Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Aprenda agora como fazer email marketing

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 11, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Uma das melhores estratégias de marketing para algumas empresas, com baixo custo e resultado focado em leads.

São apenas algumas das muitas vantagens de usar o email marketing, mas poucos sabem como fazer email marketing. Por isso vamos te ajudar!

Se você está em busca de uma estratégia que te ajude a alcançar novos clientes de forma ampla, mas ao mesmo tempo personalizada, e quer um serviço eficaz, mas ao mesmo tempo com baixo custo de investimento, então o e-mail marketing é para você.

Existem várias ferramentas e plataformas que podem ser usadas para alcançar pessoas através do marketing digital.

Mas uma das melhores plataformas para desenvolver um relacionamento entre sua marca e os consumidores é o e-mail.

Os e-mails fornecem amplo alcance para as campanhas de divulgação e ajudam a alcançar as pessoas de maneira personalizada.

As pessoas estão sempre em busca de um atendimento personalizado, e as campanhas de e-mail marketing podem oferecer isso.

Nos últimos anos os especialistas têm percebido que as pessoas reagem cada vez menos a algumas estratégias de marketing tradicionais, ao passo que reagem positivamente a campanhas de divulgação que tenham foco no relacionamento.

Isso funciona porque as pessoas sentem que estão recebendo atenção pessoal, e esse tipo de atenção ajuda os consumidores a se relacionar de maneira mais plena com as empresas.

As campanhas de e-mail marketing bem desenvolvidas, podem ajudar a prender a atenção dos clientes e criar uma espécie de fidelidade para com a marca.

É por isso que vamos te ajudar a entender como fazer email marketing e alavancar os resultados da sua campanha.

Praticamente todos os usuários da internet hoje têm um endereço de e-mail. Este recurso é fundamental para usar outras ferramentas e soluções oferecidas por dispositivos móveis e pelos computadores.

Por conta disso, usar os e-mails para viabilizar a divulgação do seu produto pode ser uma estratégia muito eficiente.

As contas de e-mail são usadas até em atividades de trabalho, o que nos ajuda a ver o potencial dessa ferramenta.

Algumas atividades de trabalho acabam exigindo o marketing de email, como é o caso das empresas que trabalham no formato Business to Business (B2B), ou seja, empresas que vendem ou prestam serviço para outras empresas.

De acordo com especialistas em marketing digital, o e-mail marketing é a melhor forma de conseguir vendas e contratos de prestação de serviço para o ramo de comércio entre empresas.

A razão é evidente, os e-mails oferecem a formalidade e a segurança das informações que as empresas precisam.

Além disso, a própria estrutura dos e-mails ajuda a manter um cronograma organizado das informações que foram passadas.

Assim, é possível garantir agilidade e perfeição na prestação dos serviços, salvo hipóteses de erro humano.

Mas as ferramentas de e-mail ajudam a minimizar os erros e elevar a qualidade das relações entre empresas.

Apesar de ter dados animadores no setor (B2B), as estratégias de e-mail marketing são muito úteis para o mercado de Business to Consumer (B2C), ou seja, o mercado de serviços e produtos das empresas para os consumidores.

É evidente que a abordagem dessas estratégias de divulgação é diferente, afinal de contas o tipo de tratamento oferecido ao consumidor pessoa física exige mais carisma que a relação entre empresas.

Vamos entender agora o que está envolvido nas estratégias para fazer email marketing.

O Que é Email Marketing?

Antes de entender como fazer o marketing por email, vamos entender o que é esse tipo de marketing, e evitar insatisfação por parte dos clientes alcançados.

O marketing por email corresponde a um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas para divulgar um produto ou serviço através de servidores de correio eletrônico.

Apesar de envolver o uso de estratégias automatizadas, o email marketing não é spam.

É importante tomar cuidado no processo de desenvolvimento para evitar que sua campanha fique desorganizada, uma campanha desorganizada pode acabar transmitindo a impressão de ser spam, e isso é muito perigoso para a imagem do seu empreendimento.

Para fazer uma campanha perfeita sem erros e com os resultados mais favoráveis vamos ver como você deve organizar as etapas do processo de marketing por email.

Como Fazer Email Marketing 

Agora que você já sabe o que é o e-mail marketing, vamos considerar como você deve organizar sua campanha e quais estratégias usar para ter êxito através deste método de divulgação.

O tratamento personalizado é uma tendência cada vez mais evidente no sistema de marketing e divulgação.

