Saber o que é wordpress de forma mais aprofundada dará uma noção melhor sobre criação de blogs e páginas para web.

Se você costuma pesquisar sobre como ganhar dinheiro na internet, com certeza já ouviu falar que o melhor negócio online é a criação de blog, não é mesmo?

E também, se não tem muita noção sobre como fazer isso, deve imaginar que é a coisa mais difícil do mundo.

Inclusive eu acredito que a maioria das pessoas que tem resistência quanto a criar um blog, é justamente porque acha que isso é muito difícil ou trabalhoso.

Quanto a manutenção do blog ou seja, a criação de conteúdo, sim é trabalhosa, e requer dedicação e muita perseverança, mas a criação do blog em si é extremamente simples, pois é feita com um clique do mouse.

E agora você pode estar pensando que eu estou exagerando, mas é isso mesmo, hoje em dia criar um blog é muito mais fácil que há 10, 12 anos atrás, quando precisava conhecer programação para colocar uma página no ar.

 

Principais conceitos básicos sobre como criar um blog

 

Principais conceitos básicos sobre como criar um blog

 

Antes de apenas seguir um passo a passo de como criar um blog e fazer tudo mecanicamente, é importante entender o que está sendo feito para poder replicar depois sem precisar assistir novamente uma aula sobre o assunto. Vamos lá?

 

O que é Domínio do site

 

A primeira coisa que precisa ser feita para criação de um blog, é o registro de domínio.

O domínio nada mais é que o nome que seu site terá para os visitantes, também chamado de url do site.

Por exemplo, o nome desse blog é negocioonlinedozero.com e essa extensão depois do ponto não influencia muito, mas a maioria dos especialistas indica sempre comprar um .com, ou .com.br, para passar mais profissionalismo, principalmente se o blog será de autoridade.

Mas, existem muitas outras terminações como .org, .net, .blog, e como atualmente o negócio de blogs está em alta, as empresas que vendem domínios têm muitas outras extensões diferenciadas.

O que realmente importa quando falamos sobre nome de blog é a relevância dentro do nicho de atuação e também a facilidade para falar e digitar o nome.

Até bem pouco tempo atrás os cursos ensinavam criar o nome do blog usando palavras chave do nicho, isso hoje em dia não tem mais tanta relevância assim, apesar de ajudar bastante para os motores de busca.

Quando criar o nome do seu blog, faça pesquisas de palavras chave, mas também analise se o nome não ficará difícil demais de ser lembrado pelas pessoas.

Ter um nome fácil de gravar e fácil de digitar é o melhor que se pode oferecer para o público.

Existem muitos locais para venda de domínios, mas quando se trata de .com.br (domínio brasileiro) somente algumas empresas fornecem.

Atualmente, a maioria dos domínios dos blogs de empreendedores que estão começando no marketing digital é apenas .com, ou .net e isso é bem efetivo para os negócios.

 

O que é Hospedagem do site

 

Depois de comprar o domínio é preciso colocá-lo dentro de uma hospedagem, que nada mais é que o local onde os arquivos do blog ficarão armazenados para serem mostrados cada vez que o blog é acessado.

Em termos de investimento, o domínio é pago anualmente e a hospedagem mensalmente, apesar de existirem planos trimestrais, semestrais e anuais que costumam baixar bem o preço mensal.

A hospedagem é onde todo o processo de instalação do blog será feito, e é ali que serão criados e-mails com o nome do domínio, e também onde serão criados os arquivos de tudo que for postado dentro do blog.

 

Plataforma para gestão de conteúdo

 

Como eu falei lá em cima a criação de um blog é muito fácil e simples de fazer, porque na verdade ela é feita através de ferramentas que a própria hospedagem disponibiliza.

E é aqui que o conceito de o que é WordPress começa a tomar forma, pois o WordPress é um sistema aberto e livre de gerenciamento de conteúdo para a web.

Sua plataforma é baseada em linguagem PHP e possui dinâmica de banco de dados do tipo MySQL.

O WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais utilizados no mundo, e por isso possui interface intuitiva e muito fácil de manipular.

Perceba que a instalação do WordPress é feita dentro da hospedagem, utilizando um recurso que ela mesma disponibiliza.

