Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

O que é nicho de mercado e como definir um bem lucrativo

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em fevereiro 24, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Podemos dizer que o nicho de mercado é a base de qualquer negócio, tanto digital como físico.

É a partir da definição desse item que se saberá quem é o público, e quais são as dores e problemas que deverão ser resolvidos para essas pessoas.

Quando você faz um curso completo de marketing digital, antes de qualquer coisa precisa definir o nicho de mercado, e é nesse ponto que muitas pessoas travam e quase desistem.

Estou falando sério! Isso acontece porque são muitas opções, muitas dúvidas, e principalmente medo de começar em um nicho errado, ou que não dê resultados.

Então se você chegou até aqui esperando ter uma luz para escolher o nicho que irá trabalhar na internet, pode ficar tranquilo(a), pois terá ótimas dicas lendo esse artigo até o final.

Entendendo melhor o que é nicho de mercado

Antes de tentar quebrar a cabeça escolhendo um nicho para seu negócio, é importante entender bem o que significa isso.

Podemos dizer que nicho de mercado é um “pedaço” de um mercado maior, que compreende uma parte de público que possui dores e problemas específicos.

Um bom exemplo disso seria o mercado de roupas. Existem roupas femininas, masculinas, infantis, de inverno, de verão, etc.

Assim roupas femininas é um nicho de mercado dentro de um mercado maior de roupas.

Um ponto muito importante quando precisamos definir um nicho é que devemos prestar atenção no desdobramento desse assunto.

Ou seja, quem escolhe trabalhar com o nicho de roupas, tem um leque muito grande de opções de produtos, isso faz com que o público seja mais diversificado, tornando o estudo de avatar muito mais complexo.

Avatar é uma personificação hipotética do público que está dentro de cada tipo de mercado.

Assim, o avatar do nicho de roupas femininas, são mulheres que gostam de se vestir bem, mas dentro desse aspecto existem ainda os estilos, que acabam constituindo o que chamamos de sub-nichos de mercado.

Ou seja, temos o mercado amplo (geral), os nichos de mercado (assuntos mais direcionados), e os sub-nichos (pedaços menores dentro do nicho).

Vamos desdobrar isso?

  • Mercado – Roupas
  • Nicho – Roupas Femininas
  • Sub-Nicho – Roupas Femininas para Festas
  • Micro-Nicho – Roupas Femininas para Festas para mulheres plus size

Olha só o que apareceu! Um nicho abaixo do sub-nicho. Quando uma parte do público de um mercado maior possui necessidades muito específicas chamamos esse público de micro nicho de mercado.

Uma coisa muito interessante dentro dessa divisão é que conforme os nichos vão descendo o público dentro deles vai diminuindo.

Ou seja, quanto menos público mais fácil de acertar na hora de criar conteúdo e de achar produtos para resolver seus problemas.

Isso é bem fácil de entender, pois quando sabemos exatamente o que as pessoas estão precisando, conseguimos atender com mais facilidade.

Mas, isso não quer dizer que trabalhar apenas com nichos menores seja a melhor saída, na verdade o indicado é escolher um nicho mais amplo para ter mais opções de produtos.

Porque é tão difícil encontrar o nicho de mercado para trabalhar

Lembra que falei lá em cima que algumas pessoas ficam dias e dias completamente travadas sem conseguir escolher seu nicho de mercado?

Isso acontece por um motivo muito simples: excesso de informações desencontradas.

Cada blog que você entra, cada vídeo que você assiste traz informações diferentes como como encontrar um nicho de mercado lucrativo.

Aí quando as pessoas se veem frente a frente tendo que tomar essa decisão ficam completamente sem saber para onde ir, ou o que escolher.

Além do fator overdose de informações, existe também a grande dúvida:

Trabalhar com o que gosta, ou escolher um nicho apenas porque é rentável?

Essa é uma pergunta recorrente, que todo empreendedor em começo de carreira digital faz.

A verdade é que quando se consegue unir o que gosta com ganhar dinheiro, a jornada se torna mais rápida, mais prazerosa e, principalmente mais fácil de trabalhar.

Porém, muitas vezes nem sempre o que gostamos tem público, ou se transforma em um negócio lucrativo, e nesses casos é melhor optar por um nicho de mercado que seja rentável.

