Aprenda como empreender com pouco dinheiro e ter um negócio rentável


Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Empreender com pouco dinheiro é uma coisa que a maioria das pessoas procurar hoje em dia.

Todos os dias vemos as notícias sobre a grande alta de desemprego que está assolando o país.

Seja por motivos de contenção de despesas, ou por má administração, a verdade é que os empresários estão fazendo demissões em massa, dependendo do segmento de mercado.

Ser pego de surpresa com uma demissão não é uma coisa boa para ninguém, e principalmente quando se sabe que a recolocação no mercado demorará bastante para acontecer.

Todo mundo sabe que as contas não esperam, e eu acredito piamente que é por isso que o empreendedorismo tem aumentado tanto no Brasil.

Sabe aquele ditado que diz que a necessidade é mãe das invenções?

Então, milhares de pessoas pararam de procurar emprego, porque descobriram que é possível trabalhar em casa e ter uma renda muito confortável.

A melhor notícia sobre isso é que diferente do que muita gente pensa, é possível empreender com pouco dinheiro e ter um negócio lucrativo.

O empreendedorismo está abrindo portas de prosperidade e qualidade de vida para milhões de pessoas ao redor do mundo, e a internet já é o escritório de muitos empreendedores digitais.

Mas, antes de começar um negócio online, ou físico, é preciso ter uma preparação adequada, principalmente quando se fala de investimento baixo.

Por mais que estejamos acostumados a dar sempre nosso famoso “jeitinho” não podemos ser pegos de surpresa no meio do desenvolvimento do negócio por algum acontecimento que obrigue parar o processo.

Mas, também não podemos ter medo de começar e devemos ser o mais otimista possível, pois quando algo é feito com foco e planejamento tem tudo para dar certo.

Uma das coisas que fazemos questão de mostrar aqui no blog é que é possível ter um negócio online do zero, e isso não é uma coisa difícil de realizar, bastando apenas ter força de vontade e dedicação.

Outro ponto importante para quem deseja ser seu próprio patrão é ter uma mentalidade diferenciada que é justamente o que separa as pessoas de sucesso das que serão apenas mais um na multidão.

Porque a mentalidade é importante para montar um negócio próprio

Você já deve ter ouvido falar o termo mindset, que é uma designação em inglês que pode ser traduzida como padrão mental.

As pessoas que tem desejo de serem autônomas tem uma forma de pensar diferente das que só conheceram o trabalho fixo formal como fonte de renda.

Só o fato de querer empreender com pouco dinheiro já mostra que os pensamentos são fora dos padrões convencionais, onde aprende-se que para ter um negócio próprio é preciso ter muitos recursos.

Talvez quando falamos de um negócio físico isso seja sim verdade, mas com o avanço da tecnologia e a segurança cada vez maior da internet, não tem porque ficar esperando para montar um negócio online.

E a mentalidade para quem deseja trabalhar na internet tem que ser muito diferenciada da que está habituado(a) a ter sobre padrões de trabalho fixo e, principalmente, sobre ganhos.

Quando um negócio online decola ele pode gerar muito dinheiro, mais do que qualquer pessoa que trabalha em cargos médios de empresas pode ganhar.

E são justamente esses ganhos que acabam atraindo mais pessoas para o trabalho pela internet.

Se você começa seu negócio com a mentalidade de um funcionário não consegue desenvolver o que é necessário para ter sucesso.

A primeira coisa a ser feita é libertar-se de velhos padrões e velhas crenças, pois o trabalho online é capaz de proporcionar renda infinita, e elevar o padrão de vida de uma forma que às vezes não é imaginada.

Para esse tipo de mudança é preciso ter a mente limpa de conceitos antigos e também ter discernimento para não meter os pés pelas mãos e colocar tudo a perder.

Por isso antes de começar a empreender com pouco dinheiro recomendo ler os passos que colocamos abaixo.

São a base para que seu negócio próprio não fracasse antes mesmo de começar.

5 passos para empreender com pouco dinheiro e se dar bem

Todo negócio começa visando os resultados que se deseja obter. São essas metas que mostram o que deve ser feito para chegar ao objetivo.

