Como ganhar dinheiro com blog – O jeito certo


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Aprender como ganhar dinheiro com blog corretamente é uma das formas de negócio digital mais rentáveis e que permite ter um empreendimento ativo para sempre.

Um dos grandes mitos do marketing digital e do negócio na internet é justamente o blog, porque a maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre como criar um que seja mesmo lucrativo.

Outro ponto que anda desfavorecendo a criação de blogs é o fato de existirem milhares de anúncios e chamadas sobre negócios que geram milhões de reais, em pouco tempo e com quase nenhum esforço.

Isso é uma mentira muito grande, mas que acaba atrapalhando a mente de quem deseja ter um negócio online, ou que está desesperadamente necessitando de ganhos para ontem.

Como você já deve ter lido aqui no blog, temos a preocupação de mostrar as diversas formas de ter um negócio online.

O fato é que existem estratégias que dão resultados mais rápido, mas não se constituem como um negócio propriamente dito, são apenas maneiras de se monetizar mais rapidamente, para então ter condições de começar uma estrutura mais sólida.

A ideia de ter um negócio na internet não é que ele seja apenas um “bico”, ou algo para ter renda extra, mas que possa ser o sustento principal como já vem acontecendo com milhões de pessoas ao redor do mundo.

Da mesma forma que muitos empreendedores de sucesso hoje começaram do zero, você também pode fazer isso, basta definir como deseja trabalhar e o quão importante serão seus ganhos online.

Você quer juntar um dinheiro apenas para fazer a viagem dos sonhos?

Quer começar um investimento para ter mais tranquilidade na velhice?

Está desempregado(a) e precisando pagar as contas que não param de chegar e não querem saber da sua situação?

Seja lá qual for o motivo, eu falo com conhecimento de causa que aprender como ganhar dinheiro com blog é o primeiro passo a ser dado rumo ao sucesso na internet.

 

O que é um blog?

 

O que é um blog?

 

Antes de mais nada acho que passou da hora de colocarmos uma definição sobre o que é um blog, não é mesmo?

Blog é uma página na internet que pode ser atualizada e modificada através de um Gerenciador de Conteúdo, e que transmite informações para o público de um determinado nicho de mercado.

Um dos motivos que as pessoas hoje vêm o blog como uma perda de tempo, é que no passado os blogs eram apenas pessoais, pessoas que tinham vontade de colocar seus pensamentos na web e pronto.

Então essa conotação mais comercial é mais atual, e tem muito haver com o desenvolvimento da internet e também da alta tecnologia dos dispositivos móveis.

Assim, o blog deixou de ser um diário pessoal para se transformar na principal maneira de atrair público com o marketing de conteúdo e, através de estratégias específicas, fazer vendas e ganhar comissões como afiliado(a).

Ou seja, hoje a maioria das pessoas que tem blog usam essa peça de marketing para trabalhar na internet.

 

Como monetizar um blog

 

Como monetizar um blog

 

Monetizar é um termo específico do marketing digital e que significa fazer alguma coisa ter rendimentos financeiros.

O blog, por se tratar de uma página independente na internet, pode gerar dinheiro de várias formas, basta aplicar as estratégias existentes do jeito certo.

Mas, via de regra temos algumas formas mais conhecidas:

 

1 – Google Adsense

 

Se você costuma navegar em blogs pela internet, já deve ter se deparado com vários tipos de anúncios que “pulam” no meio do conteúdo, ou que ficam em janelas ao redor do tema principal do blog.

Esses anúncios são colocados pelo Google, e fazem parte do programa de afiliados chamado Adsense.

Nesse tipo de monetização o dono do blog faz o cadastro no Google, passa por uma avaliação e somente depois recebe autorização para liberar espaços específicos para a colocação desses anúncios.

É importante salientar que nem todo blog pode ser monetizado com o Adsense, já que existem restrições para alguns tipos de nicho e também pelo tamanho do tráfego que o blog recebe.

Para ganhar dinheiro apenas com o Adsense é preciso ter muito tráfego já que o pagamento é feito através de centavos de dólar por cliques recebidos nos anúncios.

Outra estratégia que muitos empreendedores usam é criar vários blogs com assuntos diferentes e deixa-los apenas para monetizar dessa forma, os chamados blogs de nicho que falaremos um pouco mais abaixo do texto.

Os valores pagos pelo Google Adsense podem ser retirados assim que somar o montante mínimo de 100 dólares.

