Aprender como criar um ebook é a maneira mais inteligente de criar um ativo que gerará renda passiva online para sempre.

Você está trabalhando com marketing digital e ainda não tem os resultados que gostaria?

Já percebeu que afiliados que têm iscas digitais e bônus acabam vendendo mais do que aqueles que não tem?

Acha que tem conhecimento em um determinado assunto, mas não quer criar um curso em vídeo-aulas?

Respondendo sim para qualquer uma dessas perguntas, percebemos que se você souber como criar um ebook, pode aumentar suas vendas como afiliado, ou ainda migrar de afiliado para produtor.

CLARO que você já viu dezenas de blogs oferecendo e-books gratuitos em troca do e-mail, para a construção de lista.

Os donos desses blogs constroem um ativo poderoso a partir de um e-book oferecido gratuitamente.

Por outro lado, muitos produtores que estão começando, criam e-books e começam a ter uma renda passiva online.

Já pensou, criar alguns e-books em nichos diferentes, coloca-los à venda e ficar apenas recolhendo os lucros?

Essa já é uma realidade para algumas pessoas que enxergam oportunidades de negócios em todos os lugares.

Por isso, nesse artigo você saberá tudo sobre como criar um ebook. Vamos lá?

Principais vantagens de saber como criar um ebook

E-books são a forma mais fácil e rápida de entregar conteúdo para o público.

Além disso, é possível criar um e-book sem precisar investir absolutamente nada, usando o que você já tem no seu computador, e a internet.

A principal vantagem de criar um e-book, ou vários, é que você fica com ativos que pode utilizar de várias formas para alavancar suas vendas:

  • Vendendo diretamente em uma plataforma como Hotmart, ou Monetizze;
  • Criando uma isca digital para montar uma lista de e-mails;
  • Criando conteúdo exclusivo para oferecer como bônus para quem comprar produtos através de sua indicação;
  • Oferecendo esse serviço para outros empreendedores e cobrando um valor justo por isso;
  • Construindo autoridade dentro do seu nicho de mercado.

E-books são um ativo que, sendo bem explorado, pode gerar renda passiva por muito tempo, dependendo do assunto.

Como criar um ebook – 2 passos para começar agora

Toda jornada começa com o primeiro passo, e abaixo você terá uma sequência certa para seguir afim de criar um e-book de sucesso.

1 – Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para criar seu e-book é fazendo uma pesquisa de mercado dentro do nicho escolhido e analisar quais são as dores principais do público.

Seu e-book precisa resolver rapidamente um problema forte do público, e uma boa maneira de encontrar esse problema é dando uma olhada nos produtos que já existem no mercado.

Se você está dentro de um nicho abrangente como ganhar dinheiro online, ou emagrecimento pode escolher uma dor específica e criar seu e-book.

Por exemplo, um e-book ensinando como criar um blog no WordPress, ou como gerar tráfego para o blog usando as redes sociais.

A solução precisa ser bem prática, algo que a pessoa possa fazer rapidamente, ou que não precise recorrer a outras pesquisas para solucionar.

Se você tem expertise em algum nicho de mercado, também é indicado fazer uma pesquisa para ver se o conhecimento que tem pode ser vendido para outras pessoas.

É importante que as informações do e-book despertem um interesse verdadeiro no público.

2 – Comece a escrever

Definido o assunto é hora de começar a produzir o texto do livro digital.

Essa é a parte mais complexa dentro do processo de como criar um ebook, por isso é importante dividir seu texto em tópicos assim fica mais fácil desenvolver:

Título

Para escolher um título atraente indico dar uma olhada no google e ver os títulos dos textos que têm o mesmo assunto. Quais estão melhor ranqueados?

Faça um título chamativo, mas lembre-se de entregar exatamente o conteúdo que está prometendo entregar.

Enredo

Seu e-book precisa ter começo, meio e fim, pois somente assim conseguirá fazer com que as pessoas entendam o assunto e coloquem a mão na massa.

Divida o assunto em capítulos para ficar mais fácil de escrever e também das pessoas entenderem os ensinamentos.

