O que é marketing de conteúdo e porque você precisa usar essa estratégia


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

O marketing de conteúdo é considerado a melhor maneira de criar empatia com o público do seu nicho de atuação.

É um conceito novo e que ainda está tentando ser entendido por várias pessoas que estão acostumadas com o marketing de propaganda, que visa apenas expor o produto sem explicar muito sobre ele.

O crescimento da internet e a revolução dos smartphones permite que o público alvo de qualquer produto ou serviço fique conectado na rede praticamente 24 horas do dia.

Essa possibilidade de estar ligado em várias fontes de notícias e maneiras de apresentação de produtos mudou completamente o perfil dos consumidores, por isso a necessidade de um tipo de abordagem “mais humana”.

Hoje em dia quando falamos da jornada de compra de um determinado público, precisamos considerar primeiramente a NECESSIDADE que essas pessoas têm de determinado produto.

Antigamente as propagandas não estavam muito interessadas em saber se o público precisava de um determinado produto, elas apenas mostravam esse elemento e diziam: Compre, compre, compre.

Hoje, é preciso fazer uma abordagem especial, conquistar o público passando informações relevantes sobre seu nicho de mercado e também sobre um produto específico.

Com o advento do marketing de conteúdo fica mais fácil atrair as pessoas, e principalmente deixa-las conectadas com seu produto por mais tempo, permitindo que compre mais vezes de você.

(Atenção) DESCUBRA O MÉTODO DEFINITIVO E ÚNICO PARA VENDER MILHÕES PELA INTERNET

O Conteúdo que você está prestes a ter acesso é o mesmo usado pelos principais afiliados do mercado, e que faz eles ganharem CENTENAS de reais diariamente, por isso, se você deseja criar um Negócio online de Sucesso, você precisa começar a usar este mesmo método!

Aqui no blog temos a preocupação de sempre passar as informações necessárias para quem deseja criar um negócio online do zero.

Com isso, mostrar qual a melhor maneira de atrair um público, fazê-lo virar lead e depois um consumidor, é uma das nossas obrigações ao longo do tempo com esse projeto.

O mais importante a saber é que o marketing de conteúdo de um negócio digital não é muito diferente do praticado por empresas que possuem estrutura física.

A preocupação que o presidente da Unilever tem em aumentar as vendas e se firmar no mercado é a mesma que um dono de blog que quer atrair mais leads para sua página afim de oferecer um produto para ganhar comissão.

Claro que precisamos respeitar os devidos tamanhos e recursos de um e de outro, mas no final todos querem a mesma coisa: Vender MAIS.

 

Porque o marketing de conteúdo é um diferencial nos dias de hoje

Para entender a importância do marketing de conteúdo é importante reparar qual é a SUA jornada de compra.

Como você começa ter ideia de que necessita de um novo produto, ou serviço?

Por exemplo, quando praticamos bastante atividade física desgastamos muito nosso tênis e logo precisamos comprar outro.

Em que momento fazemos isso?

Quando o nosso já está rasgado e não dá mais para nada, ou quando ainda tem um pouco para gastar e repomos antecipadamente?

Em cada caso a DOR, ou NECESSIDADE é diferente.

Se estamos sem tênis para praticar nossa atividade física, tendemos a resolver o processo de compra mais rapidamente, comprando a oferta que estiver mais próxima.

Agora, se o nosso tênis ainda está bom e estamos apenas pensando em “quando” ele ficar velho, acabamos pesquisando mais, comparando preços e qualidades, para somente depois efetuarmos a compra.

O marketing de conteúdo se baseia exatamente nisso.

Na DOR, ou NECESSIDADE do público alvo em questão.

No nosso artigo sobre estudo de público alvo falamos exaustivamente sobre como as dores do público são importantes e como temos que conhece-lo melhor que a nós mesmos.

No marketing convencional de apenas propaganda, não haveria a preocupação de saber porque a pessoa quer um tênis novo, apenas a oferta de todas as marcas possíveis para vender alguma coisa.

No marketing de conteúdo essa preocupação é tão grande que é preciso fazer um estudo de cada dor diferente para gerar informações que possam ajudar as pessoas a resolverem seus problemas com mais segurança.

