Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

O que é uma isca Digital e como você pode usá-la para aumentar a sua conversão

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Carlos Lourenço
em maio 28, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se você trabalha como afiliado digital, deve estar consciente que existe uma diferença absurda entre o número de visitantes da sua página de vendas e a quantidade de conversões em leads, é por isso que vamos entender como funciona a isca digital.

O seu objetivo principal é transformar as visitas que a sua plataforma recebe em vendas, e com isso você consegue turbinar o seu rendimento. Mas infelizmente, dependendo do produto e da estratégia que você está usando, a sua taxa de conversão pode ser baixa.

Se este for o seu caso, vamos te ajudar a entender como as iscas digitais podem ser usadas para aumentar a taxa de conversão da sua plataforma. Além disso, vamos conhecer algumas iscas que podem te ajudar a atrair pessoas interessadas.

Essas ferramentas tecnológicas costumam ser muito eficientes e tem ajudado a muitos afiliados a melhorar os resultados de suas plataformas digitais, e consequentemente o seu lucro dentro desse trabalho.

A profissão do afiliado é cheia de vantagens para esses profissionais, mas assim como em qualquer outra profissão, o sucesso dos indivíduos depende das habilidades que eles têm, por isso é tão importante aproveitar todas as oportunidades para aprender algumas estratégias.

Utilizar uma isca digital na sua forma é uma maneira de usar uma técnica para destacar a sua plataforma frente a outras, mas não apenas isso, as iscas digitais podem influenciar a eficácia da sua plataforma.

Mas antes de começar a usar as iscas digitais é importante saber o que é uma isca digital e como ela funciona. Cada uma das técnicas de captação de pessoas interessadas está associada a uma estratégia de marketing.

O Que é Uma Isca Digital

As iscas digitais fazem parte de algumas estratégias de marketing mais antigas que existem, principalmente dentro do marketing de relacionamento. Nesta estratégia você oferece algo em troca para os visitantes da sua plataforma. 

Mas o que você oferece e o que você recebe em troca? Você pode oferecer alguma vantagem para os visitantes para que eles te deem informações para que você mantenha um contato com eles e desenvolva um relacionamento.

A isca é exatamente o que você está oferecendo em troca dos dados das pessoas. Então para conseguir converter os seus visitantes em leads é importante oferecer algo que interesse às pessoas, mas ao mesmo tempo esteja relacionado ao produto que você vende.

O grande desafio de usar essa técnica é saber quais coisas atraem as pessoas que visitam sua plataforma. 

Acredito que você já deve ter percebido que seu trabalho como afiliado vai envolver o uso de estratégias para atrair as pessoas para a plataforma e depois convencer as pessoas da plataforma a te informarem os dados para que você use o e-mail marketing.

O seu trabalho é dividido em várias etapas, mas uma das mais importantes é a escolha e implementação de uma isca digital. Você pode usar várias iscas, mas é importante saber quais estão dando mais resultados para poder aperfeiçoar o uso dela.

Você pode até criar uma isca nova, que esteja dentro da realidade do seu site e do produto que você representa. Quanto mais exclusiva for sua estratégia, maiores serão as taxas de conversão das visitas em leads.

As iscas digitais são ferramentas que atuam em gatilhos mentais dentro do cérebro das pessoas, de maneira que sempre que as pessoas encontram uma dessas iscas, elas se sentem motivadas a interagir com você e sua plataforma.

Agora que você já sabe o que é uma isca digital, vamos entender algumas características que precisam ser observadas ao criar uma isca para sua plataforma. Tente se basear nestas dicas antes de desenvolver a sua isca.

Características Fundamentais 

O termo “iscas digitais” reflete o uso de iscas em uma pescaria ou caça. E não é em vão, essas estratégias foram desenvolvidas com base nessas práticas milenares.

Se você já pescou, ou costuma caçar, deve saber que cada presa é atraída por uma isca diferente. Da mesma maneira, cada público é atraído por uma isca diferente, mas todas possuem características similares.

Essas características são consideradas fundamentais, por isso, vamos entender o que você deve observar ao desenvolver uma isca para sua plataforma.

Solução de problemas

Geralmente as pessoas que acessam a sua plataforma estão em busca de produtos ou sugestões que as ajude a resolver algum tipo de problema. Por isso, é importante que você ofereça de forma gratuita, coisas que podem ajudar as pessoas a resolver problemas.

