave (Keywords)

Uma das principais técnicas de SEO é o uso de palavras-chave. Conforme destacamos anteriormente, os mecanismos de busca facilitam o processo de localização das informações através de palavras-chave.

Se você conseguir usar as palavras-chave corretas na sua plataforma, o Google vai conseguir identificar o seu site com mais facilidade à medida que as pessoas fizerem pesquisas com a palavra-chave que você usa.

Por isso é importante dar atenção ao uso desse recurso. Mas é necessário saber quais palavras usar para atrair mais pessoas para sua plataforma.

O objetivo do uso das técnicas de SEO é aumentar o tráfego da sua plataforma.

Geralmente os sites e outras plataformas eletrônicas são desenvolvidos com o objetivo de compartilhar ou promover algum produto, serviço ou marca.

Por isso é necessário saber como escolher a palavra-chave mais adequada à sua necessidade.

Existem várias ferramentas que podem ser eficazes no processo de escolha da palavra-chave, como: Google trends, Keyword Planner e outros.

Mas é necessário pensar em pelo menos três fatores antes de escolher uma palavra-chave eficiente. Os 03 fatores são: Produto, plataforma e público.

Vamos entender como cada uma desses aspectos deve contribuir na criação e escolha da Keyword.

Pense no produto

Antes de escolher uma palavra-chave é necessário entender qual é a imagem que esta palavra apresenta do seu produto, afinal de contas a palavra-chave não é apenas para o mecanismo de busca, mas também para o usuário da sua plataforma.

Assim como os mecanismos de busca usam essas palavras para facilitar o processo de identificação de conteúdo, nosso cérebro usa essas palavras de várias maneiras, incluindo como arquétipos.

Quando ouvimos, ouvimos ou lemos uma palavra, principalmente alguns substantivos e até adjetivos, a nossa mente relaciona essa palavra com uma imagem.

A imagem mental que criamos dessa palavra é o nosso arquétipo.

Mas não são apenas imagens que formam arquétipos, para algumas pessoas as palavras podem disparar lembranças de cheiros, sabores e texturas.

Então é importante dar atenção a este aspecto das palavras-chave e usar a favor do seu empreendimento.

Os consultores de SEO são profissionais que sabem como escolher as palavras-chave mais adequadas para a construção da imagem de sua marca ou produto e a otimização dos mecanismos de busca.

Pense na plataforma

A plataforma que você escolheu para construir a presença virtual da sua empresa ou da sua marca também deve ter influência no processo de escolha da keyword, tendo em vista que a forma como as pessoas pesquisam conteúdos muda de acordo com a plataforma.

Dependendo do formato do site, ou blog que você desenvolver, algumas keywords apesar de bem conhecidas podem não trazer um bom resultado para sua campanha de divulgação e para sua marca.

Então tenha cuidado ao escolher palavras-chave que se adequam à sua plataforma, ou, se achar mais conveniente adeque sua plataforma de maneira a promover o uso de algumas keywords influentes.

Pense no público

Por último, mas não menos importante, você deve pensar no seu público alvo.

Se estiver construindo uma plataforma eletrônica para promover a venda de um produto ou serviço, pense em como seu público alvo busca por esse produto.

A palavra-chave deve destacar as principais características do produto, e que seu público alvo procura. O uso de algumas ferramentas pode ajudar nesse processo.

Você precisa entender como as pessoas enxergam o seu produto e o que elas mais esperam dele.

Por exemplo, quando as pessoas procuram aparelhos eletrônicos para comprar, elas estão em busca da praticidade que estes aparelhos podem oferecer.

Outras pessoas podem estar em busca de produtos com preço acessível, as palavras-chave devem ser planejadas de acordo com o interesse das pessoas.

Se você tiver isso em mente no momento da escolha, você pode ter mais êxito.

Use também keywords secundárias. Os mecanismos de busca são máquinas extremamente precisas, ou seja, eles geralmente não buscam variantes de expressão, então é importante que, pensando no seu público, você use variantes de expressão.

Para exemplificar, vamos imaginar o site que vende artigos de vestimenta. O proprietário da plataforma pode usar uma palavra-chave como: “Vestidos para festa”. Mas é possível que parte do público busque por: “roupas de festa”.

