Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Marketing digital de afiliados: O que é e por onde começar?

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em julho 29, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O marketing digital de afiliados está se tornando cada vez mais popular. Muitas pessoas buscam neste mercado uma oportunidade para trabalhar de forma independente, autônoma e sem precisar fazer nenhum tipo de investimento financeiro.

Para muitos especialistas, diante do avanço tecnológico das mudanças nas relações de trabalho, o marketing digital de afiliados pode ser considerado como uma das profissões do futuro, mas para ter sucesso nesse mercado é importante começar agora.

Graças aos programas de afiliados existentes hoje, muitas pessoas conseguem construir fortunas trabalhando com vendas e divulgação de produtos e infoprodutos. Muitos afiliados digitais acabam se tornando verdadeiras autoridades dentro desse mercado.

Algumas pessoas que se interessam pelo marketing de afiliados acabam desistindo muito antes de começar a trabalhar dentro desse ramo. 

Existem pessoas que ficam com medo de trabalhar por não entender como o serviço dos afiliados funciona e quais são as tarefas desse profissional. Mas vamos entender como o mercado de afiliados funciona, e quais as responsabilidades dos afiliados

Como funciona o marketing digital de afiliados

O marketing digital de afiliados surgiu como uma forma de marketing digital baseada no trabalho colaborativo. Nesse mercado, as pessoas trabalham ajudando umas às outras a alcançar objetivos profissionais.

Algumas pessoas e profissionais de diversas áreas, muitas vezes têm ideias inovadoras e desejam começar a trabalhar com suas ideias e invenções. 

O problema é que para lançar um produto novo no mercado é necessário ter uma estrutura de suporte que exige um investimento muito alto. Por isso essas pessoas acabam desistindo de lançar soluções inovadoras no mercado.

O marketing de afiliados surgiu para resolver esse problema. Os programas de afiliados servem para oferecer suporte para as pessoas que trabalham desenvolvendo produtos através da internet.

As plataformas que oferecem esse tipo de serviço unem os produtores e os afiliados, fazendo com que esses dois profissionais unam forças para conseguir competir no mercado contra as grandes empresas que já dominam.

Os produtores ficam responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos e pelo suporte prestado para os consumidores, enquanto os afiliados ficam responsáveis pelo estudo de mercado e pela divulgação dos produtos que são oferecidos.

As plataformas que utilizam programas de afiliados para promover a venda de produtos e serviços são conhecidas por funcionar como mediadoras de pagamento. 

Além de dar uma estrutura segura para a compra e pagamento dos serviços, essa plataforma geralmente conta com mecanismos para atribuir o pagamento de cada profissional de forma automática.

Quando os afiliados conseguem promover a venda de um produto ou de um serviço, a plataforma já separa o valor de comissão que o afiliado vai receber de forma automática, assim nenhum dos dois profissionais precisa se preocupar com o pagamento.

É assim que o marketing de afiliados funciona. Neste artigo ainda vamos entender como funciona o processo para uma pessoa se tornar um afiliado digital, mas antes vamos descobrir quem pode trabalhar como afiliado. 

Quem são as pessoas que fazem parte do Marketing de Afiliados?

Algumas pessoas pensam que para trabalhar no marketing digital de afiliados, é necessário ter uma formação especializada em marketing digital, ou marketing e propaganda, porém isso não é verdade.

Qualquer pessoa que deseja alcançar a independência financeira e a liberdade de trabalho pode trabalhar no marketing de afiliados. Essas pessoas só precisam ter disposição para aprender algumas estratégias de marketing digital.

Dentro do marketing digital de afiliados você pode encontrar pessoas de diversas profissões trabalhando com a venda e divulgação de serviços em diversos nichos de mercado.

Dessa forma, independente da sua profissão atual, você também pode encontrar um nicho de mercado para trabalhar no marketing de afiliados.

As pessoas que trabalham no marketing de afiliados precisam desenvolver algumas qualidades fundamentais, como:

  • Organização;
  • Determinação;
  • Foco;
  • Criatividade;
  • Pensamento estratégico.

Cada uma dessas qualidades serve para que o profissional seja capaz de realizar todos os trabalhos dentro dessa área sem sofrer com as variações dentro do mercado.

A organização é fundamental para que o profissional consiga realizar o trabalho de forma dinâmica e sem dificuldades. Um afiliado bem organizado segue uma rotina de trabalho bem detalhada.

