Mentalidade Empreendedora – Como desenvolver e ter sucesso em seu negócio online


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Ter mentalidade empreendedora é o primeiro passo para criar seu negócio online de sucesso.

Quando as pessoas buscam na internet por ganhar dinheiro online, ou como criar um negócio digital, fazem isso porque precisam de uma renda extra, ou ainda uma principal.

É comum haver muito desespero nessas buscas, pois muitas vezes a pessoa está desempregada e atolada em dívidas, e por isso a mente fica focada apenas em resolver esses problemas.

Esse é o primeiro passo para conhecer o marketing digital, e quando as pessoas ficam sabendo que ter um negócio online pode trazer muitos rendimentos, aí que ficam ansiosas para começar.

Sem dúvida, a busca por resultados rápidos faz as pessoas entrarem em muitas furadas, replicarem estratégias que não dão lucros, perdendo tempo e ficando ainda mais frustradas.

É nesse momento que elas percebem que não existe fórmula mágica para ter sucesso trabalhando na internet e quando percebem isso, muitas delas se afastam e culpam os “enganadores” que existem por aí.

É fato que muitos espertalhões se valem da dor das pessoas para criarem sistemas fantasma que prometem muitos ganhos em pouco tempo, ou com poucas horas de trabalho.

A primeira coisa que deixamos claro aqui no blog é que esse tipo de oportunidade não existe.

Trabalhar com um negócio online é a mesma coisa que trabalhar em um outro serviço qualquer, a diferença é que agora você será dono do negócio.

É justamente por isso que é importantíssimo, antes de começar seu negócio na internet, desenvolver a sua Mentalidade Empreendedora, ou as coisas poderão não dar certo logo de cara.

Mas, o que significa Mentalidade Empreendedora?

Se você acompanha as notícias do Brasil e do mundo já deve ter percebido que muito se fala de crise econômica e desemprego, e talvez você seja uma vítima desses fatores.

Com esse monte de notícias negativas, mudança de governo e incertezas é muito fácil cair em pensamentos vitimistas, de achar que o mundo é injusto e que você é um(a) coitado(a).

O primeiro indício de que isto está ocorrendo é quando você fica horas e horas nas redes sociais apenas curtindo e compartilhando postagens que falam mal de tudo, do governo, do sistema, e de como a vida é injusta.

Outro sinal de que você está com o perfil de vítima do mundo é quando começa criticar e amaldiçoar o sucesso dos outros, num sentimento que mistura raiva e inveja simultaneamente.

Esse sentimento acaba crescendo e afasta suas possibilidades de sucesso em qualquer coisa, pois sua energia e mente estão bloqueados e preocupados em culpar o sistema pelos seus problemas.

Sabemos que é duro ouvir isso, mas se você deseja ter um negócio online de sucesso precisa aprender a mudar esses pensamentos, ou nunca conseguirá sair do lugar com seu empreendimento.

Quando comecei a trabalhar com a internet tinha pensamentos menores também, mas com o tempo fui percebendo que isso era porque eu dava atenção às coisas menores.

Quando meus ganhos começaram a aumentar e ficarem consistentes percebi que a única coisa que dá mesmo certo em um negócio online é a ação, e todo o resto é apenas decoração.

Já aviso que o caminho para o sucesso online pode ser bem solitário, pois muitas pessoas não acreditam nesse tipo de trabalho, mas é preciso manter o foco na meta que deseja e não se deixar levar por comentários negativos.

Aliás, a primeira dica que posso dar sobre Mentalidade Empreendedora é justamente parar de se relacionar com pessoas que não acreditem no que você está fazendo e que só sabem criticar ou querer impedir de realizar seu sonho.

Claro que nem tudo são espinhos e a melhor prova que você pode ter é justamente esse blog que faz parte de um portal de produtos e ferramentas que fui construindo ao longo da minha jornada como empreendedor digital.

Eu achava que seria bem sucedido no marketing digital? SIM! Mas não posso mentir, pois em alguns momentos de vacas magras pensei que nunca daria certo.

Então, perseverei e esse meu novo negócio é apenas uma pequena fatia de todas minhas conquistas online.

E agora vou falar uma frase que pode ser meio clichê, mas que dentro do marketing digital vale muito: “Se eu conseguir vencer você também conseguirá”.

É isso! Inclusive esse é um conceito muito importante da PNL – Programação Neurolinguística – se você seguir os passos de alguém de sucesso, também obterá sucesso nos mesmos lugares que essa pessoa obteve.