Assim, com apenas alguns cliques você escolhe instalar o WordPress em seu domínio e passa a contar com seus recursos para criar seu blog e páginas web diversas.

A principal vantagem de usar o WordPress para criar seu blog é que não é necessário saber nada sobre programação, pois utilizando os recursos que a plataforma disponibiliza, você terá um site pronto em poucos minutos.

Veja, quando falamos site pronto, falamos a estrutura que receberá o conteúdo.

Artigos, imagens, vídeos, e toda forma de conteúdo precisa ser criada pelo dono do blog.

O que realmente interessa quando falamos de o que é WordPress é a facilidade e grande quantidade de recursos que a plataforma oferece para todas as pessoas que desejam ter um site na internet.

Existem dois tipos de WordPress, o .com que é uma plataforma para criar blogs gratuitos que não precisam de hospedagem, e o .org que é a plataforma de gerenciamento que a maioria dos blogueiros utiliza atualmente.

A principal diferença entre os dois está na quantidade de recursos, enquanto no WordPress.com você cria páginas mais simples, com o WordPress.org é possível contar com uma série de recursos que deixam o blog personalizado.

No primeiro, a hospedagem é feita dentro do WordPress mesmo e a url (domínio) fica mais ou menos assim: nomedosite.wordpress.com.

Enquanto que usando o Worpress.org você tem a url personalizada conforme comprou no site de domínios (Godaddy, superdomínios, etc).

É muito importante saber que além de servir para criar blogs, o WordPress tem recursos para criação de qualquer tipo de páginas web, incluindo lojas virtuais completamente automatizadas através da instalação de plugins.

A manutenção do site será feita através do painel do WordPress utilizando as informações de instalação que são enviadas no e-mail e a partir daí é começar a trabalhar para personalizar seu blog.

 

O que é WordPress – Principais vantagens de criar um site com ele

 

O que é WordPress - Principais vantagens de criar um site com ele

 

Sem dúvida, usar o wordpress para criar seu blog é a maneira mais prática e barata (o WordPress é gratuito) de ter um site personalizado e otimizado para os mecanismos de busca.

Veja os principais benefícios de criar seu site com essa plataforma:

 

1 – Criação de conteúdo em qualquer formato

 

Com o advento do marketing de conteúdo, os públicos dos diferentes nichos de mercado já se acostumaram a encontrar informações relevantes na web.

Com os recursos disponibilizados dentro do conceito de o que é WordPress, é possível criar conteúdo em texto, inserir imagens, ter um blog apenas com vídeos, ou qualquer outro tipo de mídia que desejar.

Além disso você pode criar iscas digitais e disponibilizar dentro de uma área de membros criada dentro do seu blog.

Isso mesmo! É possível usar o WordPress como área de membros para entregar cursos online, ou produtos exclusivos para assinantes do seu blog.

Além disso, dá para criar login e senha para cada usuário, mantendo segurança e privacidade de cada pessoa que acessar a área.

Ou seja, dentro do WordPress é possível entregar conteúdo para seu público de forma rápida, personalizada e segura.

Além disso, ele possui a funcionalidade de agendamento (tanto no WordPress.com como no .org), possibilitando criar conteúdo para muito tempo e deixar agendado para publicação posterior.

 

2 – Multifunções com uso de plugins

 

Claro que você já ouviu falar sobre plugins dentro dos blogs, não é mesmo?

Pois é, os plugins são a forma mais rápida e prática de ter determinadas funcionalidades dentro do seu blog.

Por exemplo, para criar um formulário de contato basta usar o plugin “Contact Forms”, para agilizar o carregamento basta instalar um plugin de cache e assim por diante.

Plugins são elementos que trazem novas funcionalidades dentro de o que é WordPress, tornando seu blog muito mais customizável.

Outra coisa muito importante que é feita com o uso de um plugin é a possibilidade de ter seu conteúdo compartilhado nas redes sociais pelos leitores.

Através desse plugin específico, você disponibiliza os botões de compartilhamento para que as pessoas possam indicar seu conteúdo em outros locais como Facebook, Instagram, Whatsapp, Pinterest, etc.

