Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como fazer dropshipping? Esse é um bom caminho para quem quer começar no marketing digital?

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 17, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Muitas pessoas que iniciam o trabalho no marketing digital ficam curiosas sobre as modalidades de trabalho que existem. Neste artigo, vamos entender um pouco sobre como fazer dropshipping e conhecer um pouco essa modalidade de trabalho para afiliados.

O marketing digital oferece às pessoas diversas oportunidades de trabalhar através da internet, de forma autônoma e eficiente. Mas para escolher os melhores caminhos para trilhar dentro do marketing digital, é importante conhecer as opções que existem.

Uma das opções de trabalho dentro do marketing digital é o dropshipping. Esta modalidade de trabalho tem levado muitas pessoas a iniciar seus negócios digitais dentro do marketing digital, mas muitos se perguntam: O dropshipping é uma boa opção para quem está começando?

Bem, responder essa pergunta não é tão simples quanto parece, afinal, é importante ter em mente que existem outras atividades que podem ser mais vantajosas para quem deseja trabalhar com marketing digital do que o dropshipping.

Antes de entender como essa técnica funciona, e como fazer dropshipping e começar a trabalhar com marketing digital, vamos entender o que é essa modalidade de trabalho e quais são suas características.

O Que é Dropshipping?

Esta atividade de trabalho está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que trabalham com marketing digital. Ela funciona de forma parecida com o marketing de afiliados em alguns sentidos, mas possui diferenças específicas.

Algumas empresas multinacionais possuem serviços de distribuição de produtos ao redor do mundo, entretanto, essas empresas possuem pouco ou nenhum serviço com estrutura de compra e venda bem definida.

Para solucionar este tipo de problema, essas empresas trabalham com pessoas parceiras que podem oferecer os produtos da empresa de forma parecida com o marketing de afiliado. 

As empresas oferecem os produtos para seus parceiros com um valor base. Sabendo desse valor os parceiros ou associados podem oferecer o produto por um valor superior ao da plataforma de dropshipping.

O lucro do associado está na diferença entre o valor do produto oferecido pelo fornecedor e o valor que ele efetivamente vende este produto. Desta maneira, é possível verificar que o parceiro responsável pela venda consegue definir quanto vai ganhar por venda.

Uma das características desta modalidade de trabalho, é que não é necessário se preocupar com o armazenamento dos produtos e nem com o transporte e envio, tendo em vista que essas questões ficam a critério da distribuidora.

Essa é uma das modalidades de marketing digital que oferece oportunidades para muitas pessoas que desejam trabalhar, mas para conseguir bons resultados através desta modalidade é importante saber como fazer dropshipping, e não apenas saber o que é.

Dropshipping Como Começar

Para começar a trabalhar com essa modalidade de marketing digital, é importante saber por onde começar. Assim como qualquer outra atividade, antes de começar é importante conhecer o mercado e as peculiaridades da modalidade de serviço.

Portanto, para começar a atuar dentro deste setor, é recomendado que os interessados pesquisem bem para entender como estas atividades funcionam. 

Se você atua no marketing de afiliados, é muito importante pesquisar pois existem diferenças entre essas modalidades, e essas diferenças podem ser um desafio para quem já atua dentro de outra modalidade de marketing digital.

As pesquisas vão te ajudar a entender como trabalhar com dropshipping, e quais são as técnicas de marketing mais eficientes dentro deste setor. 

São essas informações que vão te guiar na sua jornada para montar o seu negócio de marketing digital com uma das plataformas de dropshipping. 

Vale ressaltar, que ter consciência das características desse tipo de serviço te ajuda a evitar surpresas desagradáveis.

Depois de realizar suas pesquisas e ter conhecimento do mercado, é importante se planejar para começar a montar uma plataforma de vendas.

O planejamento vai te ajudar a desenvolver uma plataforma que seja eficiente e prática para seus consumidores, além de facilitar o gerenciamento das informações para entrega das mercadorias e registro de pagamentos.

