Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como fazer um podcast e ganhar dinheiro

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Carlos Lourenço
em maio 16, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Você já ouviu um podcast e ficou impressionado com a qualidade das informações que são passadas nestes programas? Se este é o seu caso vamos conhecer como são feitos os podcasts e como você pode ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo.

Os podcasts são excelentes ferramentas para compartilhar informações de forma precisa e de maneira regular.

As pessoas que buscam fontes de informação seguras ficam surpresas quando descobrem a utilidade que estes programas podem ter.

Existem vários tipos de programas e também vários ouvintes. Mas o que torna esses programas tão atraentes é todo o trabalho de edição que eles têm.

Além de práticos, eles são construídos com ferramentas de edição que tornam o conteúdo rico e detalhado.

Você pode ver os podcasts como uma evolução dos programas de rádio, eles são capazes de apresentar informações de interesse geral, e também informações específicas sobre uma área ou tema.

Graças ao avanço tecnológico, a forma como nos relacionamos com as informações mudou muito.

Antes era muito mais difícil ficar atualizado, e ouvir notícias de forma clara e imparcial, mas é exatamente isso que muitos programas nos oferecem.

Esses programas podem ser identificados por tema, ou seja, basta procurar em plataformas de áudio e em alguns sites que você pode encontrar um programa falando exatamente sobre o tema que você quer ouvir.

Mas o que fazer se você precisa de uma informação, mas não encontrou nenhum programa de áudio explicando sobre o tema? Essa pode ser sua oportunidade de sair na frente e lançar o seu próprio podcast.

Criar um desses programas pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre um tema, estudar e ainda ajudar outros a se manterem atualizados.

Mas para construir um programa de áudio neste formato é importante conhecer as técnicas envolvidas.

Vamos ver algumas dicas para criar seu próprio podcast e até conseguir ganhar dinheiro com isso.

Essas dicas são importantes para te ajudar a traçar metas e definir uma estratégia para a execução do seu programa.

Algumas pessoas pensam que para criar esse tipo de conteúdo só precisamos escolher um tema e falar de maneira irrefletida sobre ele.

Mas esta prática está muito incorreta, pois ela pode trazer muitos danos a você e aos seus ouvintes.

Antes de avançar e abordar os passos necessários para desenvolver esse tipo de conteúdo, vamos falar sobre os riscos de falar de maneira irrefletida.

O conteúdo produzido muitas vezes é usado por pessoas que querem se nortear sobre um certo tema.

Tendo isso em mente, você precisa lembrar a todo tempo que o conteúdo que você publica, afeta a forma como as pessoas pensam, então é ideal que você tenha uma perspectiva ampla sobre o tema que escolheu e evite fazer críticas sem conhecer todos os fatos.

Cada podcaster tem uma característica diferente e que torna o seu programa único, ou seja, não tem problema algum criar um programa natural e pessoal, mas é importante evitar a tendência de monopolizar as informações e a perspectiva.

Ciente desse compromisso com o seu público, vamos começar a planejar o seu programa e conhecer os passos necessários para criar um podcast de sucesso.

Defina um Tema Central

Para criar um programa de qualidade é importante definir um tema central, algo que caracterize todos os episódios do seu programa. 

É importante que as coisas estejam bem amarradas, afinal de contas, se você ficar perdido sem saber qual é a identidade do programa, a desorganização pode acabar comprometendo a lógica das informações que você apresenta.

Você pode escolher o tema central do seu programa de basicamente 03 maneiras. A primeira é por motivação pessoal, ou seja, se você conhece muito sobre um assunto e deseja compartilhar essas informações com outras pessoas você já sabe qual tema do seu programa.

Por outro lado, se você não faz ideia de por onde começar, tente falar com as pessoas sobre o que é que chama a atenção delas, e como você pode abordar um tema relacionado.

Esta é a segunda maneira de definir o seu tema central.

