Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Empreendedorismo Digital: Ideias para você criar seu primeiro negócio!

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em maio 15, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

As plataformas digitais estão se tornando a principal ferramenta para o trabalho de muitas pessoas.

Diante dos custos de investimento baixo, e da praticidade da gestão dos sistemas, o empreendedorismo digital está se tornando tendência.

As pessoas estão sempre em busca de soluções para obter renda, trabalhar e se manter, e já faz muito tempo que os empreendedores tomam a dianteira em criar negócios que funcionam como fonte de renda para eles mesmos e para outros.

Os empreendedores geralmente são pessoas que se motivam em momentos difíceis e enxergam oportunidade onde as pessoas só vêem desafios, mas não apenas isso, os empreendedores buscam oportunidades de usar as novas ferramentas para crescer.

A internet existe desde 1969, mas foi apenas no final da década de 1980, e início dos anos 1990 que esta ferramenta começou a se popularizar.

Podemos dizer que esta é uma rede de comunicação relativamente jovem se comparada a outras.

Mas apesar de ser uma tecnologia ainda jovem, ela vem sofrendo constantes melhorias e ajustes que a tornam cada vez mais atual, na verdade, a internet se tornou sinônimo de inovação.

Pensando em usar essa rede de comunicação para obter lucro e expandir negócios, surgiu o conceito de empreendedorismo digital.

Muitas empresas trouxeram seus empreendimentos para a internet, mirando um mercado cada vez maior de usuários.

De acordo com estimativas feitas por controladores de tráfego, em 2019 a internet alcançou um ápice com mais de 4 bilhões de usuários ativos.

Todas essas pessoas agrupadas representam um público de consumo potencial.

À medida que as tecnologias se desenvolvem e surgem novas estratégias de empreendedorismo, as técnicas de logística para dar suporte também são atualizadas, dessa forma surgem ainda mais oportunidades para as pessoas empreenderem.

Hoje é difícil encontrar uma empresa que não tenha uma plataforma eletrônica bem definida.

Isso acontece porque as pessoas estão percebendo que a internet é mais que uma ferramenta opcional, ela tem se tornado obrigatória.

Se você pensa em criar um negócio na internet, com certeza vai ter que passar pelo processo de desenvolvimento de uma plataforma eletrônica.

As plataformas eletrônicas são ambientes virtuais onde você agrupa todas as informações relativas ao seu negócio, e realiza as atividades da sua empresa em relação ao público.

Por conta da versatilidade da internet e das diversas técnicas de desenvolvimento de sites e outras plataformas eletrônicas existem várias atividades que podem servir como fonte de renda.

Trabalhar através da internet é uma realidade, mas é importante ter visão e saber por onde começar. Neste artigo vamos te apresentar algumas oportunidades de empreendimento no ambiente virtual.

Para isso, vamos conhecer um pouco das principais plataformas de comércio e prestação de serviços que existem na atualidade.

Comércio Digital

Você deve imaginar que um dos primeiros ramos de empreendedorismo a se firmarem na internet foi o ramo comercial.

O comércio é uma das melhores opções de empreendedorismo digital que existem na atualidade.

Pensando em tornar viável a prática comercial através da internet, muitas empresas começaram a desenvolver sites para facilitar o processo de compra e venda.

Todavia, por conta da complexidade das plataformas, poucas pessoas compravam na internet.

Um outro desafio que o comércio eletrônico teve que enfrentar no princípio, foi a popularidade de outras estratégias comerciais que estavam começando a ser implantadas na época.

Com o surgimento dos shopping centers, e a popularidade de outras estratégias de venda como, os sistemas de televenda, os empreendimentos virtuais sofriam grande falta de procura.

Felizmente, algumas estratégias tornaram possível o desenvolvimento de novas tecnologias na criação de sites. O surgimento dos chamados e-commerces foi uma verdadeira revolução.

Empresas com plataformas inteiramente desenvolvidas para a internet começaram a crescer, e depois disso, outras plataformas de empreendedorismo digital começaram a se popularizar, como é o caso dos marketplaces.

Mas como essas plataformas podem te ajudar a garantir a sua fatia de sucesso na internet? Vamos conhecer algumas oportunidades para você começar a empreender.