Ser organizado envolve ter disciplina para organizar a rotina de trabalho e respeitar cada uma das atividades que precisam ser realizadas sem procrastinar.

A determinação é outra qualidade fundamental para esse trabalho. Pessoas determinadas são conhecidas por não desistirem de trabalhar mesmo quando enfrentam situações complicadas na rotina de trabalho.

A determinação é uma qualidade ainda mais necessária principalmente no início do trabalho. 

Nos primeiros dias de trabalho é muito comum notar certa dificuldade, principalmente no que diz respeito à divulgação. Profissionais determinados não permitem que essa experiência negativa os impeça de continuar tentando.

Outra qualidade fundamental para os afiliados digitais é o foco. O foco faz com que a pessoa se mantenha concentrada no trabalho independente do ambiente onde trabalham.

Afiliados digitais podem trabalhar até mesmo no conforto de suas casas, entretanto, para conseguir ter êxito no trabalho, eles precisam ter foco para não deixar que outras pessoas ou atividades domésticas possam interferir na atividade de trabalho.

Além de ter foco, esses profissionais precisam ser criativos. A criatividade os ajuda a desenvolver estratégias de divulgação inovadoras e únicas para conseguir conquistar o mercado.

Profissionais criativos geralmente são aqueles que mais obtêm resultados satisfatórios no trabalho de afiliado.

Para concluir, os profissionais que são afiliados digitais precisam ter um pensamento estratégico. Eles precisam saber como oferecer o produto de acordo com as preferências do público de consumo deste produto, e isso envolve saber onde anunciar o produto.

Qualquer pessoa que desenvolva essas qualidades pode trabalhar como afiliado digital tendo a certeza que pode alcançar o sucesso dentro dessa profissão. 

Agora vamos entender quais são as principais atribuições de um afiliado digital, e o que você precisa fazer para se tornar uma referência dentro desse mercado de trabalho.

O que é ser Afiliado no marketing digital

Agora que você já sabe quem são as pessoas que trabalham como afiliados digitais, vamos entender o que é ser um afiliado digital.

Ser um afiliado digital envolve realizar algumas atividades bem específicas. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do afiliado digital não é apenas promover as vendas de um produto ou infoproduto.

O trabalho desses profissionais também envolve muito mais do que a simples divulgação. Ser um afiliado digital é dar atenção a quatro áreas dentro do trabalho, sendo elas:

  1. Planejamento;
  2. Divulgação;
  3. Produção de conteúdo;
  4. Venda.

Essas são as quatro atividades fundamentais que precisam ser realizadas pelos afiliados em sua rotina de trabalho.

Planejamento

O afiliado precisa estar pronto para planejar as melhores estratégias para conseguir bons resultados no trabalho. Não adianta tentar realizar o trabalho sem se planejar, essa estratégia de trabalho só resulta em falhas e poucos resultados.

O afiliado precisa se planejar sempre que decidir aplicar uma estratégia de vendas novas, ou pensar em iniciar uma nova campanha de divulgação.

O planejamento ajuda a determinar quais são os objetivos das campanhas e quais são as metas que precisam ser alcançadas, e quanto trabalho precisa ser direcionado para alcançar essas metas.

Divulgação

A divulgação é a atividade mais popular dentro do trabalho dos afiliados digitais. Divulgar é tornar o produto conhecido para outras pessoas em diversos ambientes virtuais na internet.

Para conseguir fazer um bom trabalho de divulgação, o afiliado precisa se planejar de forma cuidadosa. Ele precisa entender que tipo de publicidade atrai as pessoas do público de consumo onde ele trabalha.

Além disso, o trabalho de divulgação deve ser feito de forma a minimizar gastos, ou se possível, sem gastos e para isso o afiliado precisa ter muita criatividade, conforme destacamos anteriormente.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma parte fundamental do trabalho dos afiliados digitais. O conteúdo produzido é responsável por atrair as pessoas para as plataformas de vendas dos afiliados digitais.

Quando você trabalha como afiliado e produz conteúdo relevante, as pessoas se sentem motivadas a acessar sua página de vendas. Geralmente o conteúdo tem o poder de atrair pessoas interessadas em comprar.

