Como escrever bem e ganhar a confiança do público


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Aprender como escrever bem deve fazer parte da lista de tarefas de qualquer empreendedor digital e principalmente que deseja trabalhar com blog e mini sites.

Para quem trabalha como afiliado(a) já sabe que a maneira mais rápida para criar engajamento com o público é através do marketing de conteúdo, aquele que entrega informações valiosas afim de cativar os leitores.

Tudo isso ocorre porque hoje o público está muito mais exigente e não responde como antes a propagandas simples, que apenas mostram os produtos.

Assim, quem quer vender na internet hoje em dia, precisa saber como escrever bem, para atrair as pessoas e criar engajamento no conteúdo.

 

Porque o marketing de conteúdo é importante

 

Porque o marketing de conteúdo é importante

 

(Atenção) DESCUBRA O MÉTODO DEFINITIVO E ÚNICO PARA VENDER MILHÕES PELA INTERNET

O Conteúdo que você está prestes a ter acesso é o mesmo usado pelos principais afiliados do mercado, e que faz eles ganharem CENTENAS de reais diariamente, por isso, se você deseja criar um Negócio online de Sucesso, você precisa começar a usar este mesmo método!

Como falei acima o marketing de conteúdo é a melhor maneira de cativar as pessoas e fazer vendas.

E por que será que agora as pessoas não estão mais “ligando” para as campanhas publicitárias de antigamente?

Há alguns anos atrás quando ainda não existia internet, nem as pesquisas no Google, as pessoas entravam em contato com os produtos nos anúncios de rádio, televisão, jornais e revistas.

Não tinha como procurar, por exemplo: “Bombril funciona mesmo?”, os testes de qualidade eram feitos comprando e experimentando os produtos, numa eterna busca do produto perfeito para essa ou aquela finalidade.

Com isso departamento de marketing das indústrias precisava apenas criar embalagens chamativas, pois não havia uma preocupação com o “estudo do público”.

Esse era feito precariamente, através de pesquisas de satisfação com amostragens pequenas, assim a opinião de poucas pessoas acabava determinando as necessidades dos nichos de mercado.

Com o advento da internet e principalmente com a facilidade para pesquisar se determinado produto é bom mesmo, o consumidor se tornou mais exigente, fazendo comparações e querendo saber mais sobre os produtos.

Agora não adianta mais colocar apenas uma embalagem bonita, é preciso falar das qualidades do produto, mostrar que já existem pessoas usando e ficando satisfeitas e, principalmente, quebrar todas as objeções que possam impedir a compra.

Antigamente as empresas se preocupavam apenas em vender, e hoje existe a preocupação em lançar algo que atenda os desejos mais profundos do público.

Por isso é que grandes líderes do mercado estão criando blogs, numa tentativa de recuperar o tempo perdido e conquistar definitivamente as pessoas que possam ser clientes pagantes potenciais.

Por todos esses motivos é que é preciso saber se comunicar corretamente com o público, pois ele acabará comprando de quem sentir mais confiança.

 

12 passos de como escrever bem e ter um negócio de sucesso

 

12 passos de como escrever bem e ter um negócio de sucesso

 

Abaixo coloco 12 passos para quem quer produzir conteúdo de forma mais rápida e, principalmente correta.

Para quem não gosta de escrever de jeito nenhum, trabalhar com marketing digital pode ser um tormento, pois 95% do trabalho é produção de conteúdo.

 

1 – Leia bastante

 

O segredo dos grandes escritores de best sellers é esse. Ler! Quem não sabe ler, consequentemente não saberá escrever.

E aqui não é necessário adotar um estilo literário específico, pelo contrário, é bom ler todo tipo de literatura até para conhecer formas de linguagem e também estilos diferentes de narrativa.

Claro que você não vai se tornar um escritor(a), mas se criar um blog de autoridade vai precisar ter seu próprio estilo para passar credibilidade para o público.

Outro ponto importante de ler bastante é que aumenta muito o vocabulário, e quando vamos produzir conteúdo em nichos que não dominamos o assunto, conhecer as palavras próprias é fundamental para criar engajamento.

Lembre-se que os textos/vídeos/postagens que produzir é que atrairão as pessoas, então escreva como se fosse para você mesmo.

 

2 – Conheça o público

 

Não tem como escrever bem sem conhecer profundamente as pessoas que lerão o conteúdo.

Faça um estudo minucioso de quem é o avatar do seu nicho de mercado, gênero, idade aproximada, situação financeira, principais dores, desejos e sonhos.

Para escrever e atrair o público certo é preciso saber do que essas pessoas gostam, do que elas têm medo e como elas gostariam de resolver o problema que possuem dentro do nicho mercado respectivo.