Vamos entender melhor como começar a trabalhar com dropshipping através das etapas que vamos apresentar.

Como Fazer Dropshipping

Vamos entender como fazer dropshipping através de algumas etapas fundamentais para essa modalidade de serviço.

É importante destacar que uma das principais diferenças entre o dropshipping e o marketing de afiliados está na plataforma de vendas que é utilizada. Essa diferença vai ditar o ritmo das estratégias que são utilizadas para impulsionar este tipo de negócio.

A plataforma de vendas do dropshipping precisa ser inflexivelmente um site no formato de e-commerce. Diferente do marketing de afiliados onde você pode explorar as vendas em diversos tipos de plataforma, esta modalidade possui uma limitação neste sentido.

Mas antes mesmo de começar a montar a sua plataforma de vendas para começar a trabalhar, é importante escolher um fornecedor para te dar acesso às mercadorias e facilitar o seu trabalho.

Vamos entender como você pode escolher um fornecedor para começar a atuar dentro desta modalidade de marketing digital.

Escolha Um Nicho Para Atuar

Dentro do dropshipping, assim como no marketing de afiliados, existem vários nichos de mercado onde você pode decidir atuar. Mas é importante escolher um nicho específico para garantir a organização da sua plataforma de vendas.

Para escolher um nicho de mercado onde atuar, você pode levar em consideração alguns fatores, como: suas preferências, conhecimentos, familiaridade, qualificação profissional e outros.

Dentro de cada nicho de mercado existe uma infinidade de produtos que você pode oferecer, e muitas vezes um fornecedor pode ser responsável por disponibilizar diversos produtos diferentes para que você consiga vender.

Mais uma vez a pesquisa é importante para quem deseja saber como fazer dropshipping, tendo em vista que para escolher bem um nicho de mercado onde você pode atuar, vai ser necessário realizar pesquisas.

Uma sugestão é criar uma pequena lista com os nichos onde você está disposto a atuar, e depois pesquisar as vantagens e desvantagens de cada um desses nichos, bem como os seus produtos.

Esse preparo prévio pode te ajudar a escolher uma área de mercado com um público saudável e bons fornecedores.

Já que mencionamos os produtos e os fornecedores, vamos passar para a próxima etapa de como fazer dropshipping, que é através da escolha de um fornecedor dentro do nicho de mercado que você escolheu.

Escolha um Fornecedor

Escolher um fornecedor é uma das etapas mais importantes do trabalho com dropshipping, tendo em vista que muitas vezes o ritmo do seu trabalho como empreendedor nesta modalidade de marketing, vai depender do trabalho do fornecedor.

Os fornecedores podem ser escolhidos de acordo com vários critérios, como nicho de mercado, qualidade dos produtos, valores e outras condições.

A escolha de um fornecedor vai te ajudar a desenvolver uma identidade para sua plataforma de vendas. É muito importante saber como escolher o seu fornecedor, tendo em vista que para ter êxito dentro deste ramo de trabalho é importante ter uma boa parceria.

Uma das dicas mais importantes para quem pretende trabalhar como empreendedor dentro do mercado de dropshipping, é escolher um fornecedor de confiança e com uma reputação dentro do mercado que seja inquestionável.

Neste trabalho, sua empresa muitas vezes vai representar as vendas de produtos internacionais dentro do Brasil. Então leve em consideração alguns riscos legais.

Quando você escolhe um fornecedor sem verificar as informações sobre os produtos que ele oferece, e o tipo de suporte que ele dá a seus associados, você está assumindo um risco muito sério diante das autoridades.

Isso acontece porque a legislação brasileira de consumo, estabelece que na ausência do fornecedor, o comerciante fica responsável por qualquer obrigação relacionada ao produto, e neste caso, os associados são comerciantes.

