Marketing nas redes sociais – Porque é importante para seu negócio digital


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Ter um plano de marketing nas redes sociais é fundamental para qualquer tipo de negócio, seja físico ou digital.

Da mesma forma que um dono de loja física faz panfletos para distribuir nas imediações de seu comércio, quem tem um negócio digital precisa divulga-lo nas redes sociais.

É dentro desses locais que as pessoas estão navegando durante várias horas do dia, seja para entretenimento ou à trabalho, é onde seu negócio precisa aparecer.

 

A importância das redes sociais para seu negócio online

 

A importância das redes sociais para seu negócio online

 

Se você trabalha usando blog, ou mini sites, sabe que o que mais importa para fazer vendas é o tráfego.

Aliás, até quem só trabalha com perfis nas redes sociais precisa receber visitas e ter seguidores para ter mais alcance quando fizer uma postagem.

Então, o conteúdo pode até ser rei, mas o que importa mesmo são as pessoas visitando seu blog, seu mini site, e interagindo com suas postagens.

É por isso que desde que o marketing digital começou a tomar força no Brasil, conhecido como é hoje, estratégias e mais estratégias são desenvolvidas, pois o público acaba se acostumando com as abordagens e chega um momento que não responde mais.

Ter um negócio online requer além de dedicação e persistência, muita criatividade e paciência, pois é preciso sempre surpreender as pessoas com novidades para atrair uma quantidade maior de público.

Dependendo de cada nicho de mercado as abordagens são diferentes, porque os públicos, e as dores são diferentes, então seu plano de marketing nas redes sociais precisa ser focado nessas diferenças e contemplá-las.

De qualquer forma, se você tem um negócio próprio em qualquer segmento precisa das redes sociais para divulgar seu produto/serviço.

Com bilhões de usuários ativos diariamente, o público de qualquer mercado está presente nas principais redes sociais.

 

Porque o tráfego orgânico é melhor para seu negócio

 

Outro ponto importantíssimo sobre ter um plano de marketing nas redes sociais é a questão do tráfego orgânico.

Diferente do que as pessoas pensam ele não é bom apenas porque é gratuito (em partes), mas porque significa que seu negócio está recebendo apenas visitas de pessoas realmente interessadas em seu produto.

Ou seja, a pessoa que faz uma busca no Google, quer mesmo saber daquele determinado assunto, assim a chance de comprar alguma coisa na página que está visitando é muito grande.

Outro ponto extremamente importante sobre o tráfego orgânico das redes sociais e dos mecanismos de busca, é que ele é ininterrupto, ao passo que com tráfego pago, a hora que você para de anunciar, as visitas também param.

Mas, sempre é indicado usar de vez em quando os anúncios pagos nas redes sociais, pois eles acabam aumentando o número de seguidores do perfil de seu negócio, e com isso o alcance para o tráfego orgânico também aumenta.

As redes sociais possuem um jogo interessante para espalhar seu conteúdo.

Tudo depende da popularidade do seu perfil e também do engajamento que suas postagens conseguem obter do público.

Quanto mais você tiver engajamento, as redes sociais aumentarão gradativamente o alcance de seus posts para mais pessoas.

Então, se você faz uma postagem onde ninguém curte, nem comenta, nem compartilha, ela morrerá em seu feed e não será mostrada para mais ninguém.

É por isso que sempre que postar em seu perfil nas redes sociais, é preciso você mesmo curtir, pois assim ativa o post dentro do algoritmo da rede social.

A mesma coisa acontece com o Google. Para aparecer na primeira página do resultado das buscas, um dos fatores mais importantes é ter muitos backlinks, que nada mais são que links de outros sites apontando para o seu.

Com isso deduzimos que o que importa mesmo para as redes sociais é que as pessoas tenham uma boa experiência, compartilhar conteúdo quer dizer que elas estão gostando e aprovando o que está postado.

E é isso (o compartilhamento) que dá mais força para aumentar o alcance, e consequentemente o tráfego em seus perfis.

 

Principais Redes Sociais onde precisará estar presente

 

Principais Redes Sociais onde precisará estar presente

 

Dependendo do seu nicho de mercado algumas redes sociais serão mais ou menos relevantes, é preciso testar para ver qual é mais importante para seu negócio.

 

1 – Facebook

 

É a maior rede social em número de usuários e foi criada a princípio para que amigos e familiares tivessem um lugar para interagir e trocar fotos.

