Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

O que significa persuasão e como essa técnica pode te ajudar no marketing digital com – 6 dicas práticas!

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 16, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Todo mundo já foi persuadido por alguém. Seja por um comercial de televisão ou por um colega de escola ou do trabalho.

Talvez você mesmo já tenha persuadido alguém sem nem perceber. Mas apesar de ser algo comum, nem todos sabem o que significa persuasão.

Até mesmo na vida pessoal a persuasão é importante, quando um filho tenta persuadir seu pai ou sua mãe para ter o que quer ou quando o marido tenta persuadir a esposa para mudar de opinião.

A persuasão é usada em vários campos da vida e em várias áreas profissionais também. Talvez você pense que a persuasão cabe mais na área de vendas, mas um médico também precisa persuadir o seu paciente a optar pelo tratamento que ele acha melhor.

É claro que um vendedor ou alguém do ramo de marketing precisa usar bem mais do poder de persuasão no seu dia a dia, mas a persuasão é uma característica que precisa ser desenvolvida por muitos.

Se você trabalha com marketing digital, saber o que significa persuasão é essencial, pois é a persuasão que vai alavancar as suas vendas e mover os clientes a comprar.

O Que Significa Persuasão

Persuasão é um ato ou processo de apresentar argumentos para mover, motivar ou mudar seu público. Aristóteles ensinou que a retórica, ou a arte de falar em público, envolve a faculdade de observar, em qualquer caso, os meios de persuasão disponíveis.)

No caso de um político, ele pode apelar  ao seu senso de dever e aos valores nacionais para persuadir os ouvintes. 

Ao persuadir seus pais a lhe emprestar as chaves do carro, você pode ter pedido a um dos pais em vez do outro, calculando a resposta provável de cada um e optando por abordar aquele que tinha mais probabilidade de adotar sua posição (e lhe dar as chaves).

A persuasão pode ser implícita ou explícita e pode ter efeitos positivos e negativos

A motivação é diferente da persuasão porque envolve a força, o estímulo ou a influência para realizar a mudança.

A persuasão é o processo, e a motivação é o estímulo convincente que incentiva seu público a mudar suas crenças ou comportamento, a adotar sua posição ou a considerar seus argumentos.

Algumas pessoas são naturalmente persuasivas e facilmente capazes de direcionar uma estratégia ou conversa em sua direção preferida. Os Jedis, por exemplo, podem usar seu infame ‘truque mental’ para conseguir o que querem. 

Mas outros acham um pouco mais difícil convencer outras pessoas. Felizmente, existem várias técnicas que você pode empregar para melhorar seu poder de persuasão e aumentar sua influência.

Diante dessas evidências, quem trabalha com marketing digital precisa entender o que significa persuasão e colocá-la em prática se quiser ter sucesso no seu negócio.

Por isso veja a seguir como você pode se tornar alguém de credibilidade para conseguir persuadir as pessoas e desse modo alavancar seus negócios.

6 Dicas Práticas Para Usar a Persuasão no Marketing Digital

Saber o que significa persuasão em marketing digital se refere ao uso consciente de elementos de design de sites ou aplicativos móveis, como layout, cópia e tipografia, juntamente com mensagens promocionais.

Tudo com o objetivo de encorajar os usuários do site a seguir caminhos particulares e ações específicas, em vez de dar a eles escolha completa em sua navegação. Essas decisões são frequentemente sustentadas por pesquisas em psicologia do consumidor.

Estudos identificaram pelo menos seis armas que os profissionais de marketing usam para influenciar o comportamento e o consumo das pessoas. 

Eles foram originalmente desenvolvidos com referência a interações pessoais, em vez de marketing digital, mas essas abordagens podem ser consideradas para apoiar a otimização da persuasão no marketing digital.

Veja a seguir as seis dicas de persuasão para o marketing digital e como você pode colocá-las em prática.

Reciprocidade

Este princípio sustenta o marketing de permissão. As marcas podem oferecer conteúdo ou ofertas valiosas e exclusivas e ficarão “em dívida” como parte de uma troca de valor percebido.

Ajude seus seguidores de mídia social respondendo a comentários, curtindo outros comentários, siga clientes e parceiros e dê crédito para as pessoas que o apoiaram.

