Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Dicas de Marketing Pessoal

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 24, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Já faz tempo que as empresas investem em estratégias de publicidade para fortalecer a imagem da marca e potencializar as vendas, mas sabia que é possível aproveitar estratégias de marketing para as pessoas? Vamos conhecer o marketing pessoal e suas vantagens.

Todo empreendimento precisa de um público ativo, e é essa a função principal do marketing, fazer as pessoas interagirem com as empresas e seus produtos, facilitando vendas e prestações de serviço.

Por muito tempo as empresas de sucesso vêm investindo em campanhas publicitárias para ajudar na construção de suas marcas e na confiabilidade de seus produtos.

Se você parar para analisar, todos os produtos mais populares em cada nicho, conseguiram seu status através de estratégias de marketing bem desenvolvidas, afinal de contas, é assim que se constrói uma grande marca.

Mas não são apenas as empresas que podem se beneficiar dessas estratégias de divulgação, o marketing pessoal está se tornando cada vez mais popular e tem a função de trazer resultados parecidos para as pessoas.

As estratégias de marketing podem ser úteis para construir a popularidade de uma pessoa e até promover um indivíduo para a sociedade.

Você pode usar um conjunto de estratégias de marketing para destacar as qualificações, tanto para fins profissionais, como para fins pessoais. O importante é saber como aplicar as estratégias de marketing para construir um perfil e obter reconhecimento.

O objetivo do marketing pessoal é construir uma reputação sólida para uma pessoa, a fim de destacar o potencial do indivíduo para outros, trazendo assim diversos benefícios de natureza econômica, profissional e social.

Geralmente o marketing de promoção pessoal é usado por pessoas que querem construir uma presença estável no mercado de trabalho, além de criar um networking influente e conseguir as melhores oportunidades profissionais.

Mas é claro que para alcançar esse objetivo é necessário conhecimento das estratégias e esforço para colocar cada uma delas em prática de forma precisa.

Muitas pessoas usam o chamado “Self Marketing” como uma estratégia para promover o próprio currículo e concorrer às melhores oportunidades de trabalho.

Hoje, graças à facilidade da troca de informações, é muito mais simples criar uma relação de mais proximidade com as empresas que oferecem vagas de trabalho atraentes. 

Além disso, as oportunidades que se abrem para pessoas com um perfil profissional conhecido são muito mais amplas do que as pessoas que não investem em marketing pessoal.

Vamos entender o que é o self marketing e entender como colocar em prática algumas dicas para se promover no mercado de trabalho.

O Que é Marketing Pessoal

O Self marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias para promover as habilidades e qualificações de uma pessoa em relação a outras, ou seja, é uma forma de chamar a atenção das empresas e de outras pessoas para suas habilidades.

Diante do aumento do número de profissionais super qualificados, é cada vez mais difícil encontrar boas oportunidades de trabalho, ou até mesmo fazer um networking. 

As empresas estão sempre em busca de profissionais qualificados, mas até para participar dos processos seletivos é necessário estar bem relacionado. 

Além disso, muitas vezes a pessoa escolhida para uma função nem sempre é a mais qualificada, mas sim que sabe se promover em relação às outras. 

Para conseguir chamar a atenção de empregadores não basta apenas falar das qualificações, é muito importante aderir a algumas práticas que destaquem as melhores características que você tem.

À medida que a concorrência por oportunidades aumenta, os empregadores precisam ser vistos como clientes em busca de um serviço, e é de conhecimento geral que os clientes sempre buscam os produtos que oferecem mais vantagens.

O self marketing serve para mostrar às empresas que você tem muito a oferecer. É claro que você pode falar de suas qualificações em um currículo, ou durante uma entrevista, mas você sabe que nem sempre tem a chance de se promover por esses meios.

Acontece que até para conseguir uma entrevista é necessário se destacar de alguma maneira, é por isso que vamos ver algumas dicas para criar um perfil popular e atraente.

