Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Um guia de tudo o que você precisa saber sobre produção de conteúdo para marketing de afiliados

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 22, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Quando você trabalha como afiliado digital precisa utilizar algumas estratégias para conseguir impulsionar as vendas do seu negócio. Uma das estratégias mais eficientes é a produção de conteúdo, e neste artigo vamos entender como fazer isso.

Produzir conteúdo de forma regular para sua plataforma de afiliado pode não ser uma tarefa fácil. Geralmente quem possui um negócio de afiliado precisa ter conhecimento sobre as melhores técnicas para poder produzir conteúdo.

O conteúdo produzido precisa ser organizado de acordo com o interesse e o conhecimento que o seu público alvo já possui. Então, à medida que seu negócio de afiliado avança, você precisa desenvolver conteúdo relevante e cada vez mais específico.

Existem alguns desafios que podem surgir na escolha dos temas para a produção do conteúdo, mas felizmente existem ferramentas que são muito eficientes para solucionar os problemas que aparecem durante este processo.

O conhecimento sobre os fundamentos básicos da produção de conteúdo no marketing digital e principalmente no marketing de afiliado, pode servir de ferramenta para direcionar o trabalho na hora de produzir conteúdo relevante e atraente para seus consumidores.

Neste artigo vamos conhecer alguns conceitos importantes sobre esses conhecimentos e entender como você pode aplicar o conhecimento na hora de produzir conteúdo. 

Para facilitar a compreensão das informações, antes de entender como funciona o marketing de conteúdo, vamos entender como funciona e o que é o inbound marketing.

Inbound Marketing

O Marketing de conteúdo é uma das partes integrantes do inbound marketing. Você talvez ainda não saiba o que é o inbound marketing, mas com certeza já interagiu com publicidade veiculada de acordo com essa estratégia de marketing.

Quando você vê um anúncio ou outra forma de publicidade que prende a sua atenção e é capaz de te atrair para a plataforma do anunciante, você encontrou uma estratégia de inbound marketing.

Esta técnica é popularmente conhecida como marketing de atração, ou seja, trata-se de um conjunto de estratégias que buscam atrair o interesse do consumidor para o seu produto de afiliado, e para a sua plataforma de afiliado.

Esta é uma das melhores técnicas de marketing digital, e é capaz de interferir na perspectiva que as pessoas têm a respeito do produto que você representa. Além de influenciar de maneira positiva a imagem do seu negócio de afiliado.

Diferente de outras campanhas de marketing onde os anúncios são veiculados de forma abusiva e muitas vezes inconveniente, o inbound marketing envolve a produção e distribuição de conteúdo relevante de acordo com o interesse dos consumidores.

Essa estratégia é a mais indicada para quem deseja progredir no mercado de afiliados, tendo em vista que ela é capaz de influenciar positivamente a decisão dos consumidores que interagem com o conteúdo.

O marketing de conteúdo é um componente importante dentro das estratégias de inbound marketing, afinal de contas é o conteúdo que você produz que vai servir como isca para atrair a atenção das pessoas.

O inbound marketing costuma ser mais eficiente do que outras estratégias, porque ele permite que as pessoas interessadas tomem a iniciativa de interagir com a sua plataforma de afiliados e com o produto que você representa.

Desta maneira, as pessoas que são alcançadas por este tipo de abordagem geralmente são mais propensas a se tornarem leads para seu negócio de afiliado. Em outras palavras, você pode até vender mais por usar as técnicas de inbound.

Mas produzir conteúdo não é um processo exclusivo das estratégias de inbound marketing. O ato de produzir conteúdo está relacionado a diversas outras estratégias de marketing. A diferença é que no inbound marketing você tem mais poder magnético sobre os consumidores.

Vamos entender como o marketing de conteúdo deve funcionar para atrair as pessoas para seu negócio de afiliado.

Marketing de Conteúdo

Agora que você já entende o que é o inbound marketing, pode usar essa estratégia para produzir conteúdo relevante para sua plataforma de afiliado, e turbinar os resultados do seu negócio.