É evidente que o conteúdo que você deve oferecer como isca não deve prejudicar o produto que você está vendendo, mas precisa servir como uma amostra do potencial do produto que você está oferecendo.

Independente da isca que você oferece e do produto com o qual trabalha, esta característica deve estar presente na isca que você desenvolver. É uma forma de destacar a utilidade da sua plataforma.

Além disso, se as pessoas notarem que o conteúdo que você está ofertando é útil é provável que elas se sintam à vontade para compartilhar informações com você.

Praticidade

É importante que a isca desenvolvida apresente soluções práticas e baratas para as pessoas que vão interagir com sua plataforma. Se você oferecer um conteúdo com soluções impossíveis é pouco provável que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo.

Além disso, as pessoas querem soluções rápidas, então, quando for desenvolver sua lista, tenha em mente que o que vai atrair as pessoas é a praticidade das informações que você está oferecendo.

Deixe claro que o conteúdo ofertado como isca para converter as pessoas em leads é um conteúdo prático e eficiente. As pessoas precisam saber que a solução oferecida é rápida. Então destaque a praticidade do que você está oferecendo.

Pensando na praticidade, tente criar conteúdos que possam ser interpretados por qualquer pessoa que interagir com o conteúdo. Não adianta criar instruções difíceis ou usar uma linguagem super técnica.

Esse tipo de conteúdo tende a desmotivar os visitantes e torna a sua isca ineficaz. A isca precisa apresentar um caminho rápido para a solução e sem problemas de interpretação, por isso, tente fazer com que seu conteúdo seja fácil.

Seja específico

Produza iscas com conteúdo que solucione problemas bem específicos que as pessoas dentro do nicho que você está explorando enfrentam. Se você fizer isso, as pessoas que vão ver a isca vão se sentir ainda mais atraídas.

Imagine encontrar a solução para seu problema de maneira específica, como se a solução tivesse sido desenvolvida para você. É isso que você precisa oferecer às pessoas que visitam a sua plataforma.

Uma maneira de fazer isso é oferecer uma isca com base na palavra-chave que você usou para atrair as visitas das pessoas para sua plataforma. Assim, você vai conseguir converter um grande número de visitantes em leads.

Explore a autoridade

Uma maneira de tornar sua isca digital ainda mais atraente é explorar o gatilho da autoridade sobre o tema que você está abordando. 

Se você construir uma imagem de autoridade dentro do mercado em que atua, é provável que você consiga atrair muitas pessoas, e essas pessoas tendem a ser convertidas em leads com mais facilidade.

Mas se você não construiu uma imagem de autoridade, o que acha de explorar a autoridade do produtor do conteúdo que você está oferecendo? Como afiliado, você pode pesquisar tudo sobre as pessoas que estão produzindo o conteúdo que você oferece.

Se você destacar as principais qualificações do produtor de conteúdo e oferecer uma isca aproveitando essas qualificações do produtor, você vai conseguir chamar muita atenção das pessoas que visitam a sua plataforma e isso vai fazer com que elas se envolvam.

Essas quatro características precisam estar presentes no processo de criação das suas iscas digitais. Se você conseguir harmonizar essas características, a sua isca vai ser irresistível para o seu público alvo.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para criar sua isca digital, vamos ver alguns exemplos de iscas para te ajudar a se inspirar na criação da sua própria ferramenta de conversão.

Listas de Verificação

As listas de verificação são excelentes para quem está em busca de uma isca eficiente para as pessoas. O que acha de oferecer para os visitantes de sua plataforma, uma ferramenta que dê a eles uma visão detalhada do problema que enfrentam e soluções em etapas?

É isso que as listas oferecem para as pessoas. Quando alguém busca na internet uma solução que se relaciona com o produto ou infoproduto que você está oferecendo, o que as pessoas querem é uma solução prática.

As listas podem te ajudar a dar o que as pessoas buscam, mas em troca da lista você pode solicitar alguns dados para conseguir continuar interagindo com as pessoas que visitam a sua plataforma.

Faça uma lista que ajude as pessoas a resolver o problema, mas que não afete a utilidade do produto que você está oferecendo. Em outras palavras, apresente um conteúdo eficaz, mas não precisa ser tão eficiente, afinal de contas a eficiência está no seu produto.