É preciso ter uma conta bancária e aí procurar por taxas menores para poder fazer o câmbio sem tomar muito prejuízo.

 

Mercado de Afiliados

 

Uma das formas de como ganhar dinheiro com blog é o mercado de afiliados, que como todo mundo sabe é o jeito mais lucrativo de trabalhar na internet.

Aqui o trabalho é promover produtos físicos e digitais dentro de nichos específicos, utilizando o marketing de conteúdo, e a cada venda realizada ganhar uma comissão.

Atualmente existem muitos produtos físicos que pagam uma boa soma de comissões, mas também é possível se cadastrar em programas como da Lomadee e promover produtos de empresas conhecidas.

A diferença desse tipo de produto é que a comissão paga é bem mais baixa por se tratar de valores também mais baixos.

No caso dos produtos digitais (cursos, podcasts, áreas de membros, ebooks) os valores de comissão muitas vezes passam de 50% do valor do produto, o que caracteriza uma maior chance de ganhos.

 

E-mail marketing

 

Quem tem um blog pode fazer captura de leads para montagem de lista de e-mails.

Essas listas normalmente ficam dentro de uma plataforma chamada autoresponder e é onde podemos criar mensagens automatizadas para enviar para quem está cadastrado.

Para capturar e-mails é necessário oferecer algo em troca, as chamadas iscas digitais, que são oferecidas gratuitamente e que possuem informações valiosas para o público dentro do nicho de mercado em questão.

Depois de ter as pessoas dentro dessa lista é indicado criar um funil de vendas, que é quando você vai mostrando conteúdo mesclado de ofertas com o intuito de fazer conversões em vendas.

Existem várias formas de trabalhar com e-mail marketing, mas tudo depende do engajamento das pessoas que estão recebendo seu conteúdo, elas é que vão definir seus passos dentro da lista.

 

Tudo junto e misturado

 

A maioria dos empreendedores digitais usa as 3 formas acima juntas, em uma maneira diversificada de como ganhar dinheiro com blog.

Você pode ter blogs de nicho onde oferece produtos como afiliado e faz captura de e-mails além de usar o Adsense.

Agora é preciso atentar em uma coisa: No caso de blogs autoridade é importante deixar o Adsense em menos locais para não causar irritação no público e afastá-lo (muita gente não gosta de ver anúncios).

Em blogs de nicho que você não precisa aparecer pode ser um pouco mais agressivo além de sempre produzir conteúdo evergreen, que é aquele que nunca muda com o passar do tempo.

Juntar essas 3 formas de ganhar dinheiro na internet é um bom exemplo de diversificação dos ganhos, uma coisa muito inteligente que precisa ser praticada por todos os empreendedores digitais.

 

Como ganhar dinheiro com blog com recorrência

 

Como ganhar dinheiro com blog com recorrência

 

Quando falamos de usar um blog para ganhar dinheiro no marketing de afiliados, é preciso ter em mente a recorrência desses ganhos.

Muitas pessoas começam a trabalhar dessa maneira e desistem pouco tempo depois, justamente porque não conseguem ter uma consistência nos ganhos.

Trabalhar com blog requer dedicação, persistência e muito trabalho. Veja alguns conceitos principais de como ganhar dinheiro com blog e anime-se para colocar a mão na massa.

 

Nicho de mercado

 

A primeira coisa para ter um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele, é encontrar um assunto que seja mesmo rentável.

É primordial trabalhar em um nicho onde as pessoas realmente têm vontade ou necessidade de gastar dinheiro para resolver seus problemas.

Um exemplo muito bom de nicho de mercado rentável é o nicho de ganhar dinheiro online, pois a DOR do público é muito grande, e ele acaba investindo para resolver o problema.

Ao mesmo passo que precisa encontrar um nicho rentável também é interessante trabalhar com algum assunto que não tenha muita concorrência.

Diferente do que muita gente pensa, existem inúmeros nichos lucrativos que não estão no radar dos afiliados, e por isso se constituem em ótimos assuntos para tratar em um blog.

Se você já domina algum tipo de assunto e sabe fazer alguma coisa que outras pessoas gostariam de aprender, pode ser interessante criar seu próprio produto e promove-lo em seu blog.

Muitos profissionais autônomos encontraram liberdade financeira criando cursos online ensinando suas habilidades a um público interessado.

Antes de qualquer coisa que você faça para ter um negócio online precisará ANTES de tudo definir qual será seu nicho de atuação.