E-commerces

Uma das melhores opções para quem busca uma forma de se envolver com empreendedorismo digital, é o mercado de vendas. Vender pela internet se tornou uma excelente fonte de renda para muitas pessoas.

Se você quer empreender e conseguir sua liberdade financeira, mas ainda não sabe por onde começar, o sistema comercial pode ser uma boa opção para você.

A internet dá às pessoas a oportunidade de se relacionarem com outras em todo o mundo.

Este acesso a milhões de usuários torna a internet um excelente lugar para oferecer produtos e serviços.

As plataformas desenvolvidas para compra e venda, são chamadas de e-commerces, ou comércios eletrônicos. É possível encontrar absolutamente qualquer coisa através da internet.

Se você já possui um empreendimento comercial, mas quer aumentar os resultados de suas vendas pelo uso da internet, usar uma plataforma de e-commerce pode ser o melhor para você.

Nesta hipótese, basta contratar um profissional especialista no desenvolvimento web e explicar como você quer construir sua plataforma de vendas online.

Por outro lado, se você ainda não atua com vendas e deseja começar a investir nessa modalidade de negócio, é importante pensar em outros fatores antes de montar sua plataforma eletrônica.

Escolha seu Produto

As plataformas de E-commerces são desenvolvidas de acordo com o tipo de produto que vai ser oferecido.

Então, antes mesmo de criar o site da sua marca ou da sua empresa, pense no produto que você pretende oferecer.

Uma boa estratégia é começar a pensar em produtos que são pouco comercializados na sua região.

Isso pode ser útil, tendo em vista que as primeiras pessoas que seu empreendimento vai alcançar são as pessoas da região onde você estabeleceu, e a razão disso é simplesmente logística.

Acontece que é necessário tempo e investimento para criar uma estrutura logística para longas distâncias, por isso, dê atenção a necessidade de consumidores que vivem em regiões próximas ao seu estabelecimento.

Com o passar do tempo, é natural que seu e-commerce comece a alcançar pessoas em diversas regiões, tanto no país como fora dele.

Invista em Publicidade

Depois de escolher seu produto e começar a oferecê-lo em sua plataforma eletrônica, você vai precisar investir em publicidade para atrair as pessoas para seu site e conseguir vender.

Acontece que plataformas eletrônicas novas muitas vezes enfrentam um problema com falta de tráfego, ou seja, poucas pessoas acessam essas plataformas porque não conhecem os produtos.

Para resolver esse problema, talvez seja necessário investir em uma estratégia de marketing digital

Para fazer isso, existem dois profissionais que podem te dar auxílio nesta etapa do seu desenvolvimento que são os consultores de SEO e os especialistas em marketing digital.

Marketplaces

Uma outra opção para quem quer investir em empreendedorismo digital no ramo comercial é o uso dos marketplaces.

As plataformas de marketplace que existem são uma variação dos e-commerces. Elas funcionam pelo agrupamento de várias lojas virtuais em uma única plataforma.

Esta estratégia é muito eficiente pois faz com que as pessoas acessem as plataformas de vendas de maneira mais prática.

O agrupamento de vários estabelecimentos virtuais faz com que um número maior de pessoas navegue pela plataforma.

Isso gera mais oportunidades de venda para as pessoas que anunciam seus produtos através deste tipo de plataforma eletrônicas.

Ideias de Empreendedorismo Digital

Mas existem outras formas de empreendedorismo digital que você pode explorar. Apesar de existir uma infinidade de oportunidades de trabalho no sistema comercial, é possível empreender de outras maneiras.

Hoje, praticamente tudo pode ser feito através da internet. Muitas pessoas conseguem trabalhar em casa com as estratégias de empreendedorismo digital, e existem vários ramos a serem explorados.

Vamos conhecer algumas ideias que podem ser úteis para montar seu empreendimento na internet.

Educação à distância

Conforme já destacamos, a internet é uma rede de compartilhamento de informações extremamente poderosa e eficiente.

Graças aos avanços na tecnologia de streaming, hoje é possível oferecer qualificação profissional através da internet.

Se você tem conhecimento técnico em uma área, pode produzir conteúdo educativos e ajudar as pessoas a se qualificarem. O ramo da educação a distância tem crescido muito nos últimos anos.

