Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como começar a empreender: um guia para quem quer empreender no marketing digital em 2021

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 27, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Empreender é uma atividade que exige dedicação, coragem e comprometimento por parte do empreendedor, e no marketing digital não é diferente. Vamos descobrir como começar a empreender no marketing digital.

O marketing digital tem se tornado uma excelente opção para quem deseja começar a empreender e alcançar a liberdade financeira e econômica sem realizar grandes investimentos.

Essa forma de marketing está se tornando mais popular à medida que as pessoas se envolvem cada vez mais com as atividades de compra e venda através da internet. 

Usar estratégias de marketing digital é muito importante para quem deseja vender bem os seus produtos. Mas será que existe espaço no marketing digital para novos empreendedores? Que tipo de qualificação é necessária? Por onde começar?

Vamos analisar as respostas para essas perguntas e entender como começar a empreender no marketing digital em 2021. Mas antes vamos entender o que é marketing digital.

Marketing Digital

O marketing digital é uma das áreas de trabalho mais amplas que existem na atualidade, esse serviço envolve diversas atividades e estratégias eficientes para promover uma marca e vender um produto.

As estratégias do marketing digital são desenvolvidas para dar visibilidade aos produtos que são oferecidos dentro desse ambiente, e cada uma dessas estratégias pode ser considerada eficiente para promover um serviço ou produto dentro de um ambiente.

À medida que a internet cresce em número de usuários, e os comerciantes precisam disputar neste mercado vasto, é necessário usar técnicas de abordagem que ajudem a atrair o maior número possível de consumidores.

Essas estratégias reunidas compõem o marketing digital. Para aprender as principais técnicas de controle, monitoramento de mercado, abordagem e criação de campanhas, muitas vezes é necessário investir em um curso de qualificação.

Entretanto, existe um ramo do marketing digital que está em constante crescimento e oferece as melhores oportunidades para quem deseja empreender. Estamos falando do marketing de afiliados.

Marketing de Afiliados

O Marketing de afiliados é um ramo do marketing digital, mas essa área de atuação apesar de ser parte de uma área maior, é gigantesca e contém diversas oportunidades para quem deseja empreender.

O marketing de afiliados no geral não exige grandes qualificações em sentido acadêmico, de maneira que qualquer pessoa que emprega as técnicas corretas consegue se sair bem dentro dessa atividade.

O marketing de afiliados também não exige grandes investimentos, de maneira que é possível começar a empreender sem ser necessário possuir grandes reservas de dinheiro para investir.

Mas o que é o marketing de afiliados? Assim como outras estratégias de marketing, o sistema de afiliados foi desenvolvido para dar publicidade a produtos e marcas dentro da internet, com destaque para os produtos.

Esse tipo de trabalho envolve a divulgação de produtos pouco conhecidos em ambientes virtuais onde a procura é alta. 

Acontece que a internet abriu espaço para que alguns profissionais especializados no desenvolvimento de produtos pudessem lançar produtos novos para o público. Entretanto, é difícil vender quando sua concorrência já é conhecida no mercado.

O marketing de afiliados nada mais é do que uma parceria entre alguns produtores, ou plataformas, com pessoas dispostas a oferecer esse produto por conta própria em troca de uma comissão.

Diante do exposto, o marketing de afiliados é uma atividade onde você representa o produto de alguém e tem o direito de vender esse produto em troca de uma comissão estabelecida pelos desenvolvedores do produto.

A maior parte dos itens oferecidos através dessa estratégia de marketing, são os chamados infoprodutos. Esses produtos são desenvolvidos em ambientes virtuais e servem para consumo virtual.

Mas existem produtos físicos que também são comercializados através do marketing de afiliados. Tudo vai depender da plataforma que você usa para se afiliar a um produto e poder vendê-lo.

Vamos entender como começar a empreender no marketing digital em 2021, através do marketing de afiliados.

