Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Métricas de blog: o que você precisa olhar para saber se está no caminho certo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em setembro 9, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Quando falamos do mundo digital, não podemos deixar de realçar os afiliados digitais, profissão que necessita focar toda a sua visão em ferramentas úteis para melhorar seu engajamento, principalmente se o seu canal de comunicação é o blog. Por isso é essencial ficar atento a métricas de blog.

As métricas são importantes pois elas mostram se todas as suas estratégias estão de acordo com as metas que planejou anteriormente. São as responsáveis por te dar um “norte” em seu negócio como afiliado digital. 

Podemos notar o quanto este recurso é relevante. Contudo, precisamos nos manter atentos a direcionar nossa visão no caminho correto, pois além de buscarmos por melhoria, visamos a otimização de seu tempo. Como diz o ditado – tempo é dinheiro, e no mundo dos afiliados qualquer tempo conta bastante! 

O que são métricas de blog

Métricas de blog são todas as informações que possuímos a respeito de nossa campanha, dados precisos sobre o andamento de nosso trabalho, como: análise de leads, funil de vendas, entre outras infinidades de recursos importantes. 

Com todos esses números em mãos, será mais fácil planejar novas estratégias e consequentemente conseguir melhorias para seu negócio de afiliado digital. Se estiver obtendo as metas já desejadas, certamente está no caminho certo, e com isso, não será necessário criar novas estratégias. 

Métricas fundamentais para serem analisadas para já! 

 

Não há dúvidas de que tenha ficado curioso para saber quais métricas de blog precisam mais de sua atenção, afinal, ao começar um negócio do ramo digital, qualquer dado importante deixado para trás, pode fazer uma grande falta. 

Dito isso, vamos às métricas de blog fundamentais, para você ficar a par de todas as informações necessárias a respeito de seu trabalho!

  • Tráfego
  • Leads
  • Rejeição 
  • CTR ou Taxa de cliques 
  • Conteúdos mais vistos 
  • Taxa de Conversão 
  • Interação do público 
  • Análises de Newsletter 
  • Número de conteúdos publicados 

Tráfego

Fazer a análise de seu tráfego, desde a origem até a finalização da compra de seu cliente, será primordial para ter conhecimento de quantos acessos seu blog teve. Além disso, você pode ter acessos a quantidade de visitantes tanto semanais quanto mensais.

Com estes números em mãos, será mais fácil descobrir em que época do ano seus clientes vão mais em busca de seus produtos.

Ter conhecimento sobre o tráfego de seu site poderá permitir que você trace novas campanhas, caso o seu número de visitantes por dia não esteja favorável, e quem sabe, conseguir ir em busca de estratégias que despertem interesse em seu público.   

Em blogs B2B, por exemplo, é bem comum que no período de julho seus números despencam, por isso, não vamos arriscar e já ir em busca de novas campanhas para divulgar seu negócio da maneira mais correta e eficaz possível.

Leads

 

Não poderíamos deixar de fora os tão amados leads. Saber de onde aquele visitante chegou é fundamental para encontrar quais canais possuem uma maior relevância com o público. 

Ter acesso a quais campanhas estão sendo responsáveis por atrair mais público será de suma importância para criar, quem sabe, uma estratégia melhor do que a já existente. 

Analisando todos os seus canais, poderá ter acesso a qual deles te garante uma taxa de conversão maior, esse número pode se diferenciar entre os canais, devido a influência da estética de sua campanha, como cores e a disposição dos elementos em sua página. 

Rejeição 

Será de muita utilidade para as métricas de blog, pois nada melhor do que ter o número real de pessoas que entraram em seu blog, porém não efetuaram nenhuma atividade. 

Se este número for superior a seus visitantes convertidos em novos leads, fique atento a como você está trabalhando em seu blog. 

Foque sua atenção, principalmente a quais pilares de informação está utilizando, o quanto de conteúdo está sendo disponibilizado e claro, a estética de todo o seu blog. Afinal, as pessoas se apaixonam primeiro pelo o que veem. 

Esta métrica de blog também é importante para analisar como anda a velocidade de carregamento de seu blog, pois muitas vezes as pessoas nem esperam a página carregar e já fecham sua guia; a paciência não é um dos pontos mais fortes do brasileiro. 

Focando sua visão afiliado digital , de forma assertiva a todas essas informações poderá otimizar suas técnicas de SEO e ir em busca de palavras-chave que as pessoas mais recorrem para que seu conteúdo tenha um rankeamento melhor no Google.  