Isso acontece para ajudar as pessoas a sentirem que são valorizadas.

Essa necessidade é um reflexo do costume das interações pessoais. O email marketing é uma estratégia que reflete o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento, por sua vez, envolve investimento em um contato pessoal com os clientes e consumidores para oferecer a eles, não apenas o produto ou serviço, mas a experiência como um todo.

Já faz anos que os empreendedores tradicionais usam estratégias de relacionamento com os clientes.

Se você parar pra refletir vai perceber que instintivamente nós damos preferência a comerciantes que são amigáveis e carismáticos.

Isso é ainda mais evidente em cidades pequenas, ou em bairros tradicionais. É comum que os vendedores conheçam os clientes por nome, e também conheçam seus familiares.

Esse tipo de estabelecimento costuma ser mais procurado pelas pessoas.

As estratégias de relacionamento desenvolvem no cérebro das pessoas o gatilho da confiança, ou seja, as pessoas procuram quem elas confiam, e isso pode ser usado a favor do seu empreendimento.

O primeiro passo de como fazer email marketing, é importante para estabelecer uma boa relação com os seus clientes.

Elabore sua Lista de Clientes 

Para iniciar o trabalho com marketing de email é necessário criar uma lista com os emails dos clientes para quem você vai enviar os anúncios personalizados.

Se você for usar um sistema de disparo de e-mails automatizado, é importante ter esses endereços.

Alguns profissionais trabalham com a venda de listas de e-mail para quem você pode enviar os e-mails, entretanto essa estratégia não é recomendada, e vamos te explicar o porquê.

Quando você envia um email para alguém, presume-se que você já teve um contato anterior com a pessoa através de alguma plataforma.

Se você envia mensagens de email para pessoas que nunca interagiram com sua marca, os resultados não serão satisfatórios.

Acontece que todo usuário experiente de email, antes mesmo de abrir uma dessas mensagens, tenta lembrar de onde conhece o remetente da mensagem.

É praticamente instintivo, nós fazemos isso para nos proteger de vírus e outras ameaças.

Por isso, não tente comprar uma lista de clientes que nunca interagiram com sua marca, é muito mais eficaz procurar estratégias para captar o endereço de email dos seus clientes.

Você pode elaborar mecanismos na plataforma eletrônica da sua empresa, para fazer com que as pessoas informem o e-mail de maneira voluntária.

Assim, quando você enviar o anúncio personalizado, o cliente imediatamente vai lembrar de você.

Deixe claro que você pode entrar em contato com ele através do correio eletrônico, e lembre-se de destacar que a mensagem não é spam.

Isso vai deixar a pessoa mais receptiva ao conteúdo do anúncio.

Uma boa estratégia é usar uma plataforma para a captura de leads, essas plataformas normalmente são conhecidas como “landing pages”.

Essas plataformas normalmente funcionam com base em uma premissa básica, você oferece algo em troca do email.

As pessoas não vão te entregar os endereços de correio eletrônico por nada, elas precisam sentir que vão obter alguma vantagem por fazer isso.

A estratégia de uso das landing pages envolve a criação de conteúdo de qualidade.

Produzir conteúdo é muito importante para o êxito das estratégias de divulgação, ainda mais para as landing pages que são páginas especializadas em conseguir leads.

E como funciona? As pessoas normalmente usam a internet para encontrar conteúdo informativo.

O que seus clientes em potencial desejam é encontrar conteúdo útil que possa ser usado na solução de problemas.

Então se você começar a criar conteúdo útil as pessoas vão começar a acessar sua página em busca de informações.

Então você pode condicionar a entrega da informação ao fornecimento do e-mail.

Com isso você vai conseguir criar e expandir a sua lista de clientes para enviar os anúncios, e melhor as pessoas vão estar na expectativa de receber um e-mail do seu empreendimento.

Selecione um Provedor de Serviços de Email

Agora que você já sabe que o primeiro passo de como fazer email marketing é através de listas elaboradas, e não compradas.

Lembre-se de escolher um bom provedor de serviços de email, ou, ESP como é popularmente conhecido.

Esse serviço nada mais é do que o uso do software de uma empresa especializada em envio de emails em massa.

Algumas empresas desenvolvem soluções para ajudar nas campanhas de marketing por correio eletrônico.

É claro que você vai ter que pagar por esse serviço, então analise bem as opções existentes.

Algumas empresas que são especializadas no serviço completo de marketing digital já oferecem as ferramentas de ESP.