Estude o mercado

O primeiro passo para começar a empreender dentro do marketing de afiliados em 2021 é estudar o mercado. Existem muitos produtos que são oferecidos através das plataformas de marketing digital, como: Hotmart, Monetizze, Amazon, Udemy e outras.

Estudar o mercado envolve pesquisar quais são as vantagens de cada uma dessas plataformas e escolher a que é mais ideal para você. Além disso, estudar o mercado envolve entender as tendências de compras das pessoas.

O comportamento dos consumidores costuma ser cíclico. O que isto significa? Significa que as pessoas tendem a comprar alguns produtos de forma repetida durante a sua vida. 

Para exemplificar, boa parte das pessoas compra pão todos os dias, isso é um comportamento cíclico. Você pode usar esse conhecimento para tentar identificar quais são os produtos que as pessoas costumam comprar mais de uma vez.

Estudar o mercado é importante para entender como os consumidores que você deseja alcançar se comportam diante de alguns produtos, isso pode te ajudar a fazer uma boa escolha na hora de se afiliar.

O estudo de mercado precisa ser alinhado com um planejamento do seu empreendimento. Os afiliados digitais são na verdade empreendedores, e como qualquer empreendedor eles precisam se planejar antes de começar a agir.

Uma maneira de estudar o mercado é tentar conhecer os seus possíveis concorrentes. Dentro do marketing de afiliados você pode ter uma concorrência direta ou indireta. A concorrência direta é formada por pessoas que oferecem o mesmo produto que você.

Por outro lado, a concorrência indireta é formada por pessoas que oferecem produtos que são concorrentes do seu produto. É importante estudar os dois públicos, afinal de contas você precisa acertar nas estratégias onde seus concorrentes estão errando.

Visite as plataformas deles e tente entender como eles estão abordando as pessoas e oferecendo os produtos de afiliado. Isso vai te ajudar a se destacar dentro do mercado de afiliados.

Não tem como começar a empreender no marketing de afiliados sem fazer pesquisas para entender como a concorrência se comporta e qual deve ser sua estratégia de abordagem para superá-los. 

Outra vantagem de começar a empreender com um estudo de mercado, é identificar produtos com potencial de venda alto. 

Muitas vezes as pessoas que entram no mercado de afiliados deixam de lado alguns produtos por conta de fatores como: valor de comissão, público restrito e outros.

Esses produtos podem representar um potencial de venda alto, já que você praticamente não vai ter concorrência ao oferecer o produto. Então, ao estudar o mercado, tente descobrir quais produtos se enquadram dentro da categoria dos menos desejados.

Já que começamos a falar a respeito do estudo de mercado com destaque para os produtos, vamos tentar entender como você pode escolher um produto.

Escolha um produto

Não basta saber como começar a empreender, é importante escolher um produto para que você possa oferecer e vender. Este produto será o carro forte do seu negócio de afiliado.

Escolher um produto é uma etapa importante, e também serve para separar os profissionais dos amadores. Se você quer saber como começar a empreender no marketing de afiliados como um profissional precisa escolher bem o seu produto, e pelos motivos corretos.

Muitas pessoas que começam a empreender no marketing de afiliados, escolhem seus produtos com base em fatores como: valor de comissão. É claro que o valor da comissão é importante, afinal essa comissão é o seu pagamento.

Mas muitas vezes é importante considerar outros fatores na hora de escolher. Você precisa se perguntar: “ O que vale mais, uma fonte de renda baixa, mas inesgotável, ou uma fonte de renda alta, mas escassa? ”.

A sua perspectiva vai te ajudar a tomar a melhor decisão para seu empreendimento de afiliado digital. Muitas vezes é importante ter essa perspectiva ao tomar decisões dentro do marketing de afiliados.

Ao escolher o seu produto de afiliado, considere como você se relaciona com aquele produto. Tente analisar se você já possui alguma familiaridade com o nicho que você escolheu.