A rede foi crescendo e hoje possui milhões de usuários ativos que gastam muitas horas navegando dentro do facebook.

Com o crescimento da rede, as empresas começaram a perceber que seria interessante interagir com seu público ali dentro.

Desde então a plataforma desenvolveu o facebook business onde é possível criar anúncios, impulsionar postagens, vender produtos e captar leads.

Recentemente o lançamento do stories, trouxe mais uma forma de engajamento com o público, permitindo que com vídeos curtos o público saiba mais do seu negócio.

Existem estudos sobre melhores horas de postagens que indicam que o período das 13 às 17 hs é o mais indicado para postar no face, e dependendo do tamanho do seu empreendimento de 1 a 5 postagens diárias são suficientes.

Mas, como esses estudos se referem ao alcance global do face, é importante fazer testes para saber como o SEU público se comporta dentro da rede social.

A preferência de postagens recai sobre posts nativos que são aqueles que se misturam com o feed e fazem as pessoas interagirem naturalmente.

Aqui no blog temos um curso que ensina como usar o chatbot para atrair e engajar leads no facebook, vale a pena conferir.

 

2 – Linkedin

 

Rede social voltada para profissionais de todos os segmentos que buscam por recolocação, ou gostam de interagir com assuntos que possam ajuda-los em suas carreiras.

O Linkedin é uma rede social ativa com milhões de usuários que costumam interagir com as postagens desde que tenham assunto relevante para seus segmentos de mercado.

Aqui não são bem vindos memes, nem imagens com piadas e outras coisas que costumam bombar no facebook.

Nichos de desenvolvimento pessoal, coaching, empreendedorismo, administração e marketing são bem vindos na rede, e é possível fazer postagens e deixar links para que as pessoas visitem uma página externa.

Também dá para anunciar dentro do Linkedin, porém o valor do clique e da impressão costuma ser bem mais alto que no facebook, e outras redes sociais.

O melhor horário para postagem no Linkedin é das 17 às 18 hs e uma postagem diária já é suficiente para engajar o público, não deixe de incluir essa rede social em seu plano de marketing nas redes sociais.

 

3 – Instagram

 

O aplicativo de fotos possui milhões de usuários que ficam ativos diariamente na rede social e não pode, de forma alguma, ficar de fora do seu marketing nas redes sociais.

As postagens precisam de fotos bem nítidas e o uso de hashtags fará seu conteúdo ser encontrado com mais facilidade nas buscas internas da rede social.

Muito dinâmico, o feed costuma passar rápido, então é importante descobrir o horário que seu público está mesmo online para não desperdiçar conteúdo.

Usando o stories a postagem ficará disponível por até 24 horas, o que pode ser uma boa para promover um lançamento ou algum conteúdo especial.

Os usuários do Instagram costumam interagir bastante com as postagens, então seja criativo e promova seu negócio ali dentro com imagens bonitas e descrições bem espirituosas.

O melhor horário para postar no Instagram é das 17 às 18 hrs e até duas postagens por dia costuma ser suficiente para criar engajamento.

 

4 – Twitter

 

O microblog ainda faz parte das principais redes sociais pois possui muita interação por parte de seus usuários.

Sempre use palavras chave em suas postagens aproveitando ao máximo o espaço restrito da rede social.

É um local ótimo para postar lançamentos, e também peculiaridades do seu negócio, sempre usando hashtags para marcar seu conteúdo, constituindo um ativo valioso para sua estratégia de marketing nas redes sociais.

O melhor horário para postar é das 13 às 15 hs e uma média de 5 tweets diários é bom para criar engajamento e melhor alcance.

 

5 – Pinterest

 

Não é considerado uma rede social, e sim um mecanismo de busca assim como o Google.

A diferença do Pinterest é que os resultados são mostrados com imagens, assim o apelo visual da plataforma é muito grande, e ele não pode faltar em seu planejamento de marketing nas redes sociais.

É um ótimo lugar para conseguir tráfego qualificado para qualquer tipo de página na web e também para fortalecer seus perfis nas redes sociais.

Assim é possível usar o Pinterest para atrair pessoas não só para seu blog, mas também para seu facebook, youtube, Instagram, etc.

As imagens aqui precisam ser na vertical e terem uma headline bem persuasiva dentro do seu nicho de mercado.