A terceira maneira de escolher um tema central para produzir o seu conteúdo é usando ferramentas de pesquisa como o Google Trends.

Você pode usar essa ferramenta para conseguir descobrir o que é que tem atraído o interesse das pessoas.

É importante ter ciência que quanto mais específica for a natureza do seu tema central, mais restritas vão ser as opções de temas relacionados para seu programa.

Então busque uma forma de deixar o seu tema central amplo.

Pesquise o Tema

Depois de definir o seu tema central você vai precisar pesquisar o tema sobre o qual pretende falar. A pesquisa envolve um trabalho em duas fases: Pesquisar outros programas com abordagem parecida com a sua e estudar as matérias para apresentar ao público.

Lembrando que esta fase de pesquisa pode ser realizada de formas diferentes dependendo da natureza do programa que você pretende desenvolver.

Programas humorísticos, por exemplo, precisam de uma abordagem de pesquisa diferente.

A pesquisa serve para garantir a qualidade do seu programa e para evitar que você acabe trazendo “mais do mesmo”, ou seja, evitar que seu programa fique muito parecido com outros conteúdos que já foram criados.

Se você decidir falar sobre temas acadêmicos, pode ser viável destacar ainda mais tempo para a fase de pesquisa.

Vale lembrar que apesar de ser feita antes de outras etapas do desenvolvimento do programa, a pesquisa deve ser feita periodicamente.

Fazer pesquisas regulares vai proteger a utilidade do conteúdo que você cria, afinal de contas vai tornar o conhecimento sempre atual.

Escolha um Formato

Depois de agrupar várias informações pertinentes e importantes para o tema central do seu programa, tente escolher um formato que enriqueça as informações que você vai apresentar. 

Boa parte dos programas são desenvolvidos em monólogos. O formato de monólogo pode ser bastante eficiente dependendo do carisma do podcaster e da natureza do conteúdo que é apresentado, mas em alguns casos pode ser mais apropriado usar outros formatos de comunicação.

A escolha de formato deve fazer parte do processo de planejamento de conteúdo, ou seja, sempre que você for gravar um episódio de seu programa, você pode escolher um formato que facilite a troca de informações.

Lembre-se de deixar os seus ouvintes informados sobre alterações no formato do programa, se eles se sentirem perdidos é pouco provável que continuem acompanhando as informações que você compartilha.

Mesmo se escolher um formato de monólogo para a maioria dos episódios do seu podcast, nada te impede de variar o formato em certas circunstâncias.

Por exemplo, você pode decidir convidar um especialista para falar sobre um tema muito específico.

Se fizer isso, você pode acrescentar um certo dinamismo nos seus programas e fazer as pessoas se animarem com os episódios.

Tenha uma Pauta ou Script 

É importante ser organizado e ter uma pauta ou um diagrama com um planejamento do programa e das falas.

É verdade que em alguns momentos você pode usar a criatividade e falar algo fora do planejado, mas se tiver um script, você vai se prevenir contra a falta de ideias.

Pode ser que em um determinado momento você fique sem ideias sobre como direcionar o programa, mas se você já tiver se preparado com antecedência e dividir bem os subtemas e as fases do programa, você não vai ficar perdido.

Se você tiver uma pauta sobre os temas que serão abordados em um episódio, você pode se preparar com antecedência e ensaiar caso seu programa seja ao vivo. 

Na pauta você pode estabelecer um roteiro de todas as fases do programa, desde a vinheta de abertura até a conclusão.

Você pode usar também para estabelecer o tempo em que você vai disparar alguns recursos em áudio para dar solidez ao programa.

Um script é a melhor forma de guiar o seu programa, mesmo que você esteja bem preparado para passar as informações, esteja ciente que imprevistos podem acontecer, e você não quer destruir a reputação do seu programa por falta de preparo, não é verdade?