Quando não existe muito dinheiro para investimento, fica mais difícil passar pelos possíveis obstáculos, pois não existe um fundo de reserva para emergências.

Fora isso criar um negócio na internet, é bem fácil e pode ser feito por qualquer pessoa que deseje aprender.

Veja os passos principais para ter um negócio bem estruturado com pouco investimento:

1 – Capacitação

Quando não temos muito dinheiro para investir não podemos ficar testando mercados.

Se você quer começar um negócio próprio precisa ter uma capacitação prévia por mais rasa que seja, pois é necessário partir de um ponto para começar algum tipo de negócio.

O que você deseja fazer? De preferência algo que já tenha alguma experiência para não ficar tropeçando no meio do caminho.

Seja qual for o nicho de mercado que escolher para trabalhar sugiro que faça um curso de marketing digital, pois a internet é a base de qualquer tipo de empreendimento atualmente.

Clique aqui para ser direcionado(a) para nosso curso online gratuito sobre começar um negócio online do zero, você terá as noções básicas e em pouco tempo conseguirá colocar seu empreendimento no ar.

2 – Estudo de mercado

Antes de começar empreender com pouco dinheiro é preciso pesquisar o mercado que deseja investir.

Para validar um mercado devemos procurar se existem anúncios pagos para o assunto.

Se existir é porque trata-se de um nicho de mercado rentável, ou as pessoas não investiriam em anúncios pagos.

Também dê uma olhada em quem serão seus concorrentes, pesquisando no Google e visitando as páginas de sites, canais do youtube e todo tipo de mídia que encontrar.

Um negócio online é baseado no mercado de afiliados, então também olhe as plataformas como a Hotmart e a Monetizze para ver quais são os produtos disponíveis para o nicho de mercado escolhido.

Faça também uma pesquisa de público entrando em grupos e fanpages nas redes sociais para ver a quantidade de interação das pessoas no conteúdo dos concorrentes.

Esse tipo de avaliação ajudará a saber o quão difícil será produzir conteúdo, ou ainda qual será a melhor estratégia para se destacar e conseguir atrair as pessoas para o seu negócio.

3 – Planejamento

Agora que você já sabe como é a concorrência, quais são os produtos, e como está sua capacitação para o nicho de mercado escolhido, é hora de sentar e fazer um planejamento muito detalhado.

Você pode fazer isso á mão em um papel (recomendo) que deixará exposto em local visível para não esquecer nada e se motivar diariamente.

Ou, poderá usar uma ferramenta como o Trello ou até mesmo uma planilha no Excel.

O importante é anotar todas as ações que serão necessárias, sem esquecer de nada, pois qualquer deslize pode colocar seu negócio em risco.

Empreender com pouco dinheiro requer mais cuidado no planejamento, então quanto mais detalhado melhor.

O planejamento é o conjunto de ações a serem realizadas para chegar no objetivo.

Dentro dele é preciso ter um cronograma, e essa é uma parte onde a maioria dos empreendedores solo patina bastante, pois acabam não cumprindo as tarefas dentro do prazo estipulado.

Se você quer que os resultados cheguem mais rápido precisará obedecer ao cronograma que estabelecer.

Então se você decidir que precisará ter 5 vídeos postados no canal até o final do mês, precisa realizar as ações para isso acontecer, ainda mais se trabalhar sozinho(a).

Uma das grandes inimigas do empreendedor solo é a procrastinação, pois muitas vezes o objetivo não está claro e não se sabe muito bem o que fazer, nem quando fazer.

Por isso, como falamos lá em cima, ter a mentalidade adequada é primordial para ter produtividade e resultados mais rápidos.

4 – Administração

Quando se trabalha sozinho(a) temos que fazer tudo, desde colocar os projetos no ar, até criar imagens para nossas redes sociais.

O empreendedor digital é um multi-tarefa e claro que, com o tempo e conforme o negócio for crescendo chegará o momento que precisará terceirizar algumas tarefas.

Enquanto essa possibilidade não chega você precisará saber um pouco dos fundamentos principais de administração, tanto para saber investir corretamente o dinheiro existente, como para não perder recursos por omissão.