Pensando nisso, o proprietário do site deve se atentar ao uso de palavras-chave secundárias, para conseguir atrair até pessoas que usam uma forma de busca diferente da mais comum.

Apesar de ser uma das técnicas de SEO mais importantes, as palavras-chave não são a única técnica, vamos conhecer outras.

Produção de Conteúdo

Você já deve ter ouvido falar que o tráfego orgânico gerado a partir da aplicação de técnicas de SEO geralmente é um tráfego de maior qualidade e que traz também um aumento no número de leads e de engajamento por parte dos usuários.

Isso acontece porque os consultores de SEO e os especialistas costumam usar estratégias envolvendo a produção de conteúdo, e o conteúdo de qualidade age de duas maneiras nas pessoas.

Ele gera confiança e uma sensação de comprometimento.

Acontece que as pessoas que vão até sua plataforma e encontram conteúdo informativo sobre o tema que elas buscam, tendem a confiar em você e na sua marca, principalmente se o conteúdo oferecido for de qualidade.

A internet é sem dúvidas uma ferramenta de solução de problemas, então muitas pessoas usam os mecanismos de busca para tentar descobrir a solução para alguns problemas rotineiros.

Se você produzir conteúdos informativos que possam ajudar as pessoas a lidar com algumas situações, ou conteúdos que possam dar às pessoas o conhecimento necessário para achar a solução, elas vão começar a confiar em você.

Se você fizer isso os resultados da sua campanha de marketing podem ser maximizados, por conta de um gatilho mental que todas as pessoas têm, que é a confiança.

Você sem dúvidas sabe que a nossa mente precisa tomar decisões frequentes e de maneira rápida.

Para fazer isso, nosso cérebro usa gatilhos mentais no processo de tomada de decisões, e esses gatilhos mentais são extremamente poderosos.

Cada decisão que tomamos é resultado de diversos gatilhos mentais acionados consecutivamente, mas existem alguns que têm mais impacto e influência na maioria das pessoas, que é o gatilho da autoridade e o gatilho mental da confiança.

Esses gatilhos estão presentes no ser humano desde o princípio de nossas vidas, e eles ajudam na construção da nossa identidade e no nosso relacionamento com os outros.

Geralmente as primeiras figuras de autoridade da vida das pessoas são os seus pais, ou seus responsáveis. Isso acontece porque essas figuras se encarregam de educar e proteger a criança.

O compartilhamento de informações entre pais e filhos é muito importante para a construção da figura de autoridade dos pais.

Quando os pais mantêm uma rotina de comunicação com seus filhos e os dão conhecimento, os filhos tendem a respeitar os pais.

Mas esta tendência não se limita ao processo de educação entre pais e filhos. Alguns especialistas notaram que durante toda nossa vida nós continuamos reagindo aos mesmos estímulos.

É exatamente o que acontece com nossa relação com nossos professores, chefes, outras pessoas e até marcas e produtos. Mas é necessário ter uma estratégia para produzir conteúdo.

Eduque seus consumidores

Uma das melhores técnicas de SEO é o processo de educação de consumidores e a produção de conteúdo pode ser o caminho para esse processo.

O processo de educação dos consumidores pode ser útil de várias maneiras, mas vamos analisar como esta estratégia traz impactos positivos na divulgação da sua plataforma.

Quando você vende um produto através da internet, ou oferece um serviço, às pessoas que vão se tornar seus clientes a princípio são pessoas que já conhecem alguma coisa sobre o produto.

Mas em algum momento todas as pessoas que já tem intimidade com o produto vão acabar comprando e satisfazendo suas necessidades.

Se isso acontecer, seu empreendimento pode ficar sem clientes, a menos que você eduque novos consumidores.

O processo de educação dos consumidores é como uma fábrica de clientes, à medida que eles são informados sobre a existência de um produto ou serviço, eles começam a dar atenção à necessidade de adquirir o produto.

Outra vantagem do processo de elaboração de conteúdo educativo para seus consumidores, é a construção de um marketing focado no relacionamento.

