Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Taxa de conversão: Entenda como calcular!

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em agosto 26, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se deseja alavancar seu negócio de afiliados, fazer uso da taxa de conversação como mais uma das estratégias é uma excelente opção para analisar com mais nitidez seus dados.

De antemão, seus dados serão baseados na quantidade de pessoas que passaram pelo seu funil de vendas para a etapa seguinte, ou seja, terá acesso a porcentagem de números de quantas pessoas ao passarem por seu site, se tornam clientes assíduos.  

Essa métrica possibilita realizar o monitoramento de como anda seu plano de marketing de afiliados e suas vendas. Seu feedback certamente será melhor!

Como calcular a taxa de conversação?

Para efetuar o cálculo de sua taxa de conversação, é uma tarefa bem simples!

Basta que tenha acesso ao seu número de visitas da página e ao número de conversação, ou seja, irá efetuar uma divisão entre ambos e posteriormente multiplicar o resultado por 100. 

Com isso, terá acesso a qual sua taxa de conversação, em porcentagem. Se não ficou claro, analise o exemplo abaixo:

  • Em uma empresa, seu número de visitas (em um período de tempo determinado), foi de 2000 visitas; de todas essas visitas, 500 foram de envios de formulário; efetuando a conta, temos:

(500 / 2000) * 100 = taxa de conversação 

Com o exemplo,  sua taxa de conversação neste período de tempo, foi de 25%

Para realizar a taxa de conversão de vendas, o pensamento é quase o mesmo. A diferença é que os números para realizar a divisão são referentes ao seu lead, e ao número de pessoas que fecharam a venda. 

Tendo esse número em mãos, é uma garantia para que, caso seu marketing não esteja de acordo com as expectativas que eram esperadas, você possa ter a oportunidade de realizar outro plano de marketing com sua equipe e ter bons números em sua próxima taxa de conversação!

Como aumentar sua taxa de conversação

Se durante a realização da sua taxa de conversação, os números não foram muito agradáveis, vou te ajudar a como aumentar os mesmo para seu negócio de filiados prosperar!

Mas, antes disso, veja as possíveis causas para que sua conversação tenha ficado baixa.

  • Seu site não é adaptado para diferentes dispositivos; atualmente, o maior número de acessos são feitos direto do celular. 

Se não possuir uma plataforma que ofereça ao cliente uma das melhores experiências possíveis, ele não vai voltar e, por consequência, não irá finalizar seu negócio.

Com isso, seu papel é permitir que as pessoas possam acessar sua página de qualquer dispositivo, tablet, celular ou computador.

  • Disponibilize uma proposta de valor com exatidão; muitas pessoas não conseguem fechar seu negócio, pois o valor passado a eles não foi claro, ou seja, acarreta na perda de ótimas oportunidades de negócio.

 Por isso, deixe sempre claro ao cliente, todas as informações que são viáveis ao marketing  de afiliados, ele terá o papel de um guia rápido para seu negócio.

  • Call To Action; se os usuários não estiverem passando para a próxima etapa de seu funil de vendas, o problema pode estar em seu CTA, ou seja, seus banners, textos, botões, não estão incentivando-os ao finalizar o negócio. 

Para resolver este problema, revise se todos os seus objetivos são coerentes com      seu negócio, ajuste seu texto, design da página, entre outros.

Certamente, com um CTA bem planejado, os resultados serão os melhores!

  • Seu copywriting está em falta; ele é o responsável por levar a mensagem até o usuário, e que para isso aconteça, é necessário que ela disponibilize a orientação necessária para ele, de forma eficaz. 

Seu texto precisa fazer sentido, ‘carregar’ uma informação de maneira concisa e de fácil entendimento. 

Para seu ambiente digital, faça uso de UX Writing, ele pode ser facilmente usado e irá atender a todas as demandas que seu texto necessita. 

Se após todas as informações, ainda não conseguirmos analisar onde está o erro para sua taxa de conversação se manter tão baixa, vamos descobrir como você pode mudar isso de uma vez por todas!

