Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Brainstorming Exemplos Práticos ( Guia Completo )

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em abril 21, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

No percurso de exercício das atividades de qualquer empresa, sempre surgem problemas a serem resolvidos.

Isso é natural, os problemas acabam tendo a função de ajudar no desenvolvimento da equipe e das diretrizes da empresa.

A resolução dos problemas de forma única faz com que a empresa consiga desenvolver vantagens sobre suas concorrentes, mas para conseguir idealizar, desenvolver e implementar novas soluções é necessário que a equipe envolvida seja criativa e proativa.

Além disso, é importante usar um método de compartilhamento de ideias.

O método mais popular é o brainstorming, neste artigo vamos ver o que é esse método na prática, ou seja, brainstorming exemplos práticos para você usar.

Origem

A palavra brainstorming é uma palavra de origem inglesa, que traduzida ao pé da letra representa a junção de outras duas palavras: Brain + Storm. Sendo que a palavra “Brain”, significa cérebro, enquanto a palavra “Storming”, significa tempestade.

Ou seja, a tradução fiel da palavra seria tempestade cerebral, mas acontece que o termo cérebro é usado para se referir às ideias, então brainstorming é uma tempestade de ideias.

Esta técnica existe desde 1942, entretanto vem sofrendo ajustes para atender aos ideais das empresas modernas.

A técnica serve para estimular o desenvolvimento de novas ideias, iniciar mudanças, encontrar soluções únicas e inovadoras e identificar pontos que precisam de melhora através de uma discussão entre membros de uma equipe.

Essa técnica usa a criatividade das pessoas a favor da empresa.

Em que pese a técnica existir desde 1942, foi apenas em 1948, seis anos depois, que o publicitário Alex Osborn, criou o nome de brainstorming.

Desde sua criação, empresas de diversos setores vêm utilizando esta técnica para que seus colaboradores se tornem mais participativos e contribuam para o desenvolvimento da coletividade.

Brainstorming na Prática

Antes de iniciar o processo de brainstorming é necessário ter um problema atual ou futuro para apresentar à equipe.

Como regra o problema é apresentado ao time que deve identificar uma solução conjunta, ou seja, todos precisam participar na criação e ajustes da solução.

Isso será feito através de um debate para identificar as vantagens e desvantagens de uma ideia, até alcançar um resultado final que será o mais vantajoso possível.

É claro que eventualmente nem todos os participantes vão ficar satisfeitos com a solução adotada, mas é bom lembrar que se houver consenso, ou acordo entre todos no grupo as chances da solução ser realmente um sucesso são maiores.

Para evitar desordem e conflitos triviais o processo de brainstorming é organizado através de grupos, um mesmo problema pode ser resolvido através de vários grupos, entretanto os grupos devem observar uma quantidade máxima de 10 pessoas e um agente de mediação.

Essa limitação é útil para evitar distrações nas equipes e consequentemente reduzir a perda de tempo. 

O colaborador designado como mediador deve ser alguém conhecido por sua determinação, comprometimento com os projetos e principalmente foco.

Não é ideal designar para essa função, uma pessoa que se distrai facilmente e não é comprometida.

O mediador deve, além de ajudar o grupo a manter o foco, precisa ter criatividade para sugerir fontes de inspiração para todo o time.

Brainstorming Exemplos Práticos

Quem busca por brainstorming exemplos práticos, normalmente está em busca da melhor estratégia de compartilhamento de idéias para sua equipe ou empresa.

Mas é preciso considerar bem todas as opções e estratégias para definir qual o melhor formato de construção de soluções dentro da sua equipe.

Vamos analisar o brainstorming exemplos práticos, mas é o gestor que decide qual desses exemplos mais é coerente ao perfil dos trabalhadores da empresa.

Afinidades

Este modelo de brainstorming tem uma etapa de análise de perfil dos participantes.

Depois de analisar os perfis, os gestores criam um diagrama com os temas de maior afinidade dos colaboradores envolvidos nesse exercício.

Com os diagramas prontos, os membros serão escolhidos para cada grupo de acordo com o tema de maior afinidade dos membros.

A medida que forem surgindo ideias, o mediador do grupo irá registrá-las em folhas de post its, e colar em uma tabela.