Conforme destacamos anteriormente, a produção de conteúdo é uma atividade que depende de organização. Então, para produzir conteúdo de forma eficiente e organizada vamos entender o que é necessário fazer.

Use Gatilhos Mentais

O objetivo de seu conteúdo é atrair as pessoas para sua plataforma de vendas e conseguir converter essas pessoas em leads para posterior venda, e se existe uma coisa eficiente para te ajudar neste trabalho são os gatilhos mentais.

Um dos gatilhos mais eficientes para quem deseja produzir conteúdo atrativo, é o gatilho mental da curiosidade. Este gatilho é capaz de fazer com que as pessoas sejam atraídas para as landing pages de afiliados.

O único problema é que este gatilho mental é disparado de forma diferente em cada pessoa, de maneira que você precisa usar outros gatilhos mentais para tentar ativar a curiosidade das pessoas sobre o seu produto.

Uma das maneiras de fazer isso é através do gatilho mental da novidade. Se você souber como apresentar o seu produto e destacar a característica de novidade dele para as pessoas, você pode fazer com que elas fiquem curiosas.

A melhor maneira de apresentar informações novas para as pessoas e fazer com que elas fiquem interessadas, ou tenham curiosidade é através da produção de conteúdo relevante.

Tente pensar em como o seu produto de afiliado se destaca dos outros produtos que já estão no mercado a mais tempo e são mais populares. Você pode se concentrar nos pontos de diferença ao apresentar o conteúdo.

Outra maneira de usar os gatilhos mentais, é por pensar em como as pessoas que usam seu produto costumam agir antes de encontrar a solução que o seu negócio de afiliado está oferecendo.

Todo produto ou infoproduto no marketing de afiliados oferece algum tipo de solução. Então, você pode destacar essas soluções para atrair a atenção das pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Outra coisa que pode te ajudar a criar conteúdo de forma organizada e precisa é usar um funil de vendas. Vamos explicar como esse funil de vendas funciona.

Use um funil de vendas

Para que o conteúdo produzido para sua plataforma de vendas ou para sua campanha seja eficaz, é importante que este conteúdo seja produzido levando em conta as necessidades de cada um dos consumidores que interagem com seu negócio de afiliado.

O funil de vendas é baseado em uma técnica de monitoramento de dados conhecida como jornada do cliente. A jornada do cliente é o registro de todo caminho percorrido pelos consumidores que compram o seu produto de afiliado, mesmo depois de realizarem a compra.

Essa jornada é importante para entender como suas estratégias de divulgação estão afetando as pessoas, e quais são os ajustes que você precisa fazer para atingir mais pessoas de forma mais eficiente.

O funil de vendas serve para te ajudar a organizar um trecho da sua jornada do cliente, começando da primeira interação dos consumidores com sua plataforma até a decisão de compra por parte destes consumidores.

O funil de vendas serve para conciliar o marketing de conteúdo com o marketing de relacionamento. Essas duas estratégias de marketing funcionam de forma diferente mas podem se complementar, principalmente dentro do marketing digital.

Usando um funil de vendas você ganha a capacidade de se relacionar com os visitantes de sua plataforma de forma mais eficiente e produzir conteúdo para cada um deles de forma mais precisa.

A estrutura do funil é composta de três fases fundamentais, que são: topo, meio e base do funil. Cada uma dessas fases representa uma etapa da jornada do cliente, e reúne pessoas com características parecidas.

Vamos entender como funciona a produção de conteúdo para cada uma das fases do funil de vendas.

Topo do Funil

No topo do funil estão as pessoas que visitaram a sua plataforma. Essas pessoas representam todo o tráfego que a plataforma possui. Então qualquer visitante vai estar nesta fase do funil.

Para essas pessoas que estão tendo o primeiro contato com sua landing page, a abordagem precisa ser mais atraente em sentido visual. Você pode usar informações gráficas para poder prender a atenção dessas pessoas.