A eficácia está relacionada à solução do problema, enquanto a eficiência está relacionada à melhor solução do problema. Então, tenha isso em mente quando desenvolver uma lista com etapas para ajudar os visitantes da sua plataforma.

Essa isca vai ter também outra função. Se as etapas que você listou forem práticas e resolverem o problema, ainda que parcialmente, as pessoas vão confiar na sua capacidade de apresentar soluções e isso vai aumentar o interesse das pessoas.

Desta maneira, quando você enviar os e-mails com mais informações para essas pessoas, elas vão estar interessadas no que você está oferecendo.

Planilhas de Controle

As planilhas são excelentes ferramentas para resolver problemas e facilitar a nossa vida diária. O que acha de usar essas ferramentas como isca? Você pode oferecer uma planilha que ajude as pessoas a resolver os problemas que elas estão enfrentando.

Essas planilhas podem ser feitas de várias maneiras, mas uma estratégia eficaz é criar uma planilha com várias abas, e destacar que cada uma das abas tem uma função específica, e que a forma de usar vai ser explicada através de e-mail.

Ou ainda, você pode aplicar as características fundamentais nessa planilha para criar uma ferramenta prática, mas com funções complementares um tanto mais complexas. 

Essas funções complementares vão ser um atrativo a mais para as pessoas comprarem seu produto. Essa é uma excelente estratégia de captação de leads, já que as pessoas que usam ferramentas virtuais costumam valorizar muito as planilhas.

Caso não seja possível criar uma planilha automatizada e que se relacione com o produto que você está vendendo, tente criar uma planilha que sirva de registro para as pessoas. 

Essas planilhas são bem parecidas com as listas de verificação, mas por estar em um formato digital diferente as pessoas costumam entender que a ferramenta é ainda mais eficiente.

Então explore essa ferramenta a seu favor, usar as planilhas como isca para as pessoas é uma excelente maneira de atrair leads, ainda mais em nichos onde as pessoas são usuárias de computador ativas.

Para saber quando usar uma planilha como isca para sua plataforma é importante que você conheça as pessoas que compõem seu público alvo. Lembre-se que você tem que usar a isca certa para o público certo.

Por esse motivo, veja como a isca que você criou se relaciona com o produto que você se afiliou e como se relaciona com o público alvo do seu produto.

Ebook

Esta é uma excelente isca digital, e é vista por muitos como uma das melhores iscas que podem ser usadas para converter seus visitantes em leads. Os ebooks oferecem às pessoas a sensação de autoridade e de controle.

Imagine buscar na internet uma solução para algum problema no seu cotidiano e encontrar de forma prática e gratuita um guia completo para se tornar praticamente um especialista no tema.

É essa sensação que os ebooks causam nas pessoas que visitam sua plataforma. Conforme destacamos anteriormente é importante que você ofereça soluções práticas e rápidas.

Então o seu ebook pode ser organizado por temas, para que as pessoas encontrem a soluções de maneira rápida. 

Dependendo do problema que seu ebook se propõe a resolver é possível que você alcance uma taxa de conversão que se aproxime dos 98% de visitantes.

Esta é sem sombra de dúvidas uma das melhores estratégias para conseguir converter visitantes em leads, mas é importante tomar cuidado para que a sua isca não ofusque o produto que você está oferecendo.

Você não pode dar às pessoas a sensação que através do ebook elas vão resolver completamente todos os problemas. Se você fizer isso, como você vai conseguir vender os produtos para as pessoas?

É a mesma coisa de colocar uma isca no anzol e o peixe fugir com a isca. O peixe vai conseguir o que queria, mas você vai continuar com fome.

Então ofereça um conteúdo que não atrapalhe e nem prejudique o infoproduto que você está oferecendo. Lembre-se que as iscas digitais são como brindes que dão às pessoas uma amostra de como elas podem se beneficiar do produto que você está vendendo.

Pensando nisso, dentro do Ebook coloque informações que promovam o produto que você oferece, mas não deixe de dar soluções práticas para as pessoas.

Tutoriais

Outra excelente isca digital para usar na sua plataforma de vendas e converter os seus visitantes em leads qualificados é o uso de tutoriais, tanto no formato de áudio, como vídeo e texto.

Esses tutoriais são muito úteis pois ajudam as pessoas a alcançarem a resolução do problema enquanto usam a sua “isca” como ferramenta. É uma das maneiras mais eficientes de conquistar leads na atualidade.