Por exemplo, para fazer um texto para pessoas que querem emagrecer, é preciso falar com o ganho de causa de alguém que já passou pelo problema e conseguiu dar a volta por cima.

E isso tem que ser feito em qualquer nicho de mercado que você trabalhe, pois as pessoas só compram de quem elas confiam, e não tem como confiar em alguém que nem sabe muito bem do que está falando.

 

3 – Pesquise bastante sobre o assunto

 

Quando estamos trabalhando em um nicho de mercado onde conhecemos o assunto podemos pesquisar apenas os temas mais novos e que não temos domínio.

Mas, se está em um nicho onde não domina o assunto, precisa pesquisar tudo, desde temas mais básicos até os mais complexos, pois nunca se sabe quando um leitor fará um comentário ou pergunta e você precisa ter propriedade para responder do jeito certo.

Leia o maior número de textos que achar sobre o assunto antes de escrever e não esqueça de fazer uma pauta de conteúdo, para não repetir assuntos ou deixar alguma coisa de fora da sua produção.

Uma das maneiras de como escrever bem é entender bastante do assunto em questão.

 

4 – Crie empatia com as pessoas

 

Empatizar significa se colocar no lugar do outro e sentir o que ele está sentindo.

Quando conseguimos fazer isso no nosso conteúdo, criamos uma conexão com as pessoas e passamos segurança, deixando-as mais propensas a interagir com o que estamos escrevendo.

O grande segredo de blogs que recebem dezenas de comentários é justamente a conexão que o público sente com o que está escrito, e como esse conteúdo faz mesmo diferença na vida dessas pessoas.

 

5 – Use o Storytelling

 

Storytelling é a arte de contar histórias que cativam as pessoas.

Para produzir esse tipo de texto é preciso “encarnar” uma personagem que tenha exatamente as mesmas dores e anseios do público.

Seria como se uma pessoa do público estivesse narrando sua história, tomando o cuidado de escolher palavras que façam parte do jargão típico do nicho de mercado em questão.

Exemplos muito bons de storytelling são os vídeos colocados nas páginas de vendas de produtos digitais como cursos e e-books.

Perceba que o criador do curso/produto também passou pelos problemas da audiência e justamente criou o treinamento para ensinar as pessoas resolverem o problema como ele fez.

Esse tipo de história é chamado de jornada do herói e também é uma forma poderosa de criar textos persuasivos voltados para venda e uma demonstração clara de como escrever bem.

 

6 – Estude ortografia e concordância

 

Não adianta, textos com erros de ortografia, gramática e concordância verbal são duros e engolir e de continuar lendo.

Por mais que ninguém é um expert em gramática da Língua Portuguesa, é preciso se esforçar para não cometer erros primários no texto.

Um dos motivos de ler bastante antes de começar escrever é justamente esse, aprender como escrever as palavras corretamente.

Mesmo que você esteja escrevendo para um público mais jovem e por isso não muito exigente, é importante respeitar a grafia correta das palavras.

Na dúvida de como escrever uma determinada palavra ou expressão, pesquise e veja o jeito certo de fazer isso.

Mesma coisa com os tempos verbais e também com a colocação de singular e plural nas frases.

Pode ser interessante comprar um guia de linguagem atualizado e consultar sempre que sentir necessidade.

 

7 – CORRA do gerundismo

 

Se tem uma coisa que mostrará que você não sabe como escrever bem é o uso de expressões contendo gerundismo.

Muitas pessoas praticam o gerundismo sem nem mesmo saber que esse tipo de tempo verbal não existe na Língua Portuguesa.

O termo gerundismo é uma classificação não oficial para frases onde o tempo do verbo aparece assim:

“Nós vamos estar enviando um e-mail para a senhora”.

A expressão “vamos estar enviando” não existe e deve ser substituída por “enviaremos”.

Veja como a frase fica muito mais bonita, além de mais enxuta:

“Nós enviaremos um e-mail para a senhora”.

Esse tipo de expressão vem do termo gerúndio dos verbos em inglês que significa uma ação que está acontecendo em um determinado momento.

Esse tipo de linguagem é muito usado nos SAC´s mas não deve entrar na sua produção de conteúdo, de maneira alguma.

 

8 – Use gatilhos mentais embutidos   

 

Use gatilhos mentais embutidos  

 

Uma ótima demonstração de que você sabe como escrever bem é criar textos que literalmente, mexam com a cabeça do público.

Gatilhos mentais são expressões, ou palavras que despertam algum tipo de emoção na mente das pessoas.