Essas ferramentas permitem que você envie e-mails para seus consumidores em grandes quantidades e de forma personalizada, ou seja, eles podem ver informações particulares no conteúdo do e-mail, sem que seja necessário escrever um a um. 

Escolha o Nome de Remetente do E-mail

É provável que você já tenha recebido um email de marketing. Normalmente as empresas optam por usar um remetente real, como uma pessoa física e não um remetente desconhecido.

É normal que o e-mail do remetente do anúncio tenha o nome de alguém responsável pela campanha, isso torna o anúncio mais pessoal do que usar um remetente genérico com o nome da empresa, por exemplo.

Estratégias como essa são resultado de pesquisas e de análise de resultados já confirmados, então você pode se sair muito bem se aplicar as sugestões na hora de escolher um nome para o remetente.

Lembre que o objetivo dessa estratégia de divulgação é criar a sensação de proximidade com o consumidor, e os clientes têm mais facilidade de se relacionar com pessoas, do que com máquinas.

É evidente que esta estratégia pode sofrer alterações de acordo com o modelo de negócio em que você atua e o nicho empresarial.

Em alguns empreendimentos de serviços e produtos de empresas para empresas, pode ser necessário usar outra estratégia.

É por isso, que você deve sempre contar com a ajuda de uma equipe de marketing digital que saiba bem como fazer email marketing, a fim de escolher as melhores abordagens para os seus clientes.

Escolha a Estratégia de Abordagem

É muito importante escolher uma boa estratégia de abordagem para os seus clientes, e convenhamos que para fazer isso é necessário conhecer os clientes em potencial.

Então use métodos para definir os parâmetros de identificação dos clientes.

Dependendo do público alvo da sua campanha, alguns aspectos vão ser mais importantes do que outros. 

Não tem como fazer email marketing com qualidade sem conhecer o seu público alvo, e também não tem como conhecer o seu público alvo sem conhecer o produto que você está oferecendo.

Primeiro, tenha em mente que o público alvo nem sempre é o consumidor final. Em alguns casos você precisa desenvolver uma estratégia de marketing para alcançar as pessoas que se relacionam com o consumidor final do seu produto ou serviço.

Então pense com cuidado para identificar para quem você vai enviar o anúncio da sua marca.

A linguagem usada também é muito importante, e varia muito.

Dependendo de fatores culturais, sociais e etários, o tipo de linguagem apresentada precisa ser adequado.

Apenas para exemplificar, o uso da norma culta da língua portuguesa é atraente para alguns públicos.

Por outro lado, usar uma linguagem muito rebuscada, técnica ou culta, pode não ser a melhor opção se o público alvo do seu produto são pessoas jovens e que estão acostumadas com uma linguagem moderna.

O objetivo do seu anúncio é convencer o consumidor, então fale de maneira que faça ele se sentir confortável com a leitura e consiga entender o texto.

Além disso, escolher a forma de linguagem que vai adotar é importante para conferir respeito ao conteúdo do anúncio.

Não é que exista uma forma “certa” de se expressar, pelo contrário, a língua portuguesa tem a forma culta e outras variações que são tão importantes quanto a forma culta, mas o que vai definir a linguagem que você vai usar é seu produto e o público alvo.

Mesmo que seja necessário usar a forma culta do português, tente deixar o texto pessoal. Afinal, o objetivo dessa estratégia é se aproximar do consumidor e fidelizar o cliente através de um contato personalizado.

Outra questão que deve influenciar a sua decisão ao escolher a estratégia de abordagem do público é entender de maneira clara qual é o objetivo da sua campanha.

Acontece que o marketing de relacionamento não é usado apenas para vender.

Ele é muito útil para o relacionamento do pós venda. Então a forma como fazer email marketing, muda de acordo com o objetivo da sua campanha.

Se você está usando a campanha para fidelizar o seu consumidor depois da compra, a abordagem precisa ser franca e atenciosa.

Em que sentido? Mostre para o consumidor que sua marca está à disposição para resolver qualquer problema que possa surgir.

Além disso, deixe claro que você está disposto a oferecer o suporte necessário através de várias plataformas, incluindo o email. 

Cuide do Layout

Quando as pessoas criam campanhas de divulgação sem saber como fazer email marketing geralmente desprezam os cuidados com o layout do email.

Os anúncios que são feitos usando ferramentas de correio eletrônico precisam ter um design bem desenvolvido.