Compromisso

Depois que as pessoas investiram algum tempo interagindo, elas podem querer obter um retorno sobre o tempo investido continuando. 

As pessoas que pesquisaram um site de varejo tendem a ter uma taxa de conversão mais alta do que os visitantes que não o fizeram, em parte porque já assumiram um compromisso. 

Uma maneira óbvia de obter compromisso nas redes sociais é gerar interesse entre o seu público-alvo. Uma prévia de um próximo produto é a forma mais comum de gerar esse interesse. 

Isso pode ser feito por meio de um pequeno vídeo que circula nos canais de mídia social. Para ferramentas online, uma visão geral animada da ferramenta pode ser usada.

Consenso

Além disso, mais comumente conhecido como prova social. Seu público está condicionado a acreditar nas recomendações de outras pessoas mais do que em uma marca. 

Comentários e curtidas indicam que outras pessoas usaram e testaram um produto, portanto, também tendem a aumentar a conversão.

A pesquisa mostrou que produtos com mais avaliações tendem a converter mais. Outras técnicas baseadas em outras opiniões incluem análises, estudos de caso, depoimentos e recompensas.

Se você está se perguntando como usar a prova social em suas redes sociais, você deve considerar algumas coisas. 

Primeiro, há algum cliente muito feliz que você possa filmar e entrevistar? Compartilhando um depoimento real de um cliente pode ajudar a aumentar sua capacidade de persuasão usando este conceito.

Uma segunda maneira seria incorporar algumas estatísticas (que poderiam ser facilmente obtidas através de suas análises). 

Existe uma parte específica do seu site (um produto, ferramenta, vídeo, etc.) que é mais popular? Considere adicionar um “selo de popularidade” ou uma linha sobre como isso é comumente usado ou popular. 

Afinidade

Da mesma forma, as pessoas tendem a confiar nas opiniões de outras pessoas de quem gostam ou que são como elas. 

Recomendações ou endossos por influenciadores que são conhecidos por um público ou com quem eles podem se relacionar também podem aumentar a conversão.

Para aumentar a simpatia, vários elementos de design são comumente usados ​​nas redes sociais e sites. Isso inclui avatares e logotipos que são atraentes, o uso de cores alegres e slogans amigáveis. A animação engraçada também pode aumentar a simpatia.

Autoridade

É mais provável que as pessoas confiem em marcas de boa reputação com as quais estão familiarizadas. 

Empresas de todos os tamanhos podem mostrar sua autoridade, experiência e status. Por exemplo, em alguns setores as empresas apresentam clientes satisfeitos, seus funcionários, qualificações e reputação.

Considere como sua marca pode mostrar autoridade. Responder a perguntas complicadas ou explicar tópicos relacionados pode ser um ótimo lugar para começar. 

Talvez seja um investimento específico ou um produto que pode confundir alguns , pense em criar um vídeo infográfico animado ou um micro site que possa ajudar a responder às perguntas do usuário e fornecer informações fáceis de entender.

Escassez

Um produto, serviço ou conteúdo limitado no tempo cria urgência e nos estimula a agir rapidamente. Os sites de viagens e hospedagem mostram como o número de quartos ou pacotes pode ser limitado para encorajar as pessoas a agirem agora.

Se seus seguidores de mídia social têm a impressão de que seus produtos são escassos, é mais provável que comprem os produtos. 

Da mesma forma, se o conselho que você compartilha nas redes sociais parece difícil de acessar em outro lugar, é provável que seus seguidores levem esse conselho mais a sério. 

Os vendedores de livros online geralmente usam essa técnica quando anunciam que apenas alguns exemplares sobraram em estoque

Como Criar Uma Campanha de Marketing Digital Baseada na Persuasão

Agora que você já sabe o que significa persuasão e algumas dicas que podem te ajudar a aplicar no marketing digital, veja algumas dicas de como criar uma campanha de marketing digital baseada na persuasão.

Existem quatro elementos principais do marketing digital de  persuasão: comunicação estruturada, narrativa, redação e neuromarketing.