No topo do funil, você tem que cultivar o interesse das pessoas pelo produto que você está oferecendo no seu negócio de afiliado. 

É evidente que a maior parte dessas pessoas ainda não está pronta para tomar a decisão de compra. Então, você precisa achar uma forma de se relacionar com esses visitantes, e para fazer isso você precisa de informações como: nome, telefone ou e-mail.

Para conseguir essas informações você precisa oferecer algo em troca, então dentro do conteúdo que é produzido no topo do funil, você precisa incluir uma “isca digital”. Esta isca vai te ajudar a conseguir essas informações.

A isca é como um brinde, então se você oferecer para as pessoas algo em troca dessas informações elas ficam mais dispostas a te conceder esses dados, e quando elas te passam informações elas deixam de ser visitantes e se tornam leads.

Meio do Funil

Os leads são pessoas que se envolveram de alguma maneira com seu negócio de afiliado, e te transmitiram informações para que você possa continuar trabalhando o interesse deles.

Quando o visitante é convertido em lead ele ainda não está pronto para comprar o produto de afiliado que você está oferecendo. É por essa razão que você precisa fazer ajustes na produção de conteúdo para esse público.

Você não vai interromper a produção de conteúdo para as pessoas que estão no topo do funil, mas é preciso ter em mente que o conteúdo que você vai direcionar para os seus leads é diferente do conteúdo que você apresenta para os visitantes.

Os leads precisam de informações que mostrem como o seu produto é importante para eles e como eles vão se beneficiar por adquirir o produto com você. 

O que você precisa fazer é educar os leads para que eles possam raciocinar de forma favorável a respeito do produto de afiliado que você está oferecendo, e você deve fazer isso até que eles estejam prontos para tomar a decisão de compra.

Quando os leads já estão conscientes da importância do produto que você está oferecendo, e das vantagens de adquirir esse produto, eles passam para a base do funil.

Base do Funil

A produção de conteúdo na base do funil também é diferente das outras etapas. O conteúdo produzido aqui pode ser mais objetivo em relação à decisão de compra.

Durante as outras etapas do funil de vendas, você trabalhou o interesse e a curiosidade do consumidor. Mas na base do funil você precisa destacar a importância da decisão de compra.

Para ajudar as pessoas a realizarem a compra efetiva do produto que você está oferecendo você pode usar alguns gatilhos mentais como escassez e urgência. Esses dois gatilhos são viabilizados por alguns anúncios específicos.

As duas principais maneiras de utilizar os gatilhos da urgência e escassez, é através de campanhas com promoções por tempo limitado, descontos, número de participantes limitado, contagem de prazo e coisas do tipo.

Esses gatilhos fazem com que as pessoas estejam mais propensas a comprar o produto que você está oferecendo, já que o cérebro associa a escassez e urgência a oportunidades.

Usar um funil de vendas é a forma mais eficiente de organizar o trabalho de produção de conteúdo para seu negócio de afiliado, mas o nosso guia para te ajudar a produzir conteúdo não para aqui, vamos te dar uma dica que pode ser o segredo do sucesso.

Um Conteúdo Para Cada Plataforma

O marketing de afiliados permite que você procure pessoas em diversos ambientes virtuais, incluindo blogs e redes sociais(facebook, instagram). Quando for produzir conteúdo para sua plataforma de vendas, leve em consideração o formato da plataforma que você escolheu.

Se estiver usando uma rede social que veicula vídeos, a melhor forma de conseguir produzir conteúdo é no formato dos vídeos que a plataforma oferece, mas independente do formato do conteúdo que você decidir produzir, pode aplicar as dicas deste guia.

Espero que nosso artigo tenha te ajudado a entender como realizar a produção de conteúdo para seu negócio de afiliados de forma eficiente. Não esqueça de compartilhar este artigo com outros, e se tiver dúvidas basta deixar nos comentários.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.