Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Será que o tráfego pago para afiliados funciona? Descubra como usar essa estratégia!

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Carlos Lourenço
em julho 24, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O mercado de afiliados é uma excelente forma de alcançar o sucesso profissional e a liberdade financeira, mas os profissionais desse ramo precisam estar dispostos a utilizar as melhores estratégias para se destacar. Mas o que dizer do tráfego pago para afiliados?

Muitas pessoas que começam a trabalhar como afiliados digitais estão em busca de soluções orgânicas para conseguir atrair tráfego para suas plataformas de vendas, e isso é perfeitamente compreensível.

O tráfego orgânico geralmente oferece resultados consideravelmente mais úteis do que as estratégias de tráfego pago. Além disso, de forma orgânica não é necessário fazer nenhum tipo de investimento para começar a trabalhar, o que deixa muitos afiliados animados.

Mas se o tráfego orgânico é definitivamente a opção mais viável e indicada, por que existem ferramentas de tráfego pago que são populares? Vamos descobrir quais são as vantagens relacionadas com o tráfego pago para afiliados digitais.

Primeiro de tudo, o que é uma fonte de tráfego pago?

Antes de começar a falar sobre as vantagens do uso de ferramentas e soluções de tráfego pago, é importante deixar bem claro o que é o tráfego pago e como funciona uma fonte de tráfego pago.

O tráfego é o termo utilizado dentro do marketing digital para se referir ao número de visitantes de um site ou plataforma virtual. Quando falamos em tráfego pago, estamos falando de soluções pagas para aumentar o número de visitantes de um site.

O tráfego é importante para as plataformas, porque, sem ter visitas os sites não conseguem cumprir com seus objetivos, e para quem trabalha como afiliados, o tráfego afeta diretamente o resultado das vendas.

As fontes de tráfego pago se valem de um amplo alcance em ambientes virtuais para conseguir atrair pessoas de diferentes cantos da internet para sua plataforma de vendas.

Essas fontes geralmente contam com uma estrutura gigantesca que as dá acesso a diversas pessoas, e atualmente as principais fontes de tráfego pago estão divididas em três categorias principais:

  • Mecanismos de busca;
  • Redes Sociais
  • Ferramentas de publicidade avulsas.

Esses três tipos de plataforma são considerados atualmente como sendo as principais fontes de tráfego pago dentro do marketing digital.

Cada uma dessas conta com soluções particulares para atrair pessoas para sua plataforma de vendas, e pode ser uma boa opção para quem busca uma fonte de tráfego pago para afiliados.

Vamos entender as características de cada uma dessas plataformas e ver quais são as funções associadas a elas.

Mecanismos de busca

Os mecanismos de busca são grandes fontes de tráfego pago, principalmente quando consideramos a função principal desses mecanismos. Eles funcionam como ferramentas de organização e mapeamento do conteúdo virtual.

Esses sistemas foram desenvolvidos para ajudar a organizar a quantidade crescente de sites e plataformas que existem na rede mundial de computadores. 

Graças a eficácia de alguns deles, hoje praticamente 98% dos usuários da internet fazem uso de mecanismos de busca. 

O principal mecanismo de buscas da internet é de longe o Google. Todos os dias essa plataforma é utilizada para realizar milhões de pesquisas, e por conta disso, o alcance natural dessa plataforma é gigantesco.

Além disso, como as pessoas usam o Google para encontrar coisas que as interessam, isso torna o Google ainda mais eficiente em veicular publicidade direcionada, o que torna esse mecanismo de busca uma excelente fonte de tráfego.

Redes sociais;

As redes sociais também são excelentes fontes de tráfego. As pessoas costumam utilizar essas plataformas com frequência, de forma que é possível encontrar pessoas de praticamente todos os públicos de consumo dentro desses sites.

Os afiliados que utilizam o tráfego pago das redes sociais relatam grandes aumentos na quantidade de vendas e visitas a suas plataformas.

Ferramentas de publicidade

Outra fonte especializada em tráfego pago, são ferramentas de publicidade independentes que existem na internet. Essas ferramentas financiam algumas plataformas de grande popularidade para exibir anúncios através dessas plataformas.

Apesar de serem aparentemente mais simples, também reúnem um poder de alcance surpreendente e podem ser ótimas para alavancar as vendas. Essas são as principais fontes de tráfego pago encontradas na internet, e podem ser muito úteis para afiliados digitais.

Vantagens do tráfego pago

As fontes de tráfego pago só existem porque elas têm alguma vantagem a oferecer para seus usuários. 

O tráfego pago para afiliados, tem como vantagem a capacidade de oferecer resultados rápidos. Além disso, o trabalho com essas ferramentas costuma ser mais prático, e oferecer formas diversificadas de anúncios para potencializar o alcance.

Essas ferramentas são capazes de alcançar pessoas interessadas independentemente de limitações geográficas, e quando são bem utilizadas elas contam com um excelente retorno sobre o investimento.