Se você tem uma formação técnica em uma área, pode ser uma vantagem para você escolher um produto dentro da sua área de atuação. Isso vai te ajudar a ter mais noção das necessidades do produto e como você pode atrair as pessoas que fazem parte do público alvo.

Outra coisa importante é pensar no alcance que você quer ter com seu negócio de afiliado. O marketing digital é capaz de alcançar pessoas em territórios que ultrapassam fronteiras físicas.

Em outras palavras, você pode oferecer o seu produto de afiliado para pessoas no mundo todo, tudo vai depender de como você projeta seu empreendimento.

Se você deseja começar com um alcance regional, dentro do seu estado ou da sua cidade, é importante pensar nas necessidades das pessoas da sua região antes de escolher um produto.

Conversar com os consumidores é uma forma de conseguir identificar essas necessidades antes de escolher um produto ou infoproduto para oferecer. Fazer isso pode te trazer bons resultados a longo prazo, além de te preparar para expandir o alcance do seu empreendimento de afiliado digital.

Mas agora que você sabe como escolher um produto para seu negócio, vamos entender como começar a empreender e oferecer o seu produto de afiliado.

Monte uma Plataforma de Vendas

Montar uma plataforma de vendas é um passo fundamental para conseguir oferecer o seu produto de afiliado. Não tem como começar a empreender no marketing de afiliado sem desenvolver uma plataforma de vendas.

Existem várias plataformas que podem ser usadas para oferecer o seu produto de afiliado, mas é importante escolher uma plataforma principal para realizar as suas vendas.

A sua plataforma principal geralmente é aquela que contém o seu link de afiliado. O link de afiliado é o link gerado para você vender e receber a comissão pela venda. É através deste link que o site de afiliados sabe que foi você o responsável pela venda.

As plataformas de vendas mais tradicionais para pessoas que trabalham no marketing de afiliados são: sites, blogs, mini sites e perfis comerciais.

Os sites são as plataformas principais, eles precisam ser desenvolvidos para oferecer aos consumidores um suporte de qualidade e praticidade para a compra. Os sites devem ser desenvolvidos pensando no produto de afiliado que você escolheu, e não o contrário.

Se você desenvolve um site para o produto, as suas chances de êxito dentro do empreendimento aumentam consideravelmente. O mesmo acontece com as outras plataformas de vendas.

Quando você escolher a melhor plataforma para oferecer o seu produto de afiliado, vai ser necessário aplicar estratégias atrair pessoas interessadas para seu site, então vamos conhecer uma das técnicas mais eficientes

Aplique Técnicas de SEO

O SEO é um conjunto de técnicas desenvolvidas para fazer o seu site vender mais, essas técnicas funcionam pela otimização dos mecanismos de busca. 

Os mecanismos de busca como o Google, podem ser grandes aliados do seu empreendimento de afiliado digital, mas é importante conhecer as técnicas que fazem com que essas ferramentas trabalhem a favor da sua empresa.

O SEO, é uma das estratégias de marketing digital mais proveitosas para quem deseja entender como começar a empreender e ter sucesso nas atividades.

Uma das principais estratégias de SEO, é a produção de conteúdo, produzir conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair pessoas para sua plataforma de vendas. O conteúdo que você produz serve para informar e educar os consumidores.

Quando você vai informar aos consumidores sobre a utilidade do seu produto de afiliado, a melhor maneira de fazer isso é de forma sutil. Quando os consumidores entendem o valor do seu produto por conta própria suas chances de venda são maiores.

A produção de conteúdo também serve para educar consumidores. Muitas pessoas precisam do produto que você oferece, mas não sabem que realmente precisam, então seu conteúdo pode servir para alertar essas pessoas.

Outra vantagem de aplicar técnicas de SEO na sua plataforma de vendas é que as pessoas que são atraídas por essas técnicas geralmente estão interessadas no produto, então a probabilidade de vender é maior.

Se você quer saber como começar a empreender bem, experimente colocar as dicas teste guia em prática, você pode ter bons resultados. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.