BLACK November Descontos Jamais Vistos

Saber Mais

Viver de blog – É possível? Como fazer para começar?

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em agosto 3, 2020

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Viver de blog é o sonho de 10 entre 10 pessoas que começam a trabalhar com marketing digital usando blog como base de negócio.

Pode parecer um tanto utópico que isso seja possível, mas é completamente viável e muito rentável quando se trabalha do jeito certo.

O advento do marketing digital abriu a possibilidade de criação de negócios online, uma maneira prática e de pouco investimento que se torna extremamente lucrativa com o passar do tempo.

Normalmente, a bases desses negócios é justamente um blog, e isso porque é possível fazer infinitas coisas quando temos um blog criado dentro do ambiente wordpress.

Você tem um negócio físico?

Sabia que dá para criar uma loja virtual usando um domínio dentro do wordpress e um plugin chamado Woocommerce?

Com esse plugin você transforma o seu blog em uma loja virtual com TODAS as funcionalidades inclusive ambiente para colocar botões de pagamento.

Você criou um e-book e precisa divulga-lo para o maior número de pessoas?

Criar um blog é a melhor maneira para fazer o marketing do seu jeito sem precisar ficar se preocupando com regras e políticas das redes sociais.

Está querendo começar uma carreira de influenciador digital?

Ter um blog é o pontapé inicial para poder falar do seu jeito e cativar o público que deseja.

Essas são apenas algumas opções de como dá mesmo para viver de blog, para isso a única coisa que precisa é escolher seu nicho de mercado e colocar mãos à obra.

Como montar um negócio online de sucesso e viver de blog para sempre

Abaixo, coloco uma série de 7 passos básico para você criar seu blog e ter muito sucesso com ele.

1 – Assunto relevante dentro do mercado

A primeira coisa para começar um negócio online que possa ser bem sucedido é escolher o nicho de mercado.

Esse é o assunto que seu blog terá, e para fazer isso você precisará fazer um estudo de mercado e aliar com seu conhecimento.

Para que haja rentabilidade é primordial que o assunto do blog seja relevante para o público, dentro do nicho de mercado que escolheu.

Um erro que muitos empreendedores cometem é começar blogs em ramos desconhecidos apenas por causa da rentabilidade.

Em curto e médio prazo isso pode valer a desistência do negócio por causa da falta de recursos, já que é bem difícil criar conteúdo de um assunto que não se gosta, ou não se sabe nada.

Portanto, se você já tem alguma expertise, ou conhece bem algum assunto, pode ser o caso de analisar se é algo rentável e criar seu blog para ele.

O que realmente importa é que seja algo que possa gerar dinheiro, seja prestando serviços, ou vendendo algum produto.

Dentro do assunto rentabilidade, seu blog precisa ter uma oferta ótima para um público desesperado por essa oferta.

2 – Nome fácil de assimilar

O nome de um blog acaba se tornando uma marca dentro do nicho de mercado em que está inserido.

Por isso é importante criar um nome que seja fácil das pessoas assimilarem e que tenha uma grafia amigável.

Caso opte por fazer um blog com seu nome próprio mas seu sobrenome seja estrangeiro, tente usar abreviaturas, para não dificultar o público encontrar sua página.

O mais indicado é criar um nome que tenha haver com o assunto do blog.

Se conseguir encaixar uma palavra chave melhor ainda, mas se não, tente ter um nome que as pessoas consigam identificar do que se trata à primeira vista.

3 – Plataforma wordpress

Para viver de blog é preciso ter uma página profissional, pois isso passa credibilidade para os visitantes.

Recomendo a plataforma wordpress porque é a mais prática, fácil e intuitiva de gerenciar seu blog.

Quando você compra um domínio e instala em uma hospedagem, lá dentro do painel administrativo da hospedagem já existe a opção para instalar o wordpress (é gratuito).

Com ele instalado você conseguirá criar suas páginas, posts, colocar um template que seja a cara do seu negócio recomendamos o tema WP AVENGER por ser um tema simples de configurar e com um Designer Inovador.

Além disso, existem inúmeros plugins para o wordpress que permitem personalizar seu blog do jeito que desejar.