Depois que as ideias forem registradas na tabela, todos os grupos deverão analisar e discutir as ideias dos outros grupos, de maneira que a ideia que apresentar menos críticas, ou nenhuma de preferência, deverá ser adotada por todos.

Tela ou Canvas

O modelo de tela, ou canvas como também é conhecido, é uma forma inovadora de estimular a criação ou tempestade de ideias.

A diferença deste método para os outros está na organização.

Como muitos sabem, algumas pessoas são extremamente suscetíveis a estímulos visuais, ou seja, quando elas recebem informações de forma prática com auxílio de recursos visuais, essas pessoas tendem a oferecer um retorno agradável de ideias.

Este método funciona através da separação das ideias em um diagrama onde os problemas são alistados, junto com os resultados esperados e as metas pretendidas.

O método de tela, ou canvas, deixa as informações listadas de maneira prática, de maneira que fica mais fácil para os colaboradores fazerem as conexões e evitarem as distrações ou perda de foco.

Jogos e Gincanas

Alguns estudos apontam que os jogos e as gincanas são excelentes maneiras de despertar a criatividade das pessoas.

Isso acontece porque a maioria das pessoas tem uma natureza reativa, ou seja, essas pessoas só têm ideias quando são estimuladas por algo muito eficaz.

É por conta da eficácia dos jogos e das gincanas, que seu formato tem sido adotado em algumas sessões de brainstorming.

Essas atividades costumam deixar as pessoas descontraídas e relaxadas, tornando mais fácil ocorrerem tempestades de ideias.

Quando este método é adotado pelas empresas é importante estabelecer regras claras a respeito da competição entre os colaboradores.

Eles precisam ser informados que se trata de uma atividade de trabalho e que precisam ser criativos, mas ao mesmo tempo controlar sua agressividade.

Isso é muito importante porque algumas pessoas tendem a se tornar agressivas quando o assunto é competição, e o objetivo principal do brainstorming é fazer as pessoas trabalharem juntas, e não criar divisões na equipe que podem acabar afetando o desempenho do grupo quando a atividade acabar.

Virtual

Um dos recursos mais raros nas empresas é o tempo.

Muitas vezes as pessoas estão tão sobrecarregadas com a rotina de trabalho e outros aspectos da vida pessoal, que fica difícil para o gestor encontrar um espaço na agenda que seja ideal para todos os colaboradores.

Essa falta de tempo e excesso de trabalho faz com que os colaboradores encarem as dinâmicas de grupo e as seções de brainstorming como sendo algo desnecessário, ou um desperdício de tempo.

Em situações assim, os métodos de reunião presencial e gincanas podem ser um fracasso, já que as pessoas vão estar com a mente em outras atividades.

Nesses casos, a tecnologia pode ser uma excelente solução. Hoje em dia existem várias ferramentas de colaboração a distância que podem ser utilizadas como: Google Drive ou Mural.ly.

Acontece que quando as pessoas não são obrigadas a interromper totalmente as suas atividades rotineiras elas tendem a ficar mais abertas a participar de maneira séria de uma atividade.

O que essas ferramentas oferecem é a praticidade de organizar uma dinâmica de grupo, sem que os colaboradores tenham a sensação de interrupção do trabalho, ou seja, a experiência e sensação de continuidade neste método.

É evidente que estas técnicas alistadas aqui não são as únicas estratégias de brainstorming que existem, é possível adotar outros métodos e modelos já usados por outras empresas.

O importante é que o gestor identifique qual formato é mais coerente à realidade da equipe, e lembre que as técnicas usadas podem ser as mesmas adotadas por outras empresas, mas o ideal é que as soluções implantadas sejam personalizadas para a realidade do time, e não uma cópia das estratégias adotadas por outros grupos.

Quando Usar o brainstorming

Mas, além de ver as técnicas como nós vimos anteriormente, é importante ver o brainstorming exemplos práticos, ou seja, exemplos levando em consideração necessidades hipotéticas de algumas empresas e quando usar o brainstorming.

Vendas Online

Vamos iniciar nosso exemplo com uma das atividades que mais cresce no mundo atualmente, que é o mercado das vendas online.

