O que é público-alvo e porque você precisa conhecer bem o seu!


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Conhecer o público-alvo é uma das grandes necessidades que qualquer pessoa que tem um negócio online, ou físico, precisará providenciar antes mesmo de ter um produto para vender.

Claro que você já deve ter ouvido falar dessa expressão, e agora que está criando seu negócio próprio, precisa saber tudo sobre o assunto.

 

O que é público-alvo

Como o próprio nome diz, trata-se do grupo de pessoas que você precisa “atingir” dentro do nicho de mercado que escolheu para trabalhar.

A palavra “alvo” significa que todo seu esforço de marketing, design, conteúdo precisará ser “mirado” para atender esse grupo específico de pessoas.

Em primeira instância, podemos pensar que o estudo de público não é um trabalho para o afiliado, apenas para o produtor, porém quanto mais conhecer o público do produto que está promovendo mais vendas conseguirá.

Se você está fazendo um curso de marketing digital já deve ter aprendido sobre avatar, buyer persona e público alvo, que são termos que designam nada mais, nas menos que as pessoas que podem vir a comprar o que está oferecendo.

(Atenção) DESCUBRA O MÉTODO DEFINITIVO E ÚNICO PARA VENDER MILHÕES PELA INTERNET

O Conteúdo que você está prestes a ter acesso é o mesmo usado pelos principais afiliados do mercado, e que faz eles ganharem CENTENAS de reais diariamente, por isso, se você deseja criar um Negócio online de Sucesso, você precisa começar a usar este mesmo método!

 

Qual a importância do estudo de público para seu negócio

Vamos imaginar que você venda bolos e doces e não fez um estudo de público.

Seu produto é muito bom, os parentes e amigos elogiam bastante e com isso você acaba fazendo um estoque muito grande, contando vender bastante.

Investe um valor até razoável em panfletos para distribuir por todas as casas próximas do seu endereço e também fala para todo mundo no seu face que está fazendo esses produtos.

Você espera, espera, e as vendas ficam muito aquém do que desejaria, perdendo estoque e ficando sem dinheiro para investir em um novo plano de marketing.

Por que isso aconteceu? Afinal de contas todo mundo gosta de um docinho e um bolo de chocolate não é mesmo?

O que aconteceu é que você não tentou saber se o seu público estava mesmo nos locais onde anunciou, você não se ligou que a maioria das pessoas da sua rua e adjacências são mais idosas e têm problemas de diabetes.

Seu perfil no face não tem um alcance muito bom, e as pessoas que você conseguiu atingir nem moram na mesma cidade, então não tem como comprar seus produtos.

Percebe como estudar o público alvo é importantíssimo?

O certo nesse caso da produção de doces seria ANTES de produzir um estoque enorme, averiguar através de pesquisas se perto de você as pessoas gostam mesmo desses produtos.

Nas suas redes sociais anunciar tentando segmentar o público ao máximo para não perder dinheiro com impressões que não poderiam gerar vendas.

Agora eu pergunto:

Imagine que você resolve se afiliar a um produto que todos dizem que está vendendo muito, mas no fundo nem sabe direito para que serve?

Isso acontece mais do que se imagina, pessoas se afiliando a produtos apenas porque estão vendendo bastante, mas não se dão ao trabalho de estudar o público-alvo.

Como produtor eu costumo sempre passar para meus afiliados qual é o público dos produtos que eu lanço, mas nem todo produtor faz isso.

Então, se você quer vender bastante os produtos aos quais se afilia precisa fazer esse estudo o mais apuradamente possível.

Veja os benefícios de fazer um estudo de público-alvo completo:

 

Conhecer os problemas da audiência

A primeira coisa que todo afiliado, dono de negócio, produtor de infoprodutos, dono de e-commerce precisa saber é o tamanho da dor/problema que seu público tem.

Sabe por que isso é importante?

Porque quanto maior o problema, mais as pessoas estarão dispostas a pagar para resolvê-lo.

Isso é bem simples e você pode ver seu próprio comportamento com produtos e serviços.

Já percebeu que você só gasta com alguma coisa quando tem certeza que essa coisa vai resolver algum problema que está incomodando muito?

Por exemplo: Quando seu encanamento estoura e você não sabe consertar, mas sabe que se deixar sem arrumar pagará uma conta de água enorme. Acaba procurando e pagando um encanador rapidamente não é mesmo?