As técnicas de SEO trazem resultados de qualidade por conta do relacionamento da marca com o cliente.

Acontece que diferente de outras estratégias de divulgação paga, a marca ou o empreendedor que usa o SEO, faz com que as pessoas se relacionem com sua marca de maneira positiva.

E o relacionamento muitas vezes ativa na mente das pessoas das pessoas o gatilho da confiança. Quando as pessoas confiam na sua marca, elas não só adquirem seus produtos e serviços, como divulgam para outras pessoas.

A divulgação que seus consumidores fazem é chamada popularmente de “marketing boca a boca”. Este marketing é a tão esperada “indicação” que as empresas desejam.

Quando alguém indica um serviço para outra pessoa, sem receber nada em troca, o consumidor que recebeu a indicação tem mais propensão de contratar seus serviços do que alguém que viu seu anúncio.

Estes são apenas alguns dos benefícios das técnicas de SEO, e da produção de conteúdo de qualidade. Em outra oportunidade vamos falar sobre o ambiente de produção e disponibilização do seu conteúdo.

Antes de falar sobre as plataformas que podem te ajudar a aplicar as técnicas de SEO que você está aprendendo neste artigo, vamos conhecer uma técnica para aplicar no seu site.

Uso de URL Amigável

A URL, é uma sigla do termo em inglês: “Uniform Resource Locator”. Ou seja, é um localizador unificado de recursos. Ele nada mais é do que o endereço do seu site, ou do seu blog.

Geralmente a URL é composta por vários números e letras organizados de forma aleatória, o que dificulta o acesso das pessoas à sua plataforma.

Hoje em dia, a mente das pessoas recebe tantas informações que é difícil lembrar de números telefônicos, imagine sites.

Se o nome do site e sua URL não forem simples, as pessoas dificilmente vão conseguir localizar a sua plataforma. É daí que vem o conceito de URL amigável. 

Esse tipo de URL é caracterizado por ser simples e conter a palavra-chave principal do seu produto ou da sua marca dentro do link.

Já explicamos como os mecanismos de busca funcionam. Uma das primeiras coisas que eles buscam são as palavras-chave, e a busca pela palavra-chave é realizada na URL, no título da página e no corpo do conteúdo.

Quando os mecanismos de busca identificam a palavra-chave no título da página, eles costumam dar preferência a essas páginas em relação a outras e isso resulta em um posicionamento melhor nos resultados.

Mas é importante ter estratégia para escolher uma URL amigável para sua plataforma. Algumas empresas, com o apoio de consultores especializados em SEO, adotam uma estratégia conjunta para promover suas plataformas.

Linkagem com URL amigável

Uma das técnicas de SEO que podem trazer bons resultados para sua divulgação é a linkagem com uso de URL amigável. 

Conforme já discutimos anteriormente, as palavras-chaves podem ser divididas em principal e secundária.

É evidente que não é possível usar todas as palavras-chave secundárias dentro de uma única URL, mas qual a solução? Linkagem com URL amigável.

Uma das formas de transferir o tráfego de pessoas entre páginas diferentes é a linkagem. Linkar é o ato de disponibilizar em uma página, um atalho para uma outra página.

Isso pode ajudar a transferir os usuários de um site para outro, ou de uma página para outra.

Existem basicamente duas formas de linkagem, sendo elas: interna e externa. A linkagem externa ocorre quando o desenvolvedor do site, ou o consultor de SEO, usam uma plataforma externa para transferir usuários para um outro site.

Ou seja, para funcionar é necessário que existam dois sites diferentes trocando usuários entre si. Já a estratégia de linkagem interna faz com que dentro de um mesmo site existam links para páginas diferentes.

A linkagem com a URL amigável pode acontecer das duas maneiras tanto interna quanto externa. 

Ao usar links internos com URL amigável, é necessário que cada página do site use uma palavra-chave secundária em sua URL, mas todas devem direcionar para a principal.

Ou seja, vai ser necessário desenvolver páginas com URL diferente.

Já a linkagem amigável externa usa sites para redirecionar as pessoas que buscam por palavras-chave secundárias para uma plataforma com a palavra-chave principal.