Quando falamos do trabalho de afiliado, hoje em dia, é essencial que haja uma preocupação em resolver o problema das pessoas e não apenas em fazer vendas.

Quando essa preocupação se torna genuína, as vendas ocorrem naturalmente, pois o público que foi atraído está em sintonia e engajado com a oferta.

É por isso que antes de criar conteúdo para um blog, é obrigação saber quem é o público e quais suas necessidades, pois somente atendendo essas necessidades é que haverá um reconhecimento para a compra.

 

Como usar o marketing de conteúdo para vender mais como afiliado

Se você já tem um negócio online e precisa saber como atrair o público, é bom ficar de olho nessas dicas abaixo:

 

Faça o estudo do público

 

Essa é uma regra que não pode deixar de ser seguida. Já falamos sobre isso em um post específico, mas é preciso sempre reforçar quando falamos em estratégias de vendas.

Conhecer o público intimamente e saber quais são suas necessidades é fundamental para montar uma pauta de conteúdo que vise tirar essas dúvidas e trazer o público mais para perto.

 

Mostre soluções que realmente funcionam

 

Aqui caímos naquela velha história de saber qual seria o melhor produto para um determinado público.

Oferecer produtos que não resolvem o problema das pessoas é muito ruim, pois além de deixar o público frustrado ainda terá uma contingência alta de devoluções.

Então a obrigação de um(a) afiliado(a) é promover produtos idôneos, que ajudem mesmo o público do nicho de mercado em questão.

 

Crie conteúdo relevante

 

Depois de conhecer o público e encontrar o melhor produto para ele, é hora de fazer aquele trabalho de pesquisa de palavra chave e criar uma pauta de conteúdo que tire as dúvidas do público sobre seu problema.

Aqui, é também o momento de definir sua estratégia. Seu conteúdo será apenas para atrair leads e manda-las para o produtor, ou você já quer enviar o público para página de vendas?

Dependendo da sua estratégia precisará usar uma linguagem diferente em seus posts, anúncios, vídeos, etc.

Para atrair leads, passar informações básicas e dizer que em tal lugar existem informações mais completas é uma boa maneira de fazer o público se cadastrar na lista do produtor

Para mandar direto para a página de vendas, é importante criar um bom artigo de conversão que tirará as dúvidas do público referente ao produto e também quebrará as objeções para a compra.

Em qualquer dos casos é preciso que o texto crie uma conexão com o público, para que ele realmente fique interessado em dar uma conferida na oferta.

 

Principais vantagens de usar o marketing de conteúdo em sua estratégia

 

Muitos afiliados acreditam que apenas vender é o que trará sucesso para seus negócios.

Isso até dá certo por um tempo, mas segurar um negócio online por tempo indefinido tendo lucratividade e recorrência é muito mais que apenas vender.

Veja abaixo as principais vantagens de usar o marketing de conteúdo em seu negócio, seja ele qual for:

 

Criação de autoridade

 

Para quem quer ter autoridade dentro de um nicho de mercado, oferecer conteúdo relevante e que realmente ajuda o público é essencial.

É através da oferta de informações que resolvem os problemas menores das pessoas que elas vão criando conexão com você e o produto que estiver oferecendo.

É também através do conteúdo que você oferecer que o gatilho da reciprocidade será ativado na cabeça do público.

As pessoas tendem a comprar de quem elas confiam, e de tantas informações boas que passar, na hora de comprar elas com certeza lembrarão de você para fazer isso.

É assim que muitos afiliados vendem com recorrência e até mesmo mais de uma vez para a mesma pessoa, pois quando a empatia se instala o processo de venda é quase automático.

Existem afiliados que já criaram uma conexão tão grande com seu público que sempre que as pessoas precisam comprar alguma coisa perguntam pelo link de afiliado dele.

Isso só é possível com um conteúdo relevante e realmente proveitoso para o público.

 

Afirmação da marca

 

Seja um blog, ou loja virtual, todos queremos que o nome do nosso empreendimento fique sempre em evidência.

Conforme vamos criando conteúdo e somos vistos como autoridade isso vai acontecendo com naturalidade.

Também quando as pessoas verem um artigo do seu blog, ou um produto da sua loja, logo lembrarão que ali encontram sempre informações seguras e produtos de qualidade.