Se resolver formalizar o negócio abrindo um registro MEI, é importante não esquecer de fazer o pagamento mensal do recolhimento e ter a parte financeira do seu negócio separada da sua vida pessoal.

Conforme for aumentando os ganhos é importante estudar um pouco de investimentos, pois assim saberá como colocar o dinheiro para trabalhar para você e não o contrário.

Para ter tudo sempre na memória é bom criar uma planilha ou ter um caderno para anotar as ações administrativas necessárias.

5 – Marketing

Como os especialistas costumam dizer: A propaganda é a alma do negócio. E isso mostra-se completamente efetivo, pois sem público não existe empreendimento.

Não adianta criar conteúdo excelente se não levar pessoas para conhece-lo.

O marketing de seu negócio precisa ter um planejamento à parte pois trata-se de uma série de ações em locais diferentes e isso precisa estar muito bem amarrado e previsto.

De cara precisa saber que é indicado possuir perfis nas principais redes sociais e ter presença em todas elas diariamente, ou pelo menos 3 vezes por semana.

Se escolher um nicho visual para trabalhar como emagrecimento, estética e beleza, ou desenvolvimento pessoal é imperativo postar nas principais redes todos os dias.

O público esquece de uma marca quando ela não está presente no dia a dia, e você não quer que as pessoas esqueçam seu negócio, não é mesmo?

O bom de empreender com pouco dinheiro é que as redes sociais são todas gratuitas, então é uma forma de trazer tráfego orgânico para seus projetos sem precisar investir dinheiro, apenas dedicação.

Deixe bem focado em sua mente que a propaganda é que vai fazer seu negócio alavancar e ter sucesso.

Trabalhando na internet com o mercado de afiliados

O jeito mais fácil e rápido de empreender com pouco dinheiro na internet é trabalhando como afiliado(a).

Não existe um negócio mais prático do que promover produtos de outras pessoas e ganhar comissões cada vez que faz uma venda.

Não existe investimento em estoque como acontece no caso de uma loja virtual, nem é necessário se preocupar com suporte de alunos, pois isso é de alçada dos criadores dos produtos.

O mais interessante de trabalhar como afiliado(a) é que com o tempo e a experiência se consegue agir em nichos de mercado diferentes, aumentando muito as chances de ganhos.

Aliás o melhor de começar um negócio online é justamente a infinidade de possibilidades que esse mercado pode oferecer.

Como falamos lá em cima aqui no blog temos um curso gratuito que ensina como começar um negócio digital do zero, basta clicar aqui para saber mais.

Para começar sua trajetória como afiliado(a), é preciso fazer cadastro nas plataformas de produtos.

A Hotmart, a Monetizze e a Eduzz são as mais conhecidas, e os cadastros são gratuitos.

Dentro do nicho de mercado que escolheu para trabalhar, procure produtos que resolvam os problemas e dores do público em questão.

Uma das coisas que você precisa entender é que afiliado(a) não é vendedor(a) e sim uma pessoa que intermedia soluções entre o produtor e o público.

Enquanto você pensar que está vendendo poderá ter bloqueios para realizar seu trabalho, mas a hora que entender que na verdade está ajudando outras pessoas, tudo ficará mais simples e as vendas ocorrerão naturalmente.

Estrutura para empreender com pouco dinheiro e rentabilizar

A maioria das pessoas que tem negócios na internet trabalha em casa.

Aqui no blog já fizemos um artigo falando os principais “contras” de trabalhar em casa e mostramos as soluções para esses empecilhos.

Você precisará apenas de um computador/notebook e uma conexão com a internet para criar seu negócio online do zero.

Se optar por criar um blog logo de cara precisará comprar um domínio (Perto de R$ 49,00/ano) e assinar um plano de hospedagem (perto de R$ 27,00/mês).

Mas, se quiser empreender com pouco dinheiro e começar trabalhando apenas nas redes sociais com estratégias específicas também pode.

Outra maneira de trabalhar como afiliado(a) é criando mini sites, que são blogs com poucas páginas promovendo um produto específico.

O que realmente importa quando decidimos trabalhar na internet e empreender com pouco dinheiro é que começamos a ter uma mentalidade de sucesso, e isso é tudo que precisamos para alcançar nossos principais objetivos.