Essas duas estratégias podem ser bem eficientes quando aplicadas. 

Otimize Para Mobile

A otimização para dispositivos móveis é uma das técnicas de SEO que mais oferecem resultados e vamos te ajudar a entender o porquê. 

Quando a internet se popularizou, no final da década de noventa e início dos anos 2000, os computadores eram as únicas ferramentas que davam acesso a esta rede de comunicação

Acontece que os computadores sempre foram aparelhos caros, e muitas vezes exigiam uma estrutura para poder manter esses equipamentos, o que dificultava o acesso de algumas pessoas à internet

Hoje em dia, com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de novas tecnologias, os aparelhos telefônicos e outros dispositivos móveis se tornaram grandes ferramentas de navegação pela internet, superando assim o uso dos computadores.

É incontestável que o número de pessoas que acessam a internet através de dispositivos móveis é bem maior que as pessoas que usam dispositivos tradicionais.

É por isso que é importante otimizar sua plataforma eletrônica para dispositivos móveis.

Quando o empreendedor faz isso, ele ganha acesso a mais usuários, tendo em vista que ele consegue alcançar as pessoas que usam celulares, tablets e outros aparelhos móveis além das pessoas que já usam computador.

É como se fosse todo um universo novo de usuários e clientes em potencial, esperando para ser explorado.

Além disso, o processo de otimização da sua plataforma para mobile pode trazer outros resultados favoráveis no quesito posicionamento.

Por conta do aumento de pessoas que usam dispositivos móveis, o Google atualizou seu motor de busca.

Esta atualização feita pela empresa faz com que sites que possuem uma versão mobile sejam destacados em relação a sites que não possuem este tipo de tecnologia

Sem mencionar que, o tráfego atrai tráfego, ou seja, quanto mais pessoas acessam a sua plataforma, mais pessoas vão começar a conhecer sua marca por conta da indicação de outras.

Então, otimizar para mobile pode ser uma boa estratégia.

Apenas no Brasil, os usuários da internet que acessam a rede através de dispositivos móveis representam 58% de todos os usuários do país.

Fica claro que se sua plataforma não estiver otimizada, seu público potencial vai ser de 42% dos usuários.

Outra questão a considerar é o impacto para a imagem da sua marca. Empresas que otimizam para mobile geralmente são mais bem vistas pelos usuários como marcas seguras.

Escolha um bom título

Agora vamos falar sobre uma das técnicas de SEO que mais influência nos resultados, escolher um bom título.

As pessoas muitas vezes acabam julgando o livro pela capa, é por isso que escolher um bom título para sua página é importante.

Um título bem planejado pode fazer com que as pessoas que estão navegando entre os links sugeridos pelo google, optem por acessar a sua página e com isso, você ganha visitantes.

Mas não é apenas isso, durante o texto nós destacamos que o tráfego naturalmente gera tráfego, e não apenas por conta da indicação de outras pessoas, mas também porque os mecanismos de busca monitoram os sites mais procurados e os indicam para as pessoas.

É como se os mecanismos de busca usassem o gatilho da confiança também. Então um bom título pode trazer bons resultados para sua plataforma.

Além disso, o uso de uma palavra chave no título da página reforça a relevância da página para o Google.

A otimização de partes internas da sua página, como títulos, subtítulos, URL amigável e outras técnicas é conhecida como “on page”. Esta é uma das melhores técnicas de SEO que podem fazer uma página crescer.

Usar palavras-chave em pontos estratégicos da sua página pode fazer as pessoas encontrarem seu conteúdo com mais facilidade, e quanto mais visitantes você tiver, mais solidez seu negócio vai ter.

O SEO não apenas aumenta o tráfego, como outras estratégias de marketing fazem, mas ele afeta diretamente a saúde da plataforma eletrônica.

Vamos conhecer agora uma das técnicas de SEO que afetam diretamente as visitas da sua página.

Uso de Meta Descrição

Outra técnica de SEO para atrair a atenção das pessoas é o uso da meta descrição. Esta técnica é uma espécie de resumo sobre o conteúdo do site, que é publicado para atrair a atenção dos usuários.