Para saber se um nicho é mesmo bom para trabalhar faça pesquisas e descubra se existem pessoas falando do assunto e, principalmente, se existem anúncios patrocinados.

Normalmente, onde existem anúncios pagos é porque o nicho rentabiliza, ou ninguém investiria em propaganda.

Olhe também nas plataformas de afiliados se existem bons produtos para poder oferecer para o público, assim poderá monetizar de várias formas diferentes.

 

Tipos de blogs rentáveis

 

Para aprender corretamente como ganhar dinheiro com blog é importante conhecer os principais tipos de blogs rentáveis e suas diferenças.

Cada tipo de blog precisa de um planejamento de conteúdo diferente, por isso antes de começar seu blog, é importante qual será o tipo dele.

 

Blog autoridade

 

Um blog autoridade é aquele onde o dono aparece e normalmente é reconhecido como especialista dentro de seu nicho de mercado.

Esse tipo de blog costuma ter textos chamados épicos, com muito conteúdo gratuito, tutoriais, e também está atrelado a um canal do youtube para cativar ainda mais a audiência.

Como falei lá em cima, nesses blogs normalmente não se coloca muitos anúncios do Adsense, para não deixar a experiência do leitor muito ruim que o faça abandonar a página.

Assim, esse tipo de página é uma maneira de como ganhar dinheiro com blog com recorrência, tanto como infoprodutor como também como afiliado(a).

 

Blog de micro nicho

 

Os blogs de micro nicho são a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com o Adsense, pois costumam receber muitas visitas, principalmente se escolher um assunto que tenha bastante interesse do público.

Exemplos de assuntos que geram muitas visitas são receitas, horóscopo, dicas de dietas, dicionário dos sonhos, esoterismo e outras assuntos de atualidades que chamam atenção.

Encontrando um produto bom dentro do nicho para oferecer para o público também é uma opção de como ganhar dinheiro com blog, podendo ainda criar vários em assuntos diferentes e diversificar os ganhos.

 

Blog de variedades

 

Sabe aquelas revistas eletrônicas que falam de todo tipo de assunto, ou então os grandes portais que também possuem todo tipo de artigos?

Então, esse tipo de blog costuma receber muitas visitas, porque acabam atraindo públicos de vários nichos de mercado.

Para esse tipo de blog o Adsense é a melhor opção de monetização, pois fica mais complicado produzir conteúdo para vários públicos diferentes.

Uma boa ideia para montar um blog de variedades é escolher um nicho de mercado abrangente e então diversificar os assuntos, mas apenas dentro desse nicho.

Por exemplo, criar um blog de empreendedorismo e falar de todas as formas de empreender, dando dicas de negócios, indicando cursos online profissionalizantes e coisas do tipo.

Ou um blog de culinária e falar de todo tipo de comida, salgados, doces, pratos elaborados, receitas para o dia a dia.

São vários tipos de assunto que chamam atenção das pessoas, então basta pesquisar encontrar um que tenha afinidade e começar a bolar uma revista eletrônica na melhor forma de como ganhar dinheiro com blog.

 

Blog de reviews

 

Outra forma comum de como ganhar dinheiro com blog é criar um blog de reviews.

Esse tipo de blog é muito comum nos EUA e aqui no Brasil tem algumas pessoas que desenvolveram alguns com essas características.

Basicamente um blog de reviews é aquele que só publica resenhas de produtos físicos e/ou digitais.

A base desse tipo de blog é a pesquisa de palavras chave do tipo: Produto X funciona? Produto XYZ é bom mesmo?

Alguns blogueiros costumam falar de todo tipo de produto nesses blogs, misturando nichos inclusive, indo na contra mão do que estamos acostumados a fazer.

Minha indicação é testar criando blogs de reviews para nicho específico e também um mais geral e ver qual traz mais resultado.

É importante saber escrever com técnicas de copywriting e persuasão para levar as pessoas a comprarem o que está sendo oferecido.

Aqui é possível juntar Google Adsense e mercado de afiliados para monetizar melhor.

Viu? Acredito que depois desse artigo você comece a ver os blogs com outros olhos, pois eles são mesmo um tanto quanto estigmatizados no marketing digital.

Com todas essas maneiras de como ganhar dinheiro com blog, se você ainda não criou seu negócio online, recomento fazer nosso curso gratuito que ensina como fazer isso do zero e com pouco investimento.