Se for necessário inserir imagens, use as dos bancos de imagens gratuitos, ou criar as suas, dependendo do assunto do e-book.

Faça a revisão

Depois de escrito, é recomendado fazer uma revisão no texto para arrumar possíveis erros ortográficos, de concordância, ou até mesmo de desenvolvimento.

Se puder, peça para alguém de confiança ler o e-book e dar suas impressões.

Depois de pronto o texto, o livro está pronto, agora é só deixa-lo com “cara” bonita para o público.

Como fazer você mesmo a diagramação do e-book

Diagramar é deixar seu livro no formato final como será vendido/entregue para o público.

Basicamente é necessário colocar o título do e-book no cabeçalho, acrescentar numeração de páginas e também um índice que, para quem trabalha com o word, pode ser colocado automaticamente.

É também durante a diagramação que são inseridas as imagens e é feita a capa do livro (sempre na primeira página do documento).

Dependendo do assunto, é importante colocar imagens bonitas que chamem a atenção do público e despertem o desejo de ler o texto completo.

Por exemplo, livros de culinária com receitas, precisam de imagens, assim como livros sobre emagrecimento, ou livros de artesanato.

Agora se você está falando de um assunto dentro de um nicho que não é muito visual, pode colocar apenas algumas imagens ilustrativas, ou não colocar imagem nenhuma.

Para diagramar seu texto você pode fazer tudo dentro do word e depois escolher a opção “salvar como” e na lista de extensões, escolher .pdf.

O .pdf é o tipo de arquivo que se lê com o programa Adobe Reader e é o formato ideal para e-books, seja para venda ou outra finalidade.

Você também pode criar um layout no power point e colar seu texto ali, arrumando-o de forma a ficar uniforme nas páginas.

Conforme for inserindo páginas o layout irá se multiplicando, deixando todas as páginas iguais.

Do power point você também salva direto para PDF.

Outra forma de diagramar seu e-book é usando o site Canva, que é um local para desenvolvimento de imagens online e gratuito.

Indique o formato A4 para iniciar seu projeto, e escolha um template já pronto, ou crie o seu.

Da mesma forma que no power point, no Canva você vai inserindo páginas e elas vão sendo adicionadas já com o layout escolhido.

Salve seu trabalho em PDF e pronto! Você já tem um e-book para chamar de seu.

Como criar a capa do seu livro digital

Você pode fazer a capa do seu e-book dentro do Canva mesmo, inclusive é indicado deixar a capa do seu livro inserida no documento que será entregue ao público.

Escolha o mesmo tamanho que usou para a diagramação, aproveite os templates que já existem, ou crie algo do zero.

Escolha fontes claras para colocar o título e o autor, se não quiser colocar seu nome pode colocar o nome do seu blog, ou apenas o título.

É importante que, se houver imagem na capa, ela tenha haver com o assunto.

Para facilitar, você pode usar apenas um fundo colorido, agora se tiver alguma noção de design crie à vontade no seu e-book.

Como criar um ebook – colocando seu livro à venda

Com o e-book pronto, se a ideia for colocá-lo à venda, sugiro optar por uma das 3 plataformas mais conhecidas: hotmart, monetizze, ou eduzz.

Nas três você poderá ter ajuda de afiliados para vender seu livro, ou poderá optar por deixar fechado para afiliação e somente você vender.

De qualquer forma será importante criar uma página de vendas para mostrar ao público o que tem dentro do seu e-book.

Você pode criar uma página dentro de um domínio seu, usando um plugin como o Elementor (para wordpress – gratuito), ou usar os criadores de páginas que cada uma das plataformas disponibiliza.

Faça um vídeo apresentando seu e-book, coloque os problemas que ele resolve, e faça uma relação dos capítulos para as pessoas saberem o que estão comprando.

Se possível, dê seu e-book para um grupo de pessoas lerem e aplicarem (beta), e depois peça para essas pessoas fazerem depoimentos sobre a experiência que tiveram.