Além disso, o conteúdo é importante porque é capaz de ajudar a convencer as pessoas da importância do produto que você oferece. Dessa forma, quando as pessoas acessam sua plataforma de vendas elas geralmente já estão interessadas em comprar o produto.

Assim o conteúdo acaba influenciando muito na decisão de compra das pessoas, e isso afeta diretamente o resultado do trabalho dos afiliados. A produção de conteúdo é uma forma de divulgar o produto sem precisar gastar com publicidade.

Venda

A venda é uma parte importante do trabalho do afiliado, mas só é possível com a ajuda de outros passos importantes, como o planejamento, divulgação e produção de conteúdo.

Geralmente os passos anteriores servem para preparar o consumidor para o processo de compra. Por isso é tão importante que o afiliado fique atento para realizar um bom trabalho em cada etapa.

A maioria dos afiliados recebem comissões sobre as vendas realizadas. Por isso é tão importante usar boas estratégias para vender.

Como ser afiliado no marketing digital

Para trabalhar no marketing digital de afiliados a pessoa interessada precisa se cadastrar em uma plataforma que possui um serviço de afiliados pré-estabelecido.

Atualmente existem diversas plataformas que usam programas de afiliados para promover a venda de produtos. O cadastro nessas plataformas geralmente é prático, de forma que o afiliado só precisa de algumas informações básicas como:

  • E-mail;
  • Nome de usuário;
  • Senha;
  • RG;
  • CPF;
  • Endereço.

Essas informações são usadas para criar um perfil de usuário dentro dessas plataformas de vendas. 

Depois de realizar um cadastro as pessoas só precisam escolher um produto para se afiliar e começar a trabalhar. O processo de escolha de um produto precisa ser cuidadoso, afinal de contas o produto é responsável por grande parte do rendimento dos afiliados.

Para escolher o produto do seu negócio de afiliado tente pensar nas suas qualificações pessoais. Isso pode te ajudar a fazer as melhores escolhas dentro desse trabalho.

Regras e estratégias para trabalhar com marketing de afiliados

Se você está pensando em trabalhar com o marketing digital de afiliados, precisa conhecer algumas regras e estratégias fundamentais para realizar esse trabalho.

Algumas das principais estratégias que devem ser usadas pelos afiliados são estratégias de marketing digital, como:

  • Criação de uma plataforma de vendas;
  • SEO;
  • Divulgação em redes sociais;
  • Atenção à jornada do cliente;
  • Uso de Inbound marketing.

Essas estratégias servem para fazer com que as pessoas sejam atraídas para as plataformas de vendas dos afiliados digitais. Cada uma dessas estratégias é importante para garantir que o afiliado tenha êxito.

É fundamental que o afiliado desenvolva uma plataforma de vendas eficiente para que as pessoas se sintam motivadas a comprar os produtos que são oferecidos. Quanto mais profissional for a plataforma maiores as chances do afiliado conseguir vender bem.

O SEO é uma estratégia de otimização dos mecanismos de busca. Essa estratégia serve para fazer com que os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, direcionem pessoas para sua plataforma de vendas, fazendo com que as pessoas comprem.

A divulgação em redes sociais ajuda os afiliados a alcançar uma quantidade maior de pessoas interessadas, e muitas vezes serve para desenvolver um relacionamento com os consumidores.

Se você dominar cada uma dessas estratégias, você provavelmente vai se tornar um afiliado campeão.

Qual a melhor plataforma de afiliado que existe

Atualmente dentro do marketing digital de afiliados existem diversas plataformas que usam programas de afiliados para promover as vendas. 

Até mesmo algumas empresas de grande porte começaram a utilizar esse tipo de trabalho, entretanto, as melhores plataformas de afiliados da atualidade são aquelas especializadas neste tipo de trabalho, como é o caso da Monetizze, Hotmart e Eduzz.

Essas três plataformas contêm uma quantidade impressionante de produtos e serviços para o público em geral. Além disso, essas plataformas são conhecidas por oferecer o melhor suporte para seus usuários, tanto os afiliados como os produtores.

Elas dominam a maior parte do mercado dentro do marketing digital de afiliados e são responsáveis por movimentar a maior quantidade de vendas.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é o marketing digital de afiliados, e como você pode começar a trabalhar dentro dessa área. Em caso de dúvidas, deixe nos comentários e não esqueça de compartilhar este artigo com outros.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.