Tente montar o roteiro logo depois de concluir sua pesquisa, ou talvez você já tenha um roteiro padrão e só precise adequar as informações de cada episódio ao seu roteiro, se este for o caso o desenvolvimento pode ser mais prático.

Se você já tiver um roteiro padrão vai ficar fácil criar uma identidade para o seu programa. Já destacamos alguns pontos bem importantes sobre o processo de planejamento e estruturação do programa, mas não podemos esquecer de criar um nome para o podcast.

Escolhendo um Nome

Lembra que destacamos a importância de fazer pesquisas? Elas também vão ser úteis para te ajudar a escolher um nome para seu programa.

Você não quer roubar a ideia de outro podcaster, então tenha certeza que ninguém pensou o mesmo que você.

A escolha do nome é muito importante para estruturar o crescimento do seu projeto, à medida que seu conteúdo se tornar popular, as pessoas vão procurar o seu programa por nome e isso vai te ajudar a mirar nas estratégias de remuneração, se esse for o seu objetivo.

O nome do programa é a etiqueta para que as pessoas consigam te identificar. Além disso, o nome pode ser muito importante para dar uma visão às pessoas do que o seu programa trata.

Alguns ouvintes podem se sentir atraídos ao seu programa apenas por conta do nome escolhido, por isso seja bem criativo no processo de escolha.

Depois de colocar em prática todos os passos mencionados aqui, você tem duas opções. Continuar pesquisando para trazer mais precisão para seu programa, ou começar a gravar um episódio piloto.

O episódio piloto geralmente envolve uma apresentação dos participantes permanentes do programa e a introdução do público ao conteúdo que será apresentado, se o episódio piloto fizer sucesso, você não precisa fazer grandes alterações.

Entretanto, se o episódio não for bem recebido, pode ser necessário voltar à fase de planejamento e tentar uma nova abordagem. 

É claro que você só vai conseguir compreender qual a perspectiva das pessoas sobre o programa com o passar do tempo, mas é importante dar atenção aos resultados dos primeiros episódios.

Agora vamos entender como é possível ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo.

Como Fazer um Podcast Dar Dinheiro

Os conteúdos digitais são cada vez mais úteis para todo tipo de pessoa, eles fornecem informações essenciais, são uma fonte de lazer e para alguns até uma terapia. 

Por conta da sua utilidade, esses programas podem acabar se tornando uma excelente fonte de renda, desde que você saiba como construir uma boa relação com o seu ouvinte.

A principal estratégia para ganhar dinheiro com este tipo de conteúdo é através do marketing. A divulgação de informações sobre lojas, empresas e marcas pode trazer resultados bem satisfatórios em sentido econômico.

Grande parte do poder do marketing digital vem de uma estratégia conhecida como marketing de relacionamento. Este tipo de marketing envolve uma relação com o consumidor antes mesmo do processo de venda.

Ele é eficaz pois usa a confiança dos consumidores em uma pessoa ou em uma marca para direcionar estes consumidores para plataformas de venda e seus produtos.

É claro que você não vai conseguir ganhar dinheiro com essa estratégia de forma milagrosa, ou mágica. 

Muito pelo contrário, vai ser necessário esforço para construir uma relação com seus ouvintes e até para alcançar uma quantidade significativa de ouvintes, antes de começar a trabalhar com anúncios.

Mas à medida que você estabelece essa relação você pode ter excelentes resultados através da divulgação de conteúdo.

Uma maneira de trabalhar com marketing e usar os programas de podcast é com o sistema de marketing de afiliados. Para isso você vai precisar de 03 ferramentas: o podcast, um site e um produto para oferecer.

Você pode usar o seu programa para promover o site e o produto, ou pode criar o site para vender um produto e direcionar as pessoas para o site através do programa, é você quem vai escolher a melhor estratégia.

Se você colocar estas dicas em prática vai conseguir criar um ótimo podcast e até ganhar muito dinheiro com esse tipo de programa.

Não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, e caso tenha dúvidas basta deixar nos comentários.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.