Esses depoimentos deverão ser colocados na página de vendas e são considerados prova social de que seu livro realmente funciona para o que se propõe.

Mas, você também pode fazer uma página mais simples, apenas mostrando o seu e-book e fazendo um bom trabalho de divulgação levando pessoas para sua página de vendas.

Crie alguns bônus para agregar valor ao seu e-book. Um ótimo bônus é oferecer a versão áudio do livro.

Estipule um preço justo para as informações que estão sendo entregues.

Como criar um ebook – Criando isca digital

Se você criou um e-book para oferecer como isca digital para criar uma lista de e-mails, então precisará ter uma página de captura, ou criar um widget para fazer essa oferta dentro do seu blog.

Alguns serviços de autoresponder permitem criar uma landing page para fazer a captura e já vincular com a lista dentro da plataforma.

Faça uma pesquisa e veja se o serviço que usa tem essa funcionalidade.

De qualquer forma, para quem tem domínio dentro do WordPress é fácil criar uma página de captura usando o Elementor e então é só vincular à lista dentro do autoresponder.

Faça um título bem persuasivo em sua página de captura e explique em poucas linhas do que se trata a oferta.

Explique que o e-mail não será usado para fazer spam, e use apenas dois campos no formulário (nome e e-mail).

Como criar um ebook – Oferecendo seu e-book como bônus

Se você trabalha como afiliado(a) poderá usar seu e-book para oferecer como bônus para as pessoas que comprarem através do seu link de afiliado(a).

Essa é uma prática comum que muitos afiliados utilizam, principalmente quando a concorrência para venda do produto é muito grande.

Quem oferece bônus tem mais chance de vender porque está colocando um diferencial no produto.

Lembre-se apenas de fazer um e-book que agregue valor ao público e que tenha haver com o assunto do produto que está vendendo.

Para quem compra um e-book de emagrecimento pode ser interessante ganhar um livro com receitas saudáveis, ou um que ensine como eliminar a celulite.

Para quem compra um curso de marketing digital, gostará de receber dicas para geração de tráfego, para criação de conteúdo, etc.

Estipule um valor para a pessoa saber quanto ela teria que pagar, caso fosse comprar o livro que está ganhando.

Sempre mostre seus bônus junto com a oferta, assim as pessoas saberão que comprando com você terão uma vantagem maior.

Como criar um ebook – Vendendo para outros empreendedores

Você pode fazer uma série de e-books e vender para outros afiliados que não sabem fazer isso, mas querem ter bônus e iscas digitais para oferecerem para o público.

Geralmente esses e-books precisam ser vendidos com versão final e a versão editável, para que as pessoas possam colocar links clicáveis em locais que acharem viável.

Estipule um preço pelo seu trabalho, que pode envolver somente a venda do texto, ou o livro completo com diagramação.

Se você tiver vários títulos a pronta entrega conseguirá fazer uma renda rapidamente, pois esse é um ativo muito procurado no meio digital.

Usando PLR para criar renda passiva

Outro ponto muito rentável dentro de como criar um ebook é o uso de PLR para revenda.

PLR é a sigla para Private Label Rights – Direito de marca própria e são e-books que são vendidos com a parte editável para serem revendidos e modificados como a pessoa desejar.

Existem muitos sites americanos que vendem esses produtos já no intuito que sejam para revenda.

Você pode adquirir esses produtos por preços muito acessíveis e em grande quantidade (são vendidos em lotes), traduzir com a ajuda do google, fazer uma página de vendas atraente e vende-los a um preço acessível.

Escolha nichos e assuntos que tenham procura aqui no Brasil e crie um império digital utilizando esses produtos que já são vendidos prontos nos mais diversos nichos de mercado.

Espero que esse artigo tenha ajudado você a derrubar o mito de como criar um e-book e que consiga criar sua renda passiva aplicando o passo a passo que foi ensinado.

Se você está apenas começando no marketing digital pode se interessar em fazer nosso curso gratuito onde ensinamos como criar um negócio online do zero.

Você já criou algum e-book? Conte-nos sua experiência aqui nos comentários!

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.
spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!