4 – Fácil navegação

Uma das coisas que fazem as pessoas voltarem a visitar o blog, é a facilidade de navegação.

Ou seja, você criar menus que mostrem todas as coisas que existem no blog, e deixa-las de fácil acesso para os visitantes.

Outra coisa que permite uma boa navegação é “amarrar” seus artigos uns nos outros dentro dos assuntos, permitindo que o leitor tenha uma experiência completa com seu conteúdo.

Ter um plugin para compactar o tamanho das imagens fazendo com que elas carreguem mais rápido também é uma forma de facilitar a navegação na sua página.

5 – Conteúdo de valor

Todo empreendedor digital que deseja viver de blog PRECISA produzir conteúdo de qualidade para o público em questão.

A única maneira de fazer isso é pesquisando sobre as coisas que o público gostaria de saber.

Faça isso olhando em outros blogs dentro do seu nicho de mercado, e também pesquisando em fóruns e grupos dentro das redes sociais.

Preste atenção nos comentários feitos nas postagens dos seus concorrentes, veja se existem perguntas, e procure responde-las dentro do seu conteúdo.

Um blog não precisa apenas de artigos, você pode criar vídeos, podcasts, infográficos e apresentações, para deixar seu conteúdo fácil de ser consumido.

6 – SEO amigável

Se você quer mesmo viver de blog precisará estudar um pouco de SEO que é o conjunto de estratégias que deixam seu blog amigável para o Google.

Quanto mais você obedecer às regras de SEO onpage e offpage, mais chances terá de aparecer na primeira página do resultado das buscas.

Isso é importante, pois os visitantes começarão a encontrar seu blog por causa da pesquisa, o que trará apenas pessoas interessadas no assunto.

Com um público apenas de pessoas interessadas ficará muito mais fácil você vender um produto/serviço.

Para o SEO onpage existe o plugin SEO da Yoast, recomendo instalar (é gratuito) e seguir os itens que estão lá para otimização dos seus artigos.

7 – Estrutura de divulgação

Não adianta nada ter um blog bonito, com conteúdo relevante se você não informar as pessoas que esse blog existe.

As redes sociais e as estratégias de marketing fazendo parte da rotina de quem deseja viver de blog, e precisam ser aplicadas todos os dias.

Sem dúvida, a primeira maneira para divulgar seu conteúdo é usando palavras chave que sejam relevantes dentro do nicho de mercado.

Use ferramentas como o Ubersuggest, ou o Answer the public para encontrar as melhores palavras chave e crie seus artigos com essas expressões.

Depois de prontos, seus artigos precisam ser divulgados nas redes sociais.

Crie imagens bem chamativas e títulos bem persuasivos para atrair a atenção das pessoas e fazer com que tenham vontade de ler seu artigo.

Quanto mais divulgação, mais gente atrairá para seu blog, e passará a contar com tráfego orgânico de qualidade.

Viver de blog – Como monetizar o seu

Depois de saber os passos básicos para criar um blog, está na hora de conhecer as maneiras mais práticas para ganhar dinheiro com ele.

Veja abaixo 7 formas efetivas para monetizar seu blog.

1 – Google Adsense

Talvez seja o jeito mais antigo de ganhar dinheiro na internet.

O programa de afiliados do Google paga alguns centavos de dólar cada vez que alguém visualiza ou clica nos anúncios que ficam dentro do seu site.

Para participar é indicado ter milhares de visitas diárias no blog, para poder passar pela revisão que o Google faz para aprovar, ou não, o blog para o Adsense.

Uma vez aceito, o Google começará mostrar anúncios para os visitantes do seu site e pagará cada vez que for feita uma impressão, ou que for dado um clique no anúncio.

Para ganhar um valor relevante com o Adsense é importante ter muitos visitantes, ou vários blogs voltados apenas para essa finalidade.

2 – Reviews de produtos

Nos EUA alguns empreendedores escolheram viver de blog criando blogs de reviews de produtos.

O processo é bem simples. Você compra algum produto, experimenta e depois cria um review falando das vantagens/desvantagens e convidando as pessoas a comprarem com seu link de afiliado (ver item 5).