Tendo em vista o crescimento constante, a concorrência também aumenta, é por essa razão que as empresas precisam prestar o melhor serviço possível e minimizar os erros para evitar a perda de clientes.

Imagine a seguinte situação, a sua loja online, ou e-commerce começou a vender grandes quantidades de produtos, entretanto, vocês começaram a receber retornos negativos de entrega fora do prazo e erro nos produtos enviados.

A partir daí é possível identificar os dois pontos onde a empresa precisa fazer ajustes, no procedimento de separação dos itens e no processo de logística.

Para tanto é importante organizar o brainstorming através de perguntas como:

  • Qual nosso método de catalogação dos itens atualmente?
  • Onde estão ocorrendo os erros de separação?
  • Quais os métodos que podemos adotar para evitar erros, sem aumentar muito o custo?
  • Quanto tempo dura entre a confirmação de pagamento e o despacho do produto?
  • Qual empresa de entregas estamos usando?
  • Quais empresas oferecem um prazo menor por um valor menor, igual ou aproximado?

Essas perguntas vão resultar em um conjunto de respostas que vão ajudar os mediadores e gestores a definirem qual a melhor estratégia para adotar.

Seguindo com nosso brainstorming exemplos práticos, vamos analisar outro tipo de ramo com a aplicação da tempestade de ideias.

Vendas Presenciais

A situação agora é o oposto do exemplo anterior. Estamos tratando de um formato de negócio que vem sofrendo muito nos últimos anos, principalmente no ano de 2020, onde a pandemia do Covid-19, fez o número de estabelecimentos físicos reduzir drasticamente.

Se você é um empresário do ramo de vendas, ou possui um estabelecimento físico, tente usar esse formato de perguntas no processo de retomada do crescimento.

Muito bem, a empresa hipotética que analisamos agora, está passando por uma fase de baixa procura dos seus produtos e serviços.

Se o objetivo é atrair a atenção dos clientes, você já tem o ponto de ajuste: Como atrair os clientes e vender mais? Com isso em mente pergunte a seus colaboradores:

  • O que está impactando na redução do movimento?
  • Como esse problema tem afastado os consumidores?
  • Quais estratégias vocês sugerem para contornar esse problema?
  • Devemos anunciar uma redução de preços?
  • Devemos oferecer um serviço de entrega personalizado?
  • É necessário investir em publicidade e propaganda?
  • Onde vocês acham que devemos anunciar nossos produtos?

Esse tipo de pergunta vai ajudar a definir quais as melhores estratégias para a retomada do crescimento.

Se você tem funcionários jovens, tente discutir com eles qual o melhor ambiente para divulgar seus produtos, principalmente se o produto for de interesse do público mais jovem.

Tente verificar com os colaboradores mais experientes, qual a melhor maneira de organizar a disposição dos itens no interior da loja.

Discuta sobre quais os produtos mais procurados, e o que tem dificultado para os vendedores na hora de separar e entregar esse produto para os clientes.

Analisar o brainstorming exemplos práticos pode ser útil para adequar essa dinâmica de grupo às necessidades da sua empresa.

Durante a análise do brainstorming exemplos práticos, vimos que existem diversas técnicas que podem ser adotadas na hora de realizar esse procedimento de discussão e estudo das ideias da equipe.

É claro que alguns métodos podem parecer atraentes do ponto de vista do gestor, mas é importante lembrar que os métodos adotados têm que ser atraentes do ponto de vista dos colaboradores.

Afinal de contas são eles que vão produzir soluções eficientes através de suas ideias.

O gestor deve levar em consideração também que esta técnica de processamento de ideias criativas pode ser aplicada em qualquer negócio, não apenas nos exemplos que citamos aqui no texto.

Esses exemplos servem apenas para ajudar o administrador a identificar o problema que precisa de solução, ou os problemas que precisam de solução, e como resumir esse problema em perguntas para estimular o raciocínio de toda a equipe envolvida.

Espero que nosso artigo sobre brainstorming exemplos práticos tenha sido útil para você. Não deixe de pôr em prática as sugestões apresentadas neste artigo!

Caso tenha dúvidas é só deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar com seus colaboradores.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.