Comunicação estruturada

Como a “conversa planejada” de vendas interpessoais, trata de controlar a ordem do diálogo, ou como a informação é apresentada ao consumidor.

O objetivo é mover um cliente ao longo de sua “curva de impulso”, inicialmente incentivando o impulso do cliente e fazendo uma chamada para a ação depois que o nível de impulso foi elevado ao seu ponto mais alto. 

No design de um site, isso significa que a primeira página que o cliente vê não busca imediatamente uma venda, mas, em vez disso, apresenta a mensagem inicial e incentiva a exploração do site.

A Narração de Histórias

Esse elemento usa uma estrutura narrativa para invocar as respostas emocionais e subconscientes de um cliente, de modo que ele junte – ou domine – suas respostas mais analíticas. 

O uso de palavras e imagens particulares evocam respostas emocionais habituais, como afeto, familiaridade, empatia e desejo de triunfo / resolução.

Redação

A redação consiste em usar as palavras e frases certas para títulos, legendas, descrições de produtos e outros textos.

Por exemplo, quando as pessoas escaneiam o material (e a maioria das páginas da Internet são escaneadas antes de serem lidas), as perguntas se destacam mais do que as afirmações, então usar a expressão “Qual é a melhor maneira de chamar a atenção?” Chama mais atenção do que a expressão “Como chamar a atenção”. 

O profissional de marketing digital que sabe o que significa  persuasão testa diferentes tipos de texto, a fim de determinar qual tem maior probabilidade de produzir a emoção ou a resposta que ele está procurando.

Palavras diferentes que descrevem a mesma coisa podem ter conotações muito diferentes. “Escolhas”, por exemplo, produzem uma resposta emocional positiva, mas “trocas” produzem uma resposta negativa. 

Além disso, o redator e o profissional de marketing devem lembrar que o medo da perda é mais motivador para a maioria das pessoas do que a promessa de ganho. Portanto, “não perca” tem mais impacto do que “isso pode ser seu”.

Neuromarketing

O neuromarketing é talvez o componente mais importante do marketing digital usando a persuasão, aplicando psicologia à mensagem de marketing. 

Uma pesquisa psicológica revela informações sobre os diversos fatores que contribuem para uma decisão – e até 90% de tudo isso ocorre além de nosso raciocínio consciente.

Por exemplo, pesquisas demonstram que pistas visuais e olfativas são importantes para “preparar” um humor específico; portanto, os supermercados exibem flores na frente para “persuadir” os clientes com a imagem de frescor. 

Em termos de design do site, significa usar um esquema de cores e imagens visuais específicas para melhorar a resposta dos visitantes ao site.

Gerando Janelas Persuasivas Para Clientes

Um dos insights do marketing digital baseado sobre o que significa persuasão é que a sensibilidade dos clientes a argumentos persuasivos varia de acordo com uma série de fatores, incluindo seu estado emocional imediato. 

Portanto, para aumentar as chances de conversão de um cliente, o vendedor ou profissional de marketing precisa procurar uma “janela de persuasão”, abrir uma se puder e fechar o negócio antes que seja fechada novamente.

Considere um visitante que acabou de se registrar para um boletim informativo ou promoção em um site e chega a uma página de “agradecimento”. 

Como o visitante já se envolveu com o site e está em um “estado interativo”, as ofertas adicionais nas páginas de “agradecimento” normalmente geram uma taxa de conversão de 39%.

Outra forma de gerar janelas persuasivas é “despertar” um site. Muitos profissionais de marketing projetam as páginas de forma que as pessoas tenham motivos para verificá-las regularmente para evitar “perder” oportunidades ou ofertas. 

Quando as pessoas visitam um site em seu próprio horário, elas já chegam abertas à persuasão

Saber o que significa persuasão é essencial para o profissional de marketing digital ser bem sucedido. O profissional que não sabe o que significa persuasão, provavelmente não terá êxito nos seus propósitos.

Mas lembre-se que saber o que significa persuasão e não colocar essa técnica em prática, não é o suficiente. Por isso, empenhe-se para desenvolver o poder da persuasão e obtenha sucesso no marketing digital. Compartilhe este artigo e deixe suas dúvidas nos comentários!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.