É claro que você não vai trabalhar com algo que odeia, mas pode acontecer de precisar escolher um assunto que não tenha tanta afinidade.

Se isso acontecer a melhor forma de trabalhar e ter resultados é manter-se focado nas metas, porque assim estará apto a praticar as ações necessárias para ter sucesso e dinheiro.

Alguns empreendedores começam um negócio digital com nichos que são muito rentáveis, e quando começam a ganhar dinheiro conseguem trabalhar depois com as coisas que gostam, mesmo que não sejam tão lucrativas.

Conforme o marketing digital vai crescendo, mais e mais nichos vão surgindo, o que torna praticamente impossível não conseguir encontrar algo que você goste e que também seja rentável.

Como escolher um nicho de mercado lucrativo

Agora que você entendeu mais o que é nicho de mercado e também suas subdivisões, está na hora de conhecer algumas dicas efetivas para escolher o assunto do seu negócio digital.

A primeira dica que eu dou para quem deseja encontrar um mercado bom para criar seu negócio é: Seja observador.

Isso mesmo! Todos os dias e a todos os momentos somos bombardeados com informações na internet, na televisão, nos jornais e revistas.

A única coisa que precisamos fazer é aprender a enxergar essas informações de uma forma mais crítica e principalmente com uma mentalidade empreendedora.

Onde algumas pessoas veem apenas um comercial, os empreendedores conseguem enxergar oportunidades de negócio, e com isso saem na frente da concorrência.

Por isso, a primeira maneira prática de escolher um nicho de mercado é observar o que existe, e isso inclui seu feed nas redes sociais, os produtos que estão nas plataformas digitais e todos os outros locais onde existam informações relevantes.

Depois de prestar atenção em todas essas coisas, é importante fazer uma lista com todas as opções que achou interessantes.

Também crie uma lista com as coisas que você já sabe fazer, assuntos que já conhece e que poderiam se tornar um produto digital.

E outra lista com as coisas que gostaria de aprender, pois assim acabará unindo o útil ao agradável na hora de colocar seu negócio online no ar.

De posse das opções que listou é preciso analisar se esses assuntos são mesmo lucrativos, isso chama-se validação de mercado.

Validar um mercado é analisar se ele é mesmo lucrativo e se valerá a pena investir esforços para trabalhar com ele.

Preste atenção nos seguintes itens dentro de cada opção de nicho que escolheu:

Quantidade de buscas

Para saber a quantidade de buscas dentro de um nicho de mercado é preciso usar ferramentas geradoras de palavras chave.

Você pode pesquisar no Google Keyword planner ou usar o Ubersuggest que foi recentemente adquirido pelo empreendedor Neil Pattel.

Preste atenção nas formas que as pessoas pesquisam pelo assunto e se encontrar um volume razoável de buscas (acima de 1000), está diante de um assunto que tem um público interessado.

Anúncios

Veja se existem anúncios que indiquem produtos ou conteúdo sobre as opções de nicho que escolheu.

Sempre que existem anúncios pagos é porque o nicho realmente é lucrativo, ou ninguém gastaria dinheiro em publicidade com o assunto.

Lembre-se, é importante ver se existem anúncios PAGOS, e não compartilhamentos de postagens ou coisas similares.

Produtos

É muito importante ter produtos para promover como afiliado(a) dentro do nicho de mercado escolhido.

Isso porque não tem como fazer dinheiro em um assunto que não tenha produtos para vender.

A não ser que você tenha bastante conhecimento do assunto e crie seu próprio produto, passando assim a ter um negócio online como produtor e não afiliado.

Se o nicho possuir mais de um produto, melhor ainda, porque assim poderá ter mais opções de ganho em seu negócio.

Concorrência

É importante dar uma olhada na concorrência e analisar o que ela está fazendo, pois assim saberá o quão difícil será fazer coisas melhores para se destacar.

Analise o tempo que blogs e canais do youtube estão no ar, como é o ranqueamento dessas páginas no Google, e quais estratégias estão usando para promover produtos.

Quanto mais você fizer coisas diferentes dos seus concorrentes, mais chances de se aparecer mais para o público e conquistar uma boa fatia do mercado para seu negócio.