Diferente do marketing de afiliados onde é fácil identificar o produtor de conteúdo, o dropshipping pode representar um desafio, e isso pode ser perigoso para qualquer pessoa desavisada que começa a trabalhar neste mercado.

Pensando nisso, escolha sempre fornecedores que já possuem uma história de comprometimento com o mercado nacional, e são conhecidos pela qualidade do suporte oferecido para os consumidores e para seus associados.

Outra característica importante a ser observada no momento da escolha de um fornecedor, é o fato de que existem algumas exigências.

Geralmente, os fornecedores dentro dessa modalidade de trabalho possuem algumas exigências específicas, e é importante conhecer essas exigências.

Considere as Exigências

Considerar as exigências dos fornecedores é importante para garantir que você esteja de acordo com as condições do serviço, e para evitar que surjam surpresas desagradáveis.

As atividades dentro do dropshipping geralmente exigem cursos de preparo para atuar dentro deste mercado, e alguns fornecedores podem exigir que os associados estejam qualificados para trabalhar.

Outra questão a ser considerada é que as plataformas que oferecem os produtos para quem deseja trabalhar com dropshipping não são gratuitas, de maneira que você precisa conhecer as exigências das plataformas.

Existem fornecedores que se preocupam com o formato do seu site de vendas e as funcionalidades de sua landing page, então fique atento para atender a esses critérios e não acabar violando algumas dessas exigências.

Você só vai conseguir entender a estrutura que precisa desenvolver para o seu empreendimento, se pesquisar sobre cada um dos fornecedores que você está considerando.

É só depois de fazer isso que você vai poder começar a desenvolver o seu site de vendas.

Crie um Site

Depois de escolher um nicho de mercado e um fornecedor que esteja de acordo com o seu interesse, você vai precisar criar um site de vendas no formato de um e-commerce.

Esse tipo de site é desenvolvido exclusivamente para a venda de produtos e precisa ter obrigatoriamente algumas características que vão garantir a satisfação dos consumidores que te procuram.

Criar um e-commerce não é uma tarefa tão simples como administrar uma plataforma de vendas dentro do marketing de afiliados. Isso acontece porque o marketing de afiliados muitas vezes trabalha com infoprodutos.

O trabalho com esse tipo de conteúdo costuma ser mais vantajoso e prático, tanto para os fornecedores como para os afiliados, já que a entrega do produto ou serviço ocorre de forma imediata no ambiente virtual.

Desta maneira, não é necessário se preocupar com prazo de entrega e outros fatores. É verdade que no dropshipping o associado não precisa se preocupar com frete e nem com armazenamento, entretanto é importante manter o consumidor informado.

Uma das coisas que se tornou uma exigência por parte dos consumidores é o serviço de rastreio dos produtos que eles compram através da internet. O rastreio ajuda o consumidor a se programar para receber o produto e saber onde ele se encontra.

O seu site de vendas precisa ter soluções de acordo com as informações concedidas pelo fornecedor do produto para que você possa informar ao consumidor qual é o prazo de entrega do produto e sua localização depois da compra.

Montar uma plataforma com essas funcionalidades pode ser um desafio para quem deseja trabalhar com esse tipo de serviço, por isso muitas vezes as pessoas que trabalham com o marketing digital no formato de dropshipping contratam empresas para montar os seus sites.

Isso pode acabar aumentando o custo do trabalho, mas é uma das melhores maneiras de garantir o funcionamento ideal de sua plataforma de vendas.

Vale destacar que dentro deste mercado, o seu site é basicamente a única maneira de viabilizar a venda dos produtos que você está representando, bem diferente do marketing de afiliados, onde você pode oferecer os produtos em praticamente qualquer plataforma.

Tendo isso em mente, fique atento no desenvolvimento de sua landing page para evitar problemas durante as vendas que você for realizar.