Acontece que as pessoas observam primeiro a aparência do anúncio antes de dar atenção ao conteúdo, ou seja, elas só vão notar que o anúncio foi feito de forma personalizada depois de se sentirem confortáveis com o layout.

Tente pensar em uma forma de divulgação que seja confortável e agradável para os seus clientes.

O design precisa respeitar a natureza do serviço ou do produto que você está oferecendo, então não poupe tempo escolhendo a melhor estrutura.

As cores são parte importante no layout, algumas cores são capazes de ativar gatilhos de confiança e motivar as pessoas a agir.

Alguns empreendedores de maneira equivocada pensam que o design não tem importância efetiva se o conteúdo do e-mail for bem elaborado.

O problema é que algumas pessoas não dão atenção ao conteúdo se o layout for ruim.

Imagine um e-mail muito bem desenvolvido no que diz respeito ao conteúdo, mas na hora de escolher as cores e as camadas, o desenvolvedor usou uma cor de fundo que não tem contraste com a cor do texto que foi escrito.

As pessoas não vão ficar se esforçando para ler o conteúdo. Então preste muita atenção ao design que é usado na plataforma e como as pessoas reagem a ele.

Outro ponto importante sobre o layout, é alinhar a estrutura do texto com a forma de acesso dos seus clientes.

Ler um e-mail através de um dispositivo eletrônico não é a mesma coisa de ler através do computador.

Mesmo com tecnologias que tornam as plataformas extremamente equilibradas entre si, leve em conta que mais de 80% das pessoas acessam os seus emails através de dispositivos móveis.

Então se pergunte como fazer email marketing, e tornar o conteúdo acessível para dispositivos móveis? Se você planejar um layout agradável para todos os dispositivos, vai aumentar a chance de ter resultados positivos.

Estude os Resultados

Uma das coisas importantes de como fazer email marketing e ter uma campanha de sucesso é dar atenção à reação das pessoas. 

Lembre-se que o objetivo é conhecer o seu cliente, então use registros para ter um controle de como as pessoas reagem a sua campanha.

Pode ser necessário fazer ajustes ao longo do tempo nas estratégias de divulgação.

Se você quer aprender como fazer email marketing é porque está em busca não apenas de uma boa estratégia de vendas.

O que você procura é uma solução para fidelizar o seu cliente e para isso uma comunicação é importante.

Faça de tudo para entender como os leads estão reagindo à proposta dos emails. Pergunte-se: Estou tendo retorno? Como esta estratégia está afetando o tráfego da minha plataforma? As pessoas estão lendo meus e-mails?

Dependendo das respostas você pode precisar fazer ajustes e correções com urgência. Os resultados vão te ajudar a ver se você está adotando aplicando as técnicas de maneira correta.

Uma boa gestão de resultados pode te dar uma visão sólida do negócio.

A quantidade de pessoas que usam os e-mails regularmente é alta, por isso tente gerenciar os resultados de maneira prática para conseguir aproveitar os dados em favor do seu negócio.

Crie um conteúdo estimulante

O conteúdo do seu e-mail precisa ser estimulante, ou seja, precisa prender a atenção das pessoas e fazer com que o interesse delas pela sua marca aumente.

Se você for usar textos ou vídeos no email trabalhe o conteúdo desses recursos.

Lembre-se que saber como fazer email marketing envolve ter consciência que esta é uma ferramenta do marketing de relacionamento, e já que você quer investir no relacionamento dos consumidores com sua marca, impressione seu público alvo.

Para conseguir captar os leads, conseguir os emails e as informações sobre o público, você precisa criar conteúdo de qualidade para a sua plataforma de divulgação.

O conteúdo do e-mail precisa ser do mesmo nível.

Essa estratégia vai ajudar as pessoas a terem uma visão positiva do seu empreendimento e confiar no potencial e no valor dos seus serviços.

Respeite os Seus Clientes

Para finalizar as estratégias de como fazer email marketing, destacamos a importância de respeitar os seus clientes.

As pessoas estão cansadas de receber emails de maneira desorganizada.

Então, ofereça ao destinatário a opção de cancelar o recebimento dos emails relativos a sua campanha de divulgação.

Você com certeza não quer que as pessoas vejam os seus emails como spam.

Então deixe claro que as pessoas podem cancelar as mensagens a qualquer momento, isso é muito bom pois vai te ajudar a saber como as pessoas estão reagindo, e vai fazer com que respeitem a sua marca.

Espero que nosso artigo sobre como fazer email marketing tenha te ajudado. Caso tenha dúvidas deixe nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.