O tráfego orgânico, apesar de ser muito eficiente, depende de tempo e esforço contínuo para que os resultados possam surgir, ao passo que uma campanha de publicidade paga pode trazer um retorno praticamente instantâneo. Dessa forma, as vantagens são:

  • Praticidade;
  • Versatilidade na abordagem;
  • Rapidez nos resultados;
  • Bom retorno sobre investimento.

Como fazer trafego pago para afiliados

É claro que o tráfego pago apresenta como característica principal a praticidade. Mas isso também não quer dizer que você não vai ter trabalho se decidir usar essa ferramenta.

As ferramentas de tráfego pago são na verdade veículos para te ajudar a alcançar pessoas, por isso parte do trabalho vai depender de você. Existem alguns passos que podem te ajudar a fazer tráfego pago como afiliado.

  1. Verifique se o programa de afiliados onde você trabalha permite o uso de tráfego pago;
  2. Planeje sua campanha;
  3. Desenvolva um conteúdo atraente;
  4. Estabeleça uma meta para sua campanha;
  5. Invista por etapas;
  6. Escolha uma ferramenta que direcione bem a publicidade.

Esses passos são fundamentais para garantir que você vai ter bons resultados, e também são importantes para se certificar que você não está violando nenhum requisito do programa de afiliados onde você trabalha.

Quanto investir em tráfego pago afiliado

Para saber qual a quantidade ideal de investimento a ser feito para conseguir tráfego pago para afiliados, é importante contar com um bom planejamento.

Todo tipo de investimento a ser feito deve ser fruto de um bom planejamento. Alguns afiliados costumam planejar levando em consideração a necessidade de tráfego que a plataforma deles precisa.

Essa estratégia envolve estabelecer uma meta de tráfego, e investir até alcançar essa meta, mas nem sempre é necessário investir muito dinheiro para alcançar essa meta. 

Alguns afiliados, com um bom planejamento alcançam a meta com pouco investimento. Eles costumam investir por etapas, seguindo alguns passos simples.

  1. Primeiro eles analisam a necessidade do negócio de afiliado;
  2. Depois estabelecem uma meta;
  3. Desenvolvem o material que vai ser veiculado;
  4. Fazem o primeiro investimento;
  5. Aguardam o retorno sobre o investimento;
  6. Reinvestem até alcançar a meta estabelecida.

Essa estratégia de investimento por etapas evita que o afiliado gaste mais dinheiro do que pode e até esgote a sua reserva de liquidez. 

Dependendo da ferramenta de publicidade que você vai usar e das métricas de alcance configuradas, você pode começar a investir com valores em torno de R$15,00 (quinze reais) por dia.

Seguindo o método de investimento por etapas, você só voltaria a investir quanto obtivesse o retorno dos R$15,00 investidos inicialmente. Geralmente uma única venda como afiliado já oferece esse retorno, e cada campanha costuma resultar em mais de uma venda.

Anúncios pagos aumentam a visibilidade do produto nos buscadores

Algumas modalidades de publicidade paga através de ferramentas de tráfego pago para afiliados, conseguem aumentar a visibilidade de sua plataforma em ferramentas de busca.

Esse é o mesmo efeito que é buscado com o tráfego orgânico, mas a diferença é que você precisa pagar para destacar o seu negócio de afiliado para as pessoas dentro dos mecanismos de busca.

Esse formato de anúncio geralmente funciona com base no interesse dos consumidores, e é muito eficiente para ajudar a aumentar o tráfego e a taxa de conversão.

Uma das principais reclamações de afiliados em relação ao tráfego pago, é que essas soluções geralmente só aumentam o tráfego da plataforma, mas acabam influenciando muito pouco na taxa de conversão de visitantes em leads.

Se você escolher o formato de campanha correto, você pode ter os dois objetivos alcançados em pouco tempo.

Por que investir apenas em tráfego pago não é viável no longo prazo?

Apesar de ser muito prático e reunir incontáveis vantagens, o tráfego pago para afiliados não é a melhor opção a longo prazo. 

De acordo com especialistas em marketing digital, a melhor estratégia para pessoas que trabalham como afiliados digitais, é usar uma abordagem mista, unindo o tráfego pago com o tráfego orgânico.

O tráfego pago é muito eficiente, mas por pouco tempo. Ele tem um bom alcance, mas ele também esgota a reserva de pessoas interessadas. Essa estratégia de marketing não tem capacidade de educar e criar um público de consumo.

Por outro lado, o tráfego orgânico ajuda a educar e manter um público contínuo e inesgotável. É por isso que geralmente se recomenda o uso do tráfego pago associado ao tráfego orgânico.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como funciona o tráfego pago para afiliados e tenha te ajudado a descobrir como você pode usar essa estratégia. Se gostou deste artigo compartilhe com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.