Isso acontece porque as pessoas muitas vezes precisam desenvolver novas habilidades para conseguir se adequar ao mercado de trabalho, mas por conta da rotina não tem tempo para se deslocar até um estabelecimento de ensino.

Trabalhar com educação à distância pode ser uma boa opção para quem quer encontrar uma forma de trabalho usando ferramentas de empreendedorismo digital. 

Recentemente o tema ganhou ainda mais destaque diante do apelo público pela regulamentação de uma prática conhecida como Homeschooling.

Esta prática acontece quando os pais educam seus filhos em casa sem levá-los a uma escola.

Em alguns países, várias empresas se especializam em produzir conteúdo educativo para ajudar os pais a educarem os seus filhos sem sair de casa

No Brasil a atividade ainda não foi regulamentada, entretanto diante do clamor público é possível que o tema seja tratado de forma positiva pelos legisladores.

De toda maneira, existem várias oportunidades de empreendedorismo digital no ramo da educação, desde cursos de qualificação profissional, até plataformas de reforço escolar.

Marketing Digital

Outra estratégia de empreendedorismo digital é o trabalho com marketing e divulgação de propagandas. Hoje em dia muitas pessoas ganham dinheiro na internet com empreendimentos de divulgação digital.

Tendo em vista que muitas empresas usam a internet como ferramenta de divulgação de suas marcas, o trabalho no marketing digital pode ser uma boa forma de empreender.

Conforme já destacamos anteriormente, algumas plataformas eletrônicas sofrem com falta de usuários ou visitantes, por isso, muitas vezes é necessário investir em campanhas de marketing para atrair as pessoas.

Essas campanhas muitas vezes envolvem o uso de anúncios pagos. O que acha de ganhar dinheiro com anúncios? Essa estratégia rende bons resultados econômicos, mas é necessário saber como ganhar dinheiro com anúncios.

Existem várias formas de ganhar dinheiro com publicidade, mas vamos destacar aqui as principais maneiras de ganhar dinheiro com anúncios.

Remuneração por clique

Para ganhar dinheiro com anúncios, é sempre necessário dar publicidade aos anúncios de uma marca ou empresa em troca de uma comissão.

Uma das formas mais populares de empreendimento com marketing digital é a remuneração por clique.

Neste formato de negócio é necessário criar uma página da internet e publicar os anúncios de uma empresa nessa página.

Sempre que alguém que estiver visitando sua página clicar em um anúncio exibido, você receberá um pagamento pelo clique.

Esta forma de empreendimento geralmente pode trazer grandes retornos econômicos, mas para isso é necessário que você saiba como atrair a atenção das pessoas para sua plataforma.

Uma boa estratégia para atrair as pessoas e ganhar dinheiro com cliques, é produzir conteúdo de qualidade para que as pessoas visitem sua plataforma.

À medida que as pessoas acessem seu conteúdo, você vai conseguir ganhar grandes somas de dinheiro. Não é um empreendimento mágico, é necessário esforço e muita pesquisa para atrair as pessoas. 

Todas as formas de trabalho com marketing vão exigir esforço e o uso de boas estratégias de divulgação.

Remuneração por vendas

Outra maneira de empreender através do marketing digital é recebendo uma remuneração por vendas. Esta estratégia é um tanto mais complexa que o trabalho por cliques, mas geralmente rende comissões maiores.

Para facilitar o trabalho de pessoas que querem trabalhar com marketing digital, foram criadas plataformas eletrônicas onde é possível se cadastrar como afiliado.

Este método é conhecido como sistema de afiliados. Nestas plataformas as empresas cadastram seus produtos e oferecem uma remuneração para quem conseguir direcionar clientes interessados para o produto.

Com o suporte dessas plataformas que trabalham com sistema de afiliados, você pode criar seu empreendimento e ganhar dinheiro vendendo produtos de outras empresas.

Nas plataformas com sistema de marketing de afiliados é possível selecionar um produto para divulgar. Quando você escolher um produto, o site vai criar um link para o produto associado à sua conta.

Esse link deve ser publicado em uma página com bastante tráfego para fazer as pessoas comprarem o produto que você está oferecendo.

Mais uma vez, a melhor maneira de ganhar dinheiro com esse serviço é através da publicação de conteúdo.

Espero que nosso artigo sobre empreendedorismo digital tenha te ajudado a ter algumas ideias de trabalho. Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.