É verdade que estas dicas podem ser usadas de forma eficaz para firmar relações de trabalho, mas nada lhe impede de usar essas estratégias de marketing para se promover com outros objetivos.

Benefícios do Marketing Pessoal

Conforme já destacamos o self marketing não é apenas para a autopromoção em sentido profissional, ele pode ser benéfico para muitas outras coisas, tendo em vista que o objetivo dele é destacar os seus pontos fortes.

Através dessas estratégias é possível dar visibilidade ao seu trabalho, e isso é muito importante se você valoriza o reconhecimento. Se você tem alguma habilidade que acha importante, estas estratégias podem tornar seu potencial conhecido.

Além disso, as estratégias de marketing podem te ajudar a ganhar a confiança das pessoas e ser reconhecido como uma autoridade é determinado assunto. 

Se o seu objetivo é conseguir vantagens profissionais, as técnicas de self marketing podem até te ajudar a construir um plano de carreira, tendo em vista que se as empresas confiarem no seu potencial elas vão te dar liberdade para traçar sua trilha de crescimento.

Muitos acreditam que boas estratégias de marketing pessoal estão relacionadas com a liberdade profissional e o poder de autonomia dentro das empresas.

Isso se verifica a partir de uma análise simples dos perfis profissionais, por exemplo, quando uma pessoa é escolhida para assumir a gestão de uma empresa, os principais fatores que influenciam a decisão dos associados são as realizações do candidato.

É por isso que construir uma narrativa fascinante sobre as suas competências pode resultar em grandes oportunidades para sua vida profissional e pessoal também.

Mas é claro que é importante saber como se destacar, então vamos ver quais são as técnicas mais eficientes para se popularizar e conquistar a confiança das pessoas através do self marketing.

Aprenda a Contar a Sua História

Isso mesmo, comece contando a sua história profissional. As técnicas que você vai precisar usar para contar sua história pessoal vão ser apresentadas no decorrer deste artigo, mas é importante que você saiba qual é a sua história.

Então se prepare para reunir as informações mais relevantes e impressionantes a respeito da sua jornada pessoal. Ao fazer isso, tente destacar como você foi ajudado por outras pessoas no passado e como você ajudou outros.

Mostre que a sua vida pessoal e profissional estão alinhadas e que você tem metas claras e bem definidas. Construa uma narrativa que destaque suas melhores características e como você reage positivamente diante de circunstâncias adversas.

Esta etapa é pessoal, você não precisa tornar a sua história imediatamente pública, mas precisa saber como contar, e ter todas as informações bem definidas para apresentá-las sempre que possível.

Dentro da sua história deixe claro quais são seus objetivos de curto e longo prazo, e como você está se esforçando para conquistar essas metas. Tenha alvos realistas para relatar caso seja questionado.

Apesar de ser uma etapa particular, isso vai te ajudar a se preparar para situações onde você vai precisar falar sobre você. É provável que você já tenha ficado perdido ou perdida em uma entrevista ao ouvir perguntas como: “ onde você se vê em 3 anos? ”.

Se isso aconteceu com você é porque você não sabe contar a sua história e provavelmente não estabeleceu objetivos claros para sua carreira. 

Para resolver esse problema, faça o seguinte: Anote em um arquivo de texto ou em um caderno os detalhes que você considera relevantes na sua vida profissional, e destaque quais são seus próximos objetivos.

Tente ler essas informações e fazer ajustes periodicamente, isso vai te dar segurança para narrar a sua jornada para as pessoas.

Publique Conteúdo Para se Promover

Se você é especialista em um assunto, publique conteúdo para se promover e popularizar os seus serviços. Tente entender como as suas habilidades podem contribuir para o bem-estar de outras pessoas e comece a agir.

Existem várias maneiras de produzir conteúdo dentro da sua área e chamar a atenção das pessoas ao redor. Você pode fazer isso através de vídeos, textos, podcasts e diversas outras estratégias.