 

Também é através de plugins que é possível fazer as cópias de backup do site, e também manter o blog longe de hackers utilizando plugins de segurança.

Ou seja, com o uso de plugins específicos você consegue deixar seu blog completamente funcional e dinâmico para as visitas.

 

3 – A aparência que você quiser com temas diversos

 

Todo mundo sabe que as pessoas dão muito valor para a aparência dos blogs que visitam.

É por isso que hoje em dia existem muitos temas de blog pagos que são utilizados pela maioria dos empreendedores digitais.

Mas, para quem ainda não pode pagar um tema, existem centenas de temas gratuitos dentro do repositório de o que é WordPress, que podem ser usados e personalizados como a pessoa preferir.

São temas para blogs de nicho, para lojas virtuais, em estilo revista, com espaço extra para banner, minimalistas, enfim temas para todos os gostos e finalidades.

Os temas do WordPress são muito fáceis de serem configurados pois possuem interface intuitiva, e também é possível encontrar informações sobre eles dentro dos sites de seus criadores.

A maioria dos temas gratuitos são desenvolvidos por grandes empresas que também possuem temas pagos, por isso a qualidade desses temas é requintada permitindo ter aparência profissional sem nenhum investimento.

Dentro do repositório do WordPress é possível encontrar os temas com vários critérios de busca, incluindo por cores, por quantidade de colunas, e por finalidade (revista, fotos, etc).

Os temas pagos costumam ter alguns diferenciais como espaços específicos para captura de leads, ou elementos de personalização focado em conversões.

Seja qual for sua necessidade é possível conseguir ter uma página específica criando com o que é WordPress.

 

4 – Interação com os leitores

 

O WordPress possui um sistema nativo de comentários para que seus leitores possam deixar mensagens quando consumirem seu conteúdo.

Além disso também é possível instalar plugins específicos para comentários através do facebook, ou usando o sistema Disqus.

Quando alguém faz um comentário em seu blog, você recebe uma notificação no painel de o que é WordPress, e pode responder através do painel mesmo.

Para comentar a pessoa precisa indicar um e-mail, e será nesse endereço que o WordPress informará para ela que você respondeu o comentário que foi feito, criando uma interação segura e prática.

Outro local onde seus leitores podem deixar mensagens é no formulário de contato que você pode criar com um plugin específico, e que é bem funcional para o caso de dúvidas que os leitores tenham sobre algum assunto.

Nunca deixe de responder aos comentários, pois assim mostrará para os leitores que você se importa com seus questionamentos e quer ajudar da melhor forma possível.

 

5 – Seu patrimônio

 

Já falei bastante aqui sobre estratégias para vender como afiliado(a) e sempre ressalto que o blog é importante porque se trata de um patrimônio seu.

Enquanto você pagar o domínio anualmente e a hospedagem mensalmente, ninguém poderá deletar sua página da internet.

Os perfis e contas que você tem nas redes sociais não são seus, são de cada uma das redes e precisam obedecer regras que são estipuladas por elas.

Dentro do seu blog você publica o conteúdo do jeito que quiser, pode enviar os leitores para as páginas de vendas que desejar sem precisar ficar camuflando links de saída, e ainda tem a cara do blog que quiser.

O sistema completo de o que é WordPress permite você criar subdomínios dentro do seu domínio principal, o que torna seu negócio praticamente infinito.

Mas, o que realmente importa é poder contar com uma estratégia de negócio sólida que não sairá do ar a menos que você queira.

 

O que é WordPress – Como monetizar seu site

 

O que é WordPress – Como monetizar seu site

 

Depois de ter seu blog pronto você poderá usar o Google Adsense para monetizar, ou então trabalhar com o mercado de afiliados, criando artigos para promover produtos específicos dentro de seu nicho de mercado.

As possibilidades são infinitas quando falamos de páginas criadas dentro do conceito de o que é WordPress, tornando os resultados financeiros do trabalho como empreendedor digital, muito atraentes.

Realizando as ações necessárias para criar e consolidar seu negócio na internet, não tem como não ter sucesso dentro do marketing digital.

Para aprender como criar um negócio online do zero, clique aqui e se inscreva no nosso curso gratuito.

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.
spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!