Chama-se modelagem, e consiste em analisar alguém bem sucedido e fazer as mesmas coisas que essa pessoa fez, para chegar onde ela chegou.

Um exemplo muito bom disso seria analisar a atitude dentro de um comboio de caminhões, o primeiro caminhão enxerga o caminho todo com os perigos, e tenta passar pelos locais mais seguros.

Os caminhões que seguem atrás não estão vendo o caminho todo (perigos, curvas, áreas de derrapagem), apenas vão pelo mesmo lugar do primeiro caminhão para passarem em segurança também.

O bom de fazer isso é que conseguimos encurtar a chamada curva de aprendizagem, que nada mais é que os obstáculos que enfrentamos até chegarmos aos resultados que desejamos.

Assim, é bem seguro dizer que sem ter uma mentalidade empreendedora desenvolvida, é quase impossível ter sucesso em qualquer tipo de negócio, online ou físico.

Porque trabalhar com um negócio online

negócio online

Se você chegou até esse blog é porque tem interesse em trabalhar em casa usando a internet, certo?

Ou, pelo menos, tem curiosidade de saber como isso funciona e se realmente dá resultado.

No meio de 2017 um amigo abriu uma loja física de produtos para embalagem, e agora em janeiro de 2019 me ligou informando que está fechando a loja física e que operará apenas no virtual.

É sempre bem triste quando um negócio fecha, mas no caso desse amigo ele e o sócio analisaram as possibilidades físicas de crescimento e perceberam que estavam gastando muito dinheiro para manter um ponto fixo.

Paralelamente perceberam que as vendas online cresceram muito nesses últimos meses, então decidiram por manter a operação apenas na internet.

Contei esse pequeno caso para você entender que a internet é o ambiente do futuro e quem não usá-la para negociar, estará fadado a nunca ter sucesso.

Pode perceber que até mesmo em reuniões sociais as pessoas não trocam mais números de telefone, elas se adicionam no face, ou no Instagram para manterem contato.

Assim, se você começar um negócio online estará trabalhando dentro de um local onde o público de qualquer nicho de mercado estará.

Consegue enxergar a amplitude e liberdade de poder falar com pessoas que estão do outro lado do mundo a qualquer hora?

Quanto seu negócio online, seja como afiliado, produtor ou dono de e-commerce, pode crescer apenas por estar no lugar certo?

É por isso que cada vez mais existirão cursos, estratégias e ferramentas para quem trabalha na internet com marketing digital.

Esse é o mercado do agora que se solidificará num futuro muito próximo.

5 dicas para desenvolver mentalidade empreendedora

mentalidade empreendedora

Sem realizar alguns processos para mudança dos seus pensamentos, será difícil conseguir criar seu negócio online do zero, então veja abaixo 5 coisas que precisará fazer para fortalecer sua mentalidade empreendedora.

1 – Livros

Não existe mudança de mentalidade sem uma boa carga de leitura construtiva.

Inclusive em cursos de marketing digital e também grupos de apoio a empreendedores, você encontrará muitas dicas de leitura, passando desde livros ícones até conceitos mais modernos e experimentais.

Muitos desses livros existem em versão pdf, para leitura no computador, mas alguns especialistas indicam ler a versão física, pois dá para fazer anotações e ainda ter a informação mais fresca na memória.

Escolher o livro físico ou digital dependerá da sua forma de aprendizado. Algumas pessoas assimilam informações mais facilmente através de áudio e imagens, outras gostam de ler textos, depende do sistema cognitivo de cada um.

O que importa realmente é ler o maior número possível de livros sobre empreendedorismo e mentalidade empreendedora, para ir criando padrões mentais novos que levarão ao sucesso em seu negócio online.

Os títulos que mais impactam a mentalidade das pessoas para negócios de sucesso são:

  • Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
  • Segredos da mente milionária – Harv Eker
  • Pense e enriqueça – Napoleon Hill
  • A ciência de ficar rico – Wallace D. Wattles
  • O Monge e o Executivo – James C. Hunter
  • Inteligência Emocional – Daniel Goleman

2 – Vídeos

Para quem não gosta de ler, mas não deixa de assistir/ouvir um vídeo, é muito interessante começar a seguir canais de pessoas que são influentes na área do empreendedorismo online.