Publicar conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing pessoal. O conteúdo é capaz de agir na construção de um relacionamento com as pessoas, e mesmo que você não tenha um contato direto com elas esse relacionamento pode se fortalecer.

Sempre que você produzir conteúdo com poder de solucionar problemas ou ajudar as pessoas a tomar boas decisões, elas vão começar a desenvolver confiança no seu potencial.

É claro que para conseguir conquistar a confiança das pessoas é necessário esforço, afinal de contas é difícil para algumas pessoas confiar em outras. Mas se você oferecer esse conteúdo de forma voluntária e prática elas vão confiar em você.

Atenção! Tome o cuidado de criar conteúdo para as pessoas, e não apenas para seus colegas e potenciais empregadores. Se você é especialista em uma área deve conhecer bem os termos técnicos e as expressões da sua profissão.

Mas entenda que ao produzir conteúdo, você precisa ser entendido por todas as pessoas que vão acessar o seu conteúdo. 

Mesmo que você produza vídeos super detalhados sobre um tema para ajudar as pessoas, de nada vai adiantar as horas de gravação se as pessoas não entenderem o que você está falando.

O público em geral não está tão preocupado com sua capacidade de usar expressões de natureza técnica. As pessoas que vão atrás do seu conteúdo querem soluções práticas e compreensíveis, então ofereça isso para as pessoas.

Tente descobrir quais são as questões mais relevantes do seu ramo de trabalho que têm chamado a atenção do público em geral, então produza conteúdo desta natureza para atrair as pessoas.

A produção de conteúdo é capaz de utilizar o gatilho mental da confiança em seu favor. Os gatilhos mentais são atalhos muito importantes que nosso cérebro usa no processo de tomada de decisões.

Sempre que você produzir conteúdo prático, e as pessoas se beneficiarem das dicas e orientações que você oferecer, elas vão entender que você é uma pessoa confiável, então quando elas precisarem tomar uma decisão as suas orientações vão ser acatadas.

Esse gatilho mental está intimamente ligado a outro gatilho importante, que é o gatilho da autoridade. Com o passar do tempo as pessoas vão começar a ver você como autoridade dentro da sua área, graças a produção de conteúdo.

Essa é de longe uma das melhores estratégias de marketing pessoal, desde que você produza conteúdo de qualidade de maneira regular.

Use Redes Sociais

Uma maneira de colocar essa e outras estratégias de marketing pessoal em prática é através das redes sociais. 

As redes sociais são plataformas que possibilitam e tornam viável o relacionamento com outras pessoas, e como já destacamos o marketing pessoal tem como base o marketing de relacionamento.

Você pode usar essas plataformas para publicar o conteúdo que você desenvolver para ajudar as pessoas. A sua presença nas redes sociais pode passar a ideia de acessibilidade, e quando as pessoas te veem como alguém acessível elas tendem a confiar mais em você.

Você pode interagir com o público através de diversas redes sociais, mas é importante que as suas publicações e o conteúdo produzido sejam adequados para cada uma das redes sociais que você escolher.

As redes sociais podem ser muito úteis para te ajudar em outra estratégia de self marketing, que é a construção de networking. 

Não são apenas as pessoas comuns que vão visualizar as suas publicações, muitas vezes profissionais de grandes empresas vão te encontrar através dessas plataformas.

Existem redes sociais que se destinam principalmente para atividades relacionadas às relações profissionais, e algumas empresas fazem seus processos seletivos com base nas atividades e relações que os candidatos têm nessas plataformas.

Por isso, não subestime o poder das redes sociais, e use esses ambientes para destacar suas características e atrair a atenção das pessoas.

Seja participativo nas redes sociais, mas tenha cuidado para evitar publicações que apresentem características antiprofissionais, como: posicionamento religioso e político.

Você pode ser um sucesso se usar bem as redes sociais para destacar suas principais habilidades e suas metas.

Espero que nossas dicas de marketing pessoal possam te ajudar a construir sua influência e encontrar mais oportunidades na sua vida pessoal e profissional. Não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.