Um exemplo disso são os inscritos em canais do youtube. As pessoas que se inscrevem em um canal estão aceitando que o dono do canal envie para elas informações regulares.

Se você produzir conteúdo com um passo a passo para a resolução de problemas usando o produto que você está vendendo é muito provável que as pessoas se envolvam com sua plataforma e se tornem leads.

Uma boa estratégia pode ser condicionar o acesso ao vídeo a uma ação por parte dos visitantes da sua plataforma. O mesmo pode ser feito com tutoriais em formato de áudio ou texto.

Este tipo de isca digital atrai as pessoas porque é capaz de oferecer passos lógicos e precisos para a solução dos problemas que elas estão enfrentando. Você pode oferecer vários tutoriais com soluções diferentes para o mesmo problema.

Isso vai ajudar as pessoas a ver que se acompanharem a sua plataforma vão encontrar diversas vantagens. 

O cuidado no desenvolvimento dos tutoriais deve ser o mesmo cuidado das outras iscas, ou seja, não permita que o tutorial sacie completamente o interesse das pessoas.

Essa é uma maneira de atrair as pessoas com uma proposta focada na praticidade e solução de problemas ao mesmo tempo, por isso é considerada por muitos afiliados como uma das melhores iscas digitais que existem.

É claro que para usar essa técnica é importante conhecer bem o nicho onde está atuando e o interesse das pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Webinars

O webinar é uma das melhores iscas digitais que existem, e apesar de ser uma técnica relativamente nova, esta prática já existe a muitos anos e trata-se de uma evolução das palestras de vendas.

O que você está oferecendo para as pessoas como isca é na verdade o conhecimento. Hoje em dia o conhecimento é uma das coisas mais valiosas que existem, e as pessoas sabem disso, por isso, usar um webinar é uma excelente maneira de captar leads.

Essa isca digital é útil de diversas maneiras tendo em vista que ela é capaz de explorar vários gatilhos mentais de forma consecutiva. Apenas para te ajudar a entender quais são os gatilhos mentais que são explorados vamos citar alguns.

Quando você faz uma palestra virtual explicando para as pessoas questões relevantes sobre um tema, você está construindo uma imagem de autoridade. Dessa maneira, sempre que as pessoas buscarem informações sobre um tema vão procurar você.

Esse gatilho é muito útil para pessoas que trabalham como afiliados digitais, tendo em vista que dá ao afiliado um controle mais amplo sobre os números de conversão da plataforma que utilizam para vender.

Além disso, os webinars podem ser usados para educar o público alvo do produto que você está oferecendo, sobre a importância do referido produto, sem mencionar que é uma forma de conseguir leads, já que para participar de um webinar as pessoas precisam se cadastrar.

Outro gatilho mental importante que pode ser ativado através dos webinars é o gatilho da urgência e da escassez. Esse gatilho é ativado quando você estabelece uma quantidade limitada de acessos para o webinar.

Se as pessoas sentirem que precisam se cadastrar com urgência porque as vagas são limitadas, o número de leads que você vai conseguir é alto e como consequência você terá um aumento na sua taxa de conversão.

As desvantagens dessa isca são poucas, mas ainda assim existem. Uma delas é o fato que você não pode usar essa isca de forma constante, ou as pessoas vão pensar que o conteúdo que você apresenta no webinar é de pouco valor.

Então é preciso ter cuidado para não exagerar no uso desta isca digital, ou ela pode acabar perdendo a eficiência sobre as pessoas que você quer atrair. Além disso, é importante saber como divulgar o Webinar.

Você precisa fazer as pessoas saberem que em determinada data você irá conduzir uma palestra digital e gratuita sobre um tema de interesse popular. Então, pode ser necessário investir em estratégias de tráfego pago para alcançar pessoas e dar visibilidade ao evento.

As iscas digitais são excelentes ferramentas para melhorar a conversão de visitantes na sua plataforma de vendas. Então, se você trabalha como afiliado digital, tente descobrir quais são algumas coisas que interessam às pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Com esse conhecimento, tente aplicar as sugestões do artigo para desenvolver uma isca digital adequada para sua plataforma e para o produto que você está oferecendo.

Espero que nosso artigo sobre isca digital possa te ajudar a melhorar a taxa de conversão da sua plataforma. Não deixe compartilhar este artigo com outros, e caso tenha dúvidas basta deixar nos comentários!

 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.