  • Realize o mapeamento de seu funil de vendas;

Mapeando todas as etapas de seu funil de vendas, você pode implementar melhor as estratégias que seu marketing de afiliados necessita para que tenha retorno em seus leads. 

Com isso,você poderá entender em quais etapas a conversação necessita de mais atenção.

  • Realize testes;

Implemente ao seu negócio,  pequenos experimentos com uma variável A ou B. Elas podem trazer qual foi o desempenho de uma oferta no qual você criou, e rapidamente demonstrar os leads ao longo de seu funil de vendas.

Faça uso de gatilhos mentais em seu marketing de afiliados, ou seja, use de palavras que vão persuadir seu cliente a compra. Algumas delas são: 

  • Reciprocidade
  • Afeição
  • Autoridade
  • Coerência
  • Utilize de práticas de SEO

Com o crescente aumento de divulgação no Google, o SEO não pode ficar de fora deste artigo. Você pode fazer uso de ferramentas básicas para que sua página esteja em uma das primeiras no site de busca.

Isso vai garantir que seu número de visitas seja maior, e por consequência, sua taxa de conversão há de melhorar. 

Para isso faça uso de:

  • Palavras -chaves relevantes ao artigo;
  • Títulos em H2, H3 e H4;
  • Dependendo do número de palavras que seu artigo apresentar, repita a palavra chave no decorrer do texto, principalmente no H1, ínicio do H2 e Conclusão;
  •  Adapte a página ao SEO Mobile;

Qual é a relação entre a taxa de conversão e o ROI?

O ROI é o responsável por demonstrar o quanto de investimento sua estratégia de marketing teve, com isso, ele e a taxa de conversação andam de mãos dadas. 

Como dito anteriormente, os testes que serão realizados ao longo de todo processo de compra, é você quem decide. Por isso, para ter uma melhora mais significativa do ROI, precisamos nos atentar a otimizar nossa taxa de conversação. 

Tendo acesso a toda jornada do cliente, conseguimos buscar por estratégias específicas, para qual parte de seu marketing de afiliados está deixando a desejar.

Além de trazer excelentes feedbacks, irá poupar tempo. 

Qual a taxa de conversão ideal

Primeiramente, não existe um número ideal para a taxa de conversação. Isso vai depender do quanto de comprometimento você colocou em sua estratégia de marketing, mas esse, porém, não é o único fator.  

Sua taxa de conversão, vai variar de acordo com a conversão desejada, o quanto vale seu ROI e de quando é a qualidade de tráfego até acessar sua página. 

Mas antes disso, é importante saber analisar de forma certa seus números. A maneira mais correta é estudando a média de seus segmentos.

A dica é fazer um benchmarking, fazer uma pesquisa sobre o que as pessoas de seu setor julgam como uma boa taxa de conversação para a empresa. 

Outra dica de ouro, é analisar o quando de conversação seu negócio possui em cada canal de marketing. Com isso, você poderá saber qual oferece mais vantagens a você. 

Pode compará-lo fazendo uso do Google Ads e Facebook Ads; vai depender de qual plataforma você utiliza para efetuar a divulgação.   

Sendo assim, você tem a oportunidade de aumentar a taxa de conversão em todos os canais de divulgação! 

Como a taxa de conversão ajuda a mensurar os resultados?

Tendo seu desempenho em mãos, ele será muito importante para analisar se está ou não, fazendo uso das estratégias certas para seu marketing de afiliados. 

Se não souber mensurar seus resultados, difícil vai ser seguir o caminho certo para potencializar seu crescimento. Por isso, é importante efetuar a conversão de seu número de visitantes em leads.

Como mencionado durante o artigo, tenha a taxa de conversão de diferentes etapas de seu trabalho, como: a transformação, consideração e negociação. Todas etapas em que seu futuro cliente deverá passar para que você possua um ótimo retorno.

Já sabemos como calcular a taxa de conversação, mas para ganhar ainda mais tempo, você pode fazer o uso do Google Analytics; ele conta com as ferramentas certas para divulgar sua métrica, além de ser super rápido, garante precisão em seus resultados. 

