Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

O que é digital influencer – 8 dicas para ter sucesso nessa carreira

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 16, 2019

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Quer saber o que é digital influencer?

Então, recomendo que leia esse artigo até o final, para saber mais sobre essa forma de negócio digital.

Digital influencer tem a tradução literal como influenciador digital, e hoje é uma das “profissões” que mais atraem pessoas, devido ao aparente glamour e sucesso.

Digo aparente, pois o trabalho de influenciador digital é grande e a exposição excessiva pode prejudicar bastante a vida pessoal, tirando completamente a privacidade da pessoa.

Mas, se você acompanha canais de famosos no Youtube como Whindersson Nunes, Camila Coutinho e Pc Siqueira, tem uma noção do que é necessário para encarnar a essência de o que é digital influencer.

Antes de mais nada é importante saber como esse tipo de profissional surgiu e qual a importância dele dentro do marketing atual.

Como o conceito o que é digital influencer cresceu nos últimos tempos

Você lembra do Orkut e Fotolog?

Já na época dessas redes sociais, existiam pessoas que por postarem constantemente, ou falarem de assuntos muito interessantes, acabavam tendo muitos “seguidores”.

De lá para cá as redes sociais mudaram, o Orkut desapareceu dando lugar ao facebook, mas as pessoas continuam seguindo pessoas que falam coisas interessantes, engraçadas e que causam polêmica.

O mais interessante dos influenciadores digitais de hoje é que todos eles começaram seu trabalho como um hobbie.

Ou seja, eles faziam vídeos e posts nas redes sociais, para falar de coisas que gostam, que têm afinidade, e talvez por causa dessa naturalidade e realidade é que começaram a atrair milhões de seguidores.

O canal do Whindersson Nunes no youtube possui mais de 20 milhões de inscritos, e ele é reconhecido por vários especialistas como sendo o youtuber mais influente do mundo.

Agora pense. Será que ele já tinha essa meta quando fez e postou seu primeiro vídeo?

Mas o que realmente importa dentro desse conceito de o que é digital influencer, é que essas pessoas abriram caminho para que outros também tenham sucesso fazendo exatamente a mesma coisa.

Qual a importância do digital influencer no marketing?

Com o incremento da internet e a possibilidade de entregar conteúdo para o público consumir imediatamente por causa dos smartphones, as empresas começaram a investir pesado em propagandas nas redes sociais.

Não é raro vermos pessoas famosas fazendo comerciais de planos de telefonia, marcas de comida congelada, e outros segmentos.

A verdade é que uma campanha publicitária feita através de um influenciador digital abrange muito mais público do que qualquer outro modelo de campanha.

Por isso, quanto mais seguidores um digital influencer tem, mais chance de ganhar muito dinheiro, porque ele tem o que as empresas precisam: público segmentado.

Pense. Você tem um produto em lançamento e precisa atingir o maior número de pessoas possível para deixar seu produto famoso.

O que é mais fácil? Criar campanhas segmentadas nas redes sociais e rezar para as pessoas verem seu anúncio, ou pagar para alguém, que tem autoridade perante milhões de pessoas, anunciar seu produto?

Claro que a segunda opção é mais prática, mais direto ao ponto, porque dependendo do produto e do influenciador(a), o marketing será feito apenas para quem realmente teria interesse em adquirir a oferta.

Assim, hoje o conceito de o que é digital influencer traz uma mudança importante para o marketing como um todo.

Cada canal, rede social, com milhões de seguidores é hoje uma porta para que empresas e produtos alcancem o público ideal, com mais efetividade, e tendo chances muito maiores de sucesso.

O que é digital influencer – Principais vantagens de entrar nesse mercado

Claro que ficar exposto ao mundo cibernético precisa valer a pena, veja abaixo as principais vantagens de entrar nesse negócio:

1 – Conteúdo próprio

Você dita o que será falado nas suas redes sociais, e é justamente esse conteúdo que atrairá as pessoas.

É justamente a partir do que você tem a dizer que impactará um nicho de mercado específico, ou será um(a) formador(a) de opinião mais abrangente.

Poder falar o que deseja e do jeito que deseja é uma liberdade muito grande, que ditará o rumo que seu negócio irá tomar.

2 – Liberdade geográfica

O bom de trabalhar dentro do conceito de o que é digital influencer é que você pode fazer isso de qualquer lugar do mundo.