Assim é com todas as pessoas. Quanto mais o calo aperta, mais elas colocam a mão no bolso para encontrar sapatos confortáveis.

Então, se você conhecer BEM a dor do seu público, poderá explorar isso com conteúdo, com headlines persuasivas e fazer elas enxergarem sua oferta como a salvação que estavam procurando.

 

Analisar melhor os produtos

 

Quando a dor de um público-alvo é muito grande é preciso saber encontrar os produtos certos para ajudar essas pessoas.

Sem ter noção de quem é o público não tem como você saber se aquele determinado produto realmente serve ou não.

Um dos grandes motivos que fazem as pessoas não realizarem vendas é justamente trabalhar com produtos que não atendem mesmo as necessidades do público.

Oferecendo apenas coisas que ajudarão mesmo as pessoas, não só fará muitas vendas como poderá até começar a vender por indicação de outros compradores.

 

Gastar menos com anúncios

 

Quem trabalha com tráfego pago precisa ir direto ao ponto na hora de anunciar para não perder dinheiro.

Conhecendo bem o público-alvo do nicho de mercado que está trabalhando, saberá fazer headlines persuasivas, que realmente mexerão com a cabeça das pessoas.

Além disso, todo mundo sabe que o segredo de convertem muito com anúncios é fazer uma segmentação de público perfeita, isso só é possível quando se conhece mesmo a audiência a que está se dirigindo.

 

Conseguir mais tráfego orgânico

 

O marketing de conteúdo é a forma mais segura de atrair pessoas para suas páginas e, consequentemente para seus links de afiliado.

Criar um mini site com um texto bem atrativo é meio caminho para fazer vendas recorrentes.

Além disso com um conteúdo bem trabalhado com SEO, logo conseguirá ranquear na primeira página do google o que significará muitas visitas gratuitas no seu blog, ou mini site.

Só é possível produzir textos atrativos e que vendem muito conhecendo muito bem o público.

 

Como encontrar o público-alvo certo do seu nicho de mercado

Agora que você já sabe como é importante conhecer o público, vamos ver como fazer para reconhecer essas pessoas no meio da multidão.

Além de reconhecer os problemas que essas pessoas tem, é preciso saber o gênero, faixa etária, nível de escolaridade, faixa de renda, localização geográfica.

Todos esses detalhes serão super relevantes na hora de criar conteúdo, pois você saberá qual linguagem usar para atingir as pessoas e fazer com que elas engajem com seu produto.

 

1 – Redes Sociais

 

Dentro das redes sociais é possível saber muita coisa de todo mundo.

A ideia é entrar em grupos que estejam dentro do mesmo nicho de mercado que o seu e começar a observar o que as pessoas perguntam nos comentários.

Prestando atenção nessas perguntas você conseguirá descobrir qual é a dor mais forte do nicho e também os problemas que elas querem resolver.

Outro local bom de analisar o público é nos comentários dos anúncios pagos, em produtos relativamente parecidos com o que está oferecendo.

Fique atendo ao conteúdo patrocinado dos produtos do seu nicho de mercado, anote as dúvidas do público, responda essas perguntas e atraia essas pessoas para seu negócio.

 

2 – Observe a concorrência

 

Entre no google e faça uma pesquisa de palavras chave para ver o que aparece.

Entre, em pelo menos 5 resultados da primeira página, leia os artigos, ou assista aos vídeos ranqueados e veja o que as pessoas falam sobre esse tipo de conteúdo.

Assim como nos comentários de grupos, as pessoas tendem a perguntar coisas em postagens de blog e também nos vídeos do Youtube.

Veja o que a concorrência está fazendo para atrair público e crie sua campanha de marketing dentro dos mesmos parâmetros.

 

3 – Ferramentas online

 

O Google Trends é um ótimo local para você conhecer as tendências do mercado dentro do seu nicho de atuação.

Procure pelos termos mais relevantes que encontrar em sua pesquisa de palavras chave e veja o que os gráficos mostrarão.

Preste bem atenção se a pesquisa evolui, ou regride, faça comparações para ter noção de quais são os termos mais procurados.

Produza conteúdo utilizando os resultados dessas pesquisas e atraia as pessoas usando gatilhos mentais que sejam relevantes no seu segmento.