Para ter um perfil forte lá dentro e conseguir seguidores, é preciso repinar conteúdo de outros usuários, para provocar a ação deles com o seu conteúdo, o famoso eu te sigo, você me segue.

A maioria do público do Pinterest é de mulheres (mais de 70%) e os melhores horários para postagens são das 14 às 16 hs e das 20 ás 23 hs.

Nichos de culinária, beleza, artesanato, faça você mesmo, decoração e artes manuais em geral têm grande apelo entre os usuários da plataforma.

 

6 – Youtube

 

Costumo dizer que o Youtube é muito mais que uma rede social, ele é sozinho um negócio online se você quiser se dedicar somente a produzir conteúdo em formato de vídeos.

Assim, dentro de seu negócio digital e em seu planejamento de marketing nas redes sociais precisa estar incluído o Youtube.

Seja para fazer vídeos para um canal autoridade, ou vender como afiliado sem aparecer, não deixe de incluir os vídeos no dia a dia do seu negócio online.

Além de rede social ele é o segundo maior buscador, ficando atrás apenas do Google, o que por si só já é um ótimo motivo para você criar um canal e produzir vídeos.

Além disso as pessoas estão preferindo consumir conteúdo em vídeo, e os milhões de usuários da plataforma costumam ficar várias horas lá dentro, fazendo buscas e se entretendo.

Não existe um horário específico para postagem já que os vídeos ficam disponíveis dentro dos canais e as buscas são feitas por palavras chave.

Faça, no mínimo uma postagem por semana, sendo que o ideal seria postar até 3 vídeos semanais.

Aqui no blog temos um curso que ensina como fazer thumbnails incríveis para seu canal. Elas são o primeiro contato com seu vídeo, então é preciso caprichar para ter mais visibilidade.

 

7 – Google+

 

Não poderia deixar de fora a rede social do Google. Apesar de ter um número bem menor de usuários, pode ser interessante usar o G+ para criar backlinks para seu mini site, ou blog.

Muitos empreendedores nem consideram postar no G+, mas somente o fato de ser do Google, já faz qualquer link ter uma relevância maior.

O estilo de postagem é bem parecido com o facebook, e não existe um estudo específico sobre horário e quantidade de postagens.

Faça seus testes e considere usar o G+ como um fortalecedor dos seus projetos online, incluindo-o em seu planejamento de marketing nas redes sociais.

 

Preciso ter presença em TODAS redes sociais?

 

Essa é uma pergunta muito comum, principalmente em quem está começando agora no marketing digital.

Em primeira mão eu diria que sim, que é primordial postar em todas as redes sociais para criar relevância para seu produto/serviço.

Por isso que seu planejamento de marketing nas redes sociais precisa ser bem detalhado, pois não dá para ficar por horas e horas dentro desses lugares postando.

Aqui entra a necessidade de usar alguma ferramenta que permita agendar postagens, porque assim você tira algumas horas do dia para criar esse conteúdo e deixar agendado para postagem posterior.

Faça uma pauta de conteúdo para as redes sociais, e também um calendário de postagens para não se perder.

Você não precisa estar em todas as redes sociais todos os dias, mas é interessante não deixar passar uma semana sem aparecer em alguma delas.

Dividindo corretamente seu tempo de trabalho dentro de eu plano de marketing nas redes sociais, dá para criar conteúdo para todas (respeite sempre o tamanho de imagem de cada uma) e distribuir durante os dias da semana.

Vá fazendo análises de quais redes sociais são mais importantes para seu negócio, e com o tempo poderá espaçar seu conteúdo naquelas que são menos relevantes, ou usá-las apenas para criar backlinks.

Alguns empreendedores digitais que trabalham com o mercado de afiliados, possuem estratégias de divulgação próprias para cada rede, e muitos deles usam apenas uma rede principal para fazer vendas.

Tudo depende da sua estratégia de marketing e do comportamento do público dentro do seu nicho de mercado.

Por isso seu plano de marketing nas redes sociais precisa obedecer aos horários e costumes do público, assim terá mais sucesso no engajamento com suas postagens.

Se você gostou desse artigo e tem vontade de ter um negócio online, mas não sabe como começar, basta clicar aqui para ter acesso a um curso gratuito de como criar um negócio online do zero, para ter sua liberdade financeira.