Uma coisa que é muito importante salientar é que das opções de escolha de nicho, a única que é realmente imprescindível é a rentabilidade.

Ou seja, descarte logo de cara os nichos que você pesquisar e que não conseguir validar a parte monetária.

Fazendo isso, ficará apenas com os nichos que realmente poderão trazer resultados financeiros, afinal de contas, você está montando um negócio e não criando um hobby na internet.

Escolhi meu nicho de mercado, e agora?

Depois de definir seu nicho é hora de estudar tudo sobre ele e, principalmente, fazer um estudo completo sobre o público que faz parte desse mercado.

Esse é um passo importantíssimo e que não pode ser deixado de lado, pois através do estudo do público é que você fará a produção de conteúdo para atrair as pessoas para seu negócio.

Já é quase unânime entre os especialistas de marketing, que usar o marketing de conteúdo para oferecer produtos é a forma mais natural de fazer vendas e ganhar comissões como afiliado(a).

Estude bem as pessoas que fazem parte do mercado que escolheu. Quais são suas dores, quais problemas desejam resolver, o que elas querem realizar.

Com as respostas para essas perguntas ficará bem mais fácil encontrar produtos que ajudem mesmo essas pessoas e também se comunicar através de um blog, canal no youtube e nas redes sociais.

Que tipo de negócio é melhor?

Essa é uma pergunta que abre um leque de respostas muito grande, pois quando falamos em negócio online, podemos nos referir a um blog, uma fanpage, um canal no youtube, etc.

Mas, sem dúvida, um negócio extremamente rentável é trabalhar com blog dentro do assunto escolhido, os chamados blogs de nicho que produzem conteúdo específico para um determinado público.

O blog com um domínio próprio é uma base segura para você se comunicar com o público, um local onde não precisará obedecer às regras de postagens, pois ali é o SEU negócio.

Enquanto que trabalhar apenas nas redes sociais pode ser algo mais rápido de obter resultados, pode também se mostrar um pesadelo com o tanto de regras que precisará seguir para não ter seu conteúdo bloqueado.

Além do mais, o blog não será seu único negócio online, pois para promover seus artigos e produtos precisará ter também perfis na maioria das redes sociais.

Assim, o blog é apenas uma parte do negócio, a base da sua estrutura na internet, um local onde poderá passar conteúdo para sua audiência.

Como ganhar dinheiro na internet com seu negócio online

Com seu negócio no ar, é preciso manter uma consistência de postagem de conteúdo, pois assim conseguirá atrair as pessoas para sua página e ali dentro trabalhar a mentalidade delas para adquirir o que está oferecendo.

Basicamente, o trabalho na internet como afiliado(a) envolve a solução de problemas de um determinado público e, por isso é preciso manter sempre o contato com as pessoas bem estreito.

Costumamos dizer que as pessoas compram de quem elas confiam, então conquistar a atenção e confiança de seu público deve ser a sua preocupação de todos os dias.

Existem muitas estratégias para vender como afiliado(a), é importante encontrar um jeito de trabalhar que seja lícito, e onde você consiga ter afinidade com as ações que precisa executar.

Se você criou um blog mas não tem ideia de como escrever artigos poderá precisar terceirizar essa ação contratando um redator.

Da mesma forma, se você não gosta de aparecer na frente da câmera, precisará aplicar estratégias de vídeos onde não é preciso aparecer, mas é bom saber que o Youtube é um dos locais mais propícios para vender produtos.

Sempre existirão ações mais chatas que outras, mas o conjunto dessas postagens no blog e nas redes sociais é que fará as pessoas conhecerem seu negócio e então ficarem prontas para comprarem de você.

Como eu falei anteriormente é essencial que você saiba que ter um negócio na internet não é uma fórmula mágica para ganhar dinheiro, e sim uma maneira de trabalho como outra qualquer, é preciso dedicação e persistência.

Seja qual for o nicho de mercado que escolheu, precisará conhecer maneiras para fazer dinheiro na internet e usar adequadamente o Facebook pode ser muito lucrativo.

Clique AQUI para ter Acesso Novo Curso GRÁTIS em Vídeo: Como Ser Afiliado e Vender na Internet

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.