 

Como usar o estudo de público-alvo para fazer mais vendas

Até agora você já deve ter percebido que o trabalho para reconhecer o público de um nicho de mercado é bem grande, não é mesmo?

Agora é o momento de saber como usar esse conhecimento para vender mais.

O que fazer com as informações que você tem sobre as pessoas?

Bom, sabendo quais são as necessidades do público você poderá:

 

Criar isca digital

 

Oferecer uma parte da solução do problema através de uma isca digital é o modo mais eficiente de criar uma lista de e-mails engajada.

Com os e-mails das pessoas em seu autoresponder ficará mais fácil de entrar em contato com esse público, entregar conteúdo relevante e então fazer a oferta do seu produto.

Quando a pessoa se propõe a preencher um formulário para conseguir algo que a ajude resolver seus problemas, é meio caminho andado de que ela compre o produto que dará um fim efetivo para sua dor.

Lembre-se de não entregar toda a solução na isca, e de sempre responder quando receber comentários e mensagens referentes seus e-mails.

 

Criar funis de vendas

 

Quando você sabe exatamente o que o público precisa consegue criar funis de vendas que vendem todos os dias.

Explorar a dor do público gradativamente até a apresentação da solução do problema (seu produto), é uma forma muito eficiente de vender como afiliado.

Lembre-se de ter uma sequência de e-mails que mantenha as pessoas conectadas com o que está falando, porque somente assim conseguirá despertar o interesse delas para fazer a compra definitivamente.

 

Trabalhar com marketing de conteúdo

 

Lembra que falei lá em cima sobre tráfego orgânico?

Através do conhecimento do público-alvo você consegue criar artigos e mini sites que vão direto ao encontro do que as pessoas do seu nicho de mercado desejam ouvir.

Trabalhe bem as palavras chave relevantes do seu nicho para poder ter chance de ranquear as páginas no Google.

Estando na primeira página do resultado das buscas conseguirá atrair cada vez mais pessoas para seu blog e projetos, e quanto mais tráfego mais chances de fazer vendas.

É importante lembrar que quando as pessoas confiam no que estão lendo elas ficam mais confortáveis para comprarem o que está sendo oferecido.

 

Criar anúncios que não podem ser ignorados

 

O grande segredo dos afiliados que trabalham com tráfego pago é a segmentação correta do público-alvo.

De posse desse conhecimento, criar anúncios com chamadas bem persuasivas, fará com que todas suas campanhas tenham ROI completamente positivo.

Depois de uma campanha bem sucedida, basta escalar para ter resultados sempre maiores e recorrentes.

 

Considerações finais sobre público-alvo

 

Nesse artigo tentei mostrar como o reconhecimento correto do público de um nicho de mercado é muito importante para seu negócio.

Seja qual for o tipo de negócio que tenha, sempre que se dedicar a conhecer as pessoas que estão dentro do seu segmento de mercado ficará mais fácil se comunicar, ajudar e vender.

Sempre é importante lembrar que as pessoas tendem a comprar de quem elas confiam, assim trabalhar bem com gatilhos mentais relacionados ao público e criar empatia com essas pessoas é importantíssimo para o sucesso do negócio.

Desde um simples mini site até um blog de nicho, tudo dentro do seu negócio tem que ser feito baseando no conhecimento que tem do público.

Independente da estratégia que estiver usando para fazer vendas, seja como autoridade, ou sem aparecer, sempre que você se comunicar corretamente com o público terá mais chance de que essas pessoas cliquem em seus links.

Se escolher trabalhar como afiliado autoridade lembre-se que precisa se colocar como parte do público para conquistar a confiança das pessoas.

Usar elementos de story telling para engajar os leitores é uma das práticas mais eficazes dentro do marketing de conteúdo.

As pessoas gostam de histórias, e quando elas percebem que quem está narrando já teve os mesmos problemas e dores que elas mesmas criam empatia quase instantânea.

Depois de fazer o estudo completo do público do seu nicho de mercado, precisará de estratégias bem efetivas para atingir essas pessoas.

No Curso Grátis Negócio Online do Zero você encontrará tudo que precisa para transformar seu negócio digital em uma máquina de fazer vendas para qualquer público, em qualquer nicho de mercado.