Usar esta estratégia pode fazer com que mais pessoas acessem a sua plataforma. Mas para escrever a meta descrição, é necessário experiência para usar as melhores informações e usá-las para promover a sua página.

Quando as pessoas encontram informações prévias sobre o site, elas sentem que a plataforma prioriza a economia de tempo, então elas acessam essas plataformas.

As pessoas que fazem buscas na internet através do Google, geralmente são pessoas que buscam informações práticas e rápidas, tudo visando o melhor aproveitamento do tempo delas.

Uso das Redes Sociais

A internet é um sistema de comunicação que alcança a cada vez mais pessoas todos os anos e as estratégias de SEO, servem para buscar essas pessoas e usar as necessidades dela a seu favor.

Por conta das proporções gigantescas que a internet tem tomado, é difícil alcançar as pessoas sem o uso de estratégias e técnicas de SEO, mas mesmo tendo sido desenvolvidas para otimizar mecanismos de busca, estas estratégias podem ser úteis nas redes sociais.

Hoje a internet possui aproximadamente 4 bilhões de usuários, e esse número só aumenta a cada dia. Alguns especulam que todos os usuários da internet em algum momento usaram um dos mecanismos de busca.

Mas não são apenas esses mecanismos que atraem as pessoas, de acordo com dados recentes, algumas redes sociais chegam a acumular mais de 2 bilhões de usuários ativos, esses usuários representam mais de 50% de todos os usuários da internet no mundo.

É por isso que as redes sociais oferecem um ambiente muito oportuno para atrair a atenção das pessoas. Vamos considerar como você pode usar essas ferramentas a seu favor.

O SEO envolve a construção de uma imagem sólida da sua marca e uma das melhores maneiras de fazer isso é através da publicação de conteúdo.

Como já destacado, a produção de conteúdo faz com que as pessoas desenvolvam confiança na sua marca.

As redes sociais podem ser muito úteis para produzir conteúdo de qualidade. Mas não apenas isso, você pode usar perfis profissionais para direcionar as pessoas para seu site, fazendo com que o número de visitantes aumente.

É possível usar técnicas de linkagem em redes sociais. Com essas técnicas você pode direcionar pessoas interessadas em seu conteúdo para a plataforma eletrônica central da sua marca.

Como Produzir Conteúdo Para Rede Social?

Alguns produtos naturalmente precisam de um ambiente menos informal para sua divulgação, mas outros precisam ser adequados para plataformas como as redes sociais.

Antes de começar a produzir conteúdo é importante ter em mente que as pessoas que usam a rede social normalmente estão em busca de entretenimento.

Nesses momentos as pessoas normalmente não estão pensando em comprar.

Então se você deseja usar o SEO para promover seu produto, precisa ser discreto na abordagem das pessoas. Uma boa estratégia é a produção de conteúdo educativo misturado com humor.

Alguns produtores de conteúdo de forma inteligente criam perfis para produzir conteúdo em formato de entretenimento para as pessoas.

À medida que as pessoas começam a se interessar pelo perfil social construído, esses influenciadores começam a divulgar produtos.

Esta estratégia pode ser muito eficiente se você souber aplicar as técnicas de SEO de maneira correta. 

As redes sociais são um ótimo ambiente para construir um relacionamento com o consumidor e usar esse relacionamento para aumentar o tráfego para sua página.

Mas para produzir conteúdo de qualidade é necessário pensar no público alvo.

Para produzir conteúdo pense nas pessoas que você quer alcançar, então tente ajustar a informação que você precisa passar a coisas que interessem ao público alvo.

Vamos tomar como exemplo uma escola virtual que oferece cursos de educação a distância. Se o público alvo dessa escola são pessoas em idade escolar ou acadêmica, por que não produzir conteúdo informativo misturado com humor?

A linguagem empregada no conteúdo que é produzido também é muito importante e exerce um forte impacto sobre as pessoas, então escolher palavras de fácil compreensão pode fazer com que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo.

Existem várias técnicas de SEO que podem te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site. Espero que este artigo tenha te ajudado.

Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar esse conteúdo.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.