Escolha uma Estratégia de Divulgação

Depois de desenvolver a sua plataforma de vendas vai ser necessário escolher uma estratégia de divulgação. Saber como fazer dropshipping envolve entender como tornar os produtos que você está oferecendo conhecidos.

Para alcançar pessoas muitas vezes vai ser necessário investir em estratégias de marketing pagas, assim você consegue ter um alcance maior das pessoas que têm interesse nos produtos que você oferece.

Uma das melhores técnicas para quem trabalha em qualquer das modalidades de marketing digital, é explorar os gatilhos mentais. Se você quer saber como fazer dropshipping e ser um campeão de vendas, essa pode ser a solução.

Os gatilhos mentais são capazes de afetar ativamente as decisões dos consumidores que acessam a sua plataforma de vendas, por isso é importante conhecer quais são os gatilhos mais eficientes para o nicho de mercado onde você está atuando.

Para encontrar os gatilhos mentais mais eficientes para sua atividade, você vai precisar pesquisar quais são as características das pessoas que compõem o público alvo dos produtos que você está oferecendo.

Usar essa estratégia pode ser muito eficiente para o seu empreendimento no dropshipping. Entretanto, é importante destacar que os resultados no dropshipping dificilmente se igualam ou superam o marketing de afiliados.

Isso acontece porque no marketing de afiliados é relativamente fácil desenvolver um relacionamento com o consumidor que é baseado na confiança, principalmente porque a sua plataforma de vendas pode te ajudar neste sentido.

Entretanto, o dropshipping não oferece muitas oportunidades para usar esta estratégia de vendas baseada no relacionamento, e as formas de fazer isso geralmente são muito complexas e demandam tempo e esforço.

É por conta disso e de outras desvantagens que muitos especialistas no marketing digital entendem que o dropshipping não é uma boa opção para quem está começando no marketing digital, tendo em vista que a falta de resultados pode acabar levando ao desânimo.

Pensando nisso, vamos conhecer algumas das desvantagens do dropshipping em relação ao marketing de afiliados que podem te ajudar a decidir qual é a melhor estratégia para você.

Desvantagens do Dropshipping

É verdade que o dropshipping é uma das formas de marketing digital que oferecem uma oportunidade para muitas pessoas que desejam trabalhar, entretanto, algumas desvantagens tornam este um dos caminhos mais complexos para conseguir resultados.

A primeira das desvantagens está nos riscos, conforme destacado, se você não souber como escolher um fornecedor de confiança pode acabar sofrendo por falta de suporte e até pela insatisfação dos consumidores.

Essa é uma das principais desvantagens deste tipo de serviço e que faz com que muitas pessoas desistam de trabalhar com o dropshipping.

Outra característica negativa que afasta muitos associados é o custo do serviço para o empreendedor. Diferente do marketing de afiliados onde você não precisa pagar para trabalhar, dentro do dropshipping existe um custo.

Esse tipo de cobrança acaba desestimulando a muitos associados que pensam em ganhar dinheiro com essa modalidade de marketing digital, já que isso pode reduzir significativamente os rendimentos do empreendedor.

Ainda falando sobre os rendimentos, o dropshipping pode ser menos vantajoso que o marketing digital, tendo em vista que você não recebe por comissão, mas sim pela diferença entre o valor cobrado pelo fornecedor e o valor que você vende.

Desta maneira, se você estiver em um mercado muito concorrido, e precisar baixar o preço para conseguir vender, os seus rendimentos podem cair consideravelmente.

É por isso que não basta saber como fazer dropshipping, mas também é importante entender se essa é a melhor opção para quem deseja começar no marketing digital.

Agora que você já sabe como fazer dropshipping, pode decidir qual a melhor opção para você. Todavia, é importante destacar que os especialistas em marketing digital acreditam que o melhor caminho para obter lucro é através do marketing de afiliados.

Espero que nosso artigo sobre como fazer dropshipping te ajude a tomar uma boa decisão. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.