Como aumentar sua taxa de conversão em 100%

Segundo uma pesquisa, atualmente existem mais de 1,2 bilhões de sites online na internet. É de se notar que a concorrência é bem grande, e para isso, vou te ajudar a como aumentar seu tráfego de seu site, com dicas muito simples.

  • Relógios de contagem; eles serão muito úteis para seus clientes, irá disponibilizar o quanto de tempo falta para uma oferta acabar. 

Além do mais, pesquisas comprovam que pessoas ao ver relógios com tempo determinando, possuem mais urgência para comprar o produto. 

Se deseja receber mais cliques em sua página, a dica é congelar seu cronômetro por poucos segundos, isso deixará o cliente mais ocioso.

Atualmente, pode fazer uso de aplicativos gratuitos para te auxiliar nesta etapa. O melhor deles é o TickCounter. Você pode personalizar seu cronômetro de acordo com o design que sua página oferece.

  • Pop-ups de saída; fazer uso de pop ups pode convencer o cliente a não abandonar seu site, com isso, sua taxa de rejeição pode ser consideravelmente menor. 

Mais de 60% das pessoas que acessam sites de compra, não finalizam seu carrinho e abandonam a página. 

Fazer uso deste método, garante que personalize cada um deles de acordo com a situação atual que o cliente se encontra em sua página. Ótimo para dispositivos móveis!

Uma ferramenta para te auxiliar nesse trabalho é a Hello Bar; só precisa inserir sua URL e qual método de conversão quer utilizar.

  • Use da criatividade em suas imagens; as pessoas, ao visitarem qualquer site, são atraídas pelo o que eles oferecem visualmente. 

Muitas não gostam de ficar lendo inúmeras palavras até a etapa de efetuar a compra. 

Aposte em gráficos e infográficos, referentes ao seu negócios, mas, não se esqueça de sempre manter seus dados atualizados. Não se esqueça de oferecer a melhor resolução para seus clientes!

  • Faça uso de questionários; é muito importante entender o que seus clientes esperam encontrar ao visitar qualquer site, eles são os maiores responsáveis por garantir que sua taxa de conversão cresça.

Sem eles, não há negócio, não é mesmo?

Por isso, busque entender qual o desejo de cada um, e utilizando questionários você pode aumentar também seu CRT e se manter no ranking de pesquisas em sites de busca. 

Excelente maneira para que seus clientes se inscrevam e compartilhem sua página!

O que aprendemos ao longo deste artigo sobre a taxa de conversão?

Neste artigo, você teve acesso a uma das melhores ferramentas que pode implementar em seu marketing de afiliados: a taxa de conversão, e em quais áreas você deve direcionar suas estratégias para garantir sucesso ao seu negócio.

Discutimos também, quais as melhores dicas para seu site aumentar a taxa de conversão, e por consequência, como seu cálculo é realizado. Vale lembrar, que basta dividir seu número de conversão, pelo número de visitas que sua página teve e multiplicar o resultado final por mil. Este será o resultado de sua taxa em porcentagem. 

No entanto, para otimizar ainda mais seu trabalho, neste artigo, comentamos sobre um aplicativo para garantir que seus dados sejam obtidos com grande exatidão e rapidez, chamado de Google Analytics. 

Além disso, destacamos algumas alternativas para otimizar seu site, como: uso de SEO, imagens personalizadas, copywriting, disponibilidade do site desde computadores a smartphones, pop – ups para atrair seu público de volta ao site, fazer a realização de testes em determinados períodos de tempo, mapear seu funil de vendas ; e não param por aí.

Por fim, você teve acesso a qual taxa de conversão é ideal para seu negócio e como a taxa de conversão ajuda a mensurar seus dados. Lembre-se também que sua taxa e o ROI são complementos um do outros, ou seja, melhorando sua métrica, seu investimento obtido será maior, fique atento aos seus dados.  

Concluo então, o quanto implementar a taxa de conversão em seu marketing de afiliados é de suma importância para agregar resultados mais que positivos a você. Será uma ferramenta mais que essencial para estar sempre acima da concorrência! 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.