Claro que não é mesmo necessário comprar o produto, pois através da página de vendas já dá para criar reviews do produto.

Escolha produtos que sejam relevantes para seu público e que tenham páginas de vendas completas. Isso facilitará seu trabalho e o engajamento do público.

3 – Artigos de Conversão

Um artigo de conversão, precisa ter uma linguagem própria para realmente chamar atenção do público e fazer com que ele compre o que está sendo oferecido.

A melhor forma de vender com um artigo desses é usando a contação de história (storytelling), de maneira a criar empatia com o público.

Não esqueça que, depois do título, as 2 primeiras linhas precisam chamar a atenção, então toque profundamente na DOR dessas pessoas.

Um artigo de conversão precisa criar empatia com o público, e somente depois falar do produto em si.

Procure dar informações detalhadas e até faça um passo a passo para o processo de compra, assim tira todas as objeções do público.

4 – Banners

Ter banners de produtos bem colocados em seu blog, pode ser uma maneira bem convincente de fazer vendas.

Aqui você é quem define os locais onde esses banners ficarão, e é importante escolher produtos que tenham haver com seu nicho de mercado.

Se você estiver usando o Adsense, pode ser demais ainda ter banners espalhados no blog, mas se está começando e tem pouco tráfego, pode ser interessante colocar alguns banners para testar.

Dependendo dos produtos que estiver promovendo como afiliado, os próprios criadores costumam disponibilizar esses banners.

Use com sabedoria, colocando em locais estratégicos e vá fazendo testes.

5 – Mercado de afiliados

Tudo que falei acima está dentro desse item. Que produtos você vai promover?

Esses produtos estão dentro das plataformas de afiliados, e se você ainda não sabe o que é ser afiliado, então precisa ler esse artigo aqui.

Basicamente um afiliado ganha dinheiro através de comissões recebidas por vendas feitas através de sua indicação (link de afiliado).

Posso dizer com segurança que a maioria dos empreendedores digitais que querem viver de blog, são afiliados de produtos, e atuam simultaneamente em nichos de mercado diferentes.

Hoje em dia praticamente todo negócio possui um programa de afiliados, mas o jeito mais rentável é vendendo produtos digitais que possuem as melhores comissões.

Para encontrar esses produtos visite a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.

6 – Área de membros

Muitos produtores já descobriram que ter um serviço de assinatura é muito mais rentável do que ficar tentando vender seus produtos para clientes novos.

Se você tem algum conhecimento, ou criou um produto que pode ter desdobramento progressivo para o público, pode ser interessante criar uma área de membros com mensalidade/anuidade.

Da mesma forma, se você se afilia a produtos que são pagos através de assinatura também consegue ter comissões garantidas, pelo menos até que a pessoa continue dentro do programa.

Pesquisas, e-books, podcasts, aulas em vídeo, todo conteúdo pode ser disponibilizado em uma área de membros desde que ajude o público, ele manterá o interesse e a inscrição.

7 – Influenciador Digital

Essa última indicação não é bem uma forma de viver de blog apenas, pois envolve muito mais que isso, mas é atual e dinâmica.

Um(a) influenciador(a) digital é a pessoa que começa um negócio online baseado em algum assunto específico e influencia um número cada vez maior de público.

Dessa forma, você pode ser um médico e cria um canal dando dicas de saúde e se tornar influenciador.

Ou você pode ser apenas alguém que anda na moda e sabe tudo sobre isso e também se tornar um(a) influenciador(a) digital.

Esses profissionais ganham dinheiro promovendo produtos de empresas renomadas, e também oferecendo espaço em seus canais para propagandas diversas.

Para atrair a atenção dessas empresas patrocinadoras é preciso ter milhares (até milhões) de seguidores nas redes sociais e um blog pode ser o pontapé inicial.

Como deu para perceber, viver de blog não é uma coisa monótona, pelo contrário é preciso criar muito conteúdo para se sobressair da concorrência.

Aqui no blog temos um curso gratuito que ensina como criar um negócio online do zero, sugiro começar o seu agora.

O que você achou desses passos para ter um blog rentável em pouco tempo? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.