Seu ambiente de trabalho será a internet, e a redes sociais, então apenas com seu celular, ou com um notebook conseguirá produzir o conteúdo que precisa para manter o negócio no ar.

3 – Fazer seu horário

Claro que um influencer digital tem inúmeros compromissos.

Mas, mesmo assim você será dono(a) do seu horário, e poderá trabalhar nas horas que achar que é mais produtivo.

O bom disso é que dá para ter mais qualidade de vida, pois poderá tirar um tempo para praticar exercícios, ter uma alimentação mais saudável, etc.

4 – Conhecer coisas novas

Alguns influencers fecham contratos para fazer trabalhos nos mais diversos locais, inclusive viajando pelo Brasil e pelo mundo.

Isso dá a oportunidade de conhecer coisas novas, e alargar muito os horizontes tanto profissional como pessoal.

Claro que até chegar no ponto de ser convidado para esses tipos de trabalhos, demora um pouco, mas fazendo tudo certinho você chegará lá.

A vida de um influencer digital não é só glamour, existem desvantagens também e a principal é o excesso de exposição.

Dependendo do tamanho da sua audiência precisará começar a tomar cuidado quando sair em público e até definir limites de interação do público com você.

Outro ponto é o fato de acabar tendo menos tempo para viver em família, ou curtir os amigos, esse é o preço que muitos famosos pagam pela exposição.

O que é digital influencer – 8 dicas para ter sucesso

Como todo trabalho tem prós e contras, veja abaixo 8 dicas práticas que deverá seguir caso queira mesmo personificar o que é digital influencer.

1 – Seja autêntico(a)

A primeira dica é para ser você mesmo, quando começar sua carreira de digital influencer.

Montar um tipo, ou falar de coisas que você não conhece, ou ainda pregar coisas que não acredita poderá ficar desagradável com o tempo e você terá vontade de jogar a carreira pro ar.

Ser você mesmo passará naturalidade para as pessoas, criará empatia e tornará mais fácil o processo de aumentar o público nas redes sociais.

2 – Fale de algo que você conhece

Sem dúvida, escolher um nicho de mercado que você domine será muito melhor do que entrar em um mercado onde precisará ir aprendendo conforme produz conteúdo.

Escolha coisas que você conhece e principalmente que goste, pois assim tudo ficará natural e o público perceberá que está seguindo um(a) especialista naquele assunto.

As pessoas tendem a seguir e compartilhar conteúdo de quem é expert, então aproveitar algum conhecimento para criar sua audiência, será meio caminho andado.

3 – Conheça seu público

É importante saber quais são as características das pessoas que estão seguindo seu perfil nas redes sociais.

Isso importa tanto para você sempre criar conteúdo que seja bom para elas, quanto para fechar contrato com empresas.

Imagine escolher promover um produto que sua audiência não tem interesse?

Isso poderá colocar todo seu esforço a perder, então para isso não ocorrer estudo bastante o público a quem você se dirige sempre.

4 – Crie conteúdo relevante

O caminho mais curto para ganhar um like, ou um novo inscrito no canal é produzir conteúdo que ajude as pessoas.

Se dentro do seu perfil tem um pouco de humor, sem problemas, mas dentro dessa característica é bom passar informações que sejam mesmo relevantes para as pessoas que estão te seguindo.

Dar dicar, ou levantar pontos que possam fazer as pessoas terem uma qualidade de vida melhor, ajudará a aumentar os seguidores naturalmente.

5 – Esteja presente nas principais redes sociais

A maioria dos influenciadores digitais de sucesso possuem perfis em toda as redes sociais relevantes.

Assim, ter uma página no facebook, um perfil no Instagram, no Twitter e um canal no youtube é primordial para seu sucesso.

Lembre-se de manter a consistência em suas postagens, para não parecer que cada perfil está sendo alimentado por pessoas diferentes.

Cada rede social tem uma característica diferente, explore os pontos fortes de cada uma para ter mais sucesso.

6 – Crie um blog

É importante não basear todo seu negócio apenas nas redes sociais.

Por isso, criar um blog é uma forma de ter a SUA casa, onde poderá atrair público para passar conteúdo diferenciado e mais aprofundado.

O blog também é bom para criar uma identidade mais profissional para seu trabalho.

7 – Seja consistente

O trabalho para quem deseja abraçar a carreira o que é digital influencer é grande e bem detalhado.

Precisará criar vídeos, postagens, artigos para o blog, tirar fotos, e ainda é primordial que esteja presente nas redes sociais todos os dias.