Segundo Neil Patel se preocupar com a aparência da sua marca para o público é quase tão importante quanto se preocupar em ranquear artigos do seu blog no Google.

 

Economia com peças de marketing

 

Todo mundo sabe que a melhor propaganda é aquela feita boca a boca.

Assim, quando você vende produtos bons, ou tem artigos realmente incríveis em seu blog, as pessoas indicam e compartilham seu conteúdo para outras pessoas.

É isso que o Google entende como relevância para o público.

Quando muita gente fala bem de uma determinada coisa, logo entendemos que aquilo é realmente bom e gera resultados para o problema a que se destina resolver.

Assim, quando seu marketing de conteúdo consegue fazer seu blog ser mais visitado, ou o estoque de sua loja baixar rapidamente, ele está permitindo que seu investimento, em outros tipos de propaganda, seja mínimo.

 

Custo menor para captação de leads

 

Com a propaganda boca a boca além de haver um aumento nas vendas e a afirmação da marca, você acabará ganhando leads por tabela.

Quando alguém indica algo de bom grado e com espontaneidade, outras pessoas sentem-se atraídas para ver e experimentar também a boa experiência.

Assim, aquelas campanhas enormes com funis de vendas intermináveis, ou a criação de páginas de captura pode virar coisa do passado quando falamos de uma boa estratégia de marketing de conteúdo aplicada.

 

Educação do mercado

 

Assim como o crescimento da internet mudou o comportamento dos consumidores em geral, também a geração de conteúdo veio para educar o público dentro de seu nicho de mercado.

As pessoas estão sabendo mais sobre os bastidores dos produtos, estão entendendo melhor como as coisas funcionam e isso é importante para o crescimento de qualquer segmento.

Falar com pessoas que possuem dores específicas e que sabem qual seria a melhor forma de resolver o assunto (porque já leram bastante sobre isso), ajuda a encontrar soluções cada vez melhores para elas.

Isso quer dizer que, com o tempo, aqueles produtos inferiores não encontrarão mais espaço no mercado, e cada vez mais as devoluções feitas por falta de qualidade deixarão de existir.

Todo mundo ganha quando o público está mais informado.

 

Coisas importantes que PRECISAM estar na sua produção de conteúdo

Conhecendo a importância que o marketing de conteúdo tem para seu negócio, é preciso saber quais são as peças que não podem faltar em seus artigos, vídeos e postagens nas redes sociais.

 

Apresentação do problema

 

Quando você cria um texto falando sobre um produto, ou apenas quer passar informação para os leitores, precisa criar um gancho de conexão com essas pessoas.

Mostrar que você sabe qual é o problema delas e que empatiza completamente com suas dores é primordial para criar empatia e começar a ser reconhecido(a) como um deles.

Qualquer peça de marketing deve sempre começar com a apresentação do problema para ter um bom desenvolvimento.

 

Criação da empatia

 

Usar o story telling como recurso de copywriting é uma forma inteligente de se conectar com o leitor.

Mostrar sua (ou de uma personagem fictícia) evolução de sucesso dentro do mesmo problema fará com que as pessoas fiquem atentas para saber COMO você fez isso.

É aqui que você define se o público realmente quer resolver o problema, ou não.

 

Demonstração da solução

 

Sempre, em qualquer momento, você precisa mostrar para o público que SEU produto é a única solução que ele pode desejar.

Não deixe margens para outros produtos similares, nem dê a entender que sua solução não é definitiva.

Somente assim você desperta a curiosidade do público para sua oferta.

 

Quebra de objeções

 

Encontre as possíveis objeções que o público possa ter e destrua essas dúvidas.

Procure responder as perguntas mais simples e até mesmo óbvias, pois nem todo mundo tem o mesmo entendimento das coisas.

 

Chamada para Ação

 

Isso nunca pode faltar em qualquer tipo de texto.

É preciso mostrar para as pessoas o que você espera que elas façam, seja clicar em um botão para compra ou se cadastrar em uma lista de e-mails.

MOSTRE com palavras e também com imagens, se possível, pois é uma coisa interessante, as pessoas não sabem o que fazer se não houver uma informação clara para isso.

É importante não esquecer que todo seu marketing de conteúdo precisa estar otimizado para os mecanismos de busca. Já falamos sobre isso nesse artigo aqui.