Todo mundo sabe que os produtos digitais estão em alta e que é cada vez mais fácil encontrar produtos que atendam a todos os públicos. Mas vender esses produtos pode não ser tão fácil e nenhum vendedor quer ficar esperando e dependendo apenas do interesse das pessoas.
É claro que para que uma pessoa compre os produtos é necessário que eles atendam aos interesses delas, isso é um fato. Mas vamos ver como vender produtos digitais e encontrar as pessoas interessas.
Buscar as pessoas interessadas é muito mais eficaz do que esperar que as pessoas venham até você para comprar seu produto.
Esperando você pode até conseguir realizar algumas vendas esporadicamente, mas para vender bem, você precisa encontrar um jeito de ir atrás das pessoas interessadas.
Podemos comprar essas táticas de vendas a pesca, quem prefere ser encontrado pelo cliente é como um pescador que usa uma vara, ele pega um peixe por vez.
Mas quem vai atrás do cliente é o pescador que usa uma rede. Nem preciso explicar que a diferença de resultados é enorme.
Infoprodutos
Já ouviu a expressão “infoprodutos”? Os infoprodutos são produtos digitais criados para serem utilizados no ambiente virtual, ou seja, são aqueles produtos que você compra através da internet para usar de forma eletrônica como: os jogos de computador, ebooks, cursos de qualificação online, softwares e diversos outros itens virtuais.
Produtos criados em computador para consumo através do computador.
Esses produtos são cada vez mais procurados e se dividem em diversos nichos de mercado, é necessário escolher bem qual nicho vai atuar antes de começar a vender esses produtos.
As estratégias de vendas de produtos digitais são parecidas com as técnicas de vendas de outros produtos, por isso, antes de te ajudar a entender como vender produtos digitais, vamos te ajudar a entender como vender.
Como vender produtos digitais pela internet
Se você pretende vender infoprodutos, é claro que você está pensando em trabalhar com vendas na internet. Muitas pessoas pensam em vender através da internet, e essa é uma excelente opção.
A evolução tecnológica faz com que bilhões de pessoas ao redor do mundo tenham acesso a internet, e como todos estão conectados, cada pessoa que acessa a internet é um cliente em potencial.
À medida que o tempo passa e as pessoas se adaptam às novas tendências as compras através da internet se tornam cada vez mais frequentes, e no caso de quem trabalha com produtos digitais, a internet é o melhor lugar para anunciar e vender seus produtos.
Para vender na internet é importante usar uma plataforma de vendas. Não é qualquer site que realiza vendas na internet, por isso o primeiro passo é encontrar ou desenvolver um e-commerce.
O e-commerce é uma espécie de loja eletrônica onde você pode anunciar os seus produtos para que as pessoas vejam e comprem. É claro que existe uma grande diferença entre ver e comprar, mas fazer as pessoas verem o seu produto é muito importante.
Esse é um dos principais desafios de quem vende produtos digitais ou de quem vende através da internet: fazer seus produtos serem vistos.
Quando você cria um e-commerce para que você comece a vender é necessário ter tráfego. O tráfego é o número de pessoas que passam por sua página ou visitam o seu site.
Se o tráfego de pessoas for alto as chances de vender os seus infoprodutos é maior. Mas e se o tráfego for baixo? Vamos entender de estratégias que podem ser úteis.
Estratégias para vender
Não é de hoje que nós vemos os vendedores e empresários do ramo de vendas investindo em formas de chamar a atenção dos clientes.
Não importa se é um cartaz em uma loja, ou um feirante tentando gritar o preço do seu produto mais alto que os concorrentes, o objetivo de toda forma de propaganda é atrair as pessoas interessadas e até desenvolver o interesse de outras.
Um excelente artifício para chamar atenção dos clientes é a propaganda visual, essa forma de divulgação é muito eficaz e ajuda a atrair as pessoas, mas não é a única maneira de atrair clientela.
Os vendedores sabem que bem mais poderosa que a propaganda visual é a indicação. Quando alguém que comprou seu produto indica para outra pessoa é praticamente inevitável que a outra pessoa compre.
É daí que vem uma das estratégias de vendas mais poderosas da internet: o marketing de afiliados.
Marketing de afiliados o que é?
Como já comentando toda interação humana estar em um processo de constante evolução, e no ramo de vendas não é diferente.
Aliás podemos dizer que esse ramo está na liderança da evolução nas interações humanas. Desde que a internet começou a se desenvolver, as pessoas começaram a experimentar a experiência de realizar transações através da internet.