Mesmo nos dias que não criar um conteúdo específico é fundamental responder os comentários, responder as perguntas e interagir com seu público.;

Uma das formas mais eficientes de aumentar seguidores nas redes sociais é dar atenção para as pessoas.

Elas se sentem valorizadas e acabarão compartilhando seu conteúdo com novas pessoas.

Crie um calendário editorial para cada rede social e poste sempre nos dias certos para manter o público engajado.

8 – Apresente seu trabalho   

No começo, e até as grandes empresas acharem seu perfil nas redes sociais, será necessário entrar em contato com empresas menores.

Crie um mídia kit abrangente, falando um pouco do seu trabalho e contendo as principais informações que uma empresa possa ter interesse para uma contratação.

Encontre os canais oficiais de contato e sempre feche trabalhos com contratos, para se preservar de qualquer mal entendido, ou para o caso de ter problemas com remuneração.

Quanto ganha um digital influencer

Não existe um valor exato pois os ganhos estão diretamente ligados ao tamanho de influência que o profissional tem.

Assim, influenciadores com milhões de seguidores poderão cobrar mais por um post patrocinado do que os que possuem apenas alguns milhares.

O nicho de mercado onde o influencer está inserido também é relevante, pois alguns nichos têm mais empresas maiores anunciando, do que outros.

É importante montar uma tabela de preços para todos os casos e, conforme sua influência for aumentando, ir fazendo ajustes.

Alguns influencers trabalham no esquema de permuta quando estão começando.

Esse modelo é quando a empresa paga com produtos o trabalho de marketing que o profissional realizou.

O que é digital influencer – Como ganhar dinheiro com esse trabalho

Bom agora que você sabe um pouco mais sobre o significado de o que é digital influencer, está na hora de ver como ganhar dinheiro com esse negócio:

1 – Postagens patrocinadas

As empresas pagam para influencers fazerem postagens mostrando produtos, ou indicando serviços para o público.

Como falei acima, o valor dessas postagens é influenciado pelo tamanho da audiência que será atingida.

Faça uma pesquisa antes de fechar sua tabela de preços, assim não ficará muito fora do que outros profissionais praticam.

2 – Mercado de afiliados

Influencers podem se dar muito bem promovendo e oferecendo produtos, e cada vez que fizerem uma venda ganham uma comissão.

O bom desse tipo de modelo de remuneração, é que sempre que fizer uma venda ganhará um valor, diferente de ganhar um valor único quando fizer um post patrocinado.

Pesquise plataformas como a Hotmart, ou Monetizze e encontre produtos que possam ser interessantes para seu público.

3 – Google Adsense

Devido ao alto número de visitantes, blogs e canais do Youtube dos influenciadores digitais podem ser monetizados com os anúncios que o Google veicula através do seu programa Adsense.

Sempre que alguém clicar nesses anúncios, ou a cada mil visualizações receberá alguns centavos de dólar ou até mais, dependendo do nicho de mercado e do anúncio.

4 – Crie seu próprio curso

Muitos influenciadores abraçam o marketing digital como forma de ter renda recorrente e criam cursos.

O próprio Whindersson Nunes tem um curso onde ensina como seguir a mesma carreira que ele, e a Gabriella Ferreira tem o treinamento Influeencer Academy onde ensina ser um(a) influenciador(a) de sucesso.

Com esses cursos esses dois profissionais garantem uma renda passiva, pois venderão várias vezes um conteúdo que foi produzido uma vez só.

Com o tamanho de suas audiências, as vendas ocorrem constantemente aumentando os rendimentos e a segurança do negócio em medio e longo prazo.

Afinal de contas com a volatilidade da internet não tem como garantir que uma carreira dentro de o que é digital influencer esteja em pé nos próximos anos.

Desejo que esse artigo tenha colocado uma luz nessa carreira que está tão em alta e que tantas pessoas querem seguir.

É um modelo de negócio digital extremamente rentável, mas que requer a presença do dono 24 horas por dia, pois não dá para terceirizar vídeos e fotos, é você mesmo que terá que produzir esse conteúdo.

Para quem deseja ter um negócio na internet onde não precisará ter tanta autoridade, recomendo conhecer nosso curso gratuito e aprender como começar um negócio online do zero.

E você, já sabia o que é digital influencer? Você segue algum(a) influenciador(a) nas redes sociais? Conte sua experiência nos comentários!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.