Falo online porque alguns conceitos para quem tem negócios online são diferentes de quem tem um negócio físico, ou até mesmo outros tipos de empreendimentos.

Sem dúvida um dos grandes impactos na vida de quem começa ter sucesso no mercado digital é a quantidade de dinheiro que começa entrar, e que pode deixar as pessoas despreparadas um pouco assustadas.

Parece uma bobagem, mas apesar de 99,9% das pessoas dizerem que amam dinheiro e que estão prontas para ficarem milionárias, apenas uma parcela bem pequena desse número está mesmo apta a ter fortuna.

Então, cuidar da sua mentalidade empreendedora aprendendo sobre finanças é muito importante, pois dependendo de suas ações e escolhas que fizer em seu negócio online, o dinheiro chegará MESMO (em grande quantidade).

Escolha canais que ensinem sobre investimentos/finanças e também aprenda um pouco sobre como administrar uma empresa, e como superar os obstáculos que um negócio solo pode ter.

3 – Eliminação de crenças limitantes

crenças limitantes

Sem dúvida, um dos pontos mais importantes quando desejamos ter sucesso na vida, é eliminar as crenças que limitam nossas ações.

Entendemos por crenças limitantes o conjunto de pensamentos que herdamos de nossos pais, professores e adultos que influenciaram nossa criação na infância e adolescência.

Se você cresceu ouvindo seu pai dizer que ter negócio próprio é apenas para pessoas ricas, provavelmente sente dificuldade de começar um negócio online sem ter dinheiro nenhum para investir.

As crenças limitantes que mais travam a vida das pessoas são aquelas relacionadas com dinheiro.

Como o marketing digital proporciona liberdade financeira, é muito fácil vermos pessoas criticando isso, porque possuem o pensamento de que ter dinheiro corrompe, ou que dinheiro não traz felicidade.

Outro ponto comum é quando algum parente teve negócio e não deu certo, ou faliu, isso pode ficar na mente da pessoa como se fosse uma “sina” familiar, e impedir que haja vontade e disposição para ter um negócio próprio.

Lendo alguns livros que foram citados no item 1 já conseguirá criar pensamentos bons a respeito de liberdade financeira e mentalidade empreendedora.

Existem também muitas formas de eliminar de vez essas crenças utilizando terapias energéticas como hoponopono e EFT, ou ainda contratando um coach de performance pessoal.

4 – Eliminação do que é negativo

Como falei lá em cima, ficar nas redes sociais compartilhando notícias ruins ou amaldiçoando quem tem sucesso é pura perda de tempo, além de deixar sua mente cheia de energia negativa e pesada.

Quando mais você alimentar pensamentos negativos, mais terá dificuldade de dar o primeiro passo para criar seu negócio na internet.

Então o conselho é desligar a TV na hora do noticiário, não curtir, nem comentar nem compartilhar postagens que sejam negativas ou vitimistas e deixar seu dia mais leve.

Se as pessoas te enchem com isso no whats também, então é hora de sair de grupos, ou desligar o celular enquanto estiver trabalhando.

Sempre que alguém vier lhe mostrar o copo meio vazio, mude o rumo da conversa e prove que, na verdade, ele está meio cheio.

O ponto forte de uma mentalidade empreendedora é sempre acreditar no positivo e manter foco nos resultados que deseja alcançar.

5 – Grupos

Especialistas dizem que nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos.

Tirando a família que não tem como mexer (por mais que sua esposa/marido não goste do marketing digital você não precisa se divorciar), amigos, parentes distantes e colegas são todos figuração.

Então, se você percebe que seus círculos sociais estão cheios de pessoas negativas e que não acreditam no seu potencial, precisa mudar isso para poder ter a energia livre para executar as ações que precisa.

As redes sociais possuem grupos para todos os tipos de assuntos e com certeza você encontrará um grupo de empreendedores de sucesso para conviver e começar a assimilar novas ideias.

Faça isso por você e pela sanidade do seu negócio online.

Dica EXTRA:

Desenvolver a Mentalidade Empreendedora  é um exercício diário de paciência, mas é preciso começar de alguma forma.

Se você quer ter resultados consistentes na internet precisa contar com um curso que ensine estratégias vitoriosas de vendas como afiliado(a).

Clique aqui para conhecer o curso negócio online do zero, que já está dando resultados incríveis para os nossos alunos que acreditaram em seu potencial e que estão tendo muito sucesso na internet.