Todos os anos o número de pessoas que começam a adquirir e vender produtos na web aumenta. Isso se deve a praticidade, economia e comodidade que o sistema oferece.
Mas como já mencionamos, o grande desafio de todo vendedor é atrair as pessoas para suas lojas, no caso dos vendedores na internet, para os seus e-commerces. Qual a solução para aumentar o tráfego?
Existem várias estratégias que são adotadas hoje em dia, cada uma voltada para um tipo de negócio. O marketing de afiliados é uma dessas estratégias de vendas.
A maioria das pessoas que estuda como vender produtos digitais, costuma optar pelo marketing de afiliados, quer você seja produto, afiliado ou consumidor, essa estratégia costuma ser a mais interessante para este tipo de produto e vamos entender o porquê.
Imagine que você desenvolveu um produto digital, ou seja, você é um produtor. É provável que você tenha grandes habilidades no desenvolvimento de produtos e isso é formidável, mas talvez você não tenha grandes habilidades de vendas, o que é perfeitamente normal.
Quais são suas opções? Como vender produtos digitais que você produziu? Você pode contratar alguém especializado para montar um site no formato de e-commerce para que você possa anunciar e vender o seu produto.
Essa pode realmente ser uma boa estratégia, mas nem sempre é a melhor, porque você ainda vai precisar pensar em uma forma de atrair as pessoas para o seu site, ou investir em técnicas de divulgação.
Outra opção para quem está querendo uma maneira de como vender produtos digitais, é procurar um marketplace para anunciar o seu produto. Os marketplaces são sites gigantescos que agrupam vários e-commerces de vendedores diferentes. Basta pensar nessa plataforma como um shopping center.
Lá você vai poder anunciar seu produto sabendo que existe um tráfego natural de pessoas por esse tipo de site. Isso já é uma forma muito boa de divulgação, mas com o marketing de afiliados pode ser ainda melhor.
Algumas plataformas de marketplace como a Monetizze e o Hotmart, são especializadas no marketing de afiliados. Essas plataformas oferecem a melhor solução para quem pensa em como vender produtos digitais. Isso porque essas plataformas admitem três tipos de cadastro. A primeira forma é como consumidor, que a pessoa que acessa o site para adquirir produtos para o seu uso.
A segunda maneira é como produtor, que é a pessoa que desenvolve os produtos digitais mas precisa de uma estratégia de vendas. Por último o afiliado, que é a pessoa que divulga os produtos digitais cadastrado no site para outras pessoas.
Como funciona
Quem se cadastra na plataforma como produtor de conteúdo fica responsável por desenvolver os itens que serão anunciados através do site. O produtor de conteúdo precisa cadastrar o produto e fixar um valor de comissão para quem se afiliar ao produto.
Normalmente esse valor de comissão é fixado como um percentual do valor do produto .
O afiliado por sua vez realiza um cadastro na plataforma. Com esse cadastro ele pode navegar pelo site e escolher um produto que está sendo oferecido na plataforma.
Então, depois de escolher o produto que mais atende a suas expectativas ele gera um link através da plataforma que relaciona o produto ao perfil do afiliado.
Com esse link em mãos ele começa a divulgar o produto em outros ambientes virtuais. Sempre que alguém adquirir o produto através do link do afiliado, a plataforma automaticamente separa o valor da comissão que ele vai receber.
Sem dúvidas é um sistema vantajoso para todos os envolvidos.
O marketing de afiliados é uma espécie de marketing onde o contrato é de CPV, ou seja, custo por venda. Sempre que uma venda é realizada o vendedor recebe uma comissão.
Divulgação
O marketing de afiliados é uma boa opção para quem está buscando uma forma de como vender produtos digitais, já que a maior parte dos itens vendidos com essa estratégia são itens digitais.
Mas é importante se concentrar em outro aspecto, que é a divulgação. O afiliado que quer vender precisa pensar bem onde vai divulgar o produto ao qual se filiou e saber como vender produtos digitais.
Uma ferramenta de divulgação que tem sido muito eficaz são as redes sociais. Alguns afiliados de maneira inteligente produzem conteúdo para fazer as pessoas se engajarem em seus perfis comerciais.
A natureza do conteúdo é de opção do afiliado, mas ele precisa lembrar que o conteúdo tem que ter relação com o produto que ele pretende divulgar. Se adotar uma boa estratégia de vendas o afiliado pode ganhar muito dinheiro e o produtor também.
Espero que este artigo sobre como vender produtos digitais tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas!
Deixe um comentário