Como ser um Youtuber e ter um negócio online rentável e de muito sucesso?

É exatamente isso que você aprenderá lendo esse artigo completo até o final e aplicando as dicas em seu negócio digital.

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância de ter um canal do youtube atrelado ao seu blog, ou ainda fazendo parte das suas estratégias de vendas.

Além de ser o segundo maior buscador, o Youtube é o local onde as pessoas mais pesquisam quando querem saber mais sobre um assunto, ou aprender a fazer alguma coisa.

Diferente de tutoriais em artigos, quando as pessoas assistem a um vídeo ensinando fazer algo, tiram mais rapidamente as dúvidas e conseguem aprender em menos tempo.

 

Também já falamos aqui sobre a importância de também ter um blog, que é na verdade o SEU patrimônio e não focar apenas em estratégias que usem plataformas de terceiros.

Como afiliados(as) acabamos usando o Youtube apenas para promover produtos, ou para criar um canal autoridade que nos dará relevância dentro de um determinado nicho de mercado.

Mas, conforme vamos alimentando nosso canal, e também produzindo conteúdo relevante para o público, podemos sem querer nos transformar em youtubers de sucesso.

 

O que são Youtubers?

 

O que são Youtubers?

 

Youtuber é toda pessoa que cria conteúdo para a plataforma de vídeo e se torna uma celebridade dentro e fora de seu nicho de mercado.

Por exemplo, a cantora Anitta, ela tem um estilo próprio de música, mas é conhecida por pessoas que não curtem seu estilo, porque se tornou famosa independente de seu nicho de atuação.

Apesar de parecer muito glamouroso ter vídeos com milhões de visualizações, o trabalho é árduo, tanto na parte técnica (gravação, produção, edição) como também na hora de lidar com a fama de figura pública.

O trabalho de Youtuber entrou tanto em evidência que há algum tempo o canal Sony criou um reality show chamado “Entubados” onde oito youtubers de sucesso ficavam confinados em uma casa para criar novidades e conseguir likes de sua audiência.

Com isso, a profissão se firmou e hoje muitos(as) empreendedores(as) estão investindo bastante tempo criando vídeos para o Youtube com o intuito de viralizar na rede.

 

Como ser um youtuber de sucesso

 

Como ser um youtuber de sucesso

 

Sem dúvida, esses youtubers não ganharam notoriedade do nada, são pessoas que já possuíam algum tipo de carisma e acabaram “acertando” na hora de se comunicar com o público.

Mas, com as dicas certas e muita dedicação para o negócio, é possível ter destaque e realmente começar a ficar conhecido(a) dentro e fora da plataforma.

A principal questão é: QUANTO ganha um Youtuber?

E a resposta para essa pergunta é bem complexa, porque na verdade o dinheiro não vem exatamente do sucesso pessoal, mas sim do número de inscritos e seguidores do canal.

Veja, no trabalho de afiliado(a) sabemos que quanto mais tráfego mandamos para as páginas, mais chances temos de vender, certo?

No caso dos Youtubers a máxima é a mesma, pois normalmente a principal monetização desses canais vem da venda de produtos como afiliado (!!!) e também dos anúncios que aparecem na frente dos vídeos e que fazem parte do programa Adsense do Google.

No caso do Adsense, o valor pago é mínimo, apenas alguns centavos de dólar por cada clique, ou quando a pessoa assiste o anúncio completo.

Então, para ganhar uma quantia substancial apenas com os anúncios é preciso ter muito, mas muito, mas muito tráfego mesmo.

É por isso que muitos youtubers se tornam influenciadores digitais e começam a promover produtos para ganhar comissão como afiliados.

Outro local onde eles ganham bastante dinheiro é nas propagandas de empresas privadas, ou fazendo parcerias e ganhando valores consideráveis para alavancar a audiência de outras pessoas.

Com tudo isso é bem difícil estimar um patamar fixo de ganhos para um Youtuber, pois isso vai depender de quanto ele(a) é mesmo conhecido e quanto público conseguem atrair com seus vídeos.

 

Quais são os principais nichos para ser um Youtuber?

 

Outro ponto onde não existe uma regra fixa, um youtuber de sucesso pode trabalhar praticamente com qualquer nicho, porque a viralização do seu conteúdo dependerá do público.

Mas, via de regra alguns nichos tendem a bombar mais que outros, justamente por causa da necessidade do público e também da relevância do conteúdo que é produzido. Assim, podemos destacar os seguintes nichos:

 

Beleza e Estética

 

Muitas mulheres que possuíam profissões como cabeleireiras, manicures, esteticistas, começaram a fazer blogs sobre o assunto e com isso lançaram também canais no Youtube.