CTR ou Taxa de cliques 

 

Toda a sua taxa de cliques será baseada em cliques que seus clientes deram em anúncios, links ou botões, relacionando-os ao número de visitas que seu blog obteve. Por isso é necessário ir em busca de ferramentas que possam te auxiliar a conseguir uma maior taxa de cliques. 

Uma dica para implementar em seu site é o Super link, ele será muito importante para impulsionar seu CTR. 

Além disso, com a taxa de cliques nas alturas, significa que seu público se interessa pelo conteúdo que oferta em seu blog, por isso não é necessário traçar mais uma nova estratégia. 

Conteúdos mais vistos 

Ter o número real de quais conteúdos disponíveis foram mais bem vistos pelo seu público, vai garantir que todas as ferramentas utilizadas para fornecê-la não devem ser deixadas de lado em uma próxima estratégia de marketing. 

Esses dados são fundamentais para garantir, ou não, que todas as informações contidas em seu conteúdo são relevantes para as pessoas, afinal, conteúdos para serem de qualidade, precisam de informações úteis e que agregam conhecimento para o público. 

Por isso, faz parte de umas das métricas de blog que necessitam de sua atenção, para que não caia na cilada de analisar dados que não serão relevantes para seu negócio como afiliado digital. 

Taxa de Conversão 

Todos os dados obtidos a respeito de sua taxa de conversão, é o resultado do número de visitas de seu blog, dividido pelo número de compras efetivadas. 

Toda a sua taxa de conversão, vai sofrer influência de toda a técnica de SEO que foi implantada, até o quando seu funil de vendas é eficaz para a qualificação de seus leads. 

Para te trazer bons frutos durante esta análise, não podemos deixar de falar sobre o Alerta de Conversões, um programa útil que dispõe de dados reais, para que assim, consiga buscar as melhores estratégias para otimizar seu negócio. 

Interação do público

 

Para ter acesso ao engajamento de seu blog, você precisará se manter atento a todas as visualizações, curtidas e comentários de seu canal de comunicação. 

Infelizmente não possui métricas de blog específicas para te fornecer dados reais a respeito do engajamento de seu negócio com o público, porém não deixa de ser uma ferramenta importante para se analisar. 

Porém, pode usar de suas métricas a respeito de seu tráfego, e o tempo que o público permanece em seu blog, para ter uma ideia do quanto eles se interessam por todo o conteúdo  que disponibiliza. 

Análises de Newsletter

 

 

Você pode ter acesso aos dados de sua newsletter apenas visitando seu e-mail marketing, mais precisamente seu dashboard. Vai te ajudar a entender a maioria das taxas mencionadas anteriormente.

Além disso, tendo todos os dados de sua newsletter, poderá facilmente segmentar seus potenciais clientes, destinando-os aos e-mails mais adequados para cada um deles, visto que, a forma de abordagem pode ser diferente de uma pessoa para outra. 

Número de conteúdos publicados

Para todo afiliado digital iniciante, a quantidade de posts necessários por semana é sempre uma grande dúvida. 

Desde o receio de postar muito conteúdo ou postar pouco e não conseguir atrair mais pessoas para nosso blog. 

Infelizmente não existe um número preciso de quanto você deve publicar por dia ou por mês em seu blog. 

Porém, tendo acesso ao número de pessoas que seu conteúdo está conseguindo engajar, pode ser útil para analisar o quanto de sua produção semanal e mensal foi necessária para atrair mais pessoas. 

Uma dica maravilhosa é dividir um único post em 2, com isso, as pessoas irão em busca de mais conteúdo e visitarão novamente seu blog. 

Aproveite as redes sociais que agregam mais conversões, e claro, seu e-mail marketing e observe com atenção quais serão os resultados que mais trazem vantagem a seu negócio como afiliado digital. 

Métricas são a chave para seu conteúdo 

Notamos o quanto as métricas de blog são fundamentais para ter em mãos as informações mais relevantes a respeito de seu conteúdo

Por isso elas são a chave essencial para o afiliado digital que procura otimizar seu blog, tendo em vista todos os dados em que pode ter acesso. 

Com todos os dados disponíveis para você, certamente será mais fácil conseguir traçar novas estratégias de marketing de afiliados, e claro, melhorar ainda mais todas as informações que oferece para seu público, e quem sabe, se usados da maneira correta, mais clientes em potencial podem surgir, te agregando mais benefícios e lucro.

Fique atento a possíveis erros durante toda a análise de suas métricas, principalmente em todo o seu planejamento para conseguir alcançar suas metas e objetivos.

É necessário que seja assertivo em todas as suas ações, e crie estratégias bem estruturadas para as métricas de blog  que não estão de acordo com os resultados que deseja.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.