Assim, conhecer essas expressões é fundamental para usar em seus textos, principalmente naqueles em que pretende fazer a oferta de algum produto.

Os gatilhos mais comuns são:

  • Escassez (dizer que os estoques esgotam rapidamente, ou que as vagas estão esgotando).
  • Tempo (esse valor promocional será mantido por pouco tempo)
  • Prova social (milhares de pessoas já usaram e aprovaram esse método)
  • Inclusão (Faça parte do grupo de centenas de pessoas que já resolveram esse problema).
  • Razão – porque (pesquisas feitas por especialistas mostraram que esse método é o melhor que existe no mercado)
  • Autoridade (esse produto é certificado pela Anvisa. A celebridade X toma esse suplemento).
  • Afinidade (eu também sofri com esse tipo de problema, assim como você).

Se você nunca tinha ouvido falar em gatilhos mentais, aconselho ler algumas páginas de vendas de produtos físicos e digitais que estão recheadas desses e de outros tipos de gatilhos.

Use alguns desses gatilhos em seu conteúdo, mas sem exagerar, ou o público não ficará feliz lendo seu texto.

 

9 – Deixe o texto fácil de ler

 

Se tem uma coisa que as pessoas não têm muito hoje em dia, é tempo.

Então, se você tem um blog e precisa criar conteúdo para ele, precisa deixar os textos fáceis de serem lidos.

Isso significa usar parágrafos curtos, palavras menos formais, dividir o texto com subtítulos e deixar claro o assunto desde a descrição.

Para dar conta desse recado é importante já separar os tópicos que deseja falar no seu texto, assim conseguirá ir preenchendo as lacunas conforme vai escrevendo.

Usar texto com marcadores para criar listas também é um bom recurso de linguagem que ajuda as pessoas lerem com mais facilidade.

Lembre-se para saber como escrever bem é preciso fazer com que as pessoas leiam seu conteúdo até o final.

 

10 – Faça comparações

 

É muito mais fácil entender um determinado assunto quando temos exemplos para comparar com o que estamos falando.

Esse tipo de escrita, usando comparações, é chamado de figuras de linguagem, e servem para ilustrar algum tipo de situação usando alguma coisa que seja bem conhecida do público.

Utilize este tipo de texto poucas vezes para não deixar a leitura pesada, ou muito fora do que está tentando mesmo dizer.

Fazer esse tipo de comparações é uma forma inteligente de como escrever bem e deixar o público com informação de qualidade.

 

11 – Crie boas chamadas para ação

 

Chamadas para ação são aquelas expressões que usamos quando queremos pedir para o leitor fazer alguma ação que desejamos.

Por exemplo, no final dos seus artigos sempre convide as pessoas a baixarem sua isca digital, ou se inscreverem em seu canal do Youtube.

Se a ideia for criar um texto voltado para venda, então você precisa instruir os leitores a clicarem no seu link de afiliado para seguirem para a página de vendas oficial do produto.

Pode parecer uma bobagem, mas a maioria das pessoas não sabe o que fazer se não houver uma indicação clara sobre isso.

Usar botões enviando as pessoas para os locais que deseja é bem mais efetivo do que criar links em frases e textos âncora.

Uma forma de como escrever bem e conseguir muitas conversões é justamente usar corretamente as chamadas para ação.

 

12 – Revise sempre

 

Especialistas costumam indicar que você produza um artigo completo, esqueça dele por uns dois ou três dias e somente depois de passado esse tempo, volte e faça uma revisão.

Esse tempo que você ficará sem ler ou mexer no texto, será importante para sua mente se “esquecer” do que produziu permitindo que a revisão seja feita com imparcialidade.

Essa prática de todo profissional que sabe como escrever bem, também ajudará a encontrar possíveis erros de ortografia ou pontuação mais rapidamente, pois quando vemos um texto durante muito tempo deixamos de prestar atenção nos detalhes.

Sempre revise seus textos, vídeos, postagens nas redes sociais antes de publicar, isso garantirá uma qualidade melhor e também evitará que você cometa erros bobos em sua produção de conteúdo.

Desejo que esse artigo ajude você que quer vender mais como afiliado(a), ou como infoprodutor(a), pois sei o quanto é complicado precisar produzir conteúdo de qualidade sem algumas dicas básicas.

Conhecer processos de como escrever bem é a maneira mais rápida para produzir você mesmo seus conteúdos, e ainda pegar prática em se comunicar com a audiência da forma mais direta possível.

Se você deseja  saber mais sobre negócios online e como ter um de sucesso, basta clicar aqui e se inscrever no nosso curso gratuito que ensina como criar um negócio online do zero com pouco investimento.