Bianca Andrade do blog e canal Boca Rosa é um exemplo de blogueira/youtuber que saiu da periferia do RJ para a internet e tem muito sucesso com suas dicas de maquiagem.

 

Saúde

 

Este é um nicho que sempre terá público, principalmente quando falamos de perda de peso.

Canais ensinando fazer exercícios para chapar barriga ou para quem deseja ser menos sedentário, são criados aos montes no Youtube.

Exemplos de sucesso é o canal do Vinícius Possebom do programa Queima de 48 horas e o canal Emagrecer de Vez do empreendedor Rodrigo Polesso que já se tornou autoridade em emagrecimento.

 

Humor

 

Canais como Porta dos Fundos, Whindersson Nunes e Canal Canalha que possuem milhões de visualizações, são exemplos de canais que tratam fatos do cotidiano com humor.

Como as pessoas acabam entrando no youtube para se distraírem, vídeos com humor são muito acessados proporcionando visualizações e likes para seus criadores.

 

Vlogs

 

Um vlog é um blog em vídeo e esse formato de conteúdo atrai muitas pessoas dependendo do conteúdo e do assunto.

Canais como Felipe Neto e Luccas Neto são exemplos de vlogs viralizados, com conteúdos variados e que atraem mais e menos público de acordo com o assunto do vídeo.

 

Música

 

O canal brasileiro líder de visualizações é o KonDzilla um canal que posta clipes e vídeos sobre música em geral.

Para quem gosta de música e tem bastante conhecimento pode ser uma boa criar um canal nesse estilo, onde basicamente se trabalha editando videoclipes e também criando vídeos de conteúdo com notícias interessantes do meio.

 

Curiosidades

 

Os canais “Você Sabia?” e “Manual do Mundo” possuem milhões de visualizações em vídeos que falam supostamente de curiosidades sobre qualquer tipo de assunto.

Desde quantos anos tem as pirâmides do Egito até especulações sobre imagens curiosas, pode entrar qualquer tipo de assunto em um canal assim, tornando a produção de conteúdo fácil, dinâmica e bem atraente.

 

Infantil

 

Canais onde os astros são crianças já estão se tornando banalidade dentro do Youtube, mas os que mais têm visualizações são os que possuem conteúdo voltado para crianças.

Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e TotoyKids são exemplos de canais infantis com milhões de visualizações.

 

Games

 

Sem dúvida, esse é um nicho bem representativo dentro dos 50 top canais brasileiros com mais visualizações (6 canais são sobre games).

Para quem gosta e sabe dominar algum tipo de game específico, ou deseja criar conteúdo para esse público é um nicho de mercado atuante e bem dinâmico também.

 

8 dicas de como ser um youtuber e ganhar dinheiro online

 

8 dicas de como ser um youtuber e ganhar dinheiro online

 

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o mundo dos youtubers, deve estar querendo saber como fazer para se tornar um e também se ser youtuber vale a pena não é mesmo?

Veja abaixo 8 passos para tornar seu canal do youtube referência dentro do mercado:

 

1 – Assunto do seu canal

 

A primeira coisa que ajuda a saber como ser um youtuber de sucesso é o assunto que seu canal abordará.

Lá em cima demos algumas dicas de nichos que costumam ter milhões de visualizações, mas pode acontecer de você não gostar, ou não ter conhecimento em nenhum deles.

A dica aqui é falar sobre algo que você realmente goste e que tenha um público cativo.

Por isso antes de começar um canal no youtube é importante fazer uma pesquisa usando os assuntos que você gosta, e tem conhecimento, como referência.

Da mesma forma que fazer artigos para um blog sobre um assunto que você não domina, ou não tem afinidade é muito chato, fazer vídeos também será ruim, fazendo você desistir antes mesmo de começar.

 

2 – Diferenciação no mercado

 

Fazendo a pesquisa e encontrando seu nicho de mercado e assunto que será abordado no canal, é hora de pesquisar o que a concorrência está fazendo.

Sabe porquê?

Porque quando falamos de milhões de visualizações é preciso ter um diferencial no seu vídeo, na sua produção.

Imagine que você deseja criar um canal de receitas e fará um vídeo ensinando como fazer um bolo de chocolate.

Existem milhares de vídeos com esse assunto, por que as pessoas assistiriam o seu e não do concorrente?

É essa pergunta que precisa responder sempre que criar um conteúdo novo, ter algum “quê a mais” que atrairá o público para seu canal e não para o canal do vizinho.

Pense em ambientação, forma de falar, apresentação dos vídeos, etc.

 

3 – Planejamento

 

Da mesma forma que temos que fazer pauta de conteúdo para um blog, precisamos também ter um planejamento para os vídeos do canal.

Você pode simplesmente transformar seus artigos em vídeos, ou usar o mesmo assunto dos artigos para criar vídeos explicando melhor o tema, ou trazendo alguma informação diferente.

Para quem quer usar o canal como alavanca de como ser um youtuber, é importante aparecer em todos os vídeos para ser reconhecido(a) como autoridade e atrair bastante público.

 

4 – Atualidades e recorrência

 

As pessoas não gostam de notícias antigas e desejam sempre ver novidades quando entram no Youtube.

Outro ponto importantíssimo e que ajudará muito como ser um youtuber famoso, é a recorrência de postagens.

O algoritmo do Youtube dá preferência para canais que possuam conteúdo frequente, e deixa de lado canais que postam uma vez ou outra (por melhor que seja o conteúdo).

Então, sempre faça pesquisas sobre os assuntos do seu nicho, e tenha dias certos da semana para fazer novas postagens, criando um compromisso de entrega de conteúdo com sua audiência.

 

5 – Interatividade com outras redes

 

Uma forma de como ser um youtuber e atrair pessoas para seu canal é publicando os links dos vídeos em todas as redes sociais possíveis.

Assim, será necessário ter perfis no facebook, Instagram, Twiter, Pinterest, e todas as outras que achar interessante.

Isso porque muitas pessoas podem não entrar no Youtube para procurar pelo assunto do seu nicho, fazendo isso nesses outros locais.

Postando seus vídeos nas outras redes conseguirá atingir mais pessoas que se interessam pelo assunto e que nem sempre estão de olho no Youtube, pois aumentar o número de visualizações é fundamental para o sucesso.

Crie os perfis e deixe-os conectados, para que o público saiba onde te encontrar em todos os lugares.

 

6 – Aceite sugestões do público

 

É importante procurar atender (dentro do possível) os pedidos da sua audiência, pois isso mostrará uma preocupação genuína com suas necessidades e também uma forma de produzir conteúdo exclusivo.

Muitos youtubers criam vídeos respondendo perguntas que são colocadas nos comentários, essa é uma boa prática para atrair novamente as pessoas que apenas passam pelo seu canal, e uma maneira inteligente de como ser um youtuber.

 

7 – Seja autêntico(a)

 

A melhor dica sobre como ser um youtuber de sucesso é ser você mesmo(a) nos vídeos.

Às vezes queremos fazer uma produção muito sofisticada, ou falar diferente nos vídeos e acabamos criando uma pessoa robotizada, pois não estamos dentro do nosso ambiente.

Se você não costuma se maquiar no dia a dia, não faça isso apenas para os vídeos, se você tem um jeito mais informal de falar, use esse jeito na hora de gravar.

Quanto mais espontâneo(a) mais fácil para criar os vídeos e para criar empatia com o público.

 

8 – Parte técnica

 

Aprender como ser um youtuber e ganhar dinheiro na internet, tem haver com saber bastante sobre a parte técnica de um vídeo.

Principalmente se você for um(a) empreendedor(a) solo e não puder terceirizar a parte de produção e edição.

Sugiro conhecer os softwares para edição de vídeos como o Movie Maker que é do Windows e gratuito, e também softwares pagos como o Camtasia.

É fundamental fazer edição dos vídeos para colocar vinhetas do canal, cortar ruídos ou períodos longos de respiração, e deixar o vídeo mais limpo e fluído para o público.

Outro ponto importante para criar conexão com o público e uma maneira de como ser um youtuber famoso é a escolha do cenário para seus vídeos.

Algumas pessoas usam fundos lisos (branco, preto, vermelho, azul) e outras pessoas preferem gravar em um local da casa mesmo.

O que importa é mostrar um ambiente agradável/inspiracional para seu público, deixando-o com vontade de assistir seu conteúdo.

Espero que esse artigo tenha dado uma boa noção de como ser um youtuber e ganhar dinheiro na internet.

Se você gostou desse conteúdo e deseja ter um negócio online do zero, basta clicar aqui para ter acesso ao nosso curso gratuito e